O Papai Noel sempre foi gordo?

Por , em 25.12.2010

Um Papai Noel magro é tão incomum que os aventureiros que se vestem de bom velhinho costumam usar uma barriga falsa caso estejam em forma. Mas quem disse que o Papai Noel original era gordo?

Na verdade, ele era bastante magro, mas cartunistas e artistas de anúncios comerciais fizeram o favor de lhe dar uma transformação.

A história do Papai Noel deriva de um homem verdadeiro, também conhecido como São Nicolau, um monge ou uma espécie de bispo, que viveu na Ásia Menor em 300 d.C.

Ele era conhecido por sua generosidade e por discretamente ajudar os pobres e infelizes. Acabou se tornando o santo patrono das crianças. Elas passaram a acreditar que ele iria recompensá-las se fossem boazinhas.

O Papai Noel tem diversos nomes e a maneira como ele é retratado varia em diferentes partes do mundo, mas na maioria dos países ele é mostrado como um homem um pouco gordo usando vermelho.

Vários artistas americanos desempenharam um papel importante em transformar a imagem de um santo magro em vestes de bispo no velho e alegre gordinho que usa botas altas.

Thomas Nast, um famoso cartunista que desenhou para várias publicações, publicou um livro em 1890 mostrando as ilustrações que fez do Papai Noel com uma barriga enorme, fermentando aquela imagem entre o público americano.

Porém, a representação estilística do Papai Noel, tão amplamente reconhecida em vários lugares do mundo, de um velinho com uma barba branca e fofa, um cinto de fivela gigante e bochechas vermelhas brilhantes foi moldada por ninguém menos do que a empresa Coca-Cola.

Em 1920, a companhia começou a por anúncios em revistas destinados a lembrar as pessoas de que a Coca-Cola não era apenas uma bebida de verão – já que, nos Estados Unidos, é inverno na época do natal.

Em dezembro de 1930, um anúncio feito pelo artista Fred Mizen mostrou um Papai Noel em uma loja de departamentos, no meio de uma multidão, bebendo uma garrafa de Coca-Cola.

Um ano depois, a empresa escolheu uma imagem de Papai Noel desenhada por Haddon Sundblom para aparecer em uma revista de ampla campanha de publicidade. Ele se saiu tão bem que a Coca-Cola continuou a usar ilustrações de Sundblom durante décadas, e sua representação integral do Papai Noel, realista e simbólica ao mesmo tempo, ainda pode ser vislumbrada nos anúncios atuais. [LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

23 comentários

  • GoogleUser21:

    Eu sei que o natal é apenas uma data criada pela igreja para competir com uma antiga festa pagã. Não condiciono a minhas emoções as datas, e sim a situações, acontecimentos, etc.

  • julia:

    pensei q ele fosse mais gordo mais ele é lindo q gato né?

  • clarice:

    não quero nem saber se era gordo ou magro, com ou sem coca-cola. O que adoro no “papai-noel”, é a alegria e brilho nos olhos de uma criança, não importanto a diferença de raça ou classe social…..
    Acredito que o importante é nessa “magia” criada para as crianças…..do resto ele pode pode ser até um E.T. ksksks
    se fizer o mesmo papel tanto faz……

    • GoogleUser21:

      Não é magia não Clarice, é apenas uma ilusão criada pela igreja, quem disse que Jesus nasceu exatamente no dia 25 de dezembro?

  • jose paulo zabotto:

    eu trabalhei uma ves de papai noel en frente uma loja de briquedo e eu naõ quis nunca mais pois eu sou pobre papai noel tem que ser rico porque aas crianças pede presente aõ papai noel presente este que milhares de papai naõ podes comprar pois tem pedidos de todos tipos de brinquedose bonecas

  • Brenda:

    O povo vive discutindo a “Santa igreja Católica” e as pessoas que creem nessa religião e em tantas outras, não sabem de verdade os horrores cometidos no passado. um filme que parece ser uma hipocrisia, mostra a pura realidade do século XV, que a igreja ordenava… Assistam o Nome é Rei Arthur.

  • phelipe:

    Caro senhor que ousa ser nomeado de deus por favor so voce nao acredita em papai noel pois nao há prova que papai noel e nem deus existem mais e minha fé que faz com que acreditemos neles.

  • Deus:

    Pelo meu amor eu acho um absurdo vocês acreditarem em uma coisa sem terem provas!!!

    • anas2s2s2s2:

      vc acredita em Deus sem ter provas que ele existe nao é?se vc for ateu nao obrigue os outros a serem tb?!=D

  • Ananias:

    Não entendo porque falam tanto de papai noel, sendo que natal é uma época de comemorar o nacimento de jesus cristo! Melhor até entendo, Papai noel sinonimo de vendas, tudo bem tem os tres reis magos, mais não passa aquela imagem de marketing estilisada pelo papai noel americanizado e consumista, pobre… pobre papai noel letoniano.

  • Biakuia:

    Sacristão,se vc adora pedófilos,chama a outros de pai, e vai á maçonaria pois vc a´te conhece o que o papai noel faz por lá, isso é problema seu não culpe a igreja por coisas que as empresas privadas fazem para obter dinheiro as custas da fé dos outros mudando até o nome dos personagens da fé cat´lica,mas isso ja era de se esperar mesmo afinal é muito facil criticar a igreja católica que nao vai explodir um homem bomba em frente a sua casa ou jogar um avião no seu trabalho,mesmo porque ao é dificil chutar cachorro morto não é mesmo,assim eu posso culpar padres e pastores por SUAS frustrações não é mesmo?se vc tem tanta coragem de criticar a igreja por deve ter a mesma coragem de criticar muçulmanos ou judeus? ou não pois sabe que os muçulmanos irão rechaça-lo sem piedade cristã ou quem sabe os judeus:mas não talvez vc tenha medo de ser tratado como um neo nazista e ir para o chilindró,então fica falando tolices sobre cristandade , e uma pseudomoral baseada em desvalores superficiais e seculares.

  • SACRISTÃO:

    AHHHH!! ENTÃO A NOSSA SANTA IGREJA CAÓTICA NOS ENGANOU DE NOVO? COLOCANDO AS CRIANÇAS PARA HONRAREM ESTE TAL SÃO NICOLAU DISFARÇADO DE BOM VELHINHO, E ATÉ NOS OBRIGA A CHAMÁ-LO DE PAI. NEM PRECISAVA ESTE DISFARCE BOBO, AGENTE JÁ ADORA A TUDO QUANTO ELES QUEREM SEM PRECISAR DISFARCE E SEM QUERER SABER QUEM É NