Visões de anjos descritas na Bíblia podem ter sido sonhos lúcidos

Publicado em 1.01.2012

Cientistas que estudam o sono afirmam que muitas das visões angelicais e outros encontros religiosos descritos na Bíblia provavelmente são “produtos de sonhos lúcidos espontâneos”.

Em um estudo americano, 30 voluntários foram instruídos a realizar uma série de exercícios antes de acordar, ou exercícios de lucidez durante a noite, para que tivessem experiências extracorpóreas com anjos. Metade obteve sucesso.

Para ser mais específico, os voluntários tiveram que tentar recriar a história de Elias, o profeta que está no Tamuld, na Bíblia e no Alcorão. Em uma das histórias no Livro dos Reis, da Bíblia, Elias foge para o interior e dorme sob um junípero (uma árvore), exausto e pronto para morrer. Subitamente, um anjo o chacoalha e o manda comer. Ele olha em volta e, para sua surpresa, vê um pedaço de pão assado e uma jarra de água. Ele come e volta a dormir.

O líder da pesquisa, Michael Raduga, afirma que esse evento foi escolhido entre muitas outras passagens bíblicas que envolvem visões durante a noite porque “em termos de resultados verificáveis, anjos são a escolha ideal, já que a cultura ocidental oferece uma imagem bem estabelecida (asas, roupas brancas, auréolas)”.

A pesquisa, que ainda não foi publicada, oferece suporte para outros pesquisadores de visões religiosas. Mas vale lembrar que muitos encontros com anjos, descritos nos livros religiosos, aconteceram durante o dia, o que sugere que poderiam não ser sonhos.

Sonhando com Elias

Durante as quatro semanas do estudo, 24 dos participantes afirmaram ter pelo menos um sonho lúcido. Eles foram instruídos a tentar se “separar do corpo” toda vez que estavam semiacordados ou acordados durante a noite. Se eles conseguissem sonhar que haviam se separado do corpo, deveriam procurar por anjos em suas casas. Se não conseguiam ter a experiência, podiam voltar a dormir e tentar na outra noite.

15 dos 24 participantes que tiveram sonhos lúcidos afirmaram conseguir recriar a história do profeta durante suas experiências de sonho, em parte ou completa. 9 conseguiram sonhar com a comida e o anjo, enquanto 6 sonharam apenas com o anjo.

Raduga, que possui alguns livros práticos de como ter sonhos lúcidos, criou o experimento para testar sua teoria de que muitos dos encontros milagrosos são decorrentes desse estado de sonho real. Se ele conseguisse fazer com que as pessoas tivessem esse tipo de experiência religiosa realística, poderia provar que eles são apenas produtos da imaginação.

Encontros angelicais

Aqueles que tiveram sucesso em enxergar anjos descreveram os encontros para os pesquisadores. Um deles, identificado como Anton M., recorda uma das vezes em que conseguiu se separar do corpo: “Eu deixei meu corpo e chamei meu ‘guia’, e ele veio na forma de um anjo. Eu pedi para ele algumas bolachas e água. Ele logo me deu. Eu comi tudo, experimentando cada sensação do paladar com satisfação. Eu retornei para meu corpo e logo adormeci”.

Apesar do trabalho do grupo de Raduga não ter sido revisado ou publicado ainda, outros pesquisadores acham os resultados interessantes e sugestivos.

Hobson afirma que a ideia dos encontros religiosos como sonhos lúcidos não é nova. “Willian James, o grande e muito tolerante filósofo-psiquiatra, escreveu um livro em 1912 com o título ‘Variedades de Experiências Religiosas’, no qual ele afirma que muitas visões eram provavelmente aparições em sonhos”.

“E há também a história de Emmanuel Swedenborg, professor sueco, que ficou sem dormir, e não demorou muito para que anjos aparecessem e dissessem para que ele fundasse a Igreja da Nova Jerusalém”, comentou Hobson.

Já Ursula Voss, professora de psicologia dos sonhos e do sono na Universidade de Bonn, na Alemanha, concorda que alguns encontros religiosos são produtos da mente humana, “mas teorias diferentes também são possíveis”. Se as visões são fruto da imaginação, ela argumenta que eles não aconteceriam durante um sonho lúcido, mas seriam exemplos de “alucinações hipnagógicas”, que acontecem pouco antes da pessoa dormir, quando o cérebro está mais apto ao poder das alucinações.

Brigitte Holzinger, psicóloga que não esteve envolvida no estudo, afirma que muitas histórias bíblicas aconteceram durante o dia; assim, provavelmente não foram sonhos.

“O que podemos aprender com isso é que precisamos de uma definição melhor para sonhos lúcidos, e a partir daí distinguir eles de outras formas de transe, visões e até alucinações”, diz.[LiveScience]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

358 Comentários

  1. Na verdade Germano,a paz a qual Jesus se referiu era uma paz interior e não física.Uma vez ele citou em João 8:32 “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”,ou seja,ele se referiu a paz de Deus que excede todo o entendimento e que guarda o nosso coração e os nossos sentimentos(Filipenses 4:7).Agora,você me pergunta “Sim,mas a profecia não se cumpriu porque o povo de Israel não teve paz”,porém,ele cita novamente em João1:11 e 12 “Veio para o que era seu,e os seus não o receberam.Mas,a todos quantos o receberam,deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,aos que creem no seu nome”.Em outras palavras,a profecia se cumpriu a quem creu,como foi dito no último versículo que eu acabei de citar;alguns judeus não creram e por isso não receberam a paz de que Jesus falou.
    Jesus não prometeu paz neste mundo,mas,sim,quando ele voltasse e acabasse com as injustiças que vemos nos dias de hoje.Aí fica o meu conhecimento,Germano,sobre o que você falou.Obrigado.Valeu!

    Thumb up 2
  2. Se pagássemos apenas esses fatos bíblico, sem conhecer a Bíblia como um todo, realmente poderíamos concluir que tais eventos poderiam ter sido sonhos. Porém, como qualquer outro livro que se lê, é errado tirarmos conclusões sem conhecermos a mensagem que é passada ou apenas lendo alguns capítulos ou páginas (na caso da Bíblia, alguns versos isoladamente do contexto). Quando se conhece as Escritas como um todo ou quando a mensagem que ela passa é compreendida juntamente com seu objetivo, torna-se completamente descartável a possibilidade de tais homens terem sonhados com anjos.
    Um dos eventos que refutam essa teoria de sonho lúcido na Bíblia pode ser conferido no livro de Daniel.
    Este profeta teve visões e também contato com anjos. Como poderiam ser sonhos lúcidos essas visões, das quais previram e descreveram o advento dos impérios Babilônico, Medo-Persa, Grego e Romano?
    Existem várias outras profecias que se cumpriram, como o nascimento e morte de Cristo, e outras que estão acontecendo em nossos dias, tais como o surgimento do sistema global atual e suas crises.
    Enfim, embora realmente sejam consistentes estes estudo sobre experiências extra-corpórea, eu desacredito completamente desse “provável” evento ter ocorrida com as pessoas da Bíblia.

    http://www.ultimolivro.blogspot.com.br

    Thumb up 1
    • uma profecia não se cumpriu

      a de que Jesus traria a paz para o povo de Israel

      e é por isso que os judeus esperam o messias até hoje
      para eles Jesus foi só mais 1 apostolo

      Thumb up 1
  3. Se deus existe,quem o criou,de onde ele veio, tem alguma prova de que deus realmente existe ? Sempre que pergunto isso as pessoas repondem: você é a prova de que deus existe, se deus não existe nós não estariamos aqui e todo aquele papo de sempre, mas isso não responde minhas perguntas.Não se sintam ofendidos, afinal, não estou criticando os cristãos, só quero poder entender melhor esse assunto.

    Thumb up 6
    • olá mariana, você só entenderá se realmente quiser conhecer, pois envolverá fé primeiramente, depois virá experiencias reais na vida. não adianta eu falar várias coisas pra você (ou outras pessoas também falar) pois como disse, depende de você querer…essa sua indagação é motivada em querer conhecer ou é uma indagação critica??? se for critica você NUNCA entenderá este assunto. para proveito melhor (não quero ser proselito aqui), vai um link interessante para esses tipos de indagações, dá uma olhadinha lá, é bem legal. http://novotempo.com/namiradaverdade/

      Thumb up 4
    • Olha, você não pode sair por ai perguntando na internet. Esse é um tipo de coisa que você entende com outras pessoas, com as experiências da vida sabe Mariana, é tudo questão de observação. Passe mais tempo aperfeiçoando sua capacidade de observar o jeito que a vida é. Como acontecem as coisas erradas na hora certa. Isso tudo é incrivel.

      A internet nem sempre tem todas as respostas. Pq aqui, tem muita mentira, muita especulação. Mas a resposta mesmo, você encontra em você mesma, nas suas experiencias de vida.
      é só observar.

      Quer começar a entender? Leia “A cabana” de William P. Young e O “Alquimista” de Paulo Coelho.

      Beijos, e por favor, leve o meu comentário a sério. Eu tb estive passando por essas duvidas mas esses livros me ajudaram a voltar ao meu eixo. rs
      E não vai ser fácil; Por isso existem muitas pessoas descrentes de Deus.

      Thumb up 2
    • “O alquimista” *

      Thumb up 1
    • Muito boas as explicaçoes de voces,sem envolverem religiao,e é verdade é só observar,quando voce acha quê não tem saida e sem soluça,o destino nos leva para alguma(direçao) soluçao,é só quêrer entender a vida…

      Thumb up 1
    • Isso não acontece só com você. Continue respeitando a todos, não desejando mal a ninguém e, um dia você compreenderá que essa é uma pergunta muito infantil.

      Thumb up 0
  4. Eu já defendi essa teoria em minha monografia de especialização em 2001. Onde estão os meus créditos?

    Thumb up 0
  5. Alemanha
    Inicio do século 20

    Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
    “Deus criou tudo o que existe?”

    Um aluno respondeu valentemente:
    “Sim, Ele criou.”

    “Deus criou tudo?”
    Perguntou novamente o professor.
    “Sim senhor”, respondeu o jovem.

    O professor respondeu,
    “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”

    O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

    Outro estudante levantou a mão e disse:
    “Posso fazer uma pergunta, professor?”

    “Lógico.” Foi a resposta do professor.

    O jovem ficou de pé e perguntou:
    “Professor, o frio existe?”

    “Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”

    O rapaz respondeu:
    “De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.
    O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”

    “E, existe a escuridão?”
    Continuou o estudante.
    O professor respondeu: “Existe.”

    O estudante respondeu:
    “Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.
    A luz pode-se estudar, a escuridão não!
    Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas.
    A escuridão não!
    Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
    Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?
    Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”

    Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
    “Senhor, o mal existe?”

    O professor respondeu:
    “Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”

    E o estudante respondeu:
    “O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
    Deus não criou o mal.
    Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.
    O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.
    É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”

    Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…

    Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

    E ele respondeu:
    “ALBERT EINSTEIN.”

    Thumb up 6
    • De novo esta estória cheia de erros de lógica e criminosamente atribuida a Einstein, o qual nunca fez a universidade de Berlim?

      Thumb up 2
    • Ziron, só dois pontos para rebater o que escreveu e, pelos vistos, as alegações de Albert Einstein (se é que ele disse mesmo isto…).

      1ª – Hoje em dia descobriu-se no espaço algo a que os chamou “matéria escura”. Ela é mensurável através de vários métodos.
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria_escura

      2º – Tomando por exemplos que o escuro, o frio, o silencio, etc são o estado repouso (digamos que estados neutros) das coisas, então o mal é também pertence a essa categoria.
      Para haver luz, som, calor, etc é necessário energia, actividade, “vontade”. Logo Deus, logicamente, criar o comportamento neutro que é o Mal e não o Bem. Assim a nossa natureza é má. O que nos torna bons são as leis, a moral e o bom senso porque, acredite amigo, se não houvessem leis, aquilo que muitos defensores da anarquia pretendem, o mundo viveria num caos em que a mais pequena discusão dava origem a uma morte e ninguém se importava com isso. Por isso, DEUS CRIOU O MAL, embora não propositadamente.
      Ficou à responsabilidade dos seres vivos decidir que tipo e quantidade de energias pretende despender para não se deixar cair no lado neutro e escolher ficar no lado mais energético (O Bem).

      Thumb up 3
    • Achei muito bom esse comentário.

      Thumb up 0
  6. Esse Marco Aurélio tá se achando o que com esses comentários tolos, sem sentido? fica julgando os “coitados” crentes, mas não olha para si mesmo. Está desrespeitando pessoas pelas suas crenças, julga o deus dessas pessoas como assassino, mas não observa o tipo de palavras que fala!!!! se voce tivesse o poder com certeza voce seria um tirano impiedoso. como diz o ditado: “a boca fala do que está cheio o coração.” ainda quer julgar os outros senhor-sabe-tudo-perfeitão???

    Thumb up 0
    • Sem querer defender ninguém.
      Todo julgamento deve ser feito com base em provas consistentes e materiais (de preferência). Marco Aurélio deve ter encontrado essas provas para fazer seus comentários incisivos. Com certeza, não teve muito trabalho, pois, qualquer um tem uma Bíblia e nela estão todas as provas de tudo que necesitamos para provar uma coisa ou outra.
      Em nome de Deus o homem sempre fez, sempre fará como continuam fazendo todas as falcatruas e males ao próximo.

      Thumb up 0
    • E quem disse que a Bíblia contém o que é correcto?
      Esse é o grande problema.
      Com toda a certeza que quem se baseia na Bíblia para apresentar provas… é o mesmo do que quem se baseia num livro da Disney para provar que os cães podem voar depois de comer amendoins…
      (que me desculpem a comparação, mas foi o que me surgiu…)

      Thumb up 3
    • e se estiver correta? não julgue uma coisa pelo que voce acha, mas o que ela diz no todo. nao se pode ignorar isso. sempre terá pessoas defendendo isso ou aquilo. mas sempre tem aqueles que acham que seu pensamento é superior ao dos outros, os outros são fracos por que acreditam nisso ou naquilo, etc (aquela velha conversa que nós já sabemos). quem quiser acreditar, acredite, quem não quiser, também tem seu espaço. só não podemos colocar a culpa em deus onde o erro é nosso. deus dá a liberdade a cada um, ele não precisa provar nada pra ninguem, nao compare os pensamentos dele com os nossos. nao o julgue achando-se com o dono da razão pois somos um peçacinho deste imenso universo. esquecemos que tem muita coisa que a gente nao conhece ainda!!!

      Thumb up 0
    • Gleiton, não afirmo peremptoriamente que está errada. Mas também NINGUÉM pode afirmar que está certa. N entanto que se a linguagem que lá predomina é figurativa.

      Por outro lado, muitas das “profecias” que lá estão escritas só se conhecem depois… de acontecerem.
      As pessoas concluem que aquilo que se passou foi aquilo que estava escrito mesmo que não hajam muitos pontos comuns entre a escrita e o acontecimento. A mente humana tem esta capacidade elástica e adaptativa que leva a fazer relacionamentos entre factos que podem não ser relacionados.

      Longe de mim querer ter razão ou pensar que só eu tenho a razão. Seria algo extremamente arrogante e estúpido da minha parte. No entanto nada me pede de alertar as pessoas para possíveis incongruências em que nunca pensaram.
      Se quiserem acreditar que TODA a história do Homem está escrita na Bíblia, que sejam felizes assim. Se quiserem viver mais dentro da realidade, em que há pessoas más e que se dermos a outra face elas não vão perder a oportunidade de nos matar, então convém começar a raciocinar uma pouco (não custa):
      Compreendo que sair da sua zona de conforto mental e psicológico e ter receio que o mundo delas afinal não é assim tão bonito como idealizavam pode ser complicado. Mas a meu ver julgo que isso nos coloca mais preparado para enfrentar esta vida.
      O facto de admitirmos que a Bíblia pode não ser aquilo que se espera não impede que tentemos levar a cabo os seus ensinamentos. E neste aspecto eu nada tenho a dizer porque acho que a Bíblia (ou as religiões) transmitem bons princípios de vida social mas que hoje em dia torna alguns deles inadequados à nossa sociedade por estarem desactualizados.

      Thumb up 1
  7. Discutir com quem não quer aceitar a verdade, é como jogar pérolas aos porcos… desculpem a minha franqueza!!

    Thumb up 1
  8. Cristo morreu para salvar os pecadores,Thor desceu a terra para acabar com os gigantes de gelo.Os pecadores existem e os gigantes de gelo nao. Em quem eu devo acreditar?

    Thumb up 3
    • em shiva ou no coelhinho da páscoa, eu prefiro o coelhinho, afinal chocolate e presente são melhores que a maioria desse deuses crueis/bondosos, rsrsrsr

      Thumb up 2
  9. O que a maioria nao entende, tango criacionistas como evolucionistas eh que grande parte do que esta escrito nA Biblia de fato nao aconteceu, eh tudo simbologia, e os que interpetam mais errado sao os protestantes que leem tudo so pe da letra.

    Thumb up 2
    • concordo …
      a Biblia ta errada, traduzida errada, interpretada errada e manipulada
      não poderia existir tantas religiões com doutrinas diferentes seguindo o mesmo livro

      Thumb up 3
    • Óla pessoal falou de protestante, eis-me-aqui.
      Gostaria de relata, afirma e confirma que a biblia sagrada ela é inerrante, tudo que esta escrito a muitas coisas aconteceu e ainda vão acontecer. Quero falar para GIIH que quando for questionar algo da bíblia e se referir aos prostestante, que saiba muito bem debater sobre o assunto em questão pelo seu depoimento ainda falta aprender. precisa de umas aulas de hermeneutica,exgese,interpretações biblicas para não falar besteira, um pouco de historia biblica, cultura, ler o texto e contexto biblico, saber definir proficias,simbologia,tipos e antipos na biblia.Para terminar diz a biblia Giih:Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;(2 Timóteo 3:16-isso prova que ela é verdadeira.Outra : Não desprezeis as profecias.
      (1Tessalonicenses 5:20) desprezar as profecias é um pecado, cuidado!, vou para por aqui, tenha argumentos e provas para debater.Leia a bíblia.

      Thumb up 0
    • Olá.

      Quando alguém faz algo que não está dentro das suas possibilidade costumamos ter dois ditados:
      1º – Para quem não tem asas, estás a lançar-te de muito alto;
      2º – Estás a dar um passo maior que as pernas;

      O mesmo lhe digo a si.
      Quer então dizer que o senhor “relata, afirma, e confirma” que a bíblia sagrada não erra.
      Eu pergunto-lhe desde já, como é que o senhor tem tanta certeza?
      O senhor estudou hermenêutica, exegese e interpretações bíblicas? Onde? Por cursos na internet? Repare que todas essas áreas não são exactas. Elas baseiam-se essencialmente nos pensamentos humanos, ou seja, naquilo em que eles acreditam ou conhecem (esse conhecimento, por exemplo, pode estar errado assim como as suas crenças).

      Vejamos;
      HERMENÊUTICA – “A hermenêutica é um ramo da filosofia e estuda a teoria da interpretação… A hermenêutica tradicional – que inclui hermenêutica Bíblica – se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito” – http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica
      Como pode ver esta área é apenas uma forma filosófica de compreender as coisas.

      EXEGESE “é estudo do significado das palavras à luz do tempo e do lugar onde originalmente foram escritas” – (http://www.monergismo.com/textos/comentarios/manual_exegese.pdf)
      Logo aqui, a frase “à luz do tempo e do lugar onde originalmente foram escritas” diz tudo sobre a fiabilidade que devemos ter sobre o que foi escrito na altura. Eles simplesmente não tinham os conhecimentos necessários para determinar a origem dos fenómenos que testemunharam. Por outro lado o cunho pessoal dos tradutores, copiadores, contadores de histórias, etc. tiveram uma grande influência no resultado final da impressão dos textos da Bíblia.
      Por exemplo, por motivos de discussões deste tipo, vi-me obrigado a confirmar algumas passagens que foram referidas. Constatei que o texto em brasileiro tinha diferenças com o mesmo texto em português. O âmago da questão estava lá, mas a forma de o expressar e escrever era diferente no uso das palavras (sinonimas, por exemplo e até de tampos verbais).
      Se estas diferenças existem da mesma língua, imagem entre línguas diferentes.

      INTERPRETAÇÕES BÍBLICAS – Depositar confiança nelas é quase o mesmo que acreditar que a história do Capuchinho Vermelho aconteceu e tem passado de pais para filhos…

      A Escritura PODIA TER SIDO proveitosa para ensinar, para debater, para corrigir, para instruir em justiça nos tempos em que o Rei, Imperador, etc eram equiparados a Deus e por isso ele fazia as suas leis. Leis feitas em seu proveito, não tenha dúvidas. Aliás, isso ainda acontece hoje nas ditaduras e nos países com um sistema político opressivo.
      As leis e o que está escrito na Bíblia são muitas vezes formas de impor uma vontade pelo medo. O medo de pecar, o medo de ir contra a palavra do Senhor. No fundo muitos dos ditos Cristãos, Muçulmanos, e membros de outras religiões, acabam por levar a cabo os “ensinamentos” não pelo verdadeiro respeito que têm ao seu Deus mas mais pelo medo que Lhe têm. Se virmos as coisas por esta perspectiva, os crentes acabam por ser prisioneiros e até escravos de uma entidade superior que aparentemente a ameaça e castiga pêra se portarem bem, do que respeitá-la por ela lhes dar os conhecimentos necessários mas deixá-los à vontade para viver felizes e livres, sem o peso do pecado sobre os ombros.
      Por outro lado, aquilo que para uns é pecado, para outros é banal. Ora se Deus é um, como é que ele aceita esta disparidade de pensamento? Porque é que ele não se manifesta a esses povos de forma a que eles passem a seguir o Seu conceito de “Bem”

      Eu já li a Bíblia. Não toda, evidentemente. Fiz a minha interpretação. Li lá questões interessantes que nunca vi serem discutidas e tirei algumas conclusões.
      Tenho pena que pessoas como o senhor só consigam debater estes temas socorrendo-se de passagens da Bíblia e que acabam as conversas com a frase “Leia a Bíblia.
      Isso demonstra de alguma forma que esse tipo de pessoas (os crentes) não usam a sua inteligência e saber para debater mas sim aquilo que alguém lhes diz (ou disse).

      Eu sei que esta conversa não era comigo mas por vezes há atitudes de soberba (um pecado) e de falta de humildade (outro pecado) que me tiram do sério por querem fazer dos outros pessoas totalmente incultas e sem direito a abordar determinados temas.

      Por falar em pecados. Sabe dizer-me quantos são?

      Thumb up 4
    • Muito bom.

      Thumb up 1
    • Pôxa! Ferando Ramos. Copieu seu comentário e arquivei. Nota máxima! Parabéns.

      Thumb up 0
    • eu não sou ateu não cara …
      só considero impossivel um livro com tanto poder sobre uma nação, não ser manipulado por um sistema maior que o povo,
      para seguir de forma cega os seus interesses através do medo
      digo isso de TODAS as religiões
      ainda mais antigamente quando nem todos tinha acesso a Biblia … é complicado

      Thumb up 0
    • Castor;
      hoje todos têm acesso à Bíblia, porém, ninguém quer lê-la. Os líderes religiosos sabem disso e tiram proveito dessa situação. O pior de tudo isto é o fanatismo; esse câncer não tem cura.

