Foto: Enceladus Looms, a lua de Saturno

Por , em 16.05.2011

Enceladus Looms não é nome de magia do livro Harry Potter: é uma das luas de Saturno. Esta foto mostra o período crescente desta lua, iluminada pelo sol. A imagem foi tirada em 13 de agosto de 2010, pela nave Cassini.

A foto também mostra camadas da superfície de Saturno em uma linha iluminada. A lua, que tem 500 quilômetros de diâmetro, estava a 60 mil quilômetros da câmera, com seu pólo sul iluminado. Dá para ver o brilho dos vapores d’água e partículas de gelo nas fissuras da superfície da Enceladus. As imagens são fortes evidências de que há água líquida na superfície dessa lua. [NASA]

• Hugo Domenech:

A agua liquida é possível graças a ação gravitacional e magnetismo dos gigantes gasosos. A mesma coisa acontece com Europa. O cabo de guerra dessas forças fornece a fricção e calor necessários. Zona habitável? É relativo! =)

Com base em que alguém pode afirmar que aquilo é vapor d’agua? só para começar a temperatura nessa distancia do sol é muito abaixo de zero.

Eu gostaria de ter visto pelo menos uma estrela. =/

Quanta água deve existir somente na Via Láctea… :O

Água líquida tão longe da zona habitável?? Não seria metano, enxofre, ou até mesmo nitrogênio líquido ou algo do tipo?

• jose51:

Os cientistas estão descobrindo muita evidencia de agua no Universo, logo a vida deve ser mais frequente que imaginamos…