Estudo mostra que beber água da torneira evita cáries

Por , em 13.04.2010

A adição de flúor a água “torneiral” é considerada, por cientistas, a mais efetiva e barata forma de prevenir cáries na população.

Problemas dentários afetam crianças mais do que qualquer outra doença crônica infecciosa. Se não forem tratadas as cáries podem causar dor, comprometer a alimentação, e causar até a perda do dente careado.

O flúor faz com que a estrutura do dente fique mais forte e causa a “remineralização” do dente e pode ajudar no tratamento dentário antes mesmo que o dente fique comprometido. Então quando você bebe água da torneira está cuidando de sua saúde bucal.

Segundo especialistas, em vez de ficar “passando a broca” nos pacientes, os dentistas deveriam educá-los para que eles bebam água da torneira.

A aplicação de flúor em gel também pode ser feita rapidamente por dentistas – e, no caso de crianças, eles tem até um sabor que o torna mais tolerável (só não recomendo o de laranja).

Dentistas analisaram diversas formas de aplicação de flúor nos dentes, incluindo pasta dental e enxaguante bucal, mas eles descobriram que a água torneiral é o método mais efetivo – reduz em até 30% a ocorrência de cáries.

Fonte: Science Daily

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

25 comentários

  • Rodrigo Duarte:

    Na Verdade o Flúor é toxico, tanto que o seu dentista alerta para não engolir, inclusive as pastas de dentes que contem flúor tem o alerta de não ingestão.
    O que acontece é que o governo de muitos países (incluindo o Brasil) adiciona Flúor na água,e pasmem, não é só na da torneira a engarrafada também. Fizeram isso para reduzir a incidência de caries (sai mais barato colocar o flúor, que é um subproduto industrial muito custoso para ser descartado, do que cuidar dos dentes da população). Em muitos países desenvolvidos a adição de Flúor foi proibida ou nunca foi feita, devido ao fato de ser comprovadamente toxico.

    • Valdeir:

      Muito bom Rodrigo.
      Não há diferenças estatísticas no índice de cárie entre países que fluoretam e nos que não fluoretam a água. Essa pesquisa está mal colocada, não mostra os comparativos, parece comprada.

      Eu moro num sítio e tenho minha própria agua de beber (sem flúor é claro) e usamos pasta de dente sem flúor. A dentista do meu filho ficou pasma, não havia nada para fazer nos dentinhos dele na última e em todas as consultas feitas.

      Eu por outro lado, fui criado com muito flúor, tive muita fluorose, muitos dentes quebrados em vista disto, e além de tudo tenho uma espondilite braba. E advinhem qual o produto que segundo pesquisas pode provocar espondilite.

      Flúor mata; flúor quebra dentes por fluorose dentária; te prejudica o esqueleto, Flúor é acumulativo e ataca teu sistema nervoso.

      Então, não caia nessa pesquisa comprada. Os melhores dentistas que pesquisam e estudam não usam e são contra o flúor.

  • jluizs:

    o flúor como elemento químico é do mesmo grupo do iodo, grupo 7a, porém ele é mais eletronegativo, logo mais reativo. Sendo assim, o flúor pode tomar o lugar do iodo necessário ao funcionamento normal da tireoide, causando hipotiroidismo, pois teremos fluor em vez de iodo. Talvez esse seja um dos principais motivos da epidemia de hipotireoidismo que ocorre hoje em dia.Por isto não concordo com a fluoretação da água, já que não me parece segura para nossa saúde.

  • jluizs:

    O fluor como elemento q

  • Valdeir:

    Eu usava muito flúor na adolescência e a escola colocava mais fluor ainda. Resultado muitos dentes quebraram devido a fluorose dentária. Ao invez de proteger quebra seus dentes.
    Outra coisa, eu hoje sou portador de Espondilite Anquilosante, doença severa e extremamente dolorida e soube que o flúor que tanto usei também provoca este mal.
    Hoje fujo até de pasta de dente que contenha flúor.
    Flúor é lixo que é proibido despejar na natureza de tão tóxico que é.
    Então o jeito foi convencer as pessoas a tomarem flúor e despejarem na natureza através da urina. Ou seja não passamos de máquina de despejar flúor.
    É realmente flúor emburrece.

  • Beba a Água mais Barata do Mundo! | Aquafluxus:

    […] São Paulo aqui e do Rio de Janeiro aqui) e com as vantagens de ser bem mais barata, de ajudar na prevenção da cárie e de não agredir o meio ambiente produzindo milhões de garrafinhas PET como resíduo do consumo! […]

  • Rodrigo Paim:

    Água de torneira… ok, torneira de onde ?

    Quer dizer, tem países que a água de torneira é igual a de filtro, já outros não é muito indicado beber água da torneira….

    Faltou especificar. Se aplica ao Brasil isso ?

  • Paullin-007:

    Deem uma olhada nesse blog e tirem suas conclusões.

    *http://venenofluor.blogspot.com/2007/06/conhea-o-flor-e-suas-conseqncias.html

  • vih – happy crazy:

    que coisa de troxa colocar flúor na água
    eles dizem isso por que não são eles que ficam com dor de barriga

    eu axo que o efeito do flúor na água ja ta fazendo efeito nos dentistas 😛

    eu sou a happy crazy e eles que são loucos!!!

