Três formas de viajar no tempo

Publicado em 11.05.2010

O físico britânico Stephen Hawking, em um artigo, mostrou não apenas uma, mas três formas de viajar no tempo que ele considera possíveis.

A quarta dimensão:

Primeiro você precisa aceitar que o tempo é uma dimensão, assim como o comprimento, a profundidade e a altura. O exemplo usado por Hawking é um percurso de carro. Se você vai para frente você se move em uma dimensão. Se você vira para a esquerda ou direita, você se move em outra. A terceira é se você sobe ou desce algum relevo. E a quarta é o tempo que você leva para fazer isso.

Nos filmes normalmente vemos uma enorme máquina que cria uma brecha na quarta dimensão e nos permite viajar para o futuro ou para o passado. Embora a questão da máquina seja ficcional, o conceito pode ser até “praticável”.

As leis da física permitem a noção de viagens no tempo, através do que conhecemos como “buracos de minhoca”. Para Hawking, os buracos de minhoca estão ao nosso redor, só que eles são muito pequenos para serem vistos. Segundo ele nada que conhecemos é liso e completamente sólido – tudo tem pequenos buracos e rugas e isso quer dizer que o tempo, como a quarta dimensão, também teria imperfeições que poderiam ser aproveitadas para viagens no tempo. Isso se conseguíssemos encontrá-las.

Vapor quântico e pequenos buracos de minhoca:

Em escalas minúsculas – menores ainda do que a escala atômica – a matéria “vira” o que é chamado pelos físicos de vapor quântico. É lá que os buracos de minhoca de que falamos antes existem. Pequenos túneis que se abrem e se fecham de forma aleatória que podem levar a dois lugares diferentes no tempo.

Apesar de ser uma estrutura minúscula, Hawking acredita que seja possível pegar um buraco de minhoca e esticá-lo, deixando-o grande o suficiente para que uma pessoa passe por ele. Teoricamente eles poderiam nos levar para outros lugares no tempo. No entanto, como há paradoxos estranhos, envolvendo viagens ao passado (por exemplo, se você viaja ao passado e impede que seus pais se conheçam, como você nasceria para impedi-los de se conhecerem em algum lugar no futuro?), cientistas acham que apenas a viagem ao futuro seria possível.

O tempo como um rio corrente:

Hawking acha que, talvez, a radiação pudesse inutilizar buracos de minhoca que cientistas esticassem para que as pessoas viajassem no tempo. No entanto, ele tem outra solução: navegar o rio das variáveis do tempo.

Para ele, o tempo flui como um rio e nós somos carregados pela corrente. Mas, como um rio, há lugares em que a correnteza é mais rápida ou mais lenta – e essa seria a chave para viagens ao futuro.

Albert Einstein propôs essa idéia cem anos atrás e, segundo Hawking, ele estava absolutamente certo. A prova pode ser encontrada em satélites que possuem relógios internos. Quando saem da Terra eles estão certos, mas os cientistas percebem que eles ficam adiantados no espaço porque o tempo fora do planeta seria mais rápido.

Einstein acredita que a matéria faz com que o tempo se arraste, por isso, no planeta, o tempo correria mais lentamente. [MSNBC]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

140 Comentários

  1. Credito que a viagem no tempo é possível, através da nossa própria mente, supondo que o pensamento é a partícula que nunca foi encontrada

    Thumb up 15
    • Opa tradução não comum, o tal vapor quantico é conhecido como ESPUMA QUANTICA ;) Mas acredito que a matéria deixou a desejar pois não citou o multiverso!! Independente da maneira que vc viaje ou se conseguisse viajar nada explica os paradoxos, apenas a teoria do multiverso, que vc nunca conseguiria voltar para o seu universo de origem e sim sempre para um universo paralelo, assim se manteriam as relações de causa e efeito e os paradoxos seriam explicados, pois vc nunca apareceria num universo que sua história já não estivesse escrita anteriormente. PAra os mais interessados tem um livro interessante e um pouquinho denso, mas vale a pena: A essência da realidade” de David Deutsch…

      download free music

      Thumb up 8
    • éisso ai DJX enquanto o homem tratar o sistema como universo não sairemos do que ja temos mas apartir do momento que tratarmos como multiversos ai sim teremos maiores chances