      Thumb up 1
  10. Pessoas confundem discussão de textos bíblicos com discussão religiosa. A religião é cega, não vê o mundo e tão pouco enxerga a realidade.
    Discutir um texto bíblico é colocá-lo em confronto com a realidade e buscar entendê-lo.

    Thumb up 1
  11. Depois vem um moderador do HS dizer que está limitando comentários criacionistas!!!
    Pô! Então não coloque contextos e artigos religiosos! Pois temos direito de deixar nossos comentários… e, quem quer sabe o meu; basta ler meus comentários(se tiver paciência). Ops! Desde que “alguém” do HS já não tenha excluídos!

    Essas mudanças do Hs podem acabar afastando muitas pessoas… Inclusive eu!

    Existem vários tipos de sonhos… e, revelações raras (quase transe). Há exemplos que prefiro me limitar por enquanto.

    Thumb up 0
    • Eu entendo que devam ser limitado desde que sejam proselitismo copia e cola da bíblia, ai fica chato, creio que se for levantado um tema sério acaba sendo postado, do mesmo jeito que ataque “chulos” contrários devam ser cortados. Nnguém que esta aqui esta afim de ouvir baboseira de ninguém criacionistas ou não.

      Thumb up 1
  12. Penso que antes de adentrarmos em assuntos biblicos temos de conhecer do assunto e, para isto recomendo a leitura de Tomás de Aquino, Hugo de San Vitor, Agostinho e outros.

    Thumb up 3
    • Começa a “chatisse” da autoridade, tem de ler isso ou aquilo, desculpe não tenho de ler nada, leio se quiser, embora já tenha lido alguns desses, posso debater qualquer tema bíblico sem TER que ler 1500 anos de abobrinha religiosa judaico-cristã-muçulmana, na verdade vc é que deve ler outras coisas diferente desses teólogos, e ai quem tem de ler o que?

      Thumb up 0
    • Exacto. Esse é o mal.
      Os crentes têm por hábito mandar à cara que não conhecemos… quem lhes disse isso a eles?
      Mas quando os “mandamos” ler outros textos que explicam o contrário das suas crenças… fogem disso com o diabo da cruz…

      Thumb up 1
  13. CASTOR, acabou o espaço de respostas de nosso dialógo ‘lá embaixo’.

    “eu entendo que ele veio para provar que é possivel viver segundo os mandamentos”
    Quais mandamentos? os 15 ou 17 originais ou somente os 10 recopilados depois?

    “e o sangue derramado dele significou uma “nova era””
    Até hoje não consigo compreender como vocês (cristãos) acham que a morte – auto imputada – foi a salvação da humanidade, ou na suas palavras: Nova Era. Nada mudou! O homem continua sendo escravo de dogmas, poder e cobiça. Depois que Jesus – um dos Cristos – morreu, os conflitos mundiais religiosos só aumentaram.

    “sem sacrificios de animais e o fim da lei do olho por olho e dente por dente o fim do dizimo tbm … entre outras coisas do velho testamento”
    Errado! O próprio Jesus Cristo teria dito que ele veio para afirmar o VT:
    Mateus 5, 17-18: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não os vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra.

    Thumb up 2
  14. Para os irmãos em Cristo que têm alguma dúvida sobre o dízimo no Novo Testamento. Jesus não aboliu apenas confirmou, mas alertou que não adiantava nada dizimar sem praticar o mais importante da lei.

    Mt 23.23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

    Lc 11.42 Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas.

    Thumb up 2
    • Proselitismo religioso…copia e cola…crie algo novo nesse argumento decrepito pelo tempo….

      Thumb up 1
  15. Everton.

    Este questionamente (Epicuro) é interessante e também é o mais comum daqueles que tentam colocar a culpa da existência e aparente sucesso do mal em Deus.

    Deus está acima do bem e do mal. Nós continuamos dentro da esfera do bem e do mal, praticando estes conceitos. Lembra lá em Gênesis? O opositor induziu Eva a entrar neste conflito com o pretexto que iria se tornar como Deus e que não morreriam por isso. Existiam duas árvores no jardim, a do bem e do mal e a árvore da Vida. Quisera que tivessem se mantido na Vida (não haveria nem bem, nem mal, mas o Plano Original de Deus para todo homem ainda estaria em execução), mas passamos a viver entre o bem e o mal PORQUE ESCOLHEMOS ASSIM e PRATICAMOS O BEM E O MAL.

    Já que entramos no “plano B” de Deus, Ele se dispôs a nos recuperar. Para a era atual, temos um retorno ao “plano A”: arrepender-se do que temos feito (bem e mal) e tomarmos posse da salvação (Jesus Cristo, a árvore da Vida).

    Deus não vai ficar nessa JOGATINA de bem e mal com os homens (salvar a criança que o pai DECIDIU jogar pela janela). Homens e anjos são livres, escolhem seus destinos e destroem as escolhas de outros.

    Cristo veio para dar Vida (acima do Bem e do Mal), e vida em abundância, a qual já pode até ser desfrutada na existência terrena. No entanto, sua totalidade não cabe no arcabouço mental de terráqueos tridimensionais.

    Enfim, chegará o dia (fora do cronos terreno para toda a humanidade) em que Deus virá para a separação (julgamento). Quem quis a separação (santificação ou incorruptibilidade), sairá da esfera do bem e do mal e entrará definitivamente na Vida. Para aqueles que acharam ser medíocre a Vida dada de Graça por Deus, paciência, Deus é justo e continuará sendo com estas pessoas.

    Thumb up 6
    • Everton

      sobre uma criança de 5 anos ser estrupada
      esse tipo de coisa acontece sem intervenção nenhuma dele
      pois ele ja tentou salvar seu povo uma vez
      mais todos o negaram

      ae o pal ta quebrando agora
      mais quem provoca isso é o proprio homem
      quem estrupa uma criança é homem
      livre … essa é o tal livre arbitro que o homem tanto queria
      mais vc tbm é livre para matar o estrupador
      isso é uma bola de neve
      sem a ideia e o principio de Deus
      os 10 mandamentos apenas
      o mundo virou isso … se apenas o respeito fosse a lei
      ja seria o suficiente

      Deus deve pensar assim agora
      ACEITE AS CONSEQUENCIAS DO QUE ACHA QUE TE FAZ MELHOR

      Thumb up 3
    • “…esse tipo de coisa acontece sem intervenção nenhuma dele pois ele ja tentou salvar seu povo uma vez…”

      Ou seja, esse seu deus é falho, não têm a onisciência de prever que ele mesmo iria falhar, e mesmo vendo tudo isso acontecendo de novo, não faz nada para ajudar.

      “mais quem provoca isso é o proprio homem”
      Concordo! Assim como quem criou esse deus da Bíblia foi o próprio homem. Mais específicamente seu medo e sua cobiça.

      “essa é o tal livre arbitro que o homem tanto queria”
      Livre arbítrio não existe.

      “mais vc tbm é livre para matar o estrupador”
      Deus também teria esse livre arbítrio?

      “o mundo virou isso … se apenas o respeito fosse a lei”
      O mundo está assim a milhares de anos, e em 80% a culpa é derivada das religiões.

      “Deus deve pensar assim agora ACEITE AS CONSEQUENCIAS DO QUE ACHA QUE TE FAZ MELHOR”
      Novamente o deus vingativo do velho testamento. tsc tsc tsc…

      Thumb up 1
    • Claro sua explicação é muito boa, principalmente quando lembramos que somos a imagem e semelhança dele eu, vc e o estuprador, por isso que eu não sou a semelhança de nenhum deus assassino ou comparsa de assassino, ele pode ser: quase a minha semelhança, afinal foi criado por meus irmão humanos. Seu deus é uma péssima piada, mal feita, mal criada, mal idealizada e mau…muito mau…to fora.

      Thumb up 0
    • Você foi feito à Sua semelhança.
      Esta semelhança tem outros alcances que não são para aqui chamados ou isto incendiava logo.
      De qualquer maneira entre você e o violador só há a educação que tiveram e que os levou por caminhos distintos. Mas os caminhos são apenas os da personalidade.
      A parte física é igual. Daí você ser igual a Ele, quer queira quer não.

      E olhe que eu não morro de amores pela Igreja (leia-se, religiões).

      Thumb up 0
    • Que eu me lembre, o próprio deus bíblico (Jeová) foi quem criou o mal…

      Thumb up 2
    • Ele criou todos livres e alguns se decidiram pelo mal. Mas Deus está acima destes conceitos.

      Thumb up 1
    • Como alguém irá decidir por algo que não existe? O Mal não existe! Se existe alguém o criou e pelo que sabemos só Deus criou tudo. Ou será que havia dois deuses um do bem e outro do mal? Mas mesmo assim um dos deuses deveria ser cria do outro.

      Thumb up 1
    • Ezio Jose,perdoe minha argumentação forte,mas então se eu-lhe der um tiro na nuca mesmo assim não existe mal em mim?

      Thumb up 2
    • Caracoles, religiosos são difíceis de argumentarem, agora o cara que te dar um tiro para explicar sei lá o que. Claro que existe mal, principalmente se vc acreditar em deus ele é o pai e a mãe de tudo, logo pai do bem e do mal, ou não, afinal quem criou o mal se ele criou tudo? Ou não criou tudo, decida-se.

      Thumb up 0
    • Mal é decidir não fazer o bem, isto é, um subproduto da liberdade.

      Deus instrui-nos a fazer o bem sem olhar a quem.

      Thumb up 1
  16. Será que ninguém percebe que o nosso cérebro nos engana para nos proteger até o fim , acredite se quiser…

    Thumb up 1
  17. Para MIG10:

    “outro texto bíblico onde Deus pede que sacrifique um ser humano?”

    Gênesis 22:2
    E ele disse: Toma agora teu filho, teu único filho Isaac, a quem tu amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali para um holocausto sobre um dos montes que eu te direi.

    Números 31:25-29
    E o Senhor disse a Moisés, dizendo: Tomai a soma da presa que foi tomada, tanto de homens como de animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os chefes dos pais da congregação: E divide a presa em duas peças, entre os que tomaram a guerra contra eles, que saiu para batalha, e entre toda a congregação: E o tributo até o Senhor dos homens de guerra, que saíram para a batalha: uma alma de cinco cem, tanto das pessoas, e dos bois, e dos jumentos, e das ovelhas: Leve a sua metade, e dar-lhe a Eleazar, o sacerdote, para a oferta alçada do Senhor.

    Procure também por Jefté e Jesus.
    Sacrifícios de animais têm dezenas.

    “Porque “deidade narcisista”? ”

    ‘Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.’
    Fonte: Wikipédia

    “Me diga uma coisa, se você criasse algo com o propósito de este algo ter uma função específica e este algo não funciona da forma que deveria, o que você faria?”

    Você está chamando a criação de um deus, no caso da crença judaico/cristã, a vida e o ser-humano de ‘COISA’? Se esse deus nos julga uma ‘coisa’ e nós não funcionamos ele pode muito bem jogar fora.
    Segundo a bíblia (todas as versões), Jeová nos criou para o adorar-mos, venera-lo e ama-lo. Se eu faço um filho, com a intenção de que ele me ame e me venere todos os dias, isso é narcisismo. Agora, como chamaria a minha atitude se ameaçasse meu filho com o sofrimento eterno no porão, sendo queimado e torturado, caso ele não me amasse e me venerasse? Claro que para muitos, isso seria AMOR! /Ironic mode off

    “Interessante que para livros comuns todos usam a contextualização e para a bíblia isso não acontece.”

    Intessante como para quem segue a este livro a contextualização é certa e até pálpavel em alguns casos – Vide Gênesis – e em outros o modo literal é o correto e deve ser seguido a risca. Como você define, na bíblia, o que é alegórico e o que é literal?
    Os trechos da Bíblia onde se manda apedrejar mulheres por não obedecer o marido, ou não casar virgem, onde manda-se tirar a vida de homosexuais, sacrificar animais em honra de Deus, sobre escravidão, genocídio aceitavel, erros grotescos de física, astronomia e biologia (a civilização já conhecia as verdades sobre esses assuntos – os citados na bíblia), devem ser lidos no contexto ou devem ser obedecidos a risca?

    “então não precio ficar falando pois sou leigo no assunto religião.”

    Já está falando, ou melhor: escrevendo…
    Você que dizer que não sabe nada sobre a SUA religião, ou não sabe nada sobre mitraismo, budismo, cristianismo (com duas dezenas de vertentes), jainismo, hinduismo, islamismo, zoroatrismo, judaismo, Fé Bahá’í, Bhamanismo, Sikhismo, Xintoismo, Wicca, Helenismo, Agnotismo, e mais uma centena de religiões? E as religiões mitologicas como a nórdica, grega e egipcia?

    Uma pergunta: Por que Jesus é religião e Thor é mitologia?

    Thumb up 6
    • a lei de Deus se baseia nos 10 testamentos apenas

      eu ja disse isso mais nem sei aonde:
      na Biblia diz que agente deve seguir as leis do estado
      e naquela epoca apedrejar homosexuais e mulheres impuras era normal … se o seu governo aprova esse tipo de atitude
      vc vai fazer o que contra isso ?
      naquela região eles fazem isso até hoje
      da mesma forma que matar é pecado
      mais se vc esta em uma guerra pelo seu pais
      matar não vai ser pecado

      Deus praticamente chutou o balde
      ele diz que o mundo ja esta no maligno e não tem volta
      ja arrependido de ter criado o homem
      ele diz que pra alcançar o reino dos ceus
      basta aceitar ele como o unico e eterno salvador … é só isso
      as igrejas pregam o velho testamento porque é nele que se encontra o dizimo e os sacrifios … justificando essa pedissão de grana sem fim

      Deus se arrependeu de ter feito o homem
      ele ja acabou com o mundo uma vez e não vai fazer dinovo
      ele deu a oportunidade do homem seguir sozinho e ser livre sem ele … e vc ja esta vendo as consequancias
      quando ele diz apocalipse e que o mundo vai acabar em fogo
      concerteza é guerra
      e isso qualquer um pode prever

      Thumb up 1
    • Deus mesmo diz que nos não somos nada … que agente é um grão de areia no meio de milhões

      Deus não vai te procurar
      vc tem que procurar ele
      ele te ama, mais ele prometeu que vc é livre
      e vai cumprir !
      não vai mover um dedo pra te salvar
      a não ser que vc queira

      isso as igrejas não pregam
      por isso eu não frequanto nenhuma

      se vc ler a Biblia sem compromisso
      vai perceber isso
      a igreja manipula tudo cara … vc sabe disso melhor que eu

      Thumb up 0
    • “Deus mesmo diz que nos não somos nada”
      Deus não… A Bíblia diz isso. E baseada em uma deidade antropomórfica idealizada a 4 mil anos e metamorfosiada por séculos.

      “ele te ama, mais ele prometeu que vc é livre”
      O modo de amar desse seu deus é muito estranho. Sob ameaças de tortura eterna. Sob uma falso livre-arbítrio.

      “a igreja manipula tudo cara”
      A religião é manipuladora. Ela surgiu do medo do ser humano da natureza e da morte, e sob o medo as religiões se levantaram.

      Thumb up 3
    • “Deus se arrependeu de ter feito o homem”
      Ué? Então seu deus não é perfeito? Cade a onisciência dele de prever a falha humana?

      Só para você ficar sabendo: Sabia que os 10 mandamentos antes eram mais que 10 e que foram alterados durente séculos? Fora que, segundo a bíblia, foram escritas por Deus para Moises, em um êxodo do egito que nunca existiu.

      Thumb up 2
    • Não é por que não acharam vestígios do êxodo é que você pode afirmar que não existiu o êxodo. Talvez você esteja citando um artigo aqui mesmo do hipscience falando sobre isto, mas ficou uma afirmação sem base.

      Thumb up 1
    • Everton.

      Você é injusto com o autor dos textos e ainda está apresentando uma visão superficial do sentido possível.

      O sentido aqui é: Deus se entristeceu profundamente pelas escolhas que o homem tomou e que o levaram a tomar tal atitude. O significado de arrependimento é: contristar-se e mudar de direção.

      Deus é onisciente, mas sua onisciência não é causativa. Ou seja, embora ele saiba o que vai acontecer, ele não atua para que venha a acontecer. Ele conhece todos os caminhos possíveis a serem tomados pelo homem e lhe apresenta as consequencias das suas próprias escolhas.

      Thumb up 3
    • é simplemente isso !

      Deus existindo ou não na sua cabeça
      ele não é esse monstro que vc pensa

      na verdade ninguem nesse mundo merece ou mereceu um dia morar ao lado dele
      agente tem que pelo menos ser digno de misericordia

      Thumb up 0
    • “Você é injusto com o autor dos textos”
      Eu só não aceito as palavras doS autoreS do textos lendários da bíblia.
      Você também finge que aceita mas não executa os mandamentos ali contidos.

      “Deus é onisciente, mas sua onisciência não é causativa. Ou seja, embora ele saiba o que vai acontecer, ele não atua para que venha a acontecer. Ele conhece todos os caminhos possíveis a serem tomados pelo homem e lhe apresenta as consequencias das suas próprias escolhas.”

      Mas, se seu deus (Jeová) sabe todos os caminhos, sabe qual o caminho que o homem vai tomar (porque se não o souver sua onisciência é falha), sabe o fim de tudo, quem irá para o para o céu e quem vai para o inferno e ainda assim nos faz passar por tudo isso. Afinal, ele teria o poder para corrigir tudo, acabar com todo esse sofrimento (no budismo seria Samsara) e não o faz. Isso me leva ao famoso questionamento de Epicuro:

      “Deus, ou quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e pode.
      Se quer e não pode, é impotente: o que é impossível em Deus.
      Se pode e não quer, é invejoso: o que, do mesmo modo, é contrário a Deus.
      Se nem quer nem pode, é invejoso e impotente: portanto nem sequer é Deus.
      Se pode e quer, que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então existência dos males?
      Por que razão é que não os impede?”

      Isso me faz pensar sobre a filha dos Nardoni. Se Deus (Jeová) teria a onisciência de saber que a menina seria atirada pela janela, teria o poder para salva-la (ou mandar um anjo como fez várias vezes na bíblia). Alias, se ele (deus Jeová) é onipresente. Ele mesmo deveria fazer as tarefas, já que , teoricamente (teoria de bíblia) ele estaria nos grandes acontecimentos: Sodoma, Gomorra, na crucificação (por que Jesus perguntou o motivo do pai (Deus) te-lo abandonado?), na 2ª Guerra Mundial, nessas últimas inundações do Rio de Janeiro…

      Thumb up 2
    • para completar:
      ele pode prever suas escolhas
      mais não fara nada pra mudar o seu caminho

      ele quer do lado dele quem escolher isso
      quer ter “amigos” de verdade … digamos assim

      ele não queria ter robos programados para adora-lo
      até os anjos tem essa liberdade cara
      ele não é injusto

      tipo aquela historia … “tenho poucos amigos, mais não foram comprados”

      Thumb up 0
    • “ele pode prever suas escolhas mais não fara nada pra mudar o seu caminho”
      Mesmo um criminoso que estupra e mata um menino de 5 anos.

      “ele quer do lado dele quem escolher isso quer ter “amigos” de verdade … digamos assim”
      Só que ele já sabe quem serao esses ‘amigos’. O resto, por deconhece-lo, por não ter provas concretas de sua existência, ou ter crescido em uma outra sociedade que crê em outro deus (India, por exemplo), serão condenados ao sofrimento eterno. Muy amigo!

      “ele não queria ter robos programados para adora-lo até os anjos tem essa liberdade cara ele não é injusto”
      Não! Façam o que quiserem, mas se me desobedecerem…
      Fora ‘o lance’ da árvore da sabedoria. Por que raios JEová colocou uma árvore lá, se não era para o homem comer do seu fruto? Coloca-se ela dentro de um buraco negro ou algo assim… Novamente ele queria testqar o homem – mesmop sabendo o que ele iria fazer.

      “tipo aquela historia … “tenho poucos amigos, mais não foram comprados””
      Não. Foram ameaçados.

      Thumb up 2
    • Everton

      Rômulo ja respondeu la em cima

      Thumb up 0
    • A lei suprema de Deus (mandamento real) é o Amor.

      Os 10 mandamentos foram a revelação parcial de um comportamento aproximado de respeito mútuo, dispensada para um povo insano e bárbaro (Israel).

      Cristo veio e cumpriu a Lei em nosso lugar. Somente o próprio Deus poderia cumprir a Lei. Agora, resta-nos amar como Ele nos amou.

      Castor, você deveria voltar a congregar. Se você tem uma visão diferente da que é apregoada por determinada denominação, você deveria admoestá-los em amor e não fugir.

      Thumb up 1
    • na igreja em que eu cresci não adianta cara … povo bitolado entendeu ?

      e outra
      eu bebo, toco em uma banda de hardcore, uso brinco, tenho tatoo e tudo mais
      mantendo a linha sempre
      não dava dizimo … só ofertava
      até que alguem consiga me convenser que isso é pecado realmente
      vou ser assim

      pessoal me chama de crente undergorund … rs
      sou um pecador como qualquer outro
      mais eles não iriam me aceitar
      quanto mais mudar a opinião deles

      ae eu estudo sozinho mesmo, leio, oro
      minha igreja sou eu mesmo agora

      Thumb up 1
    • O que falam as letras das tuas músicas? Como tu te comportas (mesmo embriagado) nos ambientes que frequentas?

      Se tu tiveres paz com Deus nas respostas destas duas perguntas, o resto não importa.

      Também tenho dúvidas bíblicas quanto ao dízimo. Mas sei que se os homens não contribuirem voluntariamente para a quitação dos insumos que uma organização religiosa consome, Deus não irá fazer. Se convencionamos pregar a Palavra e congregar em instituições como as diversas que conhecemos, precisamos sustentá-las.

      Thumb up 0
    • eu acredito em um monte de coisas que a igreja prega diferente

      sobre prosperidade … eu não acredito nisso … “de o dizimo que Deus lhe dara em dobro” … isso não existe mesmo !
      o exemplo a seguir é Jesus e ele não era rico
      Deus não te dara riqueza nunca
      ele dara o que vc precisa
      ja o que vc quer vc vai ter que conseguir trabalhando muito !
      eu não vou pedir a Deus por exeplo uma Hornet … isso f#til é est#pid0

      outro exemplo
      vc se deu mal … eles falam que é proposito de Deus
      vc se da bem e eles falam que é proposito de Deus
      se o meu caminho quem faz sou eu
      se eu tenho o livre arbitro
      tudo que acontece na minha vida a culpa é minha ou é um mérito meu

      Deus é o Deus do impossivel
      quando eu tiver um cancer (tomara que não né), ou um problema que eu não possa resolver sozinho
      ae eu pesso ajuda a Deus

      mesmo assim eu agradeço a Deus por tudo todos os dias
      sem pedir nada … do que eu preciso ele ja sabe

      qual igreja pensa assim ? …. nenhuma !

      Thumb up 1
    • Ainda discordo da sua opinião de que Deus (o da Bíblia) é amor (somente).

      “Cristo veio e cumpriu a Lei em nosso lugar.”
      Por que? Explique.

