Casais que lavam louças juntos são mais felizes, diz estudo

Um novo estudo publicado pela Universidade de Ontário, no Canadá, revela que casais que dividem as responsabilidades domésticas são mais felizes e satisfeitas que famílias com outros modelos de divisão de trabalho. A categoria considerada de “papéis divididos” – em que cada parceiro realiza de 40 a 60% do trabalho doméstico sem remuneração – já correspondem a 25% das famílias daquele país. Segundo o estudo, grande parte destas famílias têm mulheres que trabalham fora, ganham bem e são menos religiosas.
Já o modelo de família tradicional, em que os homens realizam o trabalho remunerado e as mulheres realizam o trabalho doméstico não-remunerado, está diminuindo, mas ainda constitui grande parte das famílias. Os pesquisadores sugerem que a divisão de trabalhos domésticos é mais vantajosa para a sociedade, em termos de igualdade de gêneros e a capacidade de participação por adultos no campo de trabalho. O estudo também afirma que o modelo é mais vantajoso pois não deixa a mulher desamparada em caso de separação, divórcio ou morte do parceiro.
» Negação leva a um casamento feliz
Um estudo recente indicou que homens que lavam a louça fazem menos sexo, mas os pesquisadores afirmam que uma política pública poderia ajudar a promover este estilo de vida e modelo familiar. Segundo eles, deveriam ser providenciadas oportunidades iguais de acesso aos estudos e ao mercado de trabalho para homens e mulheres. Além disso, eles afirmam que melhores condições para equilibrar a dedicação ao trabalho e ao lar e políticas de maior envolvimento masculino no trabalho caseiro poderiam ajudar a aumentar o número de famílias que têm este modelo. [Science Daily]
6 comentários
Acredito que faz todo sentido esse estudo realizado . Afinal , os direitos e deveres são iguais . Assim , sendo , quando a cumplicidade é partilhada entre ambos , além de terrminarem as tarefas mais cedo , a mulher não fica sobrecarregada em relação aos serviços domesticos e assim sobra mais tempo para que os dois fiquem mais tempo juntos.
Mas é importante ressaltar que não adianta ajudar a esposa nos afazeres domésticos e deixar a desejar em outras áreas fundamentais , como o companheirismo , o diálogo , o acordo e o respeito mútuo em relação um ao outro .Até porque não é todo dia que a gente amanhece de bom humor , às vezes por algumas questões como , não ter dormido direito ou ter tido um pesadelo ou coisa semelhante . Mas também , amanhecer mal humorado , não nos dá o direito de agredir verbalmente ou omitir nossas responsabilidades . Cabe nessas horas , respeitar o momento em que um dos dois quer está a sós ou em silêncio quando não está com capacidade psicológica para desabafar no momento .
Um comentário acima fala que a esposa o largou há dez anos mesmo ele fazendo tudo dentro de casa. Mas tudo é unidade, não adianta ajudar em algo, mas ser negligente em outras questões! Certamente deixou a desejar em algo mais importante do que ajudar nas atividades domésticas. Quanto ao estudo eu concordo que melhore a convivência, mas torno a dizer que não se pode deixar de se importar com outras coisas mais importantes, sendo uma delas a reciprocidade de ambos.
Estudo, correto, quando o homem ajuda é mais amado e a mulher mais feliz por saber que ele participa e se importa, resultado, Mto mais amor no casamento!!
Penso que a casa é do casal e não somente de um… e a divisão é claro que trás o melhor para ambos… para o homem principalmente, porque além de dar o valor as coisas do lar… ainda tem o grande fato que de ele dará maior valor a tudo… aos cuidados e principalmente a se sentir parte… pelo lado da mulher, acabam com as brigas pelo que o homem não faz e o que ela faz… e claro… estar junto sempre é melhor para ambos… tudo se torna legal e romântico.
Sempre fiz os serviços domestico com minha mulher;lavava louça, arrumava a casa e até lava a roupa . Moral da estória: ela me largou fazem dez anos, esse estudo é furado.
olha ai porque somos mais felizes….
Bjs
Denilson