      Thumb up 3
    • Muito interessante seu ponto de vista. Aliás, penso que está dentro da última versão encontrada.
      Uma coisa é viajar no passado, outra no futuro. O que me parece é que viajamos em ambas. Ou seja, viajámos no futuro, em relação ao “local aonde verdadeiramente nos iremos posicionar, ou, para onde estamos indo naturalmente, e é essa a posição de partida para o passado que agora vivemos. O facto é que parece que não nos é mais possível, após este “passado”, que é o agora, se repetir, mas o passado que ainda vamos trilhar é possível viajar. No entanto, tudo tem como partida um futuro de onde viemos, logo, lá, podemos “projetar” outros passados, outras histórias, mas na verdade só quando acabarmos a trilha desta que corre agora. Será essa, na minha opinião, a tal partícula, que vive no futuro, e projeta todo este seu passado que agora percorremos.

      Thumb up 2
  2. Na minha opnião,será possivel sim viajar através do tempo e espaço,como disse o colega ali antes ñ era possivel a comunicação que temos hj,o que deve ser feito é estudar a fundo e esquecer isso de que ciência e religião não podem se unir,para mim uma completa a outra,o ser homem apenas que se preocupar em beneficia ele próprio achar resposta do desconhecido seria um triunfo para todos nós.

    Thumb up 13
    • bos estados unidos o FBI prendeu um homem que adivinhava o resultado da loteria toda semana e com isso ficou rico rapido, quando perguntaram a ele como ele adivinhava pensando ser alguma maquina ou algo de fraudes, ele disse que no tempo de onde ele vem ja existira os resultados, com isso transfiriram ele para uma base secreta americana e não se teve noticia, nos registros mundiais esse homem não tinha digital, ele não tinha nascido

      Thumb up 41
    • Não pense assim meu amigo!

      Thumb up 0
    • claro ele inventa uma maquina do tempo e acerta números da loteria… como esse cara pensa pequeno …

      Thumb up 2
    • penso que conseguiram sim pois devevos lembrar que o espaço é palpavel que é naturalmente destorcido e se tivermos energia suficiente para destorce-lo poderemos sim, se levarmos em consideração que espaço e tempo estão intimamente ligados.

      Thumb up 3
  3. Vários comentário me chamaram atenção. Muitas pessoas tratam a viagem no tempo como algo totalmente impossível. Antes de mais nada vamos fazer uma viagem no tempo ” através da lembrança” . Voltemos a séculos passados, se imaginaria que o ser humano fosse capaz de se comunicar com outras pessoas através de aparelho telefônico? Se imaginaria que o ser humano fosse capaz de capaz de criar e guardar milhares de informações em pedaços de placas? Seria impossível você esta ai agora na sua casa se comunicando com pessoas de todo o mundo através da internet? Como seria possível descobrir o mundo microscópico? Como seria possível uma máquina que tem massa maior do que uma tonelada conseguir voar? Como seria possível capturar imagens através de uma simples máquina? E então? Os pensamentos hoje a respeito sobre a viagem no tempo é igual aos pensamentos da humanidade há séculos atrás! Diante de tais afirmações somos leigos em dizer o que possível ou impossível! Hoje a ciência é fascinante e só tende a ascender! Sim, a viagem no tempo é teórica, contudo tudo antes era teoria e agora faz parte da nossa realidade!

    Thumb up 58
    • Bem a viagem ao tempo é possível teoricamente para o futuro, existe um modelo gráfico chamado cone de luz que, mostra muito bem isto, más acredito que não teremos viagens significativas.

      Thumb up 0
  4. Bom dia a todos, podemos dizer que tudo que vemos, ouvimos , sentimos e falamos são projeções da mentalidade humana que nascem da imaginação. bem “imaginação” a chave de tudo. porém analizando o que seria projeção, percebemos o que é potencial e não potencial, melhor dizendo, virtual e não virtual, uma mesa por exemplo é não potencial, ela não existiria sem o homem, mas por exemplo uma arvore sim, a arvore é potencial.
    bem viagem no tempo com certeza é possivel e para qualquer época, devido o fato que é possível imaginar, o que falta é projetar, criar uma teclogia para tal efeito e obrigatório leis para minimizar efeitos de paradoxos. uma possivel maquina do tempo seria construí-la ao redor da terra como um túnel gigante e um veículo dentro em velocidade relativa a da luz poderia ser um bom começo.

