Pode haver um buraco negro dentro do sol?

Por , em 21.12.2023

Este relato é sobre um cenário apocalíptico fictício onde nosso sol, uma fonte vital de calor e luz, se transforma em um buraco negro ou é consumido por um buraco negro errante. Esse evento catastrófico, descrito como “O Fim está Próximo!”, poderia acontecer caso um buraco negro de massa estelar engolisse o nosso sol, deixando-nos apenas oito minutos antes que a situação se tornasse caótica, como diriam os jovens. Contudo, a trama se torna ainda mais intrigante se, ao invés disso, o sol capturasse um pequeno buraco negro primordial. Tal fenômeno é tão instigante que mereceria um estudo detalhado no servidor de pré-publicações arXiv.

Os buracos negros primordiais são entidades teóricas, acreditadas terem se formado nos primórdios do universo. Eles se diferenciam dos buracos negros de massa estelar ou dos supermassivos principalmente pelo seu tamanho diminuto. São tão pequenos que sua massa é comparável à de um asteroide e seu tamanho, menor que uma bola de beisebol. Esses buracos negros aparecem em diversos modelos teóricos e são sugeridos como explicações para mistérios que vão desde a matéria escura até um hipotético Planeta X. Segundo essas teorias, é provável que tais buracos negros sejam comuns no universo, o que aumenta a chance de uma estrela capturar um deles eventualmente. Estrelas que abrigam um buraco negro em seu centro são conhecidas como estrelas de Hawking.

Pesquisas recentes revelam que, se uma estrela semelhante ao nosso sol aprisionasse um buraco negro primordial, inicialmente o impacto seria mínimo. Uma massa equivalente à de um asteroide seria praticamente insignificante perto da massa do sol. Mesmo que fosse um buraco negro, ele não conseguiria consumir grande parte do sol rapidamente. No entanto, com o tempo, seu efeito se tornaria evidente. Um buraco negro dentro de uma estrela começaria a absorver material do núcleo estelar e cresceria gradualmente. Dependendo da velocidade de crescimento, ele poderia consumir completamente a estrela ou, pelo menos, afetar significativamente sua evolução e seu destino final.

O estudo enfatiza que o desfecho depende principalmente do tamanho inicial do buraco negro primordial. Para os maiores, cuja massa não é descartada por observações, cerca de um bilionésimo da massa solar, eles poderiam devorar uma estrela em menos de meio bilhão de anos. Se esse processo realmente ocorreu, então existiriam buracos negros com massa solar, pequenos demais para terem se formado a partir de supernovas, diferentemente dos buracos negros de massa estelar comuns.

Se o buraco negro primordial for muito menor, digamos, menos de um trilionésimo da massa solar, a situação se complica. Esse pequeno buraco negro consumiria matéria dentro da estrela, mas não de forma acelerada. Entretanto, ele agitaria o núcleo da estrela, gerando mais calor do que a fusão nuclear por si só. Como resultado, a estrela poderia se expandir e se transformar em uma “estrela retardatária vermelha”, mais fria e vermelha do que as gigantes vermelhas habituais. Essa turbulência no núcleo também poderia influenciar a atividade na superfície da estrela. Embora sutis, os efeitos poderiam ser detectados através da sismologia estelar, segundo os autores do estudo.

Conforme estudos de heliossismologia, é praticamente certo que não existe um buraco negro no nosso sol. Se houver, teria que ser extremamente pequeno. Portanto, não há necessidade de se preparar para um apocalipse solar iminente. No entanto, a existência de estrelas de Hawking é uma possibilidade que ainda aguarda descoberta pelos astrônomos. [Phys]