  • wilson:

    Se beberem agua de torneira no Rio de Janeiro,talvez poderão
    evitar uma cárie mas com certeza pegarão malária,tifo,diarréias,hepatites etc…

  • Will:

    Jovens sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz, esperando pela libertação. Os nazistas “ministraram” flúor na água dos campos de extermínio, que agiu como sedativo, apaziguando os prisioneiros. Apesar desse precedente, o uso da água fluorada ainda é promovido em diversos países. O flúor também é empregado como componente ativo de poderosos tranqüilizantes.

    Descobriu-se que repetidas doses em quantidades muito pequenas de flúor afetam o cérebro, envenenando e narcotizando lentamente as pessoas e tornando-as submissas. Ansiosos em explorar o efeito do flúor, os comandantes dos campos alemães o acrescentaram ao abastecimento d’água.

    Os efeitos da água fluorada impressionaram fortemente os serviços de inteligência. Consideraram que a água fluorada era o meio ideal para controlar as populações depois de seus países terem sido invadidos. Antecipando-se à vitória, a fábrica alemã de produtos químicos I. G. Farben, instalada em Frankfurt, foi a encarregada da produção massificada de flúor destinado aos campos de extermínio e a outros futuros usos possíveis.

  • Amanda:

    Eu bebo agua da torneira e tenho so uma carie!

  • benq:

    que idiotas em
    alem de ofender escrevem com caps lock

    existe diferença em beber e enxaguar

    não gosto de beber agua com cloro
    acho horrivel é pessimo

    eu nao consigo nem beber agua daqueles filtros de torneira
    de tanto cloro que ainda fica

    a concentração de cloro na agua encanada é muito grande
    agora se voce gosta problema é seu

  • bernadete Barata de Morais:

    Oi gente !

    esses desntista esta malucos ! desde quando agua da torneira traz beneficios para a carie dentaria ?

    agua da torneira tem mais de 1.000 aditivos quimicos.
    o pobre ja toma dessa agua a seculos , e tem os dentes todos caidos

    pode ate evitar alguma coisa ou cair os dentes todo

    manda os dentistas tomar dessa agua, e depois manda ele divulgar os resultados..
    morreram mais de 1.000000000 dentistas mundialmente

    vou aguardar os resultados

    boa sorte Srs: DENTISTAS

  • Lucas:

    QUAL A DIFERENÇA EM BEBER E ENXAGUE BUCAL? A VA CATAR COQUINHO! SANTA BURRICE

  • Andrew:

    Mas tem um probrema! Aqui mesmo na Hyperscience já saiu uma matéria sobre o flúor, dizendo que as pequenas quantidades de fluor que contem na água deixam as pessoas mais burras.

    O que você prefere? Ser uma mula de dentes bonitos, ou um banguelo inteligente??

  • Andrew:

    Mas tem um probrema! Aqui mesmo na Hyperscience já saiu uma matéria sobre o flúor, dizendo que as pequenas quantidades de fluor que contem na água deixam as pessoas mais burras.

    O que você prefere? Ser uma mula de dentes bonitos, ou um banguelo inteligente?

  • José:

    Flúor é veneno.
    Já está mais que cientificamente provado que não precisamos disso em nossa água.
    http://www.youtube.com/watch?v=ZYjiWW7pv3E

  • Thiago Wesley:

    Gosto desse blog, e acho interessante os artigos da Luciana gulastri, mais descordo do post, (espero que meu cometário não seja excluido pois a hyper não gosta muito de opniões adversas pelo que pude ver em outros post) e acho que tenho todo o direito de discordar.

    Descobriu-se que repetidas doses em quantidades muito pequenas de flúor afetam o cérebro, envenenando e narcotizando lentamente as pessoas e tornando-as submissas. Ansiosos em explorar o efeito do flúor, os comandantes dos campos alemães o acrescentaram ao abastecimento d’água durante a segunda guerra mundial.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Penso que lavar a boca já deve resolver, apesar que todos os cremes dentais dizem ter flúor…

    • Wanderley Caloni:

      A maneira com que o problema foi exposto pelo artigo parece que é a maneira mais barata, pois famílias e regiões mais carentes não podem se dar ao luxo de comprar creme dental, escovas. Água potável na torneira é uma necessidade das mais básicas para qualquer ser humano. Não mais básico, contudo, que educação.

  • Rogério:

    só não recomendo o de laranja…. ÓTIMA!!

    e falar que beber água de torneira da doença é o mesmo que falar para a criança não brincar na terra pq é sujo
    só as crianças que não tem costume do contato com a “sujeira” que ficam doente… pq elas tem um sistema imunológico deficiente.

    isso melhora o sistema imunológico da criança…

    sempre brinquei na terra, no barro, bebia água de torneira, comia goiaba direto do pé (muitas vezes com bicho e o bicho era engolido junto), etc… e nunca fiquei de cama… Quando eu fico resfriado dura no máximo um dia e meio…
    Ah podem pensar que é devido a alimentação, mas ai vai:
    como carne vermelha em excesso(troco qualquer alomoço, jantar, café da manhã bor um bom churrasco com carne “bem” mal passada, p/ mim o ponto da carne é aquele que vc corta e ainda faz múúúú´) , não como verduras, nem vegetais, tomo em média 1l de coca por dia, suco raramente eu tomo, frutas raramente eu como. bebo nos finais de semana….
    Digamos assim em alimentção eu sou um péssimo exemplo

  • AC/DC:

    Tá bom e aí vou pegar uma série de outras doenças!!!a água por lá deve ser boa mas a daqui…

  • Douglas:

    SANTA IGNORANCIA

  • benq:

    precisa beber ? um enxague bucal não seria o bastante ?

    porque voce nao bebe um anti-septico bucal

Deixe seu comentário!