Vênus tem vulcões ativos?

Por , em 7.01.2020

Nova pesquisa liderada pela Associação de Universidades para Pesquisa Espacial (USRA, na sigla em inglês), mostra que o fluxo de lava em Vênus é recente, sugerindo que o planeta ainda pode estar vulcanicamente ativo. Se isso for comprovado, Vênus seria o único planeta no Sistema Solar além da Terra a ter erupções recentes. 

Estudar a atividade vulcânica em Vênus pode nos ajudar a melhor compreender como acontece o resfriamento de planetas, e porque nosso vizinho Marte não tem.

Imagens de radar registradas na década de 1990 pela sonda Magellan da NASA revelaram que Vênus é um planeta de vulcões e extensos fluxos de lava. Entre 2006 e 2014, a sonda Venus Express, da Agência Espacial Europeia, mediu a quantia de luz infravermelha emitida de parte da superfície de Vênus durante a noite.

Os pesquisadores deste novo trabalho publicado na revista Science Advances compararam estes dados para identificar fluxos atuais de lava na superfície de Vênus. Até agora, a duração das erupções vulcânicas do planeta não eram bem conhecidas.

A NASA quer enviar humanos para Vênus; veja por que esta é uma boa ideia

O autor principal do trabalho Justin Filiberto, juntamente com sua equipe, recriou em laboratório  a atmosfera quente e cáustica para investigar como os mineiras do planeta reagem e mudam com o tempo. Filiberto é cientista do Instituto Planetário e Lunar em Houston, Texas (EUA).

Os resultados mostraram que a olivina, um mineral abundante no basalto e que compõe 90% da superfície de Vênus, reage rapidamente com a atmosfera e em poucas semanas fica com a superfície coberta com minerais de óxido de ferro: hematita e magnetita.

Esta capa com hematita foi visualizada em Vênus da mesma forma que foi observada em laboratório, mas com uma existência um pouco mais prolongada, de poucos anos. Portanto o mineral indica a presença de vulcões ativos no vulcão.

Ainda não temos a confirmação irrefutável desta informação. Isto seria uma descoberta importantíssima, afinal de contas Vênus é nosso vizinho e é muito semelhante à Terra em tamanho e densidade. Caso não haja vulcões ativos por lá, por que eles seriam ativos aqui?

Missões futuras para a vizinhança de Vênus devem facilitar a observação do fluxo de lava e oferecer evidências concretas sobre suas atividades. [Earthsky, Phys.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (17 votos, média: 4,94 de 5)

2 comentários

  • JoseLuis Pereira Rebelo Fernandes:

    Embora se vá afastando do Sol, Marte tem aquecido porque o sol como está em contração e aquece. O próprio planeta também está a contrair e logo a aquecer.
    Esta contração dos planetas é que faz com que não arrefeçam.

    • Cesar Grossmann:

      O Sol não está em contração. Nem os planetas.

Deixe seu comentário!