      Thumb up 1
    • eu entendo que ele veio para provar que é possivel viver segundo os mandamentos
      ja que até hoje a disculpa de qualquer um é “a carne é fraca”

      e o sangue derramado dele significou uma “nova era”
      a era da graça … seria mais facil ser salvo
      sem sacrificios de animais e o fim da lei do olho por olho e dente por dente
      o fim do dizimo tbm … entre outras coisas do velho testamento

      uma coisa que eu concordo com vc
      eu tbm não acredito muito no genesis … rs

      Thumb up 0
    • Sobre a Ordem de Deus em oferecer Issac como sacrificio, era somente para provar a fé de Abraão e não que isso poderia acontecer mesmo. Como Deus era contrário à sacrificios humanos, os livros de cronicas e reis mostra muito bem a tristeza de Deus para com os reis israelitas que adoravam principalmente BAAL
      Veja: “Jeremias 19: 4 e 5. Porquanto me deixaram, profanaram este lugar e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes. Porque edificaram os altares de BAAL para queimarem seus filhos em holocausto a BAAL; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem subiu ao meu coração”.
      Sobre Deus castigar pessoas:
      A Bíblia é contra vida após a morte. A bíblia mostra o homem holisticamente, ou seja, o homem num todo. A palavra para inferno é traduzida (do grego) para nosso idioma como sepultura e não um lugar em que milhões de pessoas estão a queimar eternamente (a crença judaica era holistica).
      Quem trouxe esta crença primeiramente foi com a helenização dos judeus, depois a religião católica introduziu no cristianismo, e por fim o protestantismo também aceitou.
      a bíblia compara a morte ao sono.
      Então, esta ideia de que Deus vai punir eternamente num lago de fogo pessoas aqui da terra por seus erros, não vam da bíblia.
      Me mostre as passagens controversas sobre erros de física, astronomia, etc que voce falou para eu ver, mas lembrando que não podemos usar a bíblia como um compêndio de ciência, pois não é sua finalidade, podemos nos frustar com isso. abraços.

      Thumb up 1
    • Everton.

      Por favor, não sejas injusto.

      Se continuares a ler, vais saber que Deus não permitiu que Isaque fosse sacrificado por seu pai Abraão. Aliás deu proveu um Cordeiro em seu lugar. Deus estava a contrastar seu caráter com os ídolos de outros povos e a demonstrar o futuro sacrificio que Ele mesmo sofreria no Calvário (crucificação de Cristo: o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”).

      Inclusive, no mesmo lugar de dois milênios depois. Se não me engano, o monte Moriat (suposto sacrifício de Isaque) é Sião (região de Jerusalém).

      Com relação ao outro suposto sacrifício humano, “oferta alçada” não conota que foram mortos e almas, segundo a Bíblia, são homens/mulheres vivos (corpo e consciência unidos).

      Thumb up 2
    • E por que um ‘cordeiro’ é menos importante do que um humano?
      É sacrifício e derramamento de sangue da mesma forma. Não entendo como um Deus ‘bom e misericordioso’ se alegraria com o sofrimento de uma de suas criaturas…
      Sinceramente, não entra em minha cabecinha como pessoas no século XXI continuam levando a ferro e fogo todas essas baboseiras fora de contexto atualizado. Eu nunca fui adepta de discutir religião (exceto quando discutem comigo rs) mas é muita falta de senso crítico se basear nas ‘leis’ desse livro nos dias de hoje, com tanta informação disponível…

      Thumb up 1
    • Lulu.

      Sacrifício de animais era uma cultura da época. Deus quis ensinar verdades espirituais sem agredir o comportamento ou compreensão daqueles homens. Como um pai que se agacha para falar com seu filho e usa o seu linguajar.

      Deus, na realidade, criou e insentivou o veganismo. Mas o salário do pecado é a morte. E, de uma forma, que eu não saberia explicar, até a natureza sofreu as consequencias da separação com Deus (pecado). A Bíblia afirma que até hoje a natureza geme por causa da atitude dos homens. O trabalho da criação humana original era cuidar do jardim que Deus plantara, bem como dos animais . Se o homem foi omisso em sua missão (com perdão do língua portuguesa), a própria natureza, através das regras estabelecidas pelos algoritmos do Criador (como a evolução/adaptação das espécies), precisou encontrar um novo equilíbrio (bem mais agressivo por sinal).

      Thumb up 1
    • Rômulo,

      Não consigo compartilhar da mesma visão que você teve…
      Pense que se houve mesmo um ser celestial inspirador das leis e escritos bíblicos, os seus ensinamentos foram completamente deturpados e manipulados.
      Essa visão à cerca das coisas não é aceitável para a minha vida.

      Thumb up 0
    • Tudo bem, Lulu.
      Entendo que não partilhamos da mesma visão, provavelmente não temos também as mesmas espectativas para a vida.

      Também concordo que se há um Deus e se Ele se autorevelou para os escritos sagrados, quem os registrou, mal soube o que aquilo significava.

      Mas mesmo que na Bíblia haja esta dificuldade, eu consigo ver com a ajuda dela e sob uma visão holística de Deus, que Ele quer nosso bem.

      Thumb up 0
    • “Por favor, não sejas injusto.”
      Eu ? Injusto? lol

      “Se continuares a ler, vais saber que Deus não permitiu que Isaque fosse sacrificado por seu pai Abraão.”
      Lógico que não! Ele só estava ‘brincando’, ou ‘testando’ Abraão.
      Uma pergunta: Se o deus da Bíblia é onisciente, ele já não saberia que de fato Abraão atenderia, com lágrimas no olhos, o seu pedido, e sabendo também que ele iria sacrificar o seu próprio filho? Então por que testas Abraão se ele já sabia a resposta? Ele (Jeová) é sádico ?

      “Aliás deu proveu um Cordeiro em seu lugar.”
      Mais sacrifícos animais…tsc…tsc..

      “(crucificação de Cristo: o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”).”
      Vejo que ele (Jesus) falhou então…

      “Inclusive, no mesmo lugar de dois milênios depois. Se não me engano, o monte Moriat (suposto sacrifício de Isaque) é Sião (região de Jerusalém).”
      Fiquei curioso. Onde está escrito sobre o monte Moriat. Sério! Gosto de pesquisar.

      “Com relação ao outro suposto sacrifício humano, “oferta alçada” não conota que foram mortos e almas, segundo a Bíblia, são homens/mulheres vivos (corpo e consciência unidos).”
      Outra pergunta: O Diluvio não foi um sacrifício dos maus (animais e plantas atambém, mas ai é outra estória)

      Thumb up 0
    • Everton.
      Você tem filhos?
      Você fica feliz quando percebe que eles te compreendem e te amam? Deus também. E isto é narcisismo?

      Deus, definitivamente, não se compraz com o homem que ESCOLHE não passar os tempos futuros com Ele. Mas Ele é justo.

      Deus nos criou todos livres. O opositor é livre. Se você não quer estar com Deus nesta vida, Ele compreende que você também não O quer quando morrer. Desta forma, não podes “salvo” porque és livre para escolher e escolheu não o ser. E, com grande justiça e toda conotação que a LIBERDADE deve ter, tu seguirás teu caminho (após a morte) exatamente como tu desejas (a escolha foi tua), isto é, sem a presença de Deus. Este é o inferno, um local sem Deus.

      A Bíblia precisa ser contextualizada sempre. O carater de Deus é imutável e precisa ser levado em conta. Você precisa conhecê-lo (através da vida e palavras de Jesus praticadas na tua própria vida) para saber compreender o que aqueles homens daquela época queriam dizer. Deus se auto-revelou aos poucos (sua plenitude é Cristo Jesus) e foi compreendido aos poucos. Ele não é aquilo que conseguiram registrar, nem mesmo suas “frases ditadas”. Deus é muito, mas muito mais majestoso que o que a Bíblia conseguiu caracterizá-lo.

      Thumb up 3
    • “Você tem filhos?”
      Tenho

      “Você fica feliz quando percebe que eles te compreendem e te amam? Deus também. E isto é narcisismo?”

      Você esta confundindo alhos com bugalhos.
      Eu não fico exigindo que meus filhos me amem, como também não os ameaço com sofrimento eterno caso eles não me adorem todos os dias de sua vida.

      “Deus, definitivamente, não se compraz com o homem que ESCOLHE não passar os tempos futuros com Ele. Mas Ele é justo.”
      Não entendi nada…

      “Deus nos criou todos livres.”
      Errado ! Leia Gênesis detalhadamente.

      “Se você não quer estar com Deus nesta vida, Ele compreende que você também não O quer quando morrer. Desta forma, não podes “salvo” porque és livre para escolher e escolheu não o ser.”
      Sim…A compreensão dele é “Ou você me ama ou te mando para o inferno, mas a escolha é sua, porque eu te amo!”

      “E, com grande justiça e toda conotação que a LIBERDADE deve ter”
      Procure no dicionário o que significa ‘justiça’ e ‘liberdade’ pois seus conceitos sobre esses assuntos estão deturpados.

      “A Bíblia precisa ser contextualizada sempre.”
      Ótimo! Então porque você contextualiza algumas partes e outras não?

      “O carater de Deus é imutável e precisa ser levado em conta.”
      De acordo com a bíblia o caráter de Deus é mutável. Ele seria um ser com variações de humor, bipolar, e que uma hora diz uma coisa e depois se arrepende e volta atrás. O próprio Jesus Cristo têm mudanças de humor.
      Não vou ficar citando aqui as diversas passagens onde mostram isso, pois você vai dizer que tem que ‘contextualizar’, menos na parte em que diz Malachias que “Deus é imutável”.

      “Você precisa conhecê-lo (através da vida e palavras de Jesus praticadas na tua própria vida) para saber compreender o que aqueles homens daquela época queriam dizer.”
      Também preciso conhecer aos druidas e a cerimonias ao deus Baco para conhecer melhor a Jupiter (Zeus)

      “Deus é muito, mas muito mais majestoso que o que a Bíblia conseguiu caracterizá-lo.”
      Engraçado… tem um trecho do Bhagavad Gita que diz a mesma coisa sobre Krishna. Se eu achar eu posto aqui.

      Thumb up 0
    • Enfim.
      Deus não exige que você O ame, portanto, não é narcisista.
      Se não exige, tu és livre, até para escolher não estar com Ele.
      Se Ele tem planos para o futuro e Ele é quem cria e gere o evento, tem planos para quem QUER estar com Ele(ou você quer ser convidado pelo Criador do evento e dar pitaco como deve se comportar lá ou como ser convidado?).
      Isto é liberdade de escolha, isto é, escolher não existir ao lado dEle é contigo.
      Escolhas podem ser SIM e NÃO. Em cima do muro não dá.
      Caráter não tem nada a ver com humor. Ira não é pecado (ex. irar-se contra a mentira, injustiça), mas pode conduzir ao mesmo (ex. irar-se e fomentar a injustiça).
      Se na Bíblia se ensina a ser injusto e mal caráter, quem a segue como regra de fé, deveria dar este testemunho. Eu disse: quem de fato a segue!

      Thumb up 1
    • Perdão, professora Laudelina da 4a. série, eu quis dizer: … “mau” caráter…

      Thumb up 0
    • Porque os seguidores de thor foram convertidos a marteladas a seguir o novo “thor” jesus, falar desse deusinho fraquinho que desapareceu da face da terra a milhares de anos e só vive dentro da cabeça dos trouxas é cruel, NENHUM defensor desse deus RUIM e MALÉFICO resiste a um debate sério, destruo toda a argumentação logica-filosófica de qualquer um deles, em qualquer lugar, a qualquer hora…já a fé, que é um componente idiotizante, isso não tem jeito.

      Thumb up 0
  18. Todo religioso cristão parece ter certa raiva do Espiritismo, no qual não vi nada além de uma interpretação já bem conhecida da vida após a morte e uma nova análise do evangélio. Caros cristãos, vocês sabem que já passaram por isso, quando o cristianismo era novidade e era tratado com discriminação. Toda nova idéia encontra isso, mas quem sabe vocês estão com a chance de se mostrar mais evoluídos, não cometam com o espiritismo a mesma discriminação que teve o cristianismo, pois a tendência é o óbvio crescimento da doutrina espírita, basta ver a tendência da reencarnação cada vez mais presente na mídia e no cinema. Pensem nisso. A bíblia é antiga, ultrapassada, se quiserem que a religião sobreviva, terão que renova-la, porque águas passadas não movem moinhos.

    Só pra informar, não sou espírita, mas Budista.

    Thumb up 3
    • Caro, Jonatas.

      Entendo seu discurso. Mas confesso que teu apelo ao politicamente correto e legalismo me surpreendeu negativamente.

      Já adianto que cada um tem o DIREITO de crer e falar o que bem lhe desejar (pelo menos ainda temos esta liberdade). No entanto, podemos determinar alguns graus de confiabilidade neste relativismo promiscuo.

      Tratar de um conceito como a Verdade é delicado e primeiro você precisa ser lógico. É claro que cada um vai tentar defender seu lado, mas ninguém consegue extrapolar certos limites daquilo que acredita.

      Precisamos entender que a Verdade é uma só, bem ortodoxalmente só pode ser uma só. Isto é lógico e óbvio!
      Não existe minha verdade e sua verdade, pois ou uma o é, ou a outra, ou ainda, ambas não o são. Mas definitivamente DUAS VERDADES NÃO HÁ!

      Mas quem sabe expressar a Verdade absoluta? Ela existe sim, mas quem a conhece em toda sua amplitude?

      Desta forma, eu como cristão protestante que sou, não posso conciliar aquilo que acredito ser a Verdade, com o espiritismo que, pelas minhas referências, não coaduna com minhas convicções em grande parte. NÃO ME IMPORTA QUANTAS NOVELAS A GLOBO ME FAÇA ENGOLIR, não vou aceitar só porque a “vox populi” a declara como Verdade. Número de adeptos ou tendências nada tem a ver com a Verdade.

      Enfim, quase não consegui acreditar no que você escreveu. Feriu minhas idéias e raciocínio, não minha fé, que por ora, e graças a Deus, continua inabalada. EU TENHO RAZÕES PARA MINHA FÉ, ela não é vã. Minha fé não me serve para minha felicidade ou sanidade mental. Eu não tenho escolhas, tudo que concebi na razão, convence-me daquilo que acredito e não o contrário.

      Agora, minha opinião:
      Se Deus existe, Ele certamente não se encontra no interior dos homens, pois nenhum homem natural poderia expressá-lo sob a minha convicção. Para mim, Deus é o Criador e homem é criatura. Deus é externo e pode ser encontrado, ou o que é mais comun, nos encontrar (Ele se manifesta pela sua Criação – a natureza e Se revela por Jesus Cristo – a Bíblia). Para mim é tão lógico quanto é lógico a Verdade ser absoluta, que do homem só posso ter o homem. Isto é, se faço “uma viagem mística ao meu interior” ou um “auto-conhecimento profundíssimo”, o máximo, NO MÁXIMO o que irei encontrar sou eu mesmo! E eu não sou o Criador.

      Jônatas.
      Se, estranhamente, você continuar a sugerir que se abandone conceitos antigos porque os mesmos não se adequam ao que se “pensa” na atualidade, vou ter que entender que estás a ser um demagogo (ao menos nos aspectos que estamos discutindo).

      Thumb up 3
    • Texto enorme pra dizer nada. Eu não disse que deve abandonar sua convicção ou sua doutrina, mas sim evitar as discriminações em relação aos espíritas, para não repitir com eles o que fizeram com cristãos séculos atráz, onde era normal apedrejar e desprezar pessoas tendo como princípio crenças. De Moisés a Jesus o rumo da fé em deus mudou significativamente, evoluiu para melhor. Saiu de um povo invasor de terras e fazedor de guerras para ensnamentos de bondade e autruísmos (o princípio de Cristo). Anos depois a igreja católica se manifestou fazendo coisas horríveis, e só não faz ainda porque perdeu o controle que tinha sobre o Estado. Em suma, eu digo que a roda se reinventou na era de Jesus, e vai ter que se reinventar denovo, talvez atraves do espiritismo.

      Thumb up 1
    • Jonatas.
      O Deus de Moisés é o mesmo da tríade familiar Pai, Filho e Espírito. E assim, os ensinamentos de altruísmo e bondade são os mesmos.

      No entanto, nem à época em que foram escritos, nem agora quando são lidos, tais ensinamentos são extraídos com naturalidade do AT. Existem textos chaves que demonstram o caráter do Deus de amor no AT e eles estão bastante diluídos na dificuldade dos israelitas em registrar este caráter.

      Deus escolheu Israel, um povo bárbaro como qualquer outro da época, para COMEÇAR a moldar um povo para que Cristo pudesse vir na plenitude dos tempos. Israel é e sempre foi um povo obstinado e orgulhoso, sendo que este foi justamente o meio em que Cristo Jesus pregou para contrastar com o verdadeiro caráter de Deus, o famoso “Deus é amor”.

      Na cosmovisão Cristã, nunca houve, nem haverá nada para ser evoluído. Basta que compreendamos o que Deus quis desde a criação: Ele quer filhos que o amem e confiem nEle, não robôs medrosos.

      Thumb up 3
    • Acredito que o problema é mais com os protestantes que renegam esse conceito de espirito “ambulante” enquanto isso no tradicional sincretismo nacional os pentecostais absorveram todo o conceito “espirita” e usam os mesmos rituais só que como se fosse uma desobsessão demoníaca, igualzinho a uma seção espirita, tudo mesmerismo, não creio em nenhum, agora, que é preconceito pentecostal eles fazem a mesma coisa, são muito caras de paus.

      Thumb up 0
  19. ELE podem aparecer definitivamente e contar ao Mundo a verdadeira história da Terra e da civilização Humana…
    Thor, o deus do trovão!!!

    Thumb up 0
    • Tomara que quando ele vier que seja pelo menos um pouquinho parecido com o Chris Hemsworth…

      Thumb up 2
  20. O espiritismo tem lógica.
    Eu não sou espirita, mas me simpatizo. Sei que a maioria discorda de mim. 90% das pessoas que falam mau do espiritismo se quer leram sobre a doutrina. Não sabem nada e mesmo assim falam mau. Quando pastores e padres dizem que uma coisa é do mau, a maioria aceita e acreditam. Se quer vão pesquisar sobre o assunto.

    Thumb up 10
    • todos os espiritas são caridosos e tem um coração enorme
      pelo menos todos os que eu conheço
      nada contra o espiritismo mesmo !!
      só acho que é só mais uma enganação

      seria muito facil zerar um game onde suas vidas são infinita … e quanto melhor vc for mais rico nascera na proxima vida … até ser bom o suficiente para alançar o “paraiso”
      ou ser mal o suficiente pra nascer dinovo na pele de um cachorro
      é mais ou menos isso …e não deixa de ser justo
      mais pelo menos na biblia eu nunca li nada que justifique esse pensamento deles

      por enquanto só acredito em Deus … mais sem religião

      Thumb up 7
    • As bobagens que você escreve não encontram eco na bíblia nem em lugar algum…Siga as orientações do Chuck e poupenos de tanta mediocridade.

      Thumb up 5
    • não me inspirei na biblia para dizer nada cara … é o que eu penso !

      se vc não aceita opinião
      ou fique quieto, ou tente me convencer
      ta fazendo o que aqui ? tentando ofender alguem ?

      para de viajar … rs

      Thumb up 0
    • Você critica o que não conhece, discrimina baseado apenas na sua opinião preconceituosa e não sustenta a sua própria crença…Imaturo, ignorânte e cheio de contradição..Gostaria de poder te esclarecer, mas seria como ensinar filosofia a um primata. Lamento muito…

      Thumb up 0
    • eu discriminei alguem aqui ?
      aposto que só você chegou a essa conclusão
      pare de chorar cara

      leia todos os meus posts que você vai me entender

      bicho est#pid0

      Thumb up 0
    • Se você acredita em um divindade mística, criadora do universo e da vida, você têm SIM uma religião. Você pode ser deísta, panteísta, ou qq outro “ista”. Por exemplo: Você acredita que Jesus foi filho de Deus?

      Thumb up 1
    • eu acredito em Deus … mais não participo de igreja nenhuma
      apenas isso …

      Thumb up 1
    • Você acredita em qual deus? Exatamente? Defina seu deus.
      Acho que você quer dizer que não pratica dogmas ou rituais, mas religião, sinto muito, você têm. Se acredita em alguma divindade você têm religião SIM.
      Defina seu deus para eu analisar melhor…

      Thumb up 0
    • é simples … a biblia não pode ser apenas um livro comum
      são relatos de varias pessoas falando sobre a mesma pessoa, que é Jesus, então eu ecredito em Jesus
      pode ter muita coisa fantasiosa ou exagerada escrito nela
      (ou não)

      quanto ao resto … a religião esta corrompida e queimada …
      interpretando da forma que eles querem e pah
      no fim é tudo grana $$$$

      eu ia na igraja batista … mais tem anos que não frequento
      só continuo tentando levar a vida conforme os mandamentos

      Thumb up 4
    • “seria muito facil zerar um game onde suas vidas são infinita … e quanto melhor vc for mais rico nascera na proxima vida … até ser bom o suficiente para alançar o “paraiso”, ou ser mal o suficiente pra nascer dinovo na pele de um cachorro”

      Não é nada disso. Quem disse que zera? Quem disse que nascerá na pele de um cachorro?
      Você é outro que não sabe quase nada sobre a doutrina e fica dizendo bobagens.

      Leiam: http://entrevistadoespirito.blogspot.com/2009_10_15_archive.html

      Thumb up 3
    • espiritismo se não for exatamente o que eu disse … é quase isso

      e outra … não acredito em alan cardek, muito menos em chico xavier
      nem em igreja nenhuma
      acredito em Jesus
      sobre ter uma fé em particular agora é mediocredade ?

      eu não me prendo a nada e tenho a mente aberta … se vc me convencer que eu estou errado eu aceito numa boa
      eu busco aqui a verdade … não quero convencer ninguem não brother

      vc me odeia por causa disso ? rs
      ¬¬

      Thumb up 2
    • Não basta acreditar,é necessário buscar conhecimento,através daquilo que te deixa em duvida.Se tens sede va até fonte.Instrua-se e detenha sabedoria suficiente para que não digas eu CREIO, mas sim eu SEI.Busque a verdade e ela te libertara,não é assim que já foi dito…Agora amigo se voce CRER em Jesus e não PRATICAR o seu ensinamento,de nada adiantara apenas CRER,tem que FAZER ACONTECER.Abraços

      Thumb up 1
    • Voce não tem religião,e lhe digo que ninguem precisa de uma.O que as pessoas necessitam é se instruirem para não falarem aquilo que IGNORAM,E NÃO SEREM MARIONETES NAS MÃOS DE SUPOSTOS ADVOGADOS DE DEUS E A VIDA INTEIRA DIZEREM SIM-SIM SIM-SIM.ISTRUAM-SE….Abraços fraternos

      Thumb up 3
    • é claro !

      Thumb up 1
    • “Instruir-se… Abraços fraternos…”.

      Você é ocultista?