    Thumb up 10
    • Primeiro como que chegamos na velocidade da luz, se o planeta ja esta na velocidade da luz! Seugundo para extrair a viaje do tempo teremos ter a quinta dimenção e a sexta.Exemplo ir para o futuro ir para passado. Terceiro nunca vamos ver um buraco de minhoca, não saberemos a diferença. Neste caso acho meio impossivel entrar no tempo, nunca vai ser garantido mas sim dificio.
      Eu mesmo tentei essa teoria, verefiquei meus esquemas totalmente certo nunca vai dar certo se existi-se um outro geito não sei mas vou descubrir e falarei a resposta para esse site

      Thumb up 6
  5. Ainda bem que boa parte dos comentarios é valida, porque voltar no tempo… “mexer na historia”… só vendo filme mesmo.

    Thumb up 2
  6. Bom dia para todos…

    eu gostaria participar viagem no buraco negro, se tem prova de verdade, existe ultrapassar no futuro próximo ou não existe,,,

    Só faltou a prova de verdade…. só falar a teoria…

    Luigi.

    Thumb up 0
    • Ja respondi se verdade ou fauço Luigi, mas a discução não acabou ainda posso dizer mas um comentário.

      Thumb up 2
  7. Viagens no tempo espaço, é uma realidade não dominada pela humanidade,e só poderemos viajar com segurança, quando desenvolvermos um mecanismo de transmissão e receptação de sinais biomecanico, como um celular recebendo e transmitindo sinais. permitindo viajens à grandes distancias pelo universo, limitado pela capacidade de posicionar o receptor, e no tempo, limitado ao momento que surgir esse sistema. Poderemos utilizar meios naturais, como o buraco negro, para enviar um receptor, porem seria algo muito arriscado, pois não teriamos o controle de quando e onde, visto que o momento do planeta Terra é a referencia relativa para identificar se é futuro ou passado. Não encontrariamos a Terra, alem do universo ser infinito, e em constante movimento, não saberiamos se seria anterior ou posterior a existência da Terra ou sistema solar.

    Thumb up 7
    • o segredo que poucos sabem é que temos que criar o caminho onde se percorrerar, não contar com sorte ou algum fenomeno que vai abrir o caminho, existe um mecnismo que foi testado e esta em aprimoramento que cria um caminho não transpporta para o futuro , so de um local para o outro já conseguiram transportar uma pessoa de 130klm de distancia. posso ser procurado ou vijiado por tedar esta informação

      Thumb up 2
    • O tempo é apenas uma ilusão humana criada pela sensação do dia e da noite,e pela rotação da terra ao redor do Sol.O universo vive no presente eterno, o que faz com que envelhecemos é a exposição as intempéries de nosso planeta.Jamais retornaremos ou visitaremos o futuro,pq eles só existem na imaginação humana.

