,

Designers indianos constroem ar condicionador genial que não usa eletricidade e pode salvar vidas

Por , em 24.09.2017

O ar condicionado é um aparelho que pode parecer supérfluo para alguns de nós, mas, em países muito quentes como a Índia, são uma verdadeira necessidade durante o verão e podem salvar vidas.

No entanto, seu uso não é nada barato, e além disso pode estar contribuindo para o aquecimento global, tendo em vista que toda a energia necessária para fazê-lo funcionar não é a melhor coisa para o meio ambiente.

Agora, uma empresa de design indiana com sede em Nova Deli, Ant Studio, pensou em uma solução genial: seus designers construíram uma estrutura que esfria o ar sem usar um único watt de eletricidade, e ainda parece uma instalação de arte moderna ao mesmo tempo.

Beehive

Em parceria com a Deki Electronics, uma empresa também com base na capital da Índia, o grupo do Ant Studio utilizou uma armação metálica circular para empilhar centenas de tubos de argila terracota, criando o Beehive.

Quando molhados, os tubos de terracota absorvem a água e evaporam brisas frescas quando o ar quente passa por eles.

Esse “ar condicionado” é de baixa manutenção, econômico (devido ao baixo custo e alta disponibilidade de argila) e bom para o meio ambiente.

“Como arquiteto, queria encontrar uma solução ecológica e artística, e ao mesmo tempo que evoluísse métodos artesanais tradicionais”, disse Monish Siripurapu, fundador da Ant Studio, ao portal Arch Daily.

Conheça o Beehive: [BoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (16 votos, média: 4,81 de 5)

2 comentários

  • Lindsley Daibert:

    E o consumo de água? E aquele ventiladorzão ali atrás?

    • Cesar Grossmann:

      É a Índia, lá tem as monções, que fornecem bastante água… Atrás da unidade Beehive o que tem é uma umidade geradora. Pelo que eu entendi eles estão usando o vento gerado pelo gerador para criar uma corrente de ar fresco para a fábrica.

Deixe seu comentário!