      Thumb up 0
    • Chuck, cada tem a liberdade de acreditar no que quiser. Só que quando Alan Kardec escreveu o evangelho Segundo o Espiritismo ele utilizou a Bíblia, mas a própria Bíblia não apoia o espiritismo e é isso que o cristianismo denuncia. Se ele escrevesse algo dele mesmo, tudo bem, só que ele utiliza uma coisa que a própria não o apoia. é o mesmo que querer dizer que óleo se mistura com a água. (não sou muito bom de comparação)

      Thumb up 5
    • Caro colega faça um pouco de esforço,e estude o principio do espíritismo para não incorrer em ignorancia.A doutrina espírita foi toda ela ditada pelos espiritos superiores sob o comando do ESPÍRITO DA VERDADE.A biblia que é o manual de convivencia dos homens daquela sociedade muito distante,jamais poderia estar escrito as palavras ESPÍRITISMO,MÉDIUM ETC…PORQUE SÓ NO SÉCULO 18 QUE ELE SURGIU NA FRANÇA.PARA SUA INFORMAÇÃO O ESPIRITISMO NAO NECESSITA DO APOIO DE NENHUMA RELIGIÃO.Abraços

      Thumb up 3
    • Sim, só estou dizendo que quando se usa a bíblia para apoiar as crenças espíristas, não dá certo pois a bíblia não ensina vida após a morte por exemplo. a doutrina bíblica ensina a visão holística do homem. ou seja: o homem é um todo. morte é morte mesmo. alguns exemplos que não batem com a crença espirita.

      Thumb up 0
    • O espiritismo atual é uma variante das antigas doutrinas necromânticas ensinadas e encenadas ao longo dos séculos por anjos caídos e foi desenvolvido sobre IMPLÍCITA base Bíblica, mas claro, com raríssimo apoio do que a mesma diz.

      Anjos caídos, para quem não sabe, são seres muito antigos, com poderes suficientes para conhecer toda tua rotina diária e para imitar a forma/voz de quem tu imaginares. Eles são submisso ao antigo querubim da guarda, conhecido como “phosphoros” (portador da luz) pelos gregos. No entanto, apesar de imponente e sagaz, não passa de outra criatura rebelde.

      O intuito das versões modernas do espiritismo é angariar adeptos das experiências sobrenaturais (que são vastas nos ambientes onde é praticado), mas que possuem pouco conhecimento dos textos, que para a versão espírita, foram deturpados, diligentemente negligenciados ou extraídos de seu contexto original.

      Tal doutrina é inclusive, sumariamente condenada pelo verdadeiro ESPÍRITO DA VERDADE, o qual não confunde, pois é o próprio Criador.

      Thumb up 3
    • BLA BLA BLA..Ora cara deixa de falar abobrinhas e vai conhecer o que é o espiritismo.VOCE VIAJA NA MAIONESE.

      Thumb up 1
    • Claro, Marcos…

      O que se falou não é a verdade por trás do espiritismo, faltou falar com todas as palavras: os espíritos que se comunicam com os homens dizendo serem seus entes queridos são DEMÔNIOS travestidos.

      Thumb up 0
    • O Evangelho Segundo o Espiritismo já está na denominação o que é. Só se for muito ignorante para não entender; EVANGELHO “SEGUNDO” O ESPIRITISMO.

      Thumb up 6
  21. Olá a todos,

    Cada um de nós contribuimos um pouco, para o sucesso ou insucesso deste respeitado site. Cada um de nós doamos com conhecimento que adquirimos durante nossa jornada. Tomos nós temos algo a contribuir, seja qual idéia for, temos como contribuir. Já estamos beirando 200 cometários, e é bem certo que haverá mais, antes mesmo de eu postar este, pois não tenho dúvida que cairá na moderação. Que bom que tem a moderação, pois isso freia um pocuo nosso ego.
    Mas o que eu quero deixar aqui, é que apesar de 80% destes comentários serem diretamente voltados a “ataque” e “contra ataque” (sádio), também é uma forma de conehcermos mais um ao outro.E o que acho válido em tudo isso é exatamente conhecer um ao outro. Quem vai ganhar esta “disputa”? Ninguém, pois somos todos diferentes.Que bom…
    O que mais deveria interessar a todos nós é um elo de amizade, pois é isso que está faltando no mundo hoje. Elos.
    Aqui posso conhecer pessoas maravilhosas.Posso citar:
    Jonatas – Que bom que existe um cara como você. Não é difícil gostar de você.
    Everton / Fernando Ramos / marcelo / jumento / Ézio José – Você são geniais.
    Teixeira/Gleiton/Perly/MariannaGoret/Castor/ALX/Agora que Sou Rica/Severo/Y./MIG10/Lucio Freire/José Dimas/Aline Christine/Jess/Rone – Ufa… Pessoas que buscam viver pela fé…Vivam então por ela sem impor isso aos outros. Comm certeza seremos pessoas melhores (Desculpe se esqueci de alguém).
    Lulu – Obrigado por compartilhar suas idéias e seu “testemunho”, pois pude a conhecer um pouco mais.
    A outros pensadores, também gostaria que desenvolvessem a abertura de idéias de uma forma sádia, mas para mostrar quem está certo ou errado, mas para fortalecer laços de amizades.
    Deixo aqui minhas desculpas se caso forçei alguém a pensar como eu. Acho que todos nós gostaríamos que os outros pensássemos como nós, mas que bom que não é assim, pois muitas vezes achamos que estamos certos quando no fundo estamos errados.
    Um abraço a todos e espero ter construido laços de amizades.

    Thumb up 7
    • As “discussões” não são mais do que formas de expormos as nossas ideias de maneira acalorada.
      Julgo que no fundo ninguém quer impor a sua ideia/ideologia a ninguém. Mas queremos mostrar ao outro que pode estar errado. Claro que isso não trás vencedor nem vencido. Mas com toda a certeza que vai fazer pensar mesmo o mais intransigente participante.
      Essa é a vitória de TODOS.

      Thumb up 0
    • Olá MIG10! Você tem toda razão. Realmente algumas vezes nós nos exaltamos, mas estamos aqui para aprender com cada um. Realmente não quero de forma alguma querer que alguém pense como eu, mas só luto pelo justo; em que sentido? Quando vejo que algo é mal compreendido aí sim mostro o que a coisa julgada diz. Isso vale tanto para qualquer outra coisa. Naõ falo só de religião. Uma das piores coisas é alguém ou alguma coisa ser mal compreendida. Peço perdão àqueles que se por acaso acabei ofendendo, não foi a intenção. Um Grande Abraço para você e para TODOS.

      Thumb up 2
  22. Esse comentário aqui é para o Everton. Somente alguns erros evolucinistas:
    1. Nada em biologia faz sentido à luz do acaso cego.
    O acaso nega o conceito científico de causa e efeito, introduz conceitos mitológicos e mágicos inaceitáveis sob o ponto de vista científico, mas defendidos por “cientistas” evolucionistas. … É uma maneira enganosa de não explicar nada.

    2. A abiogênese é uma crendice popular aceita e defendida pela evolução!
    Desde 1864, Louis Pasteur, cientista criacionista convicto, destruiu esta crendice que continua até hoje nos livros de biologia. Eis um excelente exemplo para tirar das trevas nossa ciência, pois como Pasteur, estaríamos produzindo vacinas, e fazendo a verdadeira ciência progredir.

    3. Os “incontáveis” elos de Darwin não foram encontrados.
    Não encontramos mais do que 30 supostos elos intermediários. Deveriam ser bilhões. A árvore da vida evolutiva está comprometida.

    4. Os fósseis contestam a evolução.
    Os fósseis segundo a evolução seriam poucos e escassos. Só o fato de encontrarmos milhões, toneladas de fósseis animais e bilhões de toneladas de carvão fóssil vegetal, além das toneladas de fósseis nas gélidas turfeiras e o petróleo fóssil, desmentem a evolução.
    Os fósseis surgem por soterramento rápido, afogamento na lama. Catástrofe. Nada de uniformismo lento!

    5. A ancestralidade comum está em cheque.
    A embriologia evolucionista é uma fraude. Ensino enganoso e fraudulento já contestado desde 1868, mas teimosamente defendido por cientistas descuidados.
    A similaridade da morfologia dos ossos ou órgãos homólogos apontam para um arquiteto, engenheiro e Criador inteligente.
    Os órgãos vestigiais humanos inventados pelo evolucionismo (que chegou a ter mais de 150 órgãos vestigiais listados), é produto da ignorância.

    6. A seleção natural fracassou.
    Os exemplos citados são muito frágeis. As 13 “espécies” dos tentilhões de Darwin se cruzam entre si e dão descendentes férteis. Confundiram variedades com espécies. A mariposa Biston betularia está sendo contestada, e a resistência de bactérias ou outros seres vivos são exemplos frágeis.

    7. O coordenador do Projeto Genoma Humano é criacionista.
    O Dr. Francis Collins, afirma com todas as letras, que o genoma humano, sempre foi conhecido por Deus, pois é o seu Criador, e codificador desta enciclopédia informativa, o nosso DNA. No princípio Deus. Nada dos “zilhões” de anos que o propagandista evolucionista Richard Dawkins precisa para aplicar o seu relojoeiro cego que nunca fez coisa nenhuma. No princípio a cegueira evolutiva…? e tem mais ainda…

    Thumb up 5
    • Gleiton parabéns pelo seu comentário, pois concordo plenamente com você. Não tenho o mesmo poder de dissertação e nem o conhecimento que você demonstra ter mas procuro absorver ao máximo as informações à que tenho acesso.
      Quero deixar claro que não sou contra a ciência, nem contra os céticos e ateus, mas o que me chateia são alguns comentários claramente tendenciosos e preconceituosos que surgem em matérias de cunho religioso. Não estou falando apenas dos cristãos dos quais faço parte, mas de todo segmento que professa algum a crença de âmbito espiritual.
      Tenho para mim que todo debate é bom, principalmente para abrirmos nossas mentes para o conhecimento didático como para as opiniões diversas, só acho que devemos respeitar as crenças de cada um, mesmo que não sejam coerentes com as nossas. Um abraço meu irmão, e fique na paz.

      Thumb up 3
  23. NEM LI ISSO PQ NÃO FAZ SENTIDO ESSA MATERIA… É O MESMO QUE DIZER Q JESUS NÃO EXISTIU E Q A BIBLIA FOI INVENTADA

    Thumb up 3
    • hummmm…Você foi irônico, sarcástico ou está falando o que realmente acha?

      Thumb up 8
    • O pior cego é aquele que não quer ver…

      Thumb up 9
    • A Bíblia não foi inventada, mas foi muito adulterada atgravés dos tempos e através dos seus autores.

      Quanto a Deus… ninguém sabe.
      Mas eu falo com ele e por vezes ele ouve-me… e agora?

      Thumb up 6
    • Denominei meu subconsciente de Deus. Conscientemente falo com ele e ele me ouve. Na maioria das vezes, nem percebo que estou sendo dirigido para algum lugar que não quero ir e depois, alguma acontece onde não passei e daí vejo que fui guiado pelo subconsciente que o denominei por Deus…. e agora?

      Thumb up 7
    • CARO IRMÃO,DEUS ESTA DENTRO DA CADA UM!!!!!UM DIA ALGUÉM FALOU VÓS SOIS DEUSES.Abraços

      Thumb up 4
    • De que modo você afirma isso? De modo filosófico?
      Você cita os Salmos, quer dizer que você seria cristão. Como usa a palavra de Jesus para basear sua afirmação, neste caso você acredita que o Cristo seria Jesus. Certo?

      Baseado em que você afirma que um deus está dentor de nós?

      Eu posso vir aqui e dizer que Ahura Mazda está dentro de nós e não o seu deus, Jeová. (acreditando que seja ele a quem você se refere.)

      Thumb up 0
    • Quando os Salmos foram escritos? Quando foi que nasceu Jesus, o Cristo?
      Que é ser cristão? Que mandamentos são determinados à um cristão?

      Thumb up 1
    • P/ Ezio Jose

      “Quando os Salmos foram escritos?”
      - Entre 1400 a.C e 400 a.C, aproximadamente.

      “Quando foi que nasceu Jesus, o Cristo?”
      - Ninguém sabe. Especulam que foi entre 10 a.C e 4 a.C, isso, caso ele realmente tenha existido. As provas de suas existência são fragéis e dubias, assim com os da existência de Sócrates e o Buda Sidarta Gautama.

      “Que é ser cristão?”
      - É acreditar em um messias, enviado por um deus. Algusn crêm que foi Jesus, outros que foram outros e outros que ainda o Messias está por vir.

      “Que mandamentos são determinados à um cristão?”
      - Depende de cada religião e vertente. No caso do Cristianismo, seria seguir a Cristo e seus ensinamentos, assim como seu deus. Nos casos do catolicismo e Protestantismo, seria seria obedecer ao Cristo Jesus.

      Thumb up 1
    • A perguntas foram propositais. E foram bem respondidas sendo a última com um pouco de uso do sabonete.(rs)
      Mas para todos os efeitos, Jesus recebeu Cristo (Espirito Santo) após o Batismo realizado por João. Muitos outros Avatares receberam Cristo no decurso da história das religiões. Cada um colocou o nome que achou correto na cultura da época vigente.
      Hoje esses conceitos estão todos avacalhados pela usura, pela ignorância e demando comercial.

      Thumb up 1
    • Então também não poste comentários sem sentido…

      Thumb up 22
    • Fatality!

      Thumb up 11
    • Mas tem gente que não pode deixar passar desapercebida a ignorância que acompanha sem atestá-la.

      Thumb up 3
    • Eu n-ã-o entendo como essas postagens sem relação com o assunto passam e as que escrevo comentando os artigos ficam dias aguardando… tsss

      Thumb up 4
    • Eu posto porque sei que tem gente (a minoria) que também prefere não gastar o tempo lendo suposições, ainda mais sobre um livro tão sagrado como a bíblia. Se você achou que o meu comentário foi sem sentido, então guarde pra você. Porque esse tipo de ignorância me entristece.

      Thumb up 2
    • Não me interprete mal mas… a ignorância está do seu lado ao não aceitar que outros tenham pontos de vista diferentes do seu.
      E julgo que a sua ignorância é das mais graves pois baseia-se na preguiça de ler, de pesquisar. Prefere ficar no conforto da sua ilusão em vez de explorar novos conhecimentos.

      Para si é uma suposição tuda esta tentativa de explicar algo como a religião, Deus e seres divinos.

      Suponho então que esses seres, Deus e tudo o que a religião nos trás é uma certeza.

      Mas, que estranho, as certezas costumas ter provas físicas. Onde estão elas?

      O seu comentário não foi sem sentido. A sua forma de pensar é que é um pouco… antiquada para uma jovem do século XXI.

      Thumb up 9
    • Desde onde é regra a certeza ter prova científica? Uma coisa você também não percebe e acaba sendo enganado. Você foi doutrinado por cientistas. Você fala em buscar o sentido nas coisas pesquisando, etc, mas quem no mundo pode garantir que a ciência é totalmente a resposta para tudo??? assim como você pode dizer que alguém é marionete por acreditar em algo, você também está sendo, pois o pior, você acredita em homens falhos.

      Thumb up 4
    • Te peço também que não me leve a mal, mas eu adoro pesquisar, ler, aprender e não estou à toa. Assim você me ofende.

      Bom, depois de tanta discussão, resolvi terminar o que tinha começado a ler e realmente você sabe quem é esse Michael Raduga? Ele acha que tudo é fruto do sonho lúcido! Leia os experimentos dele. Na verdade, o sonho lúcido não é você criar uma suposta “realidade” nos seus sonhos, é você apenas estar ciente do que esta fazendo! Eu ja tive experiências com sonhos lúcidos, ja fiz exercícios para ter esses sonhos, o último que pratiquei foi o MILD, é o mais eficiente pra mim. E o método Tholey eu tentei mas não quis mais porque era muito chato ter que lembrar de repetir as dúvidas e imaginar que tudo era um sonho. Mas depois de uns 3 meses eu parei. Tive poucas experiências porque é difícil se lembrar dos sonhos.

      Bom, e por experiência própria e muitas pesquisas eu sei que sonhos lúcidos não fazem você ter alucinações, é difícil distinguir, mas não impossível.

      E tem outra, não aceito que as visões bíblicas foram sonhos lúcidos espontâneos, porque é impossível uma coisa dessas. Ninguém tem sonhos lúcidos espontâneos. É um tipo de sonho tão trabalhado… e tem gente que tem naturalmente, mas nunca espontaneamente.

      Thumb up 4
    • Não briguem moças. Vocês duas são bonitas e inteligentes.

      Thumb up 4
    • Não é briga, realmente eu deveria ter explicado o porque de eu não querer ter terminado de ler. Mas agora que eu já expliquei, espero que possam entender.

      Thumb up 5
    • então está bem, mantenha sempre esse belo sorriso no rosto e nunca deixe de acreditar naquilo que faz você se sentir bem. ;)

      Thumb up 5
  24. Eu não acredito nem um pouco na bíblia , sinceramente . Eu acredito que nela houve modificações dos homens , da propria igreja . Como eu vou acreditar em uma coisa nem nexo … ( Na MINHA humilde opinião ) . Mas isso não me impede de acreditar em “Deus” não o “Deus” todo poderoso , bondoso de todos acredito no MEU Deus . Mas não julgo , e quem sou eu para julgar os que não acreditam , eu também já fui cética , cada um acredita no que lhe convém . Eu me sinto bem acreditando que há uma força maior.

    Thumb up 7
    • Parabéns pelo comentário.Eu lhe pergunto..SE EXISTE UM LIVRO SAGRADO ESCRITO PELO SENHOR CRIADOR DO UNIVERSO E O MESMO FOI MANIPULADO À MODA DA CASA, COMO QUERER ACREDITAR EM ALGO QUE OS HOMENS MUDARAM A SEU $$$$ INTERESSE $$$$.Jesus em muitas de sua falas já disse NINGUÉM JAMAIS VIU O PAI.Abraços

      Thumb up 2
    • Completando, Jesus também disse: … senão a mim!
      E ainda: Eu e o Pai somos UM! Quem vê a mim vê ao Pai.

      Portanto, para quem entende e acredita, um pingo é letra.

      Thumb up 2
    • Jess.

      Exercer o ceticismo e a lógica é bastante saudável. Tenho feito isso nos últimos anos e é difícil chegar a uma conclusão sobre a presença de um Deus que te ouve. Mas quanto a sua existência, basta olhar ao redor. Somos inescusáveis através das coisas criadas e que se veem.

      Tenho formação acadêmica em áreas da saúde com mestrado em biociências (biotecnologia – microbiologia) e foi esse conhecimento que proporcionou a certeza de um Criador da vida.

      Thumb up 4
  25. a palavra “anjo” deriva do latim, angelu, e do grego, ángelos (αγγελωυ), com o significado de mensageiro. É muito comum usar-se a expressão “oh, fulano é um anjo”, significando que tal pessoa traz boas notícias. Entretanto, anjo mesmo (no sentido que empregamos atualmente) era chamado de “Daimon” (δαιμωυ) pelos gregos, que foi adequadamente corrompido para “demônios” pelos autores canônicos. Ôpa! Interessante, não é mesmo?

    Fonte: http://ceticismo.wordpress.com/religiao/os-anjos-para-que-servem/

    Thumb up 4
    • Anjos que continuaram a serviço do Criador = anjos.
      Anjos que decidiram não servi-Lo, nem aceitaram Seu perdão = demônios.

      Thumb up 3
  26. Hércules filho de Zeus com Alcmena (uma mortal), Anfitrião (marido de Alcmena) estava na guerra dos sete chefes e Zeus se transformou em Anfitrião para seduzir Alcmena dessa união nasceu Hércules, mas Hércules como era filho de uma mortal também era um mortal, Zeus queria tanto que Hércules fosse imortal que pediu para Hermes que fizesse com que Hércules bebesse do peito de Hera e assim Hermes fez, aproveitou o momento em que a deusa dormia e colocou o bebe em seu colo, Hércules começou a beber como o planejado, mas depois de um tempo ele começou a beber com tanta violência que mesmo depois de ter acabado de beber o leite continuou correndo e ao cair na terra o leite se transformou na flor-de-lis, mas Hércules não bebeu o suficiente assim ficando apenas com a força de um deus.
    Hércules desde pequeno era perseguido por Hera, quando ainda era um bebe Hera enviou cobras para mata-lo, mas por ser um semi-deus Hércules pegou as cobras com as próprias mãos e as estrangulou, mas Hera alguns anos depois enviou mais uma serpente, só que dessa vez o alvo era Alcmena, assim facilmente matando-a, Hércules se casou com Mégara e com ela teve dois filhos, um dia Hércules foi tomado por uma loucura causada por Hera e acabou matando seus filhos e esposa, assim sentido-se culpado, Hércules foi até Delfos consultar o Oráculo, que o disse para ele ser escravo de seu primo Eristeu por 12 anos que ele encontraria o perdão, Eristeu era simpatizante de Hera e dela recebeu a idéia de 12 trabalhos muito perigosos, para dar a Hércules na esperança de mata-lo, mas não foi o acontecido.
    Depois de Hércules se libertar de Eristeu ele se apaixona por Lole e recebe de Dejanira, como presente de núpcias, uma tunica toda ensanguentada, ele põe, mas ele começa a sentir fortes dores e a túnica estava grudada em seu corpo, penetrando cada vez mais em seu corpo, Hércules não aguenta mais a dor e se joga numa fogueira, mas não acontece nada, então Hércules da seu incrivel arco e flechas para um jovem chamado Filoctédes e pede desesperado que o mate, o jovem atende o recado, Hércules vai para o Olimpo onde seu pai o torna imortal.

    Thumb up 1
  27. O mundo está repleto de fenomenos. Para entender estes fenomenos, formulamos explicações que nos parecem fazer sentido.

    A semelhança entre a ciencia e a religião é que amas hipóteses tem grandes chances de estarem erradas.

    A diferença entre a ciencia e a religião é que a ciencia considera a possibilidade das hipóteses estarem erradas. A ciencia fica buscando e comparando formas alternativas de explicar os fenomenos, colocando sempre as teorias a prova.

    Enquanto isso, a religião se auto-nomeia detentora da verdade absoluta, cujas hipóteses não devem ser nunca contestadas ou postas a prova.

    E é por isso que eu prefiro a ciencia e acho religião uma besteira.

    A verdade é que ninguém conhece a verdade.

    E as mulheres cristãs, favor ficarem quietas. Todos sabem qual o papel da mulher segundo a Biblia. Leiam as Cartas dos Apóstolos para entender e então vão lavar roupa e cuidar das crianças e parem de envergonhar os homens cristãos.

    Thumb up 3
    • Não é nada prudente dizer que quem pertence a uma religião é uma besta e só anda fazendo besteiras(assim eu entendi).Se você leu os comentários, temos aqui muitos religiosos desde cristãos a budistas.Respeito seu posicionamento e acredito que os demais também gostam de respeito.

      Thumb up 2
    • Mas aí é que está caro amigo, você pode sim estudar a ciência com a religião. A religião de Cristo nunca te disse que você não pode aprofundar nos estudos das coisas do mundo. Isso é uma mentira desumana que foi criada por certas pessoas. Mentira totalmente absurda com o intúito de denegrir a religião.

      Thumb up 2
    • Marcelo.

      Foi muito feio você tentar imputar à Bíblia uma visão machista.
      À época e conceitos patriarcais em que foi escrita, este livro possui os primeiros ensinos que trazem respeito às mulheres. Ou as mulheres não ficam felizes em saber a Bíblia condena aos homens que desejam traí-las?

