Físicos criam o menor motor do mundo, dez bilhões de vezes menor que o de um carro

Por , em 25.08.2019

Uma equipe internacional, incluindo físicos teóricos do Trinity College Dublin (Irlanda), construiu o menor motor do mundo – aproximadamente dez bilhões de vezes menor que um motor de carro.

No futuro, esse tipo de dispositivo deve ser incorporado a outras tecnologias para aumentar sua eficiência energética.

Como funciona

O motor é feito um único íon de cálcio. O íon, por ser eletricamente carregado, é facilmente preso em campos elétricos.

O motor funciona a base do “spin” (o momento angular) intrínseco ao íon. Esse spin é usado para converter o calor absorvido de feixes de laser em vibrações.

Essas vibrações, por sua vez, captam a energia útil gerada pelo motor, em seguida armazenada em unidades chamadas “quanta”, conforme previsto pela teoria da mecânica quântica.

“Este experimento e sua teoria inauguram uma nova era para a investigação da energética das tecnologias baseadas na teoria quântica, que é um tópico no centro da pesquisa do nosso grupo. A nanoescala é um dos pontos fundamentais para uma computação mais rápida e eficiente. Entender como a termodinâmica pode ser aplicada em tais configurações microscópicas é de suma importância para futuras tecnologias”, afirmou John Goold, professor de física no Trinity College Dublin.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Physical Review Letters. [Phys]