Como um afogamento realmente se parece, forças culturais quase extintas, segredos científicos da sedução, esperança contra a calvície… E mais

Por , em 14.06.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 10/06/13:

10 estudos que revelaram fatos depressivos sobre a humanidade

1
Se você é como eu, gosta de acreditar no bem das pessoas. Ou seja, crê que, a humanidade, em sua essência, é boa. No entanto, teorias filosóficas à parte, não dá para negar que somos capazes de coisas bastante ruins. De vez em quando, pesquisadores chegam a resultados que revelam fatos inquietantes sobre a nossa espécie. Confira.

Vegetarianos vivem mais do que quem come carne?

2
Pesquisadores da Califórnia (EUA) analisaram as dietas de 73 mil pessoas e descobriram que aqueles que não consomem carne têm um risco de morte 12% menor em comparação aos outros.

Atenção, pais: o verdadeiro afogamento não se parece com o da TV

3
O afogamento é quase sempre um evento aparentemente tranquilo. O acontecimento dramático de pessoas acenando, espirrando água e gritando que geralmente é mostrado na televisão e no cinema confunde as pessoas e as “desprepara” para identificar o que raramente ocorre na vida real.

7 forças culturais que estão se perdendo

4
A partir do século passado, a mídia de massa e a comunicação global começaram a moldar a cultura humana mais fortemente. Tecnologias e entretenimentos são implementados a todo instante, deixando marcas gigantescas na paisagem cultural e se tornando obsoletos dentro de períodos ridiculamente curtos de tempo. Confira alguns hábitos que já foram fortes, mas hoje estão quase “extintos”.

5 segredos científicos de sedução

5
Não tinha encontro no Dia dos Namorados? Não tema: a ciência pode ajudar você a não passar por isso no ano que vem. Confira cinco dicas de sedução baseadas em estudos científicos – que funcionam tanto para homens como para mulheres.

O “homem com o braço de ouro” que já salvou mais de 2 milhões de bebês

6
Se você nunca doou sangue, o australiano James Harrison certamente irá te inspirar. Corre em suas veias corre um tipo de sangue raro e precioso para a medicina, de fator RhD-negativo, que já foi usado em milhares de vacinas para bebês nascidos com uma doença hemolítica.

Esperança contra a calvície: proteína pode criar novos folículos capilares

7
Por muito tempo, acreditou-se que os folículos capilares (que produzem o cabelo e pelos) não podiam ser reconstituídos. Para a alegria dos carecas, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia (EUA) estão tentando demonstrar o contrário.

Ateus buscam apoio na ciência durante momentos de estresse

8
Já foi demonstrado que a fé religiosa pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse e a ansiedade, dando a elas uma sensação de controle em momentos de incertezas. Aparentemente, a “crença” na ciência e uma abordagem racionalista pode fazer o mesmo para as pessoas não religiosas.

Plástico poderá ser substituído por… fungos?

9
Mofos e cogumelos normalmente não são vistos com bons olhos, mas, se depender da empresa Ecovative, algum dia serão usados em larga escala em construções e embalagens.

Golfinhos e humanos conversarão algum dia?

10
Se existe alguma espécie que algum dia irá conversar conosco, provavelmente serão os golfinhos – eles são inteligentes, e têm uma forma de comunicação bastante sofisticada entre eles. Mas, apesar de décadas de pesquisa, ainda não encontramos uma chave de tradução entre as linguagens humanas e a dos golfinhos.

Veja mais matérias populares da semana:

Deixe seu comentário!