Pesquisadores querem “definir o cheiro das cidades” para detectar ataques químicos

Por , em 18.11.2010

O que vamos narrar a seguir nada mais é que uma medida de segurança dos EUA contra ataques terroristas. Pesquisadores com máscaras e equipamentos estão se espalhando pelas principais cidades americanas e notificando todos os seus odores químicos. O objetivo: determinar (levando em conta o cheiro de odores de postos de gasolina, restaurantes, residências e indústrias, por exemplo) qual é o cheiro normal de cada cidade.

Assim, qualquer distúrbio químico no odor urbano é imediatamente notificado.

A medida é de autoria da DARPA (sigla em inglês para Agência de Pesquisas em Projetos Avançados de Defesa), uma instituição que trata, como diz o nome, de desenvolver novas formas de combate ao terrorismo, entre outras funções. Nesse caso, a medida serve para que se possa detectar um ataque por armas químicas (receita predileta de Sadam Hussein durante as Guerras do Golfo) o mais rapidamente possível.

O projeto deve ainda ter muito trabalho até ficar pronto. Afinal, como você deve ter pensado, o cheiro de uma cidade inteira certamente não fica uniforme e inalterado durante o ano inteiro. Durante o dia, há variações relacionadas ao clima, à umidade e à atividade humana, e esses mesmos fatores também variam ao longo do ano. Ainda em fase de planejamento, o projeto vai colher informações e buscar métodos eficazes para fazer esse levantamento até dia 6 de janeiro do ano que vem, data em que deve começar a ser colocado em prática. [PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • jeferson:

    Eles tem mais é que se prevenir mesmo,tem muitos bin ladens e sadans husseins por aí, principalmente lá dentro.

  • Ananias:

    Ainda vou ter uma mascára dessas para as visitas entrarem no meu quarto,não se assustem não sou nenhum terrorista é que depois de umas batatas doce, uns ovos, coves, crio verdadeiras bombas químicas!

  • Ninja:

    Que bom isso, vai gerar mais emprego e renda para o povo americano.

  • Farofa:

    achei interessante a imagem, é simples mas me chamou a atenção

  • Elizabeth:

    Caramba!!! que neura eles tem…
    Quando li o título pensei que era para detectar poluição e tentar resolver.

    Isso é o resultado de querer ser a maior potência do mundo… e viver com medo de tudo… grande coisa!

  • ShadowsAV:

    Será que dá certo?

Deixe seu comentário!