Transplante de coração: veja um vídeo aqui!

Quase meio século atrás, em 1967, o primeiro transplante de coração do mundo foi realizado na África do Sul.
Apenas cinco meses depois desse procedimento inédito, no dia 26 de maio de 1968, a equipe do médico Dr. Euryclides Zerbini colocou o Brasil na história da medicina mundial ao realizar o primeiro transplante de coração por aqui.
A operação foi realizada no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. O lavrador mato-grossense João Ferreira da Cunha, conhecido como João Boiadeiro, foi o paciente que recebeu o coração novo, mas infelizmente faleceu 28 dias após a cirurgia. Muita coisa mudou desde então.
O transplante
De acordo com a Fundação do Coração, o procedimento geralmente leva entre três e seis horas e pode ser um de dois tipos de transplantes. O transplante ortotópico é o tipo mais comum, e envolve a remoção do coração doente através de uma incisão no meio do peito. Um coração doador é então colocado dentro do corpo do paciente.
Em raras circunstâncias, os pacientes selecionados podem ser submetidos a um transplante cardíaco heterotópico, que permite que o coração do doador conviva com o coração doente. Corações duplos são uma boa solução para pacientes com problemas cardíacos que causam pressão arterial extremamente elevada na artéria pulmonar, que é o vaso sanguíneo que transporta o sangue do coração para os pulmões.
A pressão que se acumula pode fazer com que o músculo do coração enfraqueça, uma condição conhecida como cardiomiopatia. Nesse caso, o coração do doador atua como uma bomba extra para ajudar o coração enfraquecido do paciente.
Como o procedimento funciona
Esse vídeo do Instituto do Coração mostra como é realizado o transplante: [ScienceAlert, Globo]
4 comentários
parece comigo quando vou trocar uma peça do meu computador
Fora de série.. muito legal mesmo!!!!
não imaginava que fosse assim!!!
fiquei imaginando a responsabilidade dessas pessoas. Um detalhe e vc perde uma vida!
agora deu orgulho de ser humano!