Foto: Enceladus Looms, a lua de Saturno

Por , em 16.05.2011

Enceladus Looms não é nome de magia do livro Harry Potter: é uma das luas de Saturno. Esta foto mostra o período crescente desta lua, iluminada pelo sol. A imagem foi tirada em 13 de agosto de 2010, pela nave Cassini.

A foto também mostra camadas da superfície de Saturno em uma linha iluminada. A lua, que tem 500 quilômetros de diâmetro, estava a 60 mil quilômetros da câmera, com seu pólo sul iluminado. Dá para ver o brilho dos vapores d’água e partículas de gelo nas fissuras da superfície da Enceladus. As imagens são fortes evidências de que há água líquida na superfície dessa lua. [NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Hugo Domenech:

    A agua liquida é possível graças a ação gravitacional e magnetismo dos gigantes gasosos. A mesma coisa acontece com Europa. O cabo de guerra dessas forças fornece a fricção e calor necessários. Zona habitável? É relativo! =)

  • PredadorXD:

    Com base em que alguém pode afirmar que aquilo é vapor d’agua? só para começar a temperatura nessa distancia do sol é muito abaixo de zero.

  • Pensador®:

    Eu gostaria de ter visto pelo menos uma estrela. =/

    Quanta água deve existir somente na Via Láctea… :O

  • Juliano:

    Água líquida tão longe da zona habitável?? Não seria metano, enxofre, ou até mesmo nitrogênio líquido ou algo do tipo?

  • jose51:

    Os cientistas estão descobrindo muita evidencia de agua no Universo, logo a vida deve ser mais frequente que imaginamos…

Deixe seu comentário!