Pâncreas artificial é a nova esperança dos diabéticos

Por , em 7.02.2010

Cientistas usaram um pâncreas artificial, que monitora o nível de açúcar no sangue, e descobriram que esse método funciona melhor do que o tratamento convencional. O aparelho foi testado em 17 crianças com diabetes do tipo 1 e manteve o nível de açúcar normal durante até 60% do tempo.

O novo sistema, que inclui um pequeno monitor que mostra os níveis de açúcar, um tubo e uma bombinha de pressão que levam insulina ao corpo, também cortou em 50% a quantidade de vezes que a situação do sangue se torna preocupante ou perigosa.

» Chiclete com insulina pode acabar com injeções dos diabéticos

A diabetes do tipo 1 é uma doença que compromete a capacidade do organismo de produzir insulina. Se não são tratados corretamente, os pacientes com essa doença podem ter uma “overdose de açúcar” no sangue, seus órgãos falham e isso pode levar à morte.

Os cientistas dizem que esse “pâncreas artificial” é, com certeza, um grande avanço no tratamento da diabetes e que irá facilitar a vida dos doentes, mas mais estudo é necessário para que o aparelho possa ser usado normalmente pelos diabéticos.

O objetivo é que o pâncreas artificial consiga monitorar os níveis de insulina dos diabéticos o tempo todo e, quando notar que estão baixos, enviar a quantidade certa da substância ao corpo automaticamente. [Reuters]

14 comentários

  • Ana:

    Olá pessoal nao entendi bem a critica… Mas sou diabetica insulino-dependente a 31 anos. Quando tinha 16 anos que eu era diabetica tive meu primeiro filho,c/ 18 anos na doença tive o segundo ambos nasceram perfeitos e c/ total saude graças a Deus. estao hj c/ 15 e 13 anos Fiz pre-natal de um no hospital das clinicas e do outro no hospital Sao Paulo, juntamente c/ um grupo de mulheres diabeticas q tiveram tambem seus filhos. SIMPLES CONSELHO DE AMIGA: ANTES DE ENGRAVIDAR PROCURE SEU MÉDICO PARA ORIENTAÇAO. ABRAÇOS A TODOS

  • Agnes:

    So quem vive com um paciente diabetico, sendo adulto ou criança, sabe a luta que é. Realmente é algo muito dificil esta como uma criança com descompensação de glicose, Oro a Deus para capacitar e dasr ideia para os cientifista os estudantes todos envolvidos nessa maravilhosa criação, o pancreas artificial.
    Sonho com esse dia, pois quero vida em qualidade para todos os diabeticos, não so para meu filho. Que Deus ilumine todos voces.

  • roberta:

    Renato,
    Parabéns pelo seu comentário!!!!!!

  • Campos:

    Renato
    Que infelicidade a sua de criticar uma opinião acertada. Gerar filhos saudáveis não é a mesma coisa que raças puras. Um país cheios de deficientes é um país capenga. Nos, trabalhadores pagamos pelos deficientes, presos, depredadores das benfeitorias publicas, pessoas psicopatas, etc. Tudo isto poderia ser evitado, se pudessemos.
    Se voce gosta de pagar pelos outros tudo bem, mas eu não suporto isto.
    Jack.
    Todos sabemos que o diabetes pode ser recessivo, isto é, voce é diabético, seu filho não é, mas um descendente qualquer vai ser.
    Se pudessemos evitar nascimento de pessoas com doenças hereditárias seria muito bom, economicamente para os governos e as pessoas que não teriam uma vida desofrimentos. Ter um cachorrinho é ótimo. Agora, despreza-lo quando se muda para outro lugar é um crime. Assim, tem pessoas que tem filhos para mante-lo ignorante, em completo abandono. Isto é um crime consentido.

  • Mih:

    Uma pessoa diabética pode ter filho sem sim! E acho que tá faltando respeito. Se tu tivesse diabetes não teria filhos então? Crueldade eh falar o que tu tá falando. Nõa ter diabetes e ter filhos!

  • Dani:

    Que falta de informação! Uma pessoa com Diabetes tipo 1 pode ter um filho normalmente, ela não irá um filho com Diabetes, pq não é hereditário! Com cuidados, a gestação poderá ser normal e o filhjo igualmente nascerá como qualquer outra criança!

  • jack:

    que burrice, falta de informacao, o diabetes pode ser adquirido, nao necessariamente uma doenca hereditaria, pessoas com diabetes podem ter filhos sem diabetes, tenho uma filha com diabetes, mas nao hereditario, foi adquirido.

  • Renato:

    Guilherme e Campos. Dois imbecis, gerar uma raça pura e livre de doenças foi exatamente a brilhante ideia do lider do nazismo. Deu no que deu, mataram milhares de pobre coitados durante a segunda guerra. Graças a Deus, nao temos pessoas ignorantes como voces tomando decisoes importantes nesse pais.

  • Guilherme Augusto:

    E você /\ não vai ser nunca ngm importante na vida, porque o que o cara falou seria interessante de acontecer msm.
    E outra… Osmar? Nome escroto

  • osmar:

    tu é simplesmente escroto.. /\
    /\

  • Campos:

    Não seria bem mais simples, evitar que pessoas diabéticas tivessem filhos? Pensando bem é até uma maldade a pessoa saber que é diabética e gerar propositalmente um filho diabético.
    Gerar filhos na época atual, deveria ser um caso de permissão da justiça. Com o excesso de população atual, estamos destruindo a natureza, enchendo o planeta de lixo, poluindo rios, mar e ar. Gerando sem terras, sem teto, sem educação, etc.Para que? Os pobre geram filhos pobres para sofrerem. Que maldade.
    Isto não é como ter um cachorrinho. O ser humano não deveria controlar a nataldade. Isto deve ser atribuído ao governo, com o aval da justça. Só deveria ter filhos quem pudesse cria-los com diguinidade. Um pais de 1º mundo tem uma população sem mendingança e ótma qualdade de vida.

  • Helen:

    Me pergunto por isso também Moacir…
    Espero que dê certo esse estudo e que disponibilizem para “todas” as pessoas!

  • moacir:

    isto e muito bom para os diabeticos.sera que o sus vai pagar este aparelho para os pobre, porque fiquei 4 mes para ser internado com diabete descompensada,com actocitose altissimo , estava quase morrendo.ou este aparelho e so para rico

  • Leandro:

    Isso sim é uma pesquisa importante, ao contrario da pesquisa dos rostos florados e das abelhas.
    Vamos investir neste tipo de coisa

Deixe seu comentário!