      Thumb up 10
  8. viajar no tempo sim…..MAS NÂO PODE VIAJAR NO PASSADO
    como foi comprovado pelo Cientista Albert Einstien REALMANTE EXISTE GRAVIDADE NA TERRA TANTO QUE FICOU NA DUVIDA POR UM TEMPO POIS EXEMPLO: VOCÊ ELEVADOR DE REPENTE ELE QUEBRA O ELEVADOR CAI E VOCÊ LEVANTA OLHA QUE ESTRANHO ISSO ATÉ UM TEMPO FICOU DECIDIDO QUE NÃO AVIA GRAVIDADE MAIS DEPOIS DE UM TEMPO FOI COMPROVADO QUE NO NÚCLEO DA TERRA TEM UM TIPO DE PLACA TECTONICA QUE É O QUE NOS SEGURA NA TERRA TANTO QUE QUANDO UM METEORO ENTRA NA ORBITA DA TERRA ELA COMEÇA A SER PUXADA QUE NISSO GERA A PRESSÃO SENDO AINDA NÃO CAPAZ DE ATINGIR A VELOCIDADE DA LUZZ!!! SABIA DISSO…? SABE POR QUE VOU EXPLICAR MELHOR PENSA COMIGO SE O HOMEM NÃO CONSEGUE VIAJAR NO TEMPO POR QUE NÃO TEM ESTRUTURA NEM TECNOLOGIA PARA ISSO A VELOCIDADE DA LUZ É DE 300 KM/ POR SEGUNDO O CORPO NÃO SUPORTARIA ISSO POR CAUSA DA MATÉRIA NO MÍNIMO VOCÊ VIRARIA PÓ OU SEUS PEDAÇOS IRIAM PARA NO ESPAÇO TEMPO AII É QUE ENTRA A VIAGEM AO PASSADO AQUILO QUE VOCÊ FEZ OU QUE ACONTECEU NÃO DÁ PARA VOLTAR AO PASSADO E EU DESAFIO A FÍSICA SE DISSER QUE EU ESTOU ERRADO POIS SE NAUM IMAGINA QUANTA GENTE TERIA AQUI HOJE POR ISSO POR CALCULOS E ESTUDOS PODE SE DIZER QUE IR PARA FRENTE SIM IR PARA TRÁS NÃO QUER COMPROVAR TENTE LEMBRAR TUDO O QUE VOCÊ FEZ HOJE AMANHÃ TENTE FAZER EXATAMENTE IGUAL RESUMINDO ISSO É IMPOSSÍVEL ENTÃO NÃO PERCA NEM SEU TEMPO TENTANDO FAZER POR QUE UM DIA NUNCA VAI SER IGUAL O OUTRO CERTO GRATO DESDE JÁ ESPERO QUE AGORA AS PESSOAS PARA DE PENSAR QUE PODE VIAJAR NO PASSADO POIS O QUE ACONTECEU NÃO DÁ PARA SE RECONSTITUÍDO…CERTOO
    CASO QUERIAM SABER MAIS UM POUCO
    MSN: JULIOZAMARIOLLI@HOTMAIL.COM

    Thumb up 4
    • reforçando o q o colega disse ai.

      eu cinceramente ñ acredito q seja possivel viajar nem ao passado nem ao futuro,
      mas se é possivel ou impossivel viajar ao futuro isso ñ sei, mas ao passado é sim impossivel e nunca ninguem conseguiu nem vai conseguir…
      uma prova disso é q nunca ninguem do futuro apareceu aqui em nosso presente…
      o q significa q nem a tecnologia mais avançada do ano de 3012 foi capaz de realizar tal feito (SE É Q NO ANO DE 3012 AINDA EXISTA O SER HUMANO, VAI TQ TENHA OCORRIDO ALGUMA CATESTROFE E FOI INSTINTO TODO MUNDO)
      Nunca se sabe, mas uma coisa é certa, nunca se viu falar q foi visto alguem do futuro por aqui…

      mas agora fiquei com uma dúvida, a aparição de OVNIS (q nunca foi confirmada) ñ seria alguem q viajou no tempo???

      kkkk

      Thumb up 3
    • É muito possivel voutar para o passado que para o futuro.
      Não dizirei como mas sei.

      Thumb up 1
    • bom renato viagem ao passado é sim um pouco mais coplexa, porem a viagem ao futuro ja é possivel basta viajar acima da velocidade da luz que o tempo não nos alcança então configura viagem no tempo para ofuturo. ok. abraço.

      Thumb up 1
  9. Gostei da matéria. Acredito na viagem no tempo. Stephen hawking dá uma explicação bem plausível. Há um caso confirmado de viagem no tempo. O nome do viajante é RUDOLF FENTZ, se não for um conto de ficção, a viagem aconteceu mesmo.

    Talvez o buraco de minhoca possa ser esticado aleatóriamente e transferir algum incauto para o futuro e para o passado.

    A pergunta que fica é: Podemos viajar para o passado? Como viveríamos o que já passou? Criaríamos paradoxos a todo momento, ou seja, como será o amanhã?

    Thumb up 2
  10. as possibilidades são remotas de se viajar nesse século devido os grandes problemas de financiamento dos governos nem se foi a marte. Como vamos viajar no tempo as tecnologias devem ser aprimoradas.

    Thumb up 3
    • e se co-existirem realidades paralelas simultaneamente? Será que podiamos viajar entre elas viajando assim também no tempo?

      Thumb up 0
  11. A existência de Paradoxos temporais não anula a possibilidade de viagens no tempo. Isso é apenas algo que ainda não compreendemos…
    Mas creio que ao dar origem a uma trama do tempo, damos origem, tambem, a uma espécie de “backup” de tempo, ou seja, uma dimensão temporal de onde saímos e uma para onde vamos.

    Thumb up 1
    • não foram nem à lua, quanto mais à marte.. ou ao passado.

      Thumb up 1
  12. Eu acho que, isso seria uma grande descobarta, e nos possibilitaria modificar de alguma forrma, os acontecimentos que, poderiam ser evitados, de qualquer forma gostei !!!

    Thumb up 1
  13. GEEENTEE!
    É possivel viajar no passado sim mas alternando em universos paralelos seria: Ntempo para N de universos paralelos alternado(ou seja a menor unidade de tempo para 1 universo alternado)
    OBS:so eu explicando pessoalmente pra vcs entenderem…
    PS:pelo menos é isso a minha teoria

    Thumb up 1
    • pena que você não more em Portugal entao…

      Thumb up 0
  14. A viagem atraves do tempo é possivel ainda não atraves de uma maquina(tunel do tempo,de volta para o futuro),mas atraves do pensamento.Explicando melhor voce desencarnado pode volitar para o passado da sua ultima encarnação.Assim voce pode ser observado pelo seu eu do futuro em corpo astral e inclusive ate interagir.Se voce for clauriaudiente ou clarividente é mais facil interagir consigo mesmo.Se não for precisará interagir com o seu outro eu atraves de psicografia, ou atraves de sonhos (sono) etc.

    O meu sonho de encontrar comigo mesmo atraves do tempo ,já foi conquistado há alguns anos atras´.Se interessar a outras pessoas eu contarei muitos detalhes.

    Então a viagem atraves do tempo para mim não e novidade e já foi realizada pelo meu outro eu.Quando estiver no plano espiritual farei isso de novo.Assim se for o seu sonho em vida de voltar ao passado e assistir voce mesmo encarnado é facil de ser realizado.Bem quanto a viagens atraves do tempo passado com a a 2 guerra mundial, epoca de cristo,cruzadas,etc,segue o mesmo principio.O meu eu do futuro(desencarnado) pode ter difundido essas realidades para as pessoas que se interessem em viagens atraves do tempo,mas ele prefiriu se concentrar em voltar no tempo de encarnado e fazer varias coisas.A viagem atraves do tempo passado é para mim um realidade vivenciada e não uma especulação ou uma teoria a ser provada.

    Thumb up 12
    • Marco, gostaria de mais detalhes.
      Obrigado

      Thumb up 1
    • A viagem atraves do tempo pode ser feita por viagem astral conciente ou através do sono.Existem institutos que dão cursos de viagem astral.Se voce não fizer esses cursos,vai depender de dormir e fazer essas viagens se desprendendo do corpo.Tem de treinar a memoria para lembrar dessas viagens.Para um espirito desencarnado é bem mais facil viajar atraves do tempo.Assistir voce mesmo na sua ultima encarnação só depende do seu pensamento.Se voce viu o filme de volta para o futuro pode entender que encontrar consigo mesmo não é só ficção mas uma realidade.Resta saber qual o seu ojetivo nas viagens através do tempo.Voce pode viajar atraves do tempo por curiosidade,para trabalhos espirituais, pesquisas,ou modificar o passado ou o futuro seu ou de outra pessoa.

      Thumb up 4
    • como foi essa experiencia em voltar ao passado,é possivel mesmo?

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cerebro-481
Pentágono pesquisa implante cerebral

Não se preocupe, não...

Fechar