      Thumb up 3
    • Muuuuuuuuuuuuuuuuuuito respeito têm a bíblia para com as mulheres.
      Fora para com homosexuais, escravos…

      Gênesis 3:16 – E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

      Levítico12:2-8 – Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.

      Deuteronômio22:20-21 – Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.

      Eclesiastes7:26 – E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.

      Eclesiástico42:14 – Um homem mau vale mais que uma mulher que (vos) faz bem, mas que se torna causa de vergonha e de confusão.

      1Coríntios11:3 – Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.

      Coríntios14:34-35 – Permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.

      Efésios5:22-24 – Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

      Timóteo2:11-13 – A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.

      Timóteo2:14 – E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.

      Pedro3:7 – Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

      Thumb up 0
    • Everton

      eu acredito que a biblia seja um pouco machista porque foi escrita por homens … mais não é pura maldade
      o homem tbm tem suas obrigações perante a mulher

      a lei do velho testamento seria tipo aquele ditado, “olho por olho e dente por dente”
      isso é claro no antigo testamento
      então Deus permitia vc mesmo fazer o pecador sofrer as consequancias
      isso acaba depois que Jesus morre na cruz
      mais vc ganharia o direito de matar sua esposa no caso de traição …
      era a lei da epoca nas proprias cidades

      porque na biblia tbm diz que agente deve seguir as leis do estado … e isso é biblico
      não seguir a leis do sitema onde vc vive tbm é pecado

      um exemplo
      da mesma forma que matar é pecado
      matar um inimigo em caso de guerra não é pacado

      a propria biblia justifica essa insanidade toda no velho testamento …
      tente ler ela toda cara

      Thumb up 0
    • Everton.
      Você é homossexual? Pergunto, mas não precisa responder aqui, pois a maior parte da argumentação em defesa do amor à mulher apresentado por Deus se baseia no relacionamento hetero. Talvez você não tenha vivência para a compreensão.

      Você gostaria que eu te desse a contextualização de cada versículo que citaste? Podemos agendar isso (eu não sou teólogo, nem pastor).

      A mulher possui um raciocínio muito superior ao homem. No entanto, a responsabilidade das decisões recaem sobre o homem. Para isso, o homem instruido por Deus e que sabe o que é melhor para sua casa, especialmente esposa, não pode ser omisso para não se submeter à manipulação cognitiva inconsciente das mulheres. Elas não fazem por maldade, fazem porque são ansiosas e nós somos lerdos. Não é assim? :)

      As mulheres de hoje, finalmente se veem livres dos homens que as submetiam a diversos tipos de horrores. Mas, francamente, o que elas desejam é um amor de verdade. Um homem que ama a sua esposa, sabe instruí-la neste amor (sabemos a quase totalidade dos homens não o sabem… seu pai soube?).

      A Bíblia, para quem sabe compreender o que seu Autor quis ensinar (e não somente o que letra registrada por homens falhos quis dizer), claramente ensina que os homens devem amar suas mulheres e até morrer por elas.

      Thumb up 2
    • Não sou homosexual, tenho amigos homosexuais, e se eu fosse não teria nenhum problema em afirmar.
      Enfim…
      Você acredita mesmo nisso tudo que você escreveu? Você acredita realmente nessas diferenças psicologicas e intelectuais entre homens e mulheres?
      Você quer contextualizar as partes da bíblia que lhe interessam e levar ao pé da letra outras de interesse maior ainda.
      A Bíblia é um monte de retalhos de lendas e religiões antigas, cheia de misoginia, preconceito e justificativas para genocidios.

      “claramente ensina que os homens devem amar suas mulheres e até morrer por elas.”

      Também ensina que elas devem ficar caladas, serem submissas, apedrejadas e se forem violentadas a casar com seu estuprador.

      Thumb up 0
    • Quem usa a Bíblia como regra de vida atualmente? Não são os cristãos, especialmente os protestantes?

      E como eles tratam suas mulheres? Por acaso não seria com amor e fidelidade? Ou seria com esta visão embassada que tu sugeres?

      Pergunte as esposas de cristãos sinceros e saberás como a Bíblia ensina.

      Thumb up 0
  28. Não que eu seja uma religiosa querendo contestar isso , muito pelo contrario , mais essa materia n esplica quase nada do que se passa na biblia , muito fraca .

    Thumb up 9
    • Ela – a matéria – não eXplica quase nada do que se passa na bíblia porque o intuito é de falar de ‘anjos’ e possíveis ‘viajens’ dos relatos sobre eles. Somente isso… Claro que depois os comentários viajam pela timeline do livro, dito sacro por alguns, e até eu já mencionei Hércules.
      Agora, se você não é uma “religiosa querendo contestar isso, muito pelo contrário” seria você uma “atéia não querendo contestar nada” ?

      Thumb up 2
    • Mas a matéria não está reproduzindo textos da bíblia! Está fazendo referências à alguns fatos bíblicos e expondo os resultados de uma pesquisa científica diante dos fatos que citaram.

      Thumb up 4
  29. Sempre houve e sempre haverá críticos questionando os textos Bíblicos.Porém poucos são aqueles que estão dispostos a discutir seriamente os acontecimentos descritos na Bíblia, os métodos e as ferramentas são os mais variados possíveis,no artigo não se menciona a Arqueologia,a Teologia dentre outras essenciais para a compreensão e interpretação dos acontecimentos Bíblicos.E esqueceram de explicar a diferença entre Visão e Sonho que ocorrem de maneira diferentes e processos separados.

    Thumb up 6
    • Quando uma pessoa sonha tem visões. São imagens criadas no cérebro porque se não fosse não poderiam descrevê-las.
      São fatos implícitos entre o consciente e o subconsciente.

      Thumb up 5
    • A diferença básica entre sonhos e visões é que esta ocorre na maioria das vezes ocorre quando o individuo está acordado nos seus afazeres do dia a dia, enquanto que os sonhos surgem durante o sono, fruto das mais variadas informações armazenadas pelo cérebro,seja descarregado pelo subconsciente ou os últimos acontecimentos ocorridos na vida do individuo que lhe causaram impacto.

      Thumb up 5
  30. Não é de hoje que surgem críticos questionando os textos Bíblicos, sempre houve e sempre haverá.Os métodos e ferramentas utilizados são os mais variados possíveis, o que posso perceber na maioria dessas “pequisas” é que poucos estão interessados em discutir seriamente os registros bíblicos.Não menciona ferramentas principais para analise dos acontecimentos descritos na Bíblia como a Arqueologia e a Teologia dentre outras. Como dar crédito a isto?

    Thumb up 5
    • Cite, um fato ciêntifico, arqueológico, que a Bíblia registra de forma correta, assim como um estudo sério, feito por uma entidade séria, com provas irrefutafeis, concretas e definitivas da existência de Jesus, Noé e sua Arca, Adão e Eva, Uma serpente falante, Anjos, ou outro de sua escolha, que ai poderemos fazer um parelelo e tentar dar crédito a seu livro sagrado ao invés dessa reportagem sobre um experimento de um especialista em viagens extra-corpóreas.

      Thumb up 1
    • Não sei onde vc quer chegar,não mencionei “Provas irrefutáveis” nem tampouco estou insinuando que a reportagem deva ser totalmente descartada, se esta foi a impressão deixada,faço a correção agora. Apenas digo que o artigo acima não é a ultima palavra no assunto e existem outras fontes para pesquisas e estudo.Quanto a sua solicitação respondo dentre alguns dias.

      Thumb up 3
  31. engraçado, essas visões delirantes só aconteciam no passado,
    pq não acontece agora?

    Thumb up 6
    • http : // g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/09/advogado-reune-milhares-em-igreja-no-rj-para-recados-de-nossa-senhora.html

      Thumb up 7
    • Acontecem sim. As que não dão ibope são descartadas.

      Thumb up 3
  32. Tenho muita pena do homem que so acredita no que a Ciencia pode provar , isso pra mim nao é sinal de superioridade nem de inteligencia , mas sim de fraqueza..apenas quem é muito forte pode acreditar no que nao esta diante dos seus olhos..

    Thumb up 15
    • Descordo. A fraqueza está em acreditar e seguir cegamente o que outros pregam. Todo religioso fanático é digno de pena porque segue seu pastor como ovelha de rebanho, entrega seu dinheiro e sua vida a um explorador, que usa da fé com fim comercial.
      A força está em quem acredita em si mesmo, na sua capacidade, e não em quem reza por sorte em sua vida.

      Thumb up 31
    • Caro amigo, infelizmente, por causa de alguns fanáticos, você tem esta visão errada do cristianismo. Infelizmente. Em TODOS os lugares vai existir o “joio e o trigo” (E ISSO É UMA EXPRESSÃO BÍBLICA!). Esses jargões que você aprendeu não tem base alguma. Acreditamos em Deus e no poder que Ele tem de dar sonhos e visões especiais como também devemos cultivar o altruísmo e a auto-estima.

      Thumb up 5
    • Eu conheço o cristianismo, segundo o catolicismo e segundo o espiritismo, e na minha opinião é a história de Jesus uma das mais belas que já conheci. Eu prefiri seguir o budismo, é mais científico, mas nunca me postei contra o cristianismo, só contra os preceitos religiosos dos quais não gosto.

      Thumb up 9
    • Descordo. Deve existir um equilíbrio.

      Thumb up 15
    • dessa vez eu concordo.

      Thumb up 9
    • Concordo com o adjetivo “fanático” que você usou quando alguém segue cegamente seu pastor ao invés de seguir a Deus.
      Mas não concordo com a forma generalizada com a qual você comentou.
      Nem todo pastor é explorador como vergonhosamente aparece em algumas religiões por ai, e o dízimo é o dinheiro que você emprega para obras da igreja, e não para pastores, eles sobrevivem sim do dinheiro, mas é apenas o necessário.

      Thumb up 4
    • Isso isso, me referi de fato ao fanatismo. Eu conheço religiosos, tanto católicos, crentes, que são pessoas sensatas, com visão.

      Thumb up 9
    • concordo com o jonatas
      e mesmo que acredite em Deus (o que é o meu caso)
      estude por si só … ou em reuniões fora de igrejas e sem fins lucrativos
      porque Jesus mesmo disse que a igreja são as pessoas … e não aquele prédio puro luxo

      Deus vai te dar o que vc precisa … não o que vc quer
      o que vc quer vai ter que sair do seu trabalho duro … e só depende de vc mesmo

      Thumb up 10
    • Vou usar a propria visão do religioso, porque alguem que criou o mundo precisaria de edificações luxuosas e dízimos? pode encontra-lo em qualquer lugar, na sombra de uma arvore ou em casa, só precisa “sintonizar”

      Thumb up 6
    • AGORA VEJO QUE VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO A ENTENDER DE QUE FORMA ENCONTRAMOS JESUS; OS VERDADEIROS ADORADORES O ADORAM EM ESPÍRITO E EM VERDADE. ELE NÃO PRECISA E NEM TE OBRIGA A NADA; NÃO DEPENDE DE INVENÇÕES DE HOMEM ALGUM; PORQUE TUDO QUE EXISTE; SUBSISTE SÓMENTE PELO PODER DE SUA PALAVRA.

      Thumb up 5
    • E o mesmo Jesus fundou a igreja primitiva. “E sobre esta pedra (se referindo a Ele mesmo) edificarei a minha igreja”. Tem muita gente que vê falcatrua em igrejas ou se decepciona, aí acaba pendendo para o argumento de que não precisamos de igreja mais.

      Thumb up 3
    • - “Pedro! Tu és uma pedra e em ti edificarei a minha Igreja”. Se procurar na bíblia original em hebraico não encontao esse versículo que foi introduzido quando da fundação da igreja de Roma.

      Thumb up 2
    • Sr.Ézio,
      Desculpe corrigi-lo, mas os originais no NT foram escritos em Grego e não em Hebraico…

      Thumb up 3
    • Gleiton e se essas palavras (a terem de facto existido) forem uma metáfora?
      Ou seja Ele, como pedra, significa que ele seria o primeiro de um grupo de pessoas que se reuniria à volta de uma forma de agir e pensar e não querendo referir-se à construção de algo material.

      Thumb up 1
    • Nem todo religioso é fanatico , essa idéia é no minimo ignorante ..E eu nao religiosa , sou Crista..é muito diferente uma coisa da outra ,nao frequento igreja ,mas acredito que a Biblia é a Palavra de Deus ..eu ja presenciei milagres em minha vida , entao nada ,nem ninguém pode desmentir o que eu vivi..

      Thumb up 7
    • Entendo que aquele que segue a Jesus,E TEM CONHECIMENTO DE DEUS E NÃO SÓMENTE DA BÍBLIA; não está fixado simplesmente naquilo que os crentes pregam, como v. pensa; mas está sempre em comunhão com O DONO DA PALAVRA. vive o que prega, não depende desse ou daquele para executar o que Ele determinou. DEUS DEIXOU O HOMEM LIVRE PARA ESCOLHER O CAMINHO A SEGUIR. PORTANTO SOMOS LIVRES. ALIENADO É AQUELE QUE É COAGIDO A EXECUTAR ALGO. LOGO ENTENDO QUE O AMOR DE DEUS SE REVELA AÍ; POIS NÃO OBRIGA NINGUÉM A FAZER A SUA VONTADE. O diabo veio sómente para matar, roubar e destruir e esta é sua função; e isso é o que assistimos todo o tempo nos noticiaŕios. Só tragédias; destruições e parece que é disso que o povo gosta. O que o povo quer é ser manipulado; e é o que a mídia faz. AFIRMO COM CERTEZA QUE TENHO CONHECIMWENTO DE DEUS; FAÇO A SUA VONTADE, SEM DEPENDER DE UM CENTAVO DE NINGUÉM. E DIGO COM CERTEZA; ESTE MUNDO É CARENTE DE DEUS; POR ISSO FICA PROCURANDO PROVAR A EXISTENCIA DE DELE PELA MANEIRA MAIS CONPLICADA; SENDO QUE JESUS É SIMPLES. FARISEUS HIPÓCRITAS; HONRAM- ME COM OS LÁBIOS MAS O CORAÇÃO, OU SEJA; SUAS INTENÇÕES; ESTÃO CHEIOS DE RAPINA E MALDADE. ISSO É DESTRIÇÃO.

      Thumb up 3
    • Severo, Como é que alguém tem conhecimento de Deus? Alguém conhece Deus ?
      Entende que a expressão “estar em comunhão com…” significa que a pessoa acordo com algo. Entendo que neste caso o sentido seja o de estar em sintonia. Mas essa tal comunhão é apenas resultado do seu bom senso. Se o senhor é uma pessoa de bem então é de bom senso não magoar os outros, não roubar, etc. Não é apenas por ser crente. Aliás, se assim fosse viveríamos numa sociedade algo cruel. Não está escrito na Bíblia “olho por olho, dente por dente”?
      Feita uma pequena pesquisa cheguei a esta explicação:
      “… estamos a falar da lei de talião (do latim = igual), segundo a qual o ofendido tinha direito a causar a quem o ofendesse um dano igual ao recebido. E não mais.” A formulação desta lei encontra-se no Livro deo Exodo (21, 23-25) e a sua revogação por Jesus no Evangelho de Mateus (5, 38-40).”
      (in http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090617163939AAER7JC)

      Ou seja, Deus admite a morte de quem matar (às mãos neste caso, de familiares). Será que por isso os crentes matam, ou pagam na mesma moeda aqueles que lhes fazem mal? NÃO. Não porque não é sensato (de bom senso).

      Por outro lado, se Deus nos deu a liberdade de seguirmos pelo nosso caminho, sem o impor, porque é que há castigos divinos e pecados? Afinal de contas todas essas acções são resultado do caminho que escolhemos.

      Quanto ao Diabo. Será que Deus não tem força suficiente para o derrotar? Ou será que a figura do Diabo não foi criada para justificar os castigos enviados por Deus ao Homem?.

      O senhor afirma que tem conhecimento de Deus porque faz a Sua vontade. Será que faz a Sua vontade ou a vontade dos homens (Papa, sacerdotes, padres, etc).
      Se o mundo procura provar a existência de Deus talvez no fundo queira de facto ter essa certeza, tal como um filho que foi abandonado por um pai, procura desesperadamente encontrá-lo.

      E reparo também que mais uma vez, com palavras “santas” se atacam e ofendem os que dizem não acreditar Nele ou fazem perguntas às quais alguns não sabem como responder.
      Palavras como: Fariseus, hipócrita, corações cheios de rapina, maldade.

      Mas não sei o que é “destrição”. Não a encontrei no dicionário de português. Será que nos pode dizer o que significa essa palavra ou é mais uma daquelas que vem escrita num texto religioso, que todos usam por ser uma palavra “bonita e cara” mas muitos poucos sabem o que significa.
      Dico à espera de explicação.

      Depois sou eu e os agnósticos, não crentes, etc que somos PRECONCEITUOSOS…

      Thumb up 0
    • Você está enganado! Se o próprio Cristo disse que haveriam pastores enganadores, lobos devoradores,isto significa que há crédito sim na palavra de Deus!

      Thumb up 3
    • “lobos devoradores”
      Eu detesto essas analogias com animais. Sinceramente…

      Thumb up 2
    • Você não generalizou, Jonata! Você afirmou que “todos religiosos FANÁTICOS”… Desta forma ficou claro que existem aqueles que não são FANÁTICOS, apesar de ser um número bem insignificante.
      Uma lição que Jesus deixou sobre Templos foi quando Ele passava de fronte o Grande Templo e disse: “Derrubai ESTE Templo e em três dias eu O levantarei”. Após Sua Crucificação,ao terceiro dia, dizem que ele ressucitou dos mortos.
      Esse trecho da bíblia têm várias versões que cada apóstolo que escreveu fez de sua maneira e interpretação. Comparando todos eles podemos ver discrepância nos relatos reais dos fatos.

      Thumb up 3
    • Jonatas.
      Você anda assistindo muita TV.

      Então você acha que o cristianismo, em especial o protestante, se resume ao dinheiro?

      Você só está repetindo o que houve por aí. Que tal uma experiência própria? Não és um homem da ciência? Deus aceitou Tomé, Ele não o recriminou. Pede para Ele te mostrar.

      Thumb up 1
    • Está enga-nado em tudo, amigo, praticamente nunca assisto televisão e já frequentei igrejas, porque achas que me afastei tanto da religião? desculpe, seres pensantes não podem ser manipulados. Existe coisa boa na bíblia e muito melhores ainda nos ensinamentos de Jesus, mas nada muda o fato da bíblia ser só um livro antigo e controverso e Jesus ter sido apenas um homem bem sábio, talvez iluminado de fato, mas provas, não existe nenhuma.

      Thumb up 0
    • Não, obrigado. Tenho tudo que preciso no Budismo. Se existe Deus, mais cedo ou mais tarde conversaremos, estou tranquilo.

      Thumb up 0
    • Ao menos continue procurando-O fora de ti. E quando encontrá-Lo, convide-O então, para fazer morada em ti. Deus não está naturalmente dentro de nós, mas se manifesta através de nós a partir de um convite (liberdade e justiça), especialmente quando amamos ao próximo.

      Thumb up 4
    • Tipo…O Saci Pererê?
      No que se baseia a sua “teoria” de que quem CRÊ na ciência É ou NÃO superior ou inteligente?

      PS.: Não existe ‘crença’ na ciência. Crença é para pseudo-ciências e religiões. Você têm ciência disso? ;)

      Thumb up 5
    • Mas você se esquece que os maiores proselitos que existem são os cientistas darwinianos, querendo a todo custo fazer com que você creia no que eles disserem. E ái de você se descordar.

      Thumb up 3
    • Eu também, embora com algumas reservas.
      No entanto acho essencial que TODOS procurem resposta na natureza (física, química, astronomia, psicologia, etc).
      As respostas podem estar lá.

      Mas confesso que tenho muita pena dos que se agarram APENAS à religião como meio de resolver os seus problemas e de explicar aquilo que para eles não tem explicação.

      Esses são os pobres de alma. Esses são os que têm medo de encarar a realidade.
      A culpa não é deles enquanto jovens pois a educação é-lhes dada. A culpa é deles quando em adultos, vivendo em aglomerados populacionais desenvolvidos e com os meios à sua disposição, preferem continuar no seu mundinho.

      Thumb up 10
    • Fernando,

      sou sua mais nova fã rsrs

      Thumb up 4
    • Falou tudo. Perfect.

      Thumb up 4
    • que isso, cara!!! como você faz um comentário assim!!! não tem muita base não. este comentário tendencioso discrimina a religião como a culpada pela pobreza, e todo atraso que pode haver no universo. absurdo. Mas é normal o homem colocar culpa em outras coisas para desculpar seus próprios erros. talvez nosso orgulho e egoismo em querer ser independentes é que são culpados pela essa miséria em que vive este mundo.

      Thumb up 3
    • Não tenha dúvida nenhuma que o mal deste Mundo é a religião.
      A maioria das guerras acontecem por causa dela.

      A intolerância das várias religiões face a outras fomentou as guerras com a finalidade de dizimar.
      A religião Muçulmana, por exemplo, diz que apenas ela é pura. Todos os que não são muçulmanos são impuros.

      Essa religião não tolera outras dentro do seu espaço.

      A Religião Cristã tem na sua história as Cruzadas e a Inquisição. A vergonha das vergonhas para uma entidade que se diz de amor e paz.

      A Igreja vive no luxo e opulência, prega a igualdade o amor e os bons costumes e no entanto não contribui de forma efectiva contra a fome no mundo. Em vez disso, por exemplo, prefere construir em Portugal, no Santuário de Fátima, uma igreja que custou 70 milhões de euros.
      O Papa fecha os olhos à pedofilia dentro da Igreja.

      Podia dar muitos mais exemplos da hipocrisia que a Igreja (instituição) representa. Mas infelizmente os seus seguidores preferem fechar os olhos e seguir em frente, desculpando os padres pedófilos porque, “devemos ser cristãos e perdoar”.

      Thumb up 5
    • Geralmente cncordo contigo, mas dessa vez não poderá ser totalmente. O grande mau do mundo é a intolerância, o preconceito, a soberba e a ganância, e essas coisas são características humanas. Podem e vimos sim vir de religiosos, mas também vimos vir de governos, de reis, de presidentes, e de cientistas, porque todos são humanos.

      Thumb up 8
    • Certo Janatas, mas isso se estiver distribuído por várias pessoas, diluí-se e acaba por não ter muito efeito. Acredito que o Homem, individualmente, é bom. Em grupo tende a alterar a sua maneira de ser de forma a ser aceite nesse grupo.

      A Igreja e outras religiões (não todas, evidentemente), aglutinam todos esses predicados e quando agem…

      Thumb up 4
    • continuo achando sua opinião preconceituosa. O problema está no homem.

      Thumb up 0
    • Fernando.

      Quem te disse que foram os cristãos que realizaram as Cruzadas?

      Imagino que você tenha a capacidade de dissernir sobre tua afirmação. Você não precisa recorrer ao que os livros de história dizem.

      Thumb up 2
    • Gleiton, claro que o problema está no Homem.
      Acontece que a Igreja (instituição) é feita e constituída por Homens.

