Os 10 melhores vídeos e imagens da semana

Por , em 26.01.2013

Mergulhadores ajudando golfinho, rio marciano de 1.500 km, ONVI capturado em timelapse… Reveja as melhores imagens e os melhores vídeos da semana de 21/01/13:

Golfinho pede ajuda para mergulhadores em vídeo incrível de resgate

Esse vídeo mostra que a cooperação entre humanos e outras espécies de animais não tem fronteiras, podendo acontecer até no fundo do oceano. Um grupo de mergulhadores observava raias no Havaí quando um golfinho apareceu os rondando. Logo, eles perceberam que o animal estava na verdade pedindo ajuda, pois tinha sua mobilidade reduzida. Mostrando grande confiança e inteligência, o golfinho deixou que um dos mergulhadores profissionais desenrolasse uma linha presa em sua barbatana. O golfinho pode voltar a nadar de maneira eficiente.

Rio de 1.500 km é descoberto em Marte
2

Os astrônomos da ESA, a Agência Espacial Europeia, liberaram imagens 3D incríveis da parte superior da região Reull Vallis, de Marte, que revelam o leito seco de um rio de 1.500 km de comprimento. Originalmente, o rio, que em partes tinha 7 km de largura e 300 metros de profundidade, corria das serras de Promethei Terra para a enorme bacia Hellas.

OVNI é capturado em vídeo timelapse

OVNI – Objeto Voador Não Identificado – é um termo foi criado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos que indica (como o nome claramente sugere) qualquer objeto visto no céu ainda não identificado. Para a surpresa de cineastas da empresa Sunchaser Pictures, foi exatamente um OVNI que invadiu o filme que eles estavam fazendo sobre o pico da chuva de meteoros Gemínidas ou Geminídeos, no Vale da Morte, na Califórnia (EUA): um objeto estranho cruzou o céu no meio do espetáculo três vezes, em movimentos de ziguezague irregulares.

Galinha bota ovo absurdo

Esse ovo chamou a atenção do rapaz do vídeo por causa do seu peso: pouco menos que 226 gramas. Sem dúvidas, um dos maiores ovos de galinha já vistos. O que ele não previa era que o ovo era ainda mais absurdo: tinha outro ovo dentro dele! Pode ter certeza que não é nenhuma pegadinha: isso é completamente possível. O ovo da galinha sai de seu ovário já formado, mas, antes de ser expelido pela cloaca, pode voltar para o canal por onde desceu, encontrando pelo caminho outro ovo em formação, que o envolve.

Inovadora camisinha origami aumenta o prazer e é mais fácil de “vestir” [vídeo]

O uso da camisinha é importante para evitar gravidezes indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis. O que as torna menos usadas, no entanto, é o fato de que não serem muito sexy, não poderem ser colocadas rapidamente, além de alguns usuários reclamarem de sentir menos prazer quando as usam. Entra a nova camisinha Origami, feita de silicone: é mais flexível, estica mais, é mais efetiva para bloquear vírus e bactérias, é lubrificada por dentro, tem vincos e vem dobrada como uma sanfona – este último detalhe, segundo seus criadores, torna muito fácil e rápido o ato de colocá-la, além de dar ao usuário a mesma sensação do sexo sem camisinha (potencialmente tornando a experiência ainda mais intensa).

O minúsculo apartamento “transformer” que tem 8 recintos
6

Viver em cidades grandes como São Paulo e Nova York não é só aventura e dinamismo. A menos que você tenha (muito) dinheiro, você provavelmente terá que se contentar em morar em um espaço apertado e amontoado. Uma alternativa, no entanto, é investir em projetos como o “LifeEdited”, que se baseia em conceitos inovadores e sustentáveis para transformar um cubo de 39 metros quadrados em um apartamento confortável com oito espaços funcionais.

Golfinhos-lisos-do-sul: os golfinhos extraordinariamente parecidos com orcas
7

A foto acima mostra um golfinho-liso-do-sul (Lissodelphis peronii). Não é preciso analisá-lo por muito tempo para perceber que ele é muito parecido com as orcas. Tecnicamente, a comparação não é surpreendente, já que a orca (Orcinus orca) é um membro da família dos golfinhos (Delphinidae). Outra característica inusitada deste animal é que ele não apresenta barbatana dorsal – ser um animal “liso” é um traço incomum compartilhado apenas com as baleias-francas, do gênero Eubalaena.

Vídeo inédito mostra lulas fazendo sexo estilo Kama Sutra

Lulas, aparentemente, não gostam de sexo na posição papai e mamãe. O primeiro vídeo que conseguiu capturar um par destes animais no ato (algo muito raro) revelou detalhes inesperados do acasalamento cefalópode no abismo do fundo do mar: a posição sexual adotada incluiu o macho ficar de cabeça para baixo, em cima da fêmea, de trás para frente, com os braços ao redor de sua cabeça.

4 incríveis vídeos microscópicos

Todos os anos, a fabricante de equipamentos fotográficos, equipamentos de precisão e equipamentos de imagem Nikon promove um concurso, o Nikon’s Small World in Motion Competition, ou “Competição do Mundo Pequeno em Movimento”, em português. A competição exibe vídeos feitos por cientistas do mundo inteiro, feitos com o auxílio de microscópios. Os resultados do concurso de 2012 já foram anunciados, e são vídeos ao mesmo tempo estranhos e belos.

Como serão as primeiras fotos de buracos negros
10

Ninguém jamais viu um buraco negro, e jamais vai ver porque, tecnicamente falando, não há nada para ver: buracos negros não emitem um único fóton (partícula de luz). O mesmo não acontece com seu entorno, no entanto – se houver matéria caindo no buraco negro, ela forma um disco, chamado de disco de acreção. A atividade neste disco forma uma estrutura em forma de lua crescente, no centro da qual deve haver um círculo escuro, chamado de sombra do buraco negro, que representa o próprio buraco negro. É isto que será registrado pelo telescópio Event Horizon.

2 comentários

  • Alberto Campos:

    O olho do furacão não emite nenhum fóton, assim como o buraco negro de uma galáxia. O rodamoinho ou remoinho também não deve emitir, ou será bem atenuado. Isto não quer dizer que a gravidade deles é tão forte que nem um fóton pode escapar. No caso do furacão e do buraco negro a rotação é mais intensa e isto cria um campo magnético que desvia a luz. Não juro, mas acredito que esta explicação sobre buraco negro, não é bem assim. A gravidade não tem praticamente nenhuma ação sobre o fóton, mas a densidade sim. Isto já foi provado. O desvio das estrelas provocado pelo sol, durante os eclipses é devido a densidade da heliosfera do sol. O campo magnético do sol causa as manchas escuras do sol e as lentes gravitacionais não é devido a gravidade dos aglomerados e pode ser devido a poeira cósmica que envolve estes aglomerados, devido sua gravidade. Este outro tipo de interpretação tem que ser levado em conta.

  • Cleusa Rainato:

    Excelentes reportagens.Não desconectar.

Deixe seu comentário!