O efeito colateral deste medicamento pode ser a cura pra a calvície

Por , em 10.05.2018

Só quem é calvo conhece a tristeza de ver parte de si indo embora pelo ralo do chuveiro sem poder fazer muita coisa a respeito. Há alguns tratamentos que especialistas dizem que podem ajudar aqueles que estão no início do processo da calvície, mas não são eficientes em todo mundo. Por isso o surgimento de um remédio que pode reverter a perda de cabelo tem sido muito comemorada.

Um artigo científico foi publicado nesta semana na revista PLOS Biology, e anuncia um medicamento que foi desenvolvido para tratar osteoporose – uma doença em que os ossos começam a ficar fracos e podem se quebrar com facilidade – mas que pode ajudar a tratar a calvície também.

Infelizmente ele ainda não foi testado em humanos, por isso ainda estamos longe de vê-lo sendo receitado em consultórios médicos do mundo todo.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo começaram a investigar um medicamento chamado cyclosporina A, um remédio que pode suprimir o sistema imunológico. Ele é usado para tratar artrite reumatoide, doença de Crohn (que afeta o sistema digestivo) e também para prevenir que o corpo rejeite órgãos transplantados. Um de seus efeitos colaterais é o aumento do crescimento de cabelo e pelos.

Como você pode ter deduzido sozinho, suprimir seu sistema imunológico em troca de mais cabelo não é exatamente um bom negócio. Então os pesquisadores tentaram identificar o que no remédio causou o crescimento capilar para tentar isolar este processo sem interferir no sistema imunológico.

Ao analisar folículos capilares, eles encontraram uma proteína chamada SFRP1, que suprime o crescimento dos cabelos. Esta proteína foi afetada pela droga, o que significa que ela é provavelmente uma das responsáveis pela falta de crescimento capilar.

Os pesquisadores também identificaram outra medicação que afeta esta proteína. Este remédio se chama WAY-316606, criada para tratar osteoporose.

“O fato deste novo agente, que nunca tinha sido considerado em um contexto de perda capilar, promover o crescimento de cabelo é empolgante por conta de seu potencial: ele poderia um dia fazer uma grande diferença para pessoas que sofrem com perda capilar”, diz Nathan Hawkshaw, o autor principal do estudo.

Testar a droga em folículos ao invés de apenas em células é um passo importante para demonstrar aplicação prática. Mais pesquisas são necessárias antes disso.

As drogas usadas atualmente para perda capilar são Minoxidil e Finasteride. Mas elas não funcionam para muitos pacientes e podem causar efeitos colaterais sérios. O primeiro funciona em 30-40% dos pacientes e pode causar batimentos cardíacos acelerados e irritação. Quando as pessoas param de tomar o medicamento, o cabelo volta a cair sem ser substituído por novos fios. O segundo medicamento só pode ser usado por homens, mas não funciona para todos. Entre os efeitos colaterais estão disfunções sexuais graves que podem continuar mesmo com a descontinuação do remédio.

Até que o WAY-316606 seja testado em um grande grupo de pessoas por um longo período de tempo, é difícil dizer o quão bem ele funciona e o quão seguro ele é. Este processo de teste pode levar anos.

“Um teste clínico é necessário como próximo passo para nos dizer se esta droga ou componentes similares podem ser eficazes e seguros para pacientes com perda capilar”, diz Hawkshaw. [Business Insider]

Deixe seu comentário!