      Garanto-lhe que não é preconceito. É mesmo desilusão por esta raça querer alterar uma ideologia bonita, baseada na paz entre todos.
      Mas o Homem, com a sua ganância e “necessidade” de se afirmar melhor que o próximo, deturpou e tem vindo a deturpar essas ideias e a enriquecer. Quem? A Igreja, claro está aquela que possui o maior tesouro do mundo e que não o reparte com os necessitados (não por mim, felizmente, mas por África, Ásia, e outro continente e países necessitados).
      Onde está aqui aquilo que eles apregoam?

      Afinal tem razão. Sou preconceituoso com a Igreja (instituição). Com algumas delas.

      Thumb up 0
    • aí sim, como cristão que sou concordo com você. Eu também fico frustado como você com estas instituições que falam uma coisa e fazem outras. Mas talvez, (não falo de vc por que vc falou que não é preconceito )mas há outras pessoas que por ver as instituições fazer merda por aí a bíblia cai em descredito. imagina se todas as igrejas cumprissem o que pregam? quantas pessoas não defenderiam, interessariam, e creriam no cristianismo! seria outra visão. Outra coisa, como cristão que sou creio que se Deus é Deus Ele não deixa que sua Palavra seja corrompida pelos pretensos representantes seus.
      abraços.

      Thumb up 1
    • existe essa fraqueza dos dois lados. acreditar em algo sem questionamentos é uma fraqueza. assumir algo porque pensa que sabe de todas as coisas tb é uma fraqueza.

      a força entao seria o autoconhecimento. entender que somos limitados e propensos a gostar e acreditar naquilo que nos é familiar. compreender seus defeitos e elimina-los. desejar todo tipo de conhecimento e buscar suas proprias provas. entao sua compreensao nao se limitará mais a ciencia ou a religiao.

      Thumb up 14
    • Agora sim, finalmente. Concordo completamente.

      Thumb up 9
    • RELIGIÃO NÃO SALVA NINGUÉM. O homem é livre para escolher o caminho. DEUS DISSE EIS QUE COLOCO DIANTE DE TI, O CAMINHO DA VIDA E O CAMINHO DA MORTE, em seguida ELE MESMO DIZ: ESCOLHE POIS; O CAMINHO DA VIDA. O AMOR DELE ESTÁ NISSO: EM QUE ELE NÃO TE OBRIGA A NADA. SE VOCÊ QUIZER SEGUÍ-LO OU NÃO. Não estou de maneira alguma tentando te convencer de nada, e muito menos dizer que sou dono da razão. MAS EU TE DIGO QUE; SERVIR A DEUS SIGUINIFICA, OLHAR PARA O POBRE E NECESSITADO; O ORFÃO A VIÚVA; AQUELE QUE NÃO TEM PERSPECTIVA ALGUMA. E fazer isso de forma consciente; ou seja por amor; sem esperar receber aplausos de ninguém.
      O mundo está virando um CAOS E VOCÊ SABE DISSO. As estatísticas mostram isso através dos noticiários. QUEM É QUE PROMOVE TODAS ESSAS COISAS?
      SERÁ QUE PRECISA SER MUITO INTELIGENTE PRA ENTENDER ISSO?

      Thumb up 4
  33. “já que a cultura ocidental oferece uma imagem bem estabelecida (asas, roupas brancas, auréolas)”
    Acho que a ilustração não é a melhor para ilustrar o texto.

    Thumb up 11
    • Exato.
      Foi ridículo eles terem usado esta idéia.

      Thumb up 0
  34. A única parte que incomoda é o velho problema de sempre. Se pessoas que seguem a Bíblia (ou estão nela) enxergam essas figuras quase mágicas, são anjos. Contudo, se um Shaman ou então alguém Umbanda por exemplo enxerga algo do tipo, os seguidores da Bíblia logo dizem que é o Mal se disfarçando, o Capeta ou até mesmo um anjo estagiário do Capeta. Se essas pessoas religiosas estudassem o funcionamento dos ARQUÉTIPOS, veriam que no fundo tudo é um coisa só, não tem como separar. Utnapishtim e Noé caracterizam um arquétipo e por isso a história se assemelha (o registro de dilúvio de Utnapishtim foi de no mínimo 1000 anos antes da Bíblia, através de um poema) e não dá pra dizer que um é certo e o outro errado. O arquétipo é como se fosse um modelo de carro, em cada história só mudam as cores e os acessórios. Há muito mais exemplo de equivalência: Lúcifer e Loki, Moisés e Sargão, Agamenão e Abraão e assim por diante. Recomendo assistir “The Hero With a Thousand Faces.” do Joseph Campbell.

    Thumb up 5
    • Talvez o que você não sabe é que esses ARQUÉTIPOS são, na verdade, inspirações de outras nações para os personagens bíblicos.

      Thumb up 3
  35. Eram aliens e o povo que não sabia nem o que era um planeta explicava as criaturas assim, como deuses e anjos.

    Thumb up 8
  36. Acho que a pesquiza não explica realmente todos os epísódios bíblicos envolvendo anjos, mas é um começo.Mas talves explique os episódios de hoje com profetinhas demais por aí…

    Thumb up 0
  37. O que ocorreu na história bíblica não foi um sonho e sim o fenômeno mediúnico de visão e aldição, isso pode ocorrer a qualquer hora do dia.
    Em relação ao sonho hesiste um fenômeno que se chama desdobramennto, é quando um indivídu-o dorme o preespírito sai do corpo e se encontra com outros e espiritos desencanados, sejam os da qui da terra e os que estão fora dela.

    Thumb up 0
    • Vixe!!!

      Thumb up 0
  38. A ciência está mais perto de descobrir como o Universo funciona do que como a mente humana funciona.
    Afirmar que esta ou aquela passagem bíblica foi um sonho lúcido é afirmar sem certeza de que tudo era ilusão, porque sonho lúcido consiste apenas em sonho no qual conseguimos conscientemente guiar os acontecimentos e criar os cenários, e não entrar em contato imediato com ETs e Anjos.
    O sonho vívido é pode sim explicar muita coisa, porque religiosos desejam tanto ver anjos e cristo que seu cérebro acaba criando esses contatos, isso é fato, isso se explica em sonho lúcido.
    Mas premonição, que já vi acontecer, EQMs e outros fenômenos, indicam que nosso cérebro tem sim capacidades de conexão extrassensorial. É o que eu acredito.

    Na questão religiosa

    A bíblia é um registro de mitos e acontecimentos daquela época, e sua veracidade histórica e científica é a mesma dos pergaminhos egípcios, gregos, chineses, entre outros. Anjos e Jesus são tão verídicos quanto Ninfas, Sátiros e Hércules.

    Thumb up 8
    • Caro Jonatas, leia bastante seus comentários e sem querer puxar pro seu lado são um dos melhores do blog. A sua afirmação de que a Bíblia se assemelha a outros escritos antigos, não concordo em parte: … A bíblia tem a maior quantidade de textos com profecias já cumpridas e que estão se cumprindo, e além disso é o mais antigo estrito da humanidade. ( não estou desrespeitando os outros escritos, apenas opinando que a Bíblia é mais confiável) … Abraço …

      Thumb up 5
    • “A bíblia tem a maior quantidade de textos com profecias já cumpridas e que estão se cumprindo”
      Cite uma de cada.

      “e além disso é o mais antigo estrito da humanidade”
      Errado de forma colossal. A bíblia ou textos “inspirados” começaram a ser escritos a cerca de 1.300 anos a.C. (há controversias) e a escrita já existe a cerca de 5500 anos (alguns dizem que sao 8.000 anos), a epopéia de Gilgamesh foi escrita a 2.600a.C.

      Thumb up 1
    • Não considero um livro confiável, vou falar porquê: O evangélio original foi escrito no dialeto dos apóstolos, depois traduzida para a linguagem latina, em roma, e usada para fins que batiam mais com os interesses econômicos dos romanos do que com a pureza dos ensinamentos de Jesus. Pessoalmente, vou confessar pra ti que o que menos gosto no cristianismo: são as imagens dos crucifixos, com Jesus pregado ali, que estão por todas as vendas e casas. Com que propósito essa imagem de sofrimento? A não… eu prefiro a paz que encontro no Budismo, eu sou um cara esquentado e impulsivo e só fico em paz no transe da meditação.

      Thumb up 5
    • Jonatas.
      Somente o catolicismo romano perdurou a idéia do cruxificado.
      O protestantismo apregoa essencialmente o Cristo ressurreto, base da fé cristã e a maior promessa para os homens: Vida eterna!

      Thumb up 4
    • Acho que sua opinião vai mais pelo preconceito que foi criado pelos religiosos(joio) em nós, e pela natureza humana de não acreditar e querer acreditar em um Deus superior a nós.

      Thumb up 2
    • Olha… Além de ‘achismo’ de o julgar preconceituoso sem sentido, o resto de seu comentário não entendi nada…
      Você acha que é da natureza humana ‘não acreditar’ e ‘acreditar’ em um deus (neste caso é minúsculo mesmo) superior a ‘nós’ ? Você foi auto-excludente de si mesmo na primeira pessoa???

      Thumb up 2
  39. CIENTISTAS VÃO SEMPRE CONTESTAR A PALAVRA DE DEUS. o TEXTO FALA DE ELIAS, MAS OQ DIZER DE LÓ? OQ DIZER SOBRE OQ ACONTECEU NO DIA QUE ANJOS FORAM BUSCAR LÓ E O TIRARAM ‘PELAS MÃOS’DAQUELA CIDADE?

    Thumb up 11
    • O que dizer disso tudo? eu digo o mesmo que digo de Hércules e seus doze trabalhos, de Jasão e os Argonautas, Do negrinho do pastoreiro, do Saci pererê. Tudo é mito, que só sobrevive das pessoas que acreditam.

      Thumb up 21
    • E o que vc me diz da morte? e o princípio? voce acredita mesmo que não existe um autor pra tudo isso? ou voce acredita mesmo em BIG-BANG? e o TEMPO e o ESPAÇO poderiam ser criados por explosões?lembre-se que as escrituras da Bíblia são sagradas, a prova disso é que elas nunca puderam ser destruídas. O seu verdadeiro autor que é espiriual esta vindo aí , prestar contas. Pense: Não seria uma infelicidade muito grande da raça humana, passar uma vida por essa terra e, depois simplesmente deixar de existir com a fatalidade da MORTE física? Mas Deus nos deixou uma saída. Creia nisso ok?

      Thumb up 3
    • Esse é o problema. Creia e pronto, porque gente que nem sabia que a terra girava ao redor do Sol escreveu num papel ou numa pedra e disse ser sagrado. Desculpe, sou racional. se um deus existir, descobriremos em pesquisa de campo, não em pergaminhos. O mundo evoluiu, e vocês falam como velhos do passado. Acordem, a religião precisa evoluir também, e cabe aos religiosos faserem isso. O passado se foi e não volta mais.

      Thumb up 7
    • CAro amigo. Se você ler a Bíblia verá que ela mesmo diz que o planeta Terra é rodondo. É claro que a ciência nunca irá provar a existência de Deus por dois motivos: 1 – o homem não quer acreditar. 2 – o homem e a ciência são falhos (nós nos achamos os bam,bam, bam). há tanta coisa para ser descoberta!!! a ciência não é Deus para responder tudo, se você confiar totalmente nela vai se decepcionar, e muito, a medida que aprofundar nos estudos. Sem falar nos erros que não são divulgados, como no caso da teoria da evolução. nós estamos evoluindo???? veja como está o mundo!!! estamos sim é involuindo. Podemos estar sim no campo da tecnologia e afins, mas e no campo moral? que é mais importante? o que rege nossas vidas? a ciência vai nos ajudar nisso? sou religioso e creio em Deus e sou pró-ativo! como já disse, cristianismo é pró-ativo, altruismo, evolução.

      Thumb up 3
    • É muito fácil adaptar os textos sagrados depois que foi descoberto que a Terra é esférica. Deve lembrares que a santa inquisição perseguia quem acreditasse que a Terra não era o centro do Universo.

      Thumb up 3
    • fácil adaptar os textos sagrados depois que foi descoberto que a Terra é esférica

      Thumb up 3
    • Falou como velhos do passado. O mundo hoje é outro. Se a religião não evoluir, acabará extinta.

      Thumb up 7
    • Não; é assim. Jesus não pregou religião alguma, me desculpe; mas você se equivocou. ELE DISSE: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO FOR POR MIM.

      Thumb up 3
    • Carlos, diga-me;
      Entre o Universo ter uma origem natural, uma conjugação de factores físicos e ou entre o Universo ter sido construído por uma entidade, qual lhe parece mais viável?
      Quem terá então criado essa entidade?
      Já sei que vai-me dizer que esse é um mistério de deus e do Universo e que Deus sempre existiu…

      O TEMPO é um conceito que criámos para orientar a nossa vida. O tempo é algo imaterial. O tempo não é mais do que o evoluir das coisas e que aprendemos a medir partindo de uma referencia… o nosso Sol.

      Não tenha dúvida que uma explosão cria um espaço. Imagine a explosão de uma bomba em que os estilhaços são os planetas, as galáxias, etc.
      O espaço (Universo) continua a expandir-se, tal como acontece numa explosão.

      Quem disse que a Bíblia é sagrada? O Homem Ocidental? Será que a Bíblia tem o mesmo significado para a religião Muçulmana?
      Foi o Homem que definiu o sagrado, não Deus.
      E porque diz que as escrituras nunca poderão ser destruídas. Aí sou ignorante porque nunca ouvi falar disso. Talvez nos (me) possa esclarecer melhor.

      O autor, que está vindo aí poderá ser um qualquer, certo? Porque, por exemplo, eu acho que quem vai chagar será uma civilização ET, aquela colocou na Terra Jesus Cristo. Nessa altura será que vão dizer que esses ETs são seres divinos?

      Acredito que depois da morte o nosso espírito (a que eu chamo energia) terá outra função. Voltar a preencher um corpo (porque o nosso corpo é apenas o instrumento material dessa energia).

      Estou convicto que muitos, milhões,vão ter uma surpresa e desilusão enorme quando morrerem.
      Afinal de conta as coisas não eram bem como imaginavam.

      Mas acredito em Deus porque para mim, Deus pode ser a aglutinação de TODA a energia Universal de todos os seres vivos do Universo. E essa sua energia, boa ou má, é a que regula o andamento da vida e fornece a força que cada um de nós necessita. Uns têm mais capacidades de a absorver e outros menos. Uns absorvem a boa energia e outros a má resultando daí pessoas com uma vida boa, estável e outras com uma vida miserável,

      Thumb up 3
    • Exatamente.Isso é o que você diz…Pra você não tem importância se é fato ou ficção de mentes bitoladas. Talvez porque a sobrevivência deles depende de pessoas como você, que nos faz estigar cada vez mais em acreditar no descreditado, fato que não pode ser comprovado e visto que a ciência poderia analisar outras questões que estão ao seu alcance e conhecimento e não nesta área, onde infelizmente é débil, por falta da crença.

      Thumb up 6
    • você já me conhece e sabe que minha posição não é contra Deus nem cristo, mas contra as más interpretações sobre eles. Eu acho que existe possibilidade de haver o criador, mas não se pode encontrar em testamentos antigos, mas sim numa jornada de autodescoberta, como o caminho ensinado no budismo. Eu não descarto a existência de deus, não sei se ele existe ou não, logo é uma descoberta que farei no meu tempo.

      Thumb up 7
    • Sim Jonatas, já li várias postagens suas e vejo que é bastante intelectual, mas isso só não basta para mim e para você.
      Nesta mesma sequência de postagem você fala o seguinte:
      “Creia e pronto, porque gente que nem sabia que a terra girava ao redor do Sol escreveu num papel ou numa pedra e disse ser sagrado”

      Veja:
      Jo 26:7 – “Ele estende os céus do norte sobre o espaço vazio; suspende a terra sobre o nada”.

      Olha só que interessante. Eles não eram tão ignorantes assim. Creio que ignorantes somos nós hoje.(Estou me incluindo)

      Thumb up 4
    • Resposta aguardando a bondade da equipe Hype…Obrigado por nos fazer esperar…

      Thumb up 5
    • Será que os católicos praticantes que aqui debatem este tema, sabem da existência do Livro de Enoque?
      Expliquem-me porque foi ele retirado dos textos originais da Bíblia? Talvez por fazer referencia a seres de outros paragens? Talvez por, de uma forma clara, fazer referencia a cruzamentos entre terrestres e filhos de deuses e isso ser complicado de explicar pela Igreja?

      Que dizer do acontecimento de Izequiel que subiu aos céus levado para o carro de fogo?

      Thumb up 6
    • Caro amigo, o livro de Enoque é aprócrifo, ou seja não foi um livro inspirado.

      Thumb up 3
    • Apócrifo não quer dizer que não foi um livro ‘inspirado’. Quer dizer que foi um pergaminho escrito que não atendeu aos interesses de Constantino e do Concílio de Nicéia.
      O livro de Enoque, assim como o de Maria Madalena e Judas não atenderam aos ideias políticos e financeiros do imperador Constatntino, recem convertido – também por interesses políticos – e simplesmente foram descartados.

      Thumb up 5
    • “Apócrifo não quer dizer que não foi um livro ‘inspirado”???!!! De onde você tirou isso? Para todas as coisas da vida devemos ter base no que dissermos.

      Thumb up 3
    • Se fosse um livro dito “inspirado”, Jesus o teria citado, como fez com as demais escrituras canônicas.

      Thumb up 5
    • Resumindo esta formidável explicação. Tudo continua e continuará sempre para pior.
      Ao ouvirmos uma pregação calorosa numa dessas milhares de igrejas ditas cristãs por aí e encontrarmos algo na própria bíblia que contradiz a pregação, logo nos dão uma surra, nos xingam de demoníaco e outras coisas bizarras.

      Thumb up 3
    • A palavra “apócrifo” tem origem na palavra grega apokrufov que significa algo “escondido”, “secreto”, “obscuro”, “de difícil compreensão”, e é aplicada a textos que têm sua autenticidade incerta ou a escritos cuja autoria é desconhecida ou questionada.

      Thumb up 4
    • Apócritos quer dizer Livros não Canônicos,ou seja, que não foi incluído no Canon Bíblico. Tem muito pouco a ver com Constantino pois não foi ele quem encerrou toda a Bíblia que temos hoje e sim a comunidade Judaica de Cristãos.Como foi mencionado, o objetivo o Imperador era apenas político para angariar a confiança dos cristãos que estava crescendo de forma considerável no império romano.Constantino jamais se tornou um cristão verdadeiramente.

      Thumb up 4
    • Sua descrição de Apócrito é boa, ela por si só explica bem o motivo pelo qual esses livros foram excluídos do Canon Bíblico.

      Thumb up 4
    • “Se fosse um livro dito “inspirado”, Jesus o teria citado, como fez com as demais escrituras canônicas.”

      Teria? A não ser que alguém com poder retirasse além dos apócrifos da lista de “inspirados”, também retirasse qualquer menção deles nos “inspirados”…

      Thumb up 2
    • A etimologia da palavra inspirado no grego, significa “soprado por Deus” grego: θεοπνευστος – Theopneutos. Daí o motivo de alguns livros não fazerem parte dos canônicos. Mas não deve ser descartado como livro histórico.

      Thumb up 3
    • E quem o retirou do conjunto onde estava inserido?

      Thumb up 3
    • Eles não foram excluídos por estarem inclusos, mas por não seguirem os mesmos procedimentos que os demais escritos Canônicos tiveram na sua elaboração.Quanto a quem foi o responsável pela reunião total de todos os escritos em só compêndio como temos hoje(A Bíblia) não tenho absoluta certeza,mas fortes evidências indicam que foi a comunidade judaica cristã compostas por Escribas,Rabinos e Eruditos nos Escritos Bíblicos da época.

      Thumb up 2
    • Fernando,

      Sou de família católica praticante mas não tenho muitas informações à respeito. (Eu sou cética e contestadora rs)
      Será que poderia compartilhar conosco? Na internet é possível encontrar informações, porém devido ao desconhecimento do assunto não é possível, para mim, julgar a imparcialidade ou não.

      Thumb up 4
    • Desculpe, refere-se a quê? Ao Livro de Enoque?

      Eu não sou especialista. Escrevo apenas a minha opinião, que vale o que vale. NADA.~No entanto…
      Se quiser o Livro de Enoque eu tenho-o em PDF.
      Basta enviar-me o seu mail para fjcramos@hotmail.com e eu envio-lhe o ficheiro.

      Thumb up 0
  40. Olá pessoal !
    Um Feliz 2012 a todos !
    Bem, não concordo com a pesquisa pois, pelo que entendí, os participantes seriam “induzidos” a sonhar com tal anjo – alguns conseguiram (ou dizem que conseguiram) outros não. É algo muito subjetivo na minha opinião, além do mais, no texto diz que “… Mas vale lembrar que muitos encontros com anjos, descritos nos livros religiosos, aconteceram durante o dia, o que sugere que poderiam não ser sonhos. ..”. Sendo assim, a pesquisa, para mim, não tem validade.
    Abraços

    Thumb up 12
    • Eu, de tanto pensar na Luiza Brunet, sonhei transando com ela.

      Thumb up 2
  41. Sempre será normal o homem querer provar todas as coisas através da ciência. Só que a ciência não pode responder todas as coisas. E isso é um fato. E será normal também, o homem não aceitar que existe um Deus acima de nós, pois essa crença envolve abnegação do EU e isso o homem não quer. Então terá várias pessoas dizendo aqui que acreditar em religião, em Deus, em anjos, etc, é uma fraqueza e blá, blá,blá… Já passei por situação semelhante e digo com todas as palavras que não foi nada do que foi dito no artigo. Já vi relatos de testemunhos religiosos muito mais para o real do que para sonhos ou outra coisa qualquer. Acho que tudo isso é aquela história de querer provar que Deus não existe. Somente.

    Thumb up 9
    • Sim, as pessoas muitas vezes preferem acreditar no que a ciencia “tenta” provar, do que o que já foi provado e “aprovado” nos ensinamentos Bíblicos. Isso tudo é a difernça entre ter fé verdadeira e crer naquilo que a Bíblia diz ou acreditar só naquilo que se pode ver e apalpar. Exemplo: estamos usando a Internet e quantas pessoas acreditam de maneira cega em notícias ou boatos que circulam na net e depois se decepcionam descobrindo que era uma farsa?? Então porque não crer nas “Escrituras Sagradas”, que até hoje nunca foram desmentidas oficialmente, pelo contrário, muitos achados arqueológicos, só serviram para provar a sua veracidade.Toda vez que aparece uma tese contestando a Bíblia, pode esperar, que logo um espertinho lança um livro com falsas teorias, para subtrair dinheiro das pessoas que são como as ondas do mar… ficam pra lá e pra cá, buscando algo que nunca vão achar!!

      Thumb up 4
    • Um fato marcante, não há nem traços de hebreus no Egito.

      Thumb up 4
    • Pela força e pelos crimes ninguém iria e hoje ninguém mais ira contestá-la ferrenhamente. O rebanho é grande.

      Thumb up 1
    • Entre outras, muitas outras.

      Thumb up 13
  42. A incredulidade é um dom que muuuiiitos têm, por falta de conhecimento.
    A fé, é privilégio de poucos.
    A ciência sempre irá contradizer a palavra de Deus, pois está
    escrito que “a sabedoria do homem é loucura pra Deus”.
    E nada irá mudar isso.
    Bem aventurados os que crêem.

    Thumb up 11
    • A falta de conhecimento está em quem tem num livro antigo cheio de mitos e dogmas nunca comprovados a sua única concepção da verdade.

      Thumb up 18
    • Voce esta precisando urgentemente ter um ” encontro ” com Deus !

      Thumb up 9
    • Porquê?

      Thumb up 9
    • pelo que estamos vendo você tem um belo preconceito e raiva por algum motivo de Deus. respeit. Mas respeite também algo você nunca sentiu.

      Thumb up 4
    • Porque viver acreditando em obras humanas não leva você a lugar nenhum.
      Deus não é um ditador, alguém que vai privar você das coisas ou torná-lo ignorante, ele não vai dizer o que você deve ou não fazer. Só porque você vê alguns maus exemplos de crentes por ai, não quer dizer que ser crente irá torná-lo dessa forma.
      Se encontrar com Ele é ter a liberdade e a paz que esse mundo todo jamais irá trazer pra você.

      Thumb up 3
    • A bíblia é obra humana. Os varios autores e contradições são prova disso.

      Thumb up 8
    • Sou budista, e sei o caminho da iluminação. Não dependo nem da fé, só do meu estudo, porque o caminho é claro.

      Thumb up 7
    • Não tenho nada contra deus, nem sei se existe, tenho contra esse livro milenar contraditório, não gosto de dogmas e pregação sem nexo. Fé cega não funciona comigo.

      Thumb up 8
    • O proprio novo testamento diz que jesus é para os humildes e pobres de espírito, bem aventurados. Já eu não me enquadro em nenhum desses perfis. E nem você, com esse perfil de ricassa.

      Thumb up 9
    • você entra em muita contradição em seus comentários. Além de distocer o que Jesus queria dizer. Sei que você é um camarada inteligente e sabe interpretar texto. Mas sei que Jesus é mais inteligente que você.

      Thumb up 3
    • Jonas, quer então dizer-nos qual o caminho da iluminação?

      Thumb up 4
    • Digo Fernando Ramos – Portugal: vá a hidroelétrica mais próxima.

      brincadeira.

      O caminho para a iluminação é muito simples, mas não fácil. É o autoconhecimento, uma jornada em que enfrenta a si mesmo em superação aos maiores medos e dúvidas existenciais. O caminho da iluminação é encontrar a paz interior, encontrar a plenitude do ser. Essa é a tese geral e resumida do Budismo.

      Thumb up 4
    • Bom, eu nunca joguei uma partida de Xadrez com Jesus, mas ele conseguiu ser o elemento da religião dominante do mundo por 20 séculos. Comparar-me com ele seria desleal.

      Thumb up 7
    • antes do homem que inventou a teoria do ser humano descender dos macacos morrer ele disse:
      -eu disse uma loucura e o mundo acreditou..

      reflitam seus incrédulos que não acreditam em nada a não ser em si mesmo…

      Thumb up 1
    • devia ter ficado em silêncio. Não sei se entende de bíblia, mas de Darwin não entende nada.

      Thumb up 7
    • E nem você. você engole tudo que eles divulgam? Se você é um cara evoluído, como diz, vai se decepcionar pelo menos com a teoria da evolução. Pesquise e verá o tanto de erros que eles escondem. Estes são uns verdadeiros religiosos de Darwin querendo proselitar o mundo com essa teoria frouxa.

      Thumb up 3
    • “Pesquise e verá o tanto de erros que eles escondem.”
      Aponte 1 (hum) erro;

      Thumb up 1
    • A teoria da evolução tem suas questões, porisso é uma teoria cietífica. A ciência tem a humildade de sempre se questionar, ao contrário da religião.

      Thumb up 5
    • Darwin nunca disse que humanos descendem de macacos, porisso o comentário da alice christine foi totalmente insano.

      Thumb up 8
    • Putz!
      Seu nome une dois mitos da literatura e seu conhecimento sobre evolucionismo e sua ligação com o que estamos falando liga o nada á falta total de conhecimento sobre primatas.

      Thumb up 4
    • Eu não descendo dos macacos… se vc acreditou algum dia que eles são os seus antecessores aí já outro assunto.
      Precisa estudar um pouquinho mais sobre a Darwinismo, teoria evolucionista, e etc antes vir escrever abobrinhas, não acha?

      Thumb up 6
    • Descendemos então de Adão e Eva?

      Thumb up 3
    • Fernando,
      Eu tb não descendo de Adão e Eva.
      Até onde entendo o homem e o macaco apenas compartilham um ancestral em comum que é o primata primitivo.
      O macaco seguiu para uma espécie diferente do homem.
      Os macacos existem porque eles são resultado de uma das evoluções do seu ancestral comum com o homem.

      Thumb up 2
    • Certo Lulu, Assim percebo.
      Pensei que era daquelas pessoas que acha que nós evoluímos a partie de Adão e Eva.
      Desculpe o tom da minha pergunta.

      Thumb up 2
    • Eu descendo de Italianos…

      Thumb up 3
    • Porquê esse tom de ofensa?
      Por acaso não somos livres de opinar ou só o podemos fazer se formos da sua opinião?
      Onde está a tolerância tão apregoada pelos crentes?
      Não será que são as pessoas como a senhora que devem abrir os olhos e desenterrar a cabeça da areia para encarar o mundo?
      Talvez se lesse mais para poder cruzar dados em vez de seguir o rebanho e fazer apenas o que o pastor lhe diz, lhe fizesse bem.
      Nada contra si, tudo contra quem não aceita outras abordagens a um tema.
      Quem será o cego neste caso?

      Thumb up 2
    • Mas você também não aceita. E vê o “defasortunados” religiosos como rales. Talvez o ateus sejam mais duros e cruéis do que os crentes que não respeitam a opinião dos outros.

      Thumb up 2
    • Caro campos, a fé não é um privilégio de poucos. Ela não pertence apenas a quem acredita em deuses.
      A fé é acreditar… em algo.
      Toda a gente tem fé. Fé que o seu clube de futebol vença campeonatos, fé em encontrar o homem/mulher da vida, fé em Deus, fé em não sermos apanhados depois de roubar a velhinha… até fé em que a venda da droga corra bem.
      Fé é acreditar indiscutivelmente em algo e ter a esperança (não a certeza) que esse algo aconteça.
      Como tal, fé e incredibilidade não são dons. São estados de espírito.

      Não me considero um ignorante. Sou uma pessoa medianamente informada (não culta, porque a cultura tem a ver com questões sociais e de vida). Eu não me interesso por futebol. Serei por isso inculto quando comparado com um adepto fanático?
      Como não sou ignorante e o tal conhecimento a que me refiro abrange uma conjunto de temas que chocam ou encaixam com aquilo que conheço prefiro, antes de me atirar de cabeça para explicações Divinas, verificar se esses conhecimentos explicam os “milagres e divindades”.

      O que a ciência faz é tentar explicar às pessoas que alguns dos fenómenos tidos como milagres, podem ter uma explicação racional.
      Não que a ciência tenha prazer em destruir as expectativas dos outros, mas porque é mais importante basearmos os nossos conhecimentos em factos reais do que viver num mundo de fantasia, onde cada um arranja uma explicação Divina para não ter de encarar a realidade. Essa realidade pode ser a de que afinal de contas Deus não existe.

      Acho tremendamente triste, no ponto de vista evolutivo, quando alguém se protege atrás de frases feitas, escritas à cerca de 2000 anos ou mais, vindas de uma cultura atrasada que de ciência nada sabia.

      Apesar de tudo o que escrevi, posso dizer que acredito em Deus, ou melhor, em algo superior que de alguma forma consegue realizar alguns dos nossos desejos.

      Creio que se existisse realmente uma entidade Divina, com poder de intervir directamente na nossa vida e no nosso mundo que o faria sem a desculpa de que cada um segue o seu caminho e Deus não interfere.
      Eu, se fosse um Deus para uma comunidade/planeta, certamente que interviria de modo a que essa comunidade/planeta fosse pacífica. Jamais deixaria chegar as coisas ao ponto a que chegaram as da Terra.

      Mas não estou a criticar nada nem ninguém.

      Thumb up 4
    • É aí que está o X da questão caro amigo!!! o milagre pode ser explicado cientificamente? PODE!!! Deus interage com o universo através do seu poder. Mas aqui está a questão. Pelo nosso conhecimento limitado (por causa da nossa condição) não podemos explicar o que está acima de nós, e o que está acima de nós, por enquanto será FÉ. É o que Paulo disse, por enquanto vemos em parte, mas chegará a hora que veremos face a face. Aí vai da escolha de cada um escolher ser independente ou escolher acreditar em Deus e depois se beneficiar de todo conhecimento cientifico a dispor! Mas… o homem quer ser independente…

      Thumb up 3
    • Um dos melhores e mais concisos comentários que já li.

      Penso ainda que fé sem atitude se transforma em resignação.

      Eu não sou religiosa, apesar de ter sido criada como, simplesmente pelo simples fato de não ser capaz de “rezar”, esperar que tudo aconteça, de acordo com a vontade do divino, e assistir à minha vida acontecer de camarote. Tenho fé na minha vida e trabalho duro para que o que eu acredito e desejo, se torne realidade.
      Não acredito e nem desacredito em um “DEUS”. Vivo a minha vida sem esperar por ele, faço o que julgo adequado para os meus preceitos e também não perco tanto tempo contestando ou procurando provar por A + B sua (in)existência. Quem quer acreditar, que acredite, mas se querem me convencer, apresentem provas irrefutáveis.
      Penso que todos os que são religiosos fervorosos são predispostos à acreditar em experiências visuais, como essas dos anjos. A maioria dos meus familiares relata essas experiências lúcidas, e incrivelmente em todas elas ou estavam em uma maca de hospital, ou chocados pela perda de um ente querido ou num estágio entre o sono e a lucidez.

      Eu mesma já tive experiências de sonhos lúcidos (mas não envolvia nada relacionado à religião). Uma certa noite, fui dormir tarde, após ler várias matérias sobre “cães” e no meio da noite acordei diversas vezes, abria os olhos e me sentava na cama (para enxergar melhor) e não parava de ver um Dogue alemão, enorme, de pelagem arlequim e com medonhos olhos vermelhos velando o meu sono. Obviamente, apesar de tê-lo “visto” diversas vezes durante a noite, não acredito que ele estava lá realmente, por uma questão de discernimento, sei que era algum tipo de alucinação causada pelo sono ou qualquer coisa do tipo. Agora, trocando um cão por um anjo, e tendo sido a visão para uma pessoa sugestionável, certamente ela acharia se tratar de uma pessoa especial ou escolhida para a ‘aparição’.

      Thumb up 4
    • Pois você tem um conceito erradíssimo de fé, cara colega. Nunca a fé foi sinônimo de estagnação e jamais será, muito pelo contrário!!!

      Thumb up 3
    • Eu não falei falei ‘estagnação’.
      Eu disse RESIGNAÇÃO. À saber:
      “A resignação, ou ainda aceitação, na espiritualidade, na conscientização e na psicologia humana, geralmente se refere a experienciar uma situação sem a intenção de mudá-la.A resignação é freqüentemente aconselhada quando uma situação é tanto ruim quanto imutável, ou quando a mudança só é possível a um grande preço ou risco. Aceitação pode implicar apenas uma falta de tentativas comportamentais visíveis para mudar, mas a palavra também é utilizada mais especificamente para um sentimento ou um estado emocional ou cognitivo teórico. Então, alguém pode decidir não agir contra uma situação e ainda assim não ter se aceitado-a.”

      Thumb up 3
    • Ops… meu coment abaixo a respeito do coment acima rs foi para o Fernando.
      Moderadamente aguardando…

      Thumb up 2
    • Prezado Campos, seu posicionamento é interessante porém equivocado.A Ciência e a Religião Bíblica se compreendidas e interpretadas com pessoas serias através das ferramentas corretas se harmonizam perfeitamente,já está aumentando consideravelmente o numero de Cientistas que estão adotando a postura harmônica com os relatos Bíblicos, mas a mídia raramente divulga isto, cabe a nós pesquisar para saber.

      Thumb up 3
    • A bíblia é uma boa fonte de informações sobre costumes e registros de acontecimentos do passado do ponto de vista dos religiosos que a escreveram, portanto tem valor histórico. É também uma boa fonte de ensinamentos de bondade e autruísmo na pessoa de Jesus, que sempre pregou paz e não as guerras que usaram em nome dele. Para a ciência não passaá disso, nada de mágico ou divino será provado e nem há como. Jesus foi um homem, não um deus, porque sangrava se batessem nele. Na forma de um homem, ele mostrou que é possível pra humanos mudar o mundo, faser o bem e dividir o pão, esse é o seu verdadeiro legado. Não podemos e nem precisamos transformar água em vinho, nem ressussitar mortos e nem andar sobre águas, mas podemos precisamos aprender a dividir o pão.

      Thumb up 6
    • Preconceitos!Preconceitos!Discriminação!Antes de tecerem qualquer comentário em relação a assuntos Bíblicos deveriam ao menos ter pesquisado um pouquinho e utilizado os princípios fundamentais da Exegese e Hermenêutica, para se tirar conclusões coerentes.Dizer que a Ciência considera a Bíblia como fonte de informação,história, costumes etc,não tem nada de cientifico;Desde quando “eu acho” é ciência?.Só Para Mencionar um: SIR ISAAC NEWTON,grande e renomado cientista e também profundo estudioso da Bíblia, chegou a afirmar que “Dedicava mais tempo ao estudo das Escrituras do que a Ciência”. Mas não é só uma questão de dividir o pão,mas de Esperança ou seja um objetivo ser alcançado em breve.Quanto ao fato de JESUS ser DEUS ou não não dar para explicar por aqui pois iria cair em outro ramo de estudo. Enfim há poucos e raros questionadores sinceros e sem preconceitos e discriminação que esteja aberto a novas discussões e diálogos.

      Thumb up 4
    • É claro que Newton tinha que acreditar, senão morreria queimado. Todos sabem disso.

      Thumb up 3
    • Não foi isto a que me referi, mas ao fato de que estudar a Bíblia não é impedimento para galgar os estágios do conhecimento acadêmico e científico,como já foi mencionado em comentários anteriores. E até onde é do meu conheçimento foi Galileu quem foi levado a se retratar pois senão seria queimado.

      Thumb up 3
    • Só para corrigir,desculpe o erro em conhecimento,com “ç”.

      Thumb up 4
    • Amigo Ele era Deus em forma humana. Ele mesmo disse que era Deus. Ele sangrou para salvar o homem, mas já até sei o que você irá falar disso que coloquei aqui… rsss

      Thumb up 3
    • Vocês me encaram como se eu quisesse mudar sua opinião, mas não quero, só o que faço é dizer o que penso. Eu nunca gostaria da extinção da religião, ela é um elo com o passado, com os antepassados. Apenas pressinto a extinção da tal pelo caminho que o mundo está tomando, e aquilo que não se adapta acaba desaparecendo. Os conceitos de Moisés e Abraão funcionaram em seu tempo, quando se tornaram obsoletos, surgiu os de Jesus. Esses também estão perdendo sua efetividade, a religião já precisou se reiventar muitas vezes, e vai precisar denovo.

      Thumb up 3
    • Jonatas, vc está quase certo, pois vejo que vc é uma pessoa inteligente e provavelmente já tenha passado por alguma experiencia desagradável quanto a religiões. Veja, nenhuma religião por mais que o diga, é a certa ou única, pois toda e qualquer religião, já passou pela mão do homem, que é cheio de defeitos, sendo que o maior deles, é se achar certo. Você tem razão quando diz que se pode achar Deus em todo o lugar, isso é com certeza uma grande verdade, pois Ele foi o criador de todas as coisa e com certeza, é possível encontrá-Lo fora de qualquer Templo suntuoso e portanto longe também de homens que pregam alguma religião e se intitulam, pastores, padres, mestres ou qualquer outro título religioso; olha aí, novamente a palavra derivada de religião, aparecendo. Agora deixe-me dizer-lhe que: em minha vida, também já passei por várias religiões e como você, também me decepcionei com elas e com seu líderes. Então busquei uma verdade, mas uma verdade, que muitas vezes me suscitou algumas dúvidas, porque o próprio homem, não gosta de seguir algo cegamente, mas resolvi acreditar, dar meu voto de confiança e principalmente ter fé, porque sem fé, nem mesmo será possível desenvolvermos algum projeto em nossas vidas, pois não acreditamos que aquilo vá dar certo e portanto nem adianta tentarmos. Jonatas, quando me deparei com a realidade, eu estava seguindo uma verdade que cada vez mais me convencia de ela ela a certa, a única e mais e mais me convencia disso até que decidi não ficar mais levantando dúvidas, pois as provas que houvera recebido em minha vida, eram irrefutáveis de que eu estava no caminho certo. Veja, você sabe disso, por mais que busquemos respostas para todas as nossas perguntas, jamais as encontraremos, pois quanto mais sabemos, mais queremos saber, não é mesmo? Então resolvi dar um basta em minhas buscar e me satisfazer com uma única verdade, a verdade que acalentasse o meu coração e os meus desejos de sempre querer saber mais e cada vez me tornar mais insatisfeito e digo pra vc; experimente, tente, aceite e dê um voto de confiança, ao único que pode responder tudo a você, se não agora nesta nossa existência, quem sabe o que Ele poderá nos responder num plano posterior quando os nossos dias se cumprirem aqui na Terra? Ele é Jesus, busque-O sem medo de errar; se não conseguir achá-lo sozinho, busque ajuda de um amigo ou uma Igreja, mas busque ajuda em pessoas sérias, que estejam comprometidas verdadeiramente com esta Verdade e não com religiosidade. Que a paz dEle, Jesus, possa estar em sua vida e que Ele possa ajudá-lo a encontrar esse caminho, mas não esqueça, o primeiro passo tem que ser seu. Ele não vai te puxar bruscamente pelas suas mãos, pelo contrário, Ele irá te conduzir mansa e calmamente, no caminho do Seu amor. Abraço e paz!

      Thumb up 2
    • Putz! Um ‘testemunho’. kkkkk Já não basta nos canais de rede aberta? :D
      Vou dar aqui, daqui a pouco, meu testemunho de conversão aos Tuatha Dé Danann!!!

      Thumb up 2
    • Você aceitou porque estava cansado de tentar achar respostas, chegou ao seu limite, e assim ficou no conforto da fé.
      Eu não tenho nenhuma dúvida, quando falo de cristo não manifesto dúvida nem certeza, só opinião. Eu prefiri seguir o Budismo porque bate mais com a minha personalidade, é essa tradição milenar que me abriu horizontes que o cristianismo nunca abriu.

      Thumb up 2
    • Você escreve muito bem. Redige melhor ainda distribuindo suas idéias de forma explêndida. Tem um raciocínio admirável e lógico. Só que todasvezes que escreve “fazer” escreve com “s”. Em todos os textos.

      Thumb up 5
    • Ok, vou ficar atento. Obrigado.

      Thumb up 5
    • É por causa do novo acordo ortográfico. Ninguém sabe como escrever.

      Eu não o vou adoptar (pessoalmente, claro).

      Thumb up 0
  43. Sugiro (mais uma vez)aos amigos cientistas e cientifistas que acompanhem atentamente o maior desenvolvimento da FISICA QUANTICA, que irá elucidar, se nao total mas pelo menos parcialmente, q questão do ESPÍRITO, encarnado ou desencarnado que, a ciencia espirita elucida magnificamente através, principalmente, das pscografias do fantástico brasileiro Chico Xavier , ditados pelos Espiritos Emmanuel( Pe. Manuel de Nobrega)e André Luiz ( que foi médico no Rio de Janeiro). obs: Já siei como referencia o livro “Evolução em dois Mundos. NÃO É RELIGIÃO,confiram com olhos de pesquisadores, são pelo menos 12(dose) títulos de elevado sentido humanitário na tentativa de despertar, elevar grandemente o pontencial inconciente…

    Thumb up 1
  44. Porque razão esses Anjos e Demónios (da antiguidade) têm de ser forçosamente criaturas enviadas de Deus e do Diabo?

    Porque é que se analisa constantemente a Bíblia pela perspectiva religiosa e não se faz uma comparação com a ciência e fenómenos naturais que hoje se conhecem?

    Porque é que os Anjos não poderão ter sido na realidade entidades ET cuja sua missão, naquele tempo, era o que tentar unir os povos para que a paz crescesse e alastrasse na Terra?

    A Bíblia está cheia de fenómenos (milagres, para alguns) que hoje em dia podem ser explicados e que encontram eco em muitos casos relacionados com o fenómeno OVNI.

    Põe exemplo, o nascimento de Jesus Cristo:
    - Maria sentiu muito sono e foi-se deitar. Durante a noite (ou pela manhã, não me recordo) acordou e viu um anjo à janela que lhe anunciou que ela estava grávida e que o bebé seria muito especial.
    Antes de mais, a sonolência é um facto recorrente em casos de abdução em que é induzido o sono à “vítima”.

    - O Anjo que ela viu, seria de facto uma entidade ET.
    Muitos são os casos de encontros com seres ET em que eles aparecem à pessoa, dentro de casa, com ou sem mensagem a transmitir.

    - A gravidez de Maria teria sido, uma simples inseminação artificial (prática normal nos dias de hoje e simples de entender, mas complicada de explicar naquela altura).

    - O facto do bebé que iria nascer ser especial seria simplesmente pelo facto do ADN ET inseminado em Maria ter informação genética mais evoluída, facto que possibilitou alguns dos milagres (curas) extraordinárias.

    Jesus Cristo, devido à sua evolução genética, teria de facto capacidades telepáticas. Essas capacidades permitiam-lhe comunicar com o “céu” e receber orientação sobre como fazer as coisas.
    Neste campo julgo que Ele não sabia de facto a sua verdadeira origem. Apenas sabia que podia falar com Deus, seu Pai já que ele era ouvido.

    Isto poderá parecer uma história de ficção científica, mas se colocar-mos de lado o fanatismo religioso poderemos aceitar esta possibilidade.
    Mas reconheço que o aceitar desta possibilidade poderá deitar por terra aquilo em que muitos sempre acreditaram e por isso a resistência a esta possibilidade é muito grande (embora passe a ficar a incomodar no inconsciente).
    Esta hipótese não invalida o facto de que Jesus Cristo existiu de facto e que algures há um Deus, ou algo a que chamamos Deus.
    Mas isso é outra história… simples no seu conceito mas complicada de entender.

    Thumb up 3
    • Se eu conto uma história dessas para minha família acho que sou deserdada!
      Vai encarar como um desrespeito (ou blasfêmia) e que terei todas as minhas geraçãos pragueadas à partir de então rsrs

      Mas corroborando com a história…

      Há quem diga até a “raça” alienígena de Jesus, ele seria um ‘índigo’ e o milagre da ressurreição, não seria, se não, o resgate pelo seus, em uma nave espacial, por isso todas as ilustrações do evento rementem à uma grande luminosidade e clarão que baixou e abriu os céus.
      Esse clarão também justificaria o que acompanhou durante aparição do anjo Miguel à Maria (para dar a notícia do nascimento), que foi acompanhado de uma luz muito grande e ofuscante.

      Teorias por teorias, essa é também mais uma.

      Thumb up 3
    • Complicada no seu conceito, mas simples de entender…Tem mesmo uma bíblia sagrada em mãos?

      Thumb up 5
  45. A bíblia possui passagens controversas, ambiguas e sua interpretação motivou através dos tempos, e ainda hoje, atrocidades que atualmente afastam mais do que arrebanham novos fiéis para as religiões cristãs. Dogmas foram criados ao longo da história através de interpretações tendenciosas e com fins puramente politicos.
    A visão estreita que temos hoje sobre religião e espiritualidade, nos levam a questionar a religião muito mais pela sua forma que no seu conteudo.
    Porém, o contúdo moral contido nos Evangelhos continua imutável ao longo dos séculos, inquestionavel código de conduta para qualquer estado organizado e este sim deveria ser objeto de estudos e divulgação em sites como este. Fica aqui a sugestão..

    Thumb up 16
    • Sei…
      Muito conteúdo moral “inquestionável”.

      ”Servos, sedes submissos, com todo o temor aos senhores, não só aos bons e humanitários, mas também aos maus”. – I Pedro 2:18

      Como é a estória de Eliseu e as ursas que Deus mandou para despedaçar as crianças somente porque chamavam Eliseu de careca?

      Não vou ficar citando aqui as milhares de passagens cheias de “moral” e “inquestionavel código de conduta” que você fala. O único trecho que considero razoável é o trecho do Sermão da Montanha, porque de resto…

      Thumb up 1
    • Você está igual aqueles religiosos apologetas fanáticos. Pegam um texto e joga aqui. Pronto. Não devemos mais confiar em Deus e sua palavra. Se é assim vou citar as infinitas atrocidades que a divindade que você adora: o homem, faz para o proximo!

      Thumb up 4
    • A divindade que eu adoro são Thanatos e Frigga. Ambos de tempos e culturas diferentes, mas igualmente interessantes.
      Sempre preferi a mitologia nórdica à mitologia cristã.

      Thumb up 2
    • engraçado, você gosta da mitologia nórdica… mas coloca um monte de textos aqui contra o cristianismo, veja seus próprios comentários… e depois fala que gosta da mitologia nórdica. Se eu fazer o mesmo que você faz aqui (colocar um monte de textos para dar descredito), você vai deixar de lado os deuses nórdicos? Mais uma vez temos aqui: preconceito, preconceito, preconceito, preconceito…

      Thumb up 1
    • Gleiton,

      Burro você não é… Então não sei o que passa pela sua mente.

      Eu gosto de mitologia nórdica;
      Não acredito nos mitos nórdicos;
      Não acredito nos mitos cristãos;
      Sou contra as pessoas que tentam empurrar goela abaixo o mito cristão como se fosse verdade ou a única verdade;
      Você pode colocar o que você quiser sobre a mitologia nórdica (Se souber). Não me importo;
      Preconceito: TODOS têm algum. Que diz o contrário é hipócrita. Eu tenho preconceito a gente obtusa e extremismo religioso sem sentido.

      Thumb up 2
    • Infelizmente o Homem foi feito à imagem de Deus.
      Podemos ainda sugerir que se o Homem fez ou faz é porque Deus deixa.

      Mas já vi que o Gleiton se refugia muito atrás da palavra “preconceito”.
      Geralmente quem tem uma baixa elasticidade mental (ou abertura mental) refugia-se atrás de frases dessas, frases que parecem dizer muito mas que no fundo dizem pouco por serem ambíguas e gerais.

      Isto, evidentemente, não é uma forma de ofensa a si. É apenas uma análise que fiz relativamente à sua forma de encarar o mundo que o rodeia porque parece-me que não consegue aceitar uma nova perspectiva (que, à semelhança da sua) pode estar errada.
      O mundo e as mentalidades evoluem quando o Homem aceita outras formas de pensar, as explora e conclui sobre elas.

      Jamais teríamos evoluído se uns “loucos” não tivessem tido a coragem de ir contra o pensamento da época e testado as suas teorias e ideias.

      Se assim fosse, ainda hoje a Terra era plana, o Universo rodava em torno do Sol, só nos deslocaríamos à velocidade máxima de 24 Km/h porque segundo os cientistas e pensadores essa era a velocidade máxima que o nosso corpo suportaria, etc, etc, etc.

      Aceite pelo menos as outras formas de pensar. Pense também com uma mente aberta um pouco sobre elas.
      Olhe que corre o risco de um dia destes ter uma surpresa e tudo aquilo em que sempre acreditou e em que baseou a sua vida desmoronar-se.
      É que “eles” podem aparecer definitivamente e contar ao Mundo a verdadeira história da Terra e da civilização Humana…

      Thumb up 1
    • Amigo Fernando Ramos – Portugal, primeiro: não tenho pouca elasticidade mental, você não me conhece. Segundo: Se você ler o meu comentário que fiz para o MIG10 vai ver o que defendo. Defendo a justiça em julgar algo. Pode ser em qualquer tema. Se eu ver que alguém está julgando errado vou explicar que não bem por aí, posso defender alguma coisa que não acredito ou não aceito. Como? Algumas pessoas vem aqui e joga um monte de textos biblicos “contraditórios” só para criticar. Textos fora do contexto, efim… Aí vou explicar que não é bem assim, pois estudo os textos bíblicos atravéz das ferramentas que a teologia dispõe. POSSO FAZER ISSO PARA OUTRAS ÁREAS TAMBÉM. E vejo sim que tem muita gente preconceituosa, quem dizer que não tem é mentiroso, pois até já fui assim. Terceiro: Uma coisa foi a igreja católica ter impedido o conhecimento e a evolução, outra é querer forçar a bíblia apoiar isso. Você diz que tenho mente fechada para outras perspectivas, pois você está errado, se fosse não estaria aqui participando deste site. Amo ciência (principalmente no campo da astronomia). Mais uma vez te digo que você não me conhece, (gostaria de conhecer todos aqui ao vivo e bater uma papo, mas infelizmente pela distancia não dá) pois respeito todas as pessoas com suas crenças, quem me conhece sabe. O que fiz aqui só foi explicar algumas crenças erradas sobre alguns fatos da bíblia. Esse foi o objetivo. Aceite o que quiser, creia no que quiser, você é livre e ninguém pode tirar isso de você! Para finalizar também te digo que você pode ter uma grande surpresa e Ele pode aparecer e te dizer que ALGUMAS coisas que acreditava estavam erradas. ELE podem aparecer definitivamente e contar ao Mundo a verdadeira história da Terra e da civilização Humana…

      Thumb up 2
    • Se você se apegar a forma e não ao conteúdo, verá aberrações que nem perderia meu tempo em discutir. Você é uma pessoa inteligente e sabe que a bíblia foi escrita, reescrita e interpretada conforme a necessidade de cada época. Nossa época não admite mais tais interpretações. Não precisamos mais de um Deus que pune sua criação a ferro e fogo por qualquer deslize…Esta imagem foi construida para educar um povo bárbaro e subjugado por milhares de anos.
      Quando falo de contúdo moral não falo de passagens alegoricas ou do ponto de vista dos apóstolos mas sim dos ensinamentos do Cristo. Estes sim permanecem imutáveis e são inquestionáveis códigos de ética em todos os tempos.

      Thumb up 1
    • Ló se recusa a deixar dois anjos a mercê de um bando de pervertidos, e ao invés disso, ele oferece as duas :
      Gen 19:8 – Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vô-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.

      ”Servos, sedes submissos, com todo o temor aos senhores, não só aos bons e humanitários, mas também aos maus”. – I Pedro 2:18

      “Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza; imunda será.” Levítico, 15

      Thumb up 5
    • 2 Reis 2:23-24
      Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

      Thumb up 5
    • maldição em nome do senhor parece piada … ahuahuhauh
      ta na biblia mesmo cara ?

      Thumb up 1
    • Quantos absurdos. Tem que ser muito tolo ou iludido pra seguir a risca um livro tão contraditório.

      Thumb up 3
    • Tem que é ser muito tolo e idiota para acreditar no outros dizem também, sem antes estudar a aparente “contradição”. Não é regra no mundo evoluído de hoje? Pesquisar primeiro para depois falar de alguma coisa????

      Thumb up 3
    • Confronte-o com os pensadores do passado. Não compare minha inteligência com um semideus, seria desleal.
      As proprias passagens apontam para a inteligência, ou clarividência, de Cristo:
      “Não vim para trazer a paz, mas a espada” nesse por exemplo ele pressente exatamente o que aconteceria ao trazer ao mundo uma nova idéia, pois toda a nova idéia encontra resistência.

      Mas na inteligência de Buda aprendi muito mais e melhor do que na inteligência cristã o caminho para a iluminação e paz interior. Isso posso comparar, porque conheci ambas. O budismo me permite existir como EU, e não como um servo.

      Thumb up 2
    • “Conhece o Cristianismo e o Budismo”.Depende o conceito que se tem de “conhecer”, pois reunir um conjuntos de informações baseados em pessoas, sites, livros e na própria Bíblia é nada mais do que conhecimento instrutivo.Vou citar um simples exemplo para explicar minha posição: Um repórter me entrevista e me pergunta: Você já ouviu falar de Tom Cruise(desculpe se errei)?-Sim! Respondo.Como?-através da tv,revistas,sites etc.Você o conhece?-Não!Digo eu.Por quê? -Porque nunca o vi pessoalmente,não conversei com ele, nem me comuniquei com ele por nenhum meio,ou seja,jamais tive amizade com ele.Conhecer envolve relacionamento,intimidade,confiança e respeito mutuo. Aquele que conhece a JESUS jamais deixa-o por qualquer outro motivo.Se todos ao menos estivessem dispostos a fazer um teste com JESUS,em hipótese alguma seriam decepcionados.

      Thumb up 2
    • Tem outras passagens que me deixam encasquetada e me soam muito como hipocrisia.

      Me lembro que várias passagens da bíblia faz referência ao sacrifício de animais como cordeiros, cabritos, bezerros, etc… e inclusive sacrifícios humanos!!!

      Estranho que também já ouvi falar sobre essas práticas em terreiros de camdomblé. E pergunte à um cristão a opinião sobre essa ‘nefasta’ religião? Apenas pronunciem o nome e eles se benzem e “fogem como o diabo da cruz”, sem contar que lá virou magia negra (ou do mal).
      Apenas para ilustrar:

      Êxodo 22
      28 Não atrase em oferecer de sua abundância e de sua fartura. Entregue a mim o seu filho primogênito; 29 faça o mesmo com seus bois e ovelhas: a cria ficará com sua mãe durante sete dias e, no oitavo, você a entregará para mim. 30 Vocês estão consagrados a mim: não comam carne de animal que tenha sido dilacerado no campo; joguem para os cães.

      ***

      Thumb up 3
    • Fora de contexto minha cara, posso escrever o que bem entender…Achei que havia visto vc dizendo que não escreve coisas sem sentido…Acho que me enganei.

      Thumb up 6
    • MIG10
      A bíblia apresenta várias passagens fazendo menção à sacrifícios de animais, crianças (a tal história de algum personagem bíblico que entregou seu filho primogênito para ser ‘testado’ por Deus), virgens, etc…
      Não vou procurar essas passagens agora por falta de tempo.

      Thumb up 0
    • Lulu,
      Sacrifício de pessoas era comum a “deuses” antigos, como oferendas.E esse tipo de sacifício era reprovado por Deus.
      Mas o sacrifício que Abraão “fez”, mostrou a confiança que ele tinha na promessa de Deus (Em ti todas as nações serão abençoadas), visto que Isaque era o filho (único)da promessa que Sara (estéril) teve em sua velhice.
      É uma das histórias mais lindas que se encontra na bíblia. (Gn.22:1-19)
      Deus fez o mesmo pela humanidade. Sacrificou se filho unigenito, para que por meio Dele todas as famílias da terra fossem abençoadas, a promessa feita a Abraão chegou até nós.
      Vou poupar você de pregação, mas a bíblia, de capa a capa, conta a história Daquele que viria, para isso, precisamos conhecer a história, mas contada pela bíblia e não porque somente “ouvimos falar”.
      Abraços

      Thumb up 2
    • MIG10,

      “Sacrifício de pessoas era comum a “deuses” antigos, como oferendas.E esse tipo de sacifício era reprovado por Deus.”

      Mentira ou desconhecimento seu.
      Jeová, o deus da Biblia, pede e aceita sacrificios dezenas de vezes.

      A estória que você “mais linda encontrada na bíblia” só demonstra uma deidade narcisista com toques de maldade ao pedir o sacrificio de Isaac. -Você me ama? Prove matando seu filho… Brincadeirinha! Não precisa mais não.
      Por acaso você não aceita o Velho testamento? Se aceita, por que você não apedreja uma mulher impura ou adultera ou um homosexual?

      Thumb up 1
    • mesmo sendo cristão sou obrigado concordar com everton …

      sobre ursas matando crianças eu não sabia, mais é insano

      porque não sacrificar um animal como prova do seu arrependimento ?

      dar a 10° parte de tudo que vc produz (dizimo) tbm esta no velho testamento
      mais isso as igrejas praticam até hoje

      Thumb up 0
    • Olá Everton,

      Vejo que “conhece” vários textos bíblicos. Como você conhece muito e eu bem pouco, poderia me ajudar com um outro texto bíblico onde Deus pede que sacrifique um ser humano?

      Porque “deidade narcisista”? Me diga uma coisa, se você criasse algo com o propósito de este algo ter uma função específica e este algo não funciona da forma que deveria, o que você faria? Consertaria?
      Interessante que para livros comuns todos usam a contextualização e para a bíblia isso não acontece.
      Aí fica fácil criticar o texto.
      “Todo texto sem contexto serve de pretexto”.
      E é isso que está fazendo, achando pretextos para criticar algo que desconhece…
      Ah! quer saber? Também não conheço, então não precio ficar falando pois sou leigo no assunto religião.
      Abraços…

      Thumb up 2
    • Olá amiga, como já disse várias vezes aqui, basta pesquisar. Conhecer o contexto. Não é só simplesmente ler e achar que é aquilo ali e pronto. É a mesma coisa de você escrever um livro, e alguém interpretá-lo errado pelo pensamento da própria pessoa e não pelo seu. Isso é o que mais acontece. Pra isso, no caso da Bíblia tem-se a Hermenêutica, Exegese, Homilética e é claro, o mais fácil de todos: interpretação de texto.

      Thumb up 2
    • Todos os textos Bíblicos citados estão fora do seu contexto imediato e amplo que se analisados e comparados trazem razão e lógica ao acontecimento em questão.Existem piores histórias por aí que milhões compram nas livrarias,sites,Shoppings etc.Porém o preconceito e a discriminação é só ocorre com a Bíblia.

      Thumb up 3
    • Teixeira,

      Não existe um compêndio que pregue maior preconceito do que o ‘sagrado’ cristão e eu não consigo compreender até hoje, em pleno século XXI como as pessoas engolem goela abaixo todos esses absurdos. Pode-se encontrar diversos tipos de discriminaçao na bíblica, desde contra raças (etnias?), doenças, homossexuais, animais, mulheres… Achas que é pouco??
      Vamos ilustrar e refletir:

      Levítico 22

      19 para que sejais aceitos, oferecereis macho sem defeito, ou dos novilhos, ou dos cordeiros, ou das cabras
      20 Nenhuma coisa, porém, que tiver defeito oferecereis, porque não será aceita a vosso favor.
      21 E, quando alguém oferecer sacrifício de oferta pacífica ao Senhor para cumprir um voto, ou para oferta voluntária, seja do gado vacum, seja do gado miúdo, o animal será perfeito, para que seja aceito; nenhum defeito haverá nele.
      22 O cego, ou quebrado, ou aleijado, ou que tiver úlceras, ou sarna, ou impigens, estes não oferecereis ao Senhor, nem deles poreis oferta queimada ao Senhor sobre o altar.
      22 O cego, ou quebrado, ou aleijado, ou que tiver úlceras, ou sarna, ou impigens, estes não oferecereis ao Senhor, nem deles poreis oferta queimada ao Senhor sobre o altar.
      23 Todavia, um novilho, ou um cordeiro, que tenha algum membro comprido ou curto demais, poderás oferecer por oferta voluntária, mas para cumprir voto não será aceito.
      24 Não oferecereis ao Senhor um animal que tiver testículo machucado, ou moído, ou arrancado, ou lacerado; não fareis isso na vossa terra.
      25 Nem da mão do estrangeiro oferecereis de alguma dessas coisas o pão do vosso Deus; porque a sua corrupção nelas está; há defeito nelas; não serão aceitas a vosso favor.

      Falando sobre discriminição e subjugação feminina:

      A mulher aprenda em silêncio com plena submissão. Não permito que a mulher ensine ou exerça autoridade sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque Adão foi formado primeiro, depois Eva. Também, Adão não foi enganado, mas a mulher foi totalmente enganada e veio a estar em transgressão.” (1Tim. 2:11-14) “Fiquem caladas as mulheres nas congregações, pois não se lhes permite falar, mas estejam em sujeição, assim como diz até mesmo a Lei. Se, então, quiserem aprender algo, interroguem a seus próprios maridos em casa, pois é ignominioso para uma mulher falar na congregação.” – 1 Cor. 14:34, 35.

      Thumb up 1
    • Uma pergunta: quando você lê qualquer outro livro você faz a mesma coisa??? Se você não quer aceitar as normas de interpretação então você nunca entenderá mesmo.

      Thumb up 1
    • Prezada LuLu,

      Compreendo parcialmente seu posicionamento,existe procedimentos para serem seguidos para interpretação e compreensão da Bíblia;qualquer pessoa de todo lugar do mundo pode ler um certo texto da Bíblia e interpretá-la da maneira como bem intender, mas isso porém não significa que expressa o real sentido do texto Bíblico, detalhes gerais como tempo,lugar,idioma,cultura, costumes etc,necessitam ser levados em conta na compreensão do texto Bíblico. Deixo para você: ” Com Amor Eterno eu te amei.Por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3

      ABRAÇOS!

      Thumb up 1
    • Amigo, a bíblia não possui passagens controversas. Parece que há, mas não há. É só fazer um estudo sério. Alguns “pesquisadores” sem saber de alguns pormenores divulgam por aí erros da bíblia e muitos acreditam cegamente.

      Thumb up 3
  46. Isso é polêmico…
    O Cérebro humano é uma grande máquina tão impressionante o qual pode-se criar uma realidade alternativa que pode até mesmo nos enganar.

    más creio ser meio exagerado o estudo tirar a conclusão a partir disso que “todas´´ as visões citadas na bíblia era de pessoas que tiveram sonhos lúcidos.Tem que ir mais fundo nisso e estar aberto para aceitar diferentes possibilidades.

    Creio que o estudos como esse não deveriam ser feitos por Ateus e nem por religiosos,mas por pessoas que tenham a cabeça aberta e equilibrada entre o dois gumes e assim buscar uma ideia de acordo com informações das duas.
    Acredito que a teoria do texto pode ser usada para explicar em parte algumas visões espontâneas que muitos afirmam já terem visto,mas creio que isto não é absoluto para essas todas.

    Thumb up 17
    • Bem, então se a experiencia não devia ser feita por ateus ou religiosos, então não haveria voluntários porque as pessoas ou acreditam (religiosos) ou não acreditam (ateus).
      Mesmo entre os de cabeça mais aberta se inserem num destes grupos.

      Thumb up 12
    • Fernando,para isso existe a ideologia agnóstica.

      Thumb up 3
    • Acrescento então tembém os agnósticos.

      Thumb up 2
    • mais no proprio texto diz que esse estudo não justifica todas as visões de anjos …. somente alguns casos como o citado na leirura

      Thumb up 6
    • Muito bom comentário, Drew !
      Abraços

      Thumb up 4
  47. Muito importante, porque embora que tardio, a ciencia comprova o que diz a Bíblia. O leitor interessado precisa ler o livro de Joel (Bíblia) 2:28-30. Visões e sonhos é profético. Deus criou anjos para missões específicas: arcanjos, serafins e querubins; e anjos eleitos. Esses últimos com a missão de cuidar do povo de Deus. Salmo 91:11.

    Thumb up 14
    • O senhor também deve saber que a Bíblia não foi escrita no tempo de vida de Jesus Cristo mas sim após a sua morte. Entre 50 a 100 anos depois. Ela foi também escrita por cerca de 40 autores (http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia).

      O que quero dizer é que a Bíblia tem FORÇOSAMENTE o a interpretação do autor perante o facto apresentado, além de conter os erros inerentes às traduções que foram feitas com o passar dos anos/séculos. Esses erros são devidos A má compreensão do que está escrito e que é traduzido acontece pela forma que o tradutor acha ser a mais correcta perante uma expressão ou palavra desconhecida. Ele vai construir a frase dentro de um conceito que ele julga ser o correcto.

      O que quero dizer é que não basta ler a Bíblia e interpretá-la à letra. É preciso cruzar o que está escrito com outras áreas do saber (actual) e ter sempre presente que para os povos cientificamente atrasados (como os dessa época) tudo o que lhes era desconhecido vinha de Deus.

      Ainda hoje isso acontece em comunidades mais pequenas, isoladas e sem acesso a informação.

      Thumb up 4
    • “Ló se recusa a deixar dois anjos a mercê de um bando de pervertidos, e ao invés disso, ele oferece as duas “filhas virgens”. Ele diz para o grupo de estupradores: “fareis delas como bom for aos vossos olhos.”

      Thumb up 5
    • Sodoma e Gomorra era uma cidade em que a prostituição era generalizada, era uma cidade pervertida, o mau habitava nela.
      Deus enviou dois anjos para que retirassem Ló e sua familia da cidade, porque ele a destruiria, não havia mais salvação para ela, eles zombavam de Deus e praticavam todo o tipo de mau e imundicíe.
      Mas a familia de Ló adorava a Ele, e era fiel a Deus, eram boas pessoas.
      Quando os dois anjos chegam, eles não estão em forma de anjos, estão em forma de humanos, e sendo eles muito belos, atrairam a algumas pessoas dessa cidade que foram com o intuito de ter relações com eles.
      Vendo essa situação, Ló, oferece suas duas filhas puras, para que eles não cometam mal algum á aqueles dois anjos, pois são mensageiros de Deus.
      Eles não aceitam o que Ló oferece. O que eles Então, o mensageiros pedem a Ló que saia dali com sua familia, e deixam cegos os habitantes.
      Entenda, que tirar um texto da biblía, sem ler todo o contexto, não vai levar a nenhum entendimento. Se a sua intenção era tirar apenas estes trechos para passar uma idéia absurda, você vai estar além de não compreendendo, passando uma opinião própria.

      Thumb up 3
    • Hércules também amava Zeus e ainda assim um centauro o matou com um manto envenenado… Se me lembro bem, foi ai que Zeus o ascendeu aos céus e o tornou uma constelação e um deus.
      Está escrito! E ele veio bem antes de Jesus…

      Thumb up 0
    • Perdão…Foi Filoctédes que matou Hércules, por clemência.

      Thumb up 0
    • Hércules também amava Zeus e ainda assim um centauro o matou com um manto envenenado. Se me lembro bem, foi ai que Zeus o ascendeu aos céus e o tornou uma constelação e um deus.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
heart_beat
Batimento cardíaco acelerado pode indicar doença cardíaca

Um aumento no nível ...

Fechar