Você não vai acreditar quantas vezes tem que clicar o mouse para queimar UMA caloria

O físico Rhett Allain sempre ouvia de sua filha que, cada vez que se clica em um mouse, uma caloria é queimada.

No entanto, Allain era cético em relação a essa afirmação: uma caloria parecia muito para apenas um clique em um mouse.

Logo, o físico decidiu fazer um cálculo estimado para ver se a ideia tinha algum fundamento. A resposta é mais chocante do que podíamos imaginar.

O que exatamente é uma caloria?

Uma caloria é uma unidade de energia, mas isso não é tão simples quanto parece.

Existem dois tipos de calorias: a pequena caloria e a grande caloria. Uma pequena caloria é definida como a energia necessária para fazer 1 grama de água esquentar 1 grau Celsius. Uma grande caloria é composta de 1.000 pequenas calorias – tecnicamente, seria chamada de quilocaloria, mas todos chamam apenas de “caloria”, afinal, ambiguidade é parte da vida.

Alimentos embalados geralmente listam o equivalente de energia em grandes calorias. Portanto, um doce de 100 (quilo)calorias tem na verdade 100.000 calorias.

Neste caso, vamos assumir que um clique de mouse queima uma grande caloria, porque isso geralmente é o que as pessoas querem dizer quando usam a palavra “caloria”.

Estimando

Outra unidade de energia é o joule. Uma caloria é igual a 4,2 joules. Embora as calorias possam ser uma unidade comum de energia em alimentos, o joule é o que usamos mais frequentemente na física.

Então, como calcularíamos a energia em um clique de mouse? Uma forma é com o princípio trabalho-energia. Ele afirma (de forma simplificada) que o trabalho feito em um objeto (que é uma energia) é igual ao produto da força e do deslocamento.

Se eu posso estimar a força e o deslocamento de um único clique do mouse, posso calcular o trabalho realizado (em joules), ou a energia gasta.

O resultado

Allain trabalhou com um valor de 0,5 newtons para a força (o mesmo que suportar uma massa de 50 gramas). “Eu suponho que isso seja maior que a força necessária para clicar em um mouse, mas é um bom começo”, diz.

Já para a distância, enquanto isso depende do mouse real envolvido na ação, o físico estimou a extensão que um dedo se move quando clica no botão como um milímetro.

Multiplicando essa força e distância, o resultado é 0.0005 joules. Isto é equivalente a 10-7 quilocaloria – o que é ainda menor que uma única pequena caloria.

Ou seja, se você quiser continuar clicando nesse mouse até queimar uma grande caloria, precisaria fazer isso 10 milhões de vezes. Existem jeitos muito mais fáceis de atingir esse objetivo, não é mesmo? [Wired]

Por: Natasha RomanzotiEm: 3.08.2017 | Em Bem-estar, Principal  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,33 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta