Marca-passos podem ser transformados em armas de assassinato em massa

Por , em 18.10.2012

Durante a conferência de segurança Breakpoint em Melbourne (Austrália), o pesquisador da empresa IOActive Barnaby Jack revelou que transmissores marca-passo (dispositivos de aplicação médica que têm o objetivo de regular os batimentos cardíacos) podem ser programados para dar choques mortais.

Segundo o especialista, a falha está relacionada com a programação dos transmissores sem fio usados para dar instruções aos marca-passos e aos cardioversores-desfibriladores implantáveis (ICD), que detectam contrações irregulares do coração e provocam um pequeno choque elétrico para evitar um ataque cardíaco.

No passado, os marca-passos eram reprogramados por médicos, mas a tendência agora é usar transmissões sem fios. Vários fabricantes de produtos médicos vendem transmissores com um razoável alcance (radiofrequências na faixa dos 400 MHz), que, segundo Jack, torna os ataques remotos contra o software mais viáveis por causa da vasta amplitude de transmissão.

Jack usou um laptop para enviar remotamente uma série de choques de 830 volts (mortais) a um marca-passo, usando algum tipo de função “secreta” dos dispositivos, que ele não revelou para não dar ideias a algum psicopata. O vídeo de demonstração também não foi divulgado para proteger a marca dos aparelhos usados.

De acordo com Jack, essa função poderia ser usada para ativar todos os marca-passos e desfibriladores implantáveis dentro de um raio de 10 a 15 metros. Usando algo tão simples quanto um comando especial, o cometimento de um “assassinato anônimo” seria possível, e, no pior dos cenários, assassinatos em massa também.

Em sua demonstração, ele foi capaz de descobrir o modelo e número de série de cada dispositivo. Usando engenharia reversa nos terminais – que se comunicam com os marca-passos – ele conseguiu facilmente obter nomes de usuário e senhas até dos servidores do fabricante do produto. Esses dados poderiam ser utilizados para reprogramar o “firmware” do transmissor, que poderia se espalhar entre todos os marca-passos do mundo com “potencial para cometer assassinato em massa”.

“O pior cenário que eu posso pensar, 100% possível com esses dispositivos, seria carregar uma atualização de firmware comprometida em um programador e o programador comprometido, então, infectar o próximo marca-passo ou ICD, e então cada um posteriormente infectaria todos os outros da série”, explica Jack. No fim, todos os usuários de marca-passo poderiam sofrer choques mortais.

Jack afirma que seu objetivo não é causar danos ou ensinar alguém a fazê-lo, mas sim ajudar os fabricantes a melhorar a segurança de seus dispositivos. Com uma tensão máxima de 830 volts, este é um recurso bastante mortal que não só poderia induzir parada cardíaca, mas prejudicar muito mais pessoas e empresas.[Gizmodo, POPSCI, SCMagazine]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • intermentes:

    ….por que só uma ou outra pessoa precisa de marca-passo ?
    ….é , nossa ultra-moderna medicina fêz o marca-passo , “um milagre de Deus !!”…..para tentar desfazer todo o mal que os métodos de cura usados pela própria medicina causou à saúde dos seus “PACIENTES” e também “COBAIAS” , desta medicina nazista , disfarçada de medicina capitalista dos diplomas universitários e especializações , tudo à base da cola e corrupção , muita grana , mas nada de ciência na nossa medicina das porcentagens .

    Confira  em >>
    http://www.acordem.com/blog/22859

    A doença de Parkinson , por tudo sôbre ela que já foi chutado em documentos super sérios , é a continuação do Mal de Alzheimer , e um dos principais causadores é o Paracetamol , com nomes Tylenol , acetaminofeno , Panadol , etc….como sabido e provado , provoca tremedeiras . 

    http://exportamaisbrasil.blogspot.com.br/2012/04/e-o-famoso-tilenol.html

    A Dengue não matava até 1957 , quando começaram a medicar o Paracetamol , chamado também de Tylenol , um analgésico e antipirético ” tão  inofensivo “.
      

    …..o assunto tratado por esta matéria na verdade apenas desmascarou mais um modo de ataque tecnológico arquitetado por nazistas de vários países do mundo , apenas um dos milhares de ataques químicos , biológicos e tecnológicos por ano ,e duvido que algo vai ser feito , ninguém será incomodado por esse errinho acadêmico e inocente , nem investigado , nem julgado , nem empresas pagarão pelo erro ,e vários assassinatos já devem estar acontecendo , e o genocídio dos não-arianos e dos arianos-impuros foi acelerado depois da guerra da Bósnia , com a volta oficial do nazismo na Áustria .

    ….estude AUTOMEDICINA para compreender as doenças e nunca mais ficar doente e curar as doenças que possa ter .

    ….Imortal  !!
    ….Telebombas Matam a Morte .

Deixe seu comentário!