Esta estrela circula um buraco negro em uma órbita absolutamente insana

Por , em 17.04.2020
Observations made with ESO???s Very Large Telescope (VLT) have revealed for the first time that a star orbiting the supermassive black hole at the centre of the Milky Way moves just as predicted by Einstein???s theory of general relativity. Its orbit is shaped like a rosette and not like an ellipse as predicted by Newton's theory of gravity. This effect, known as Schwarzschild precession, had never before been measured for a star around a supermassive black hole. This artist???s impression illustrates the precession of the star???s orbit, with the effect exaggerated for easier visualisation.

Astrônomos do Instituto Max Planck (Alemanha) descobriram uma estrela orbitando o buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, o Sagittarius A*. Sua trajetória insana lembra uma flor.

Nomeada S2, essa órbita curiosa da estrela é mais uma evidência que confirma a teoria da relatividade geral de Einstein.

Relatividade geral

Os cientistas monitoraram a estrela por 27 anos usando o Telescópio Muito Grande (“Very Large Telescope” ou VLT) do Observatório Europeu do Sul no deserto de Atacama, no Chile.

A forma de roseta de sua órbita apoia a teoria da relatividade geral de Einstein, que prevê que tal emparelhamento entre os dois objetos permaneceria dinâmico, com uma órbita em formato de elipse.

“A relatividade geral de Einstein prevê que as órbitas de um objeto em torno de outro não são fechadas, como na gravidade newtoniana, mas precessam adiante no plano do movimento”, disse Reinhard Genzel, o diretor do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, em um comunicado.

Nova evidência

A órbita da S2 em torno no Sagittarius A* não é a primeira vez que tal efeito é observado; ele foi constatado também na trajetória de Mercúrio em torno do sol.

“Esse famoso efeito – visto pela primeira vez na órbita do planeta Mercúrio ao redor do sol – foi a primeira evidência a favor da relatividade geral. Cem anos depois, detectamos o mesmo efeito no movimento de uma estrela que orbita a fonte compacta de rádio Sagittarius A* no centro da Via Láctea”, complementa Genzel.

Tamanho do nosso buraco negro

O fato de que a órbita foi observada por quase trinta gerou um bônus de conhecimento para os astrônomos – eles puderam confirmar suas teorias sobre o tamanho e o comportamento do buraco negro no centro de nossa galáxia.

“A observação reforça a evidência de que Sagittarius A* deve ser um buraco negro supermassivo com 4 milhões de vezes a massa do nosso sol”, concluiu Genzel.

Um artigo sobre as descobertas foi publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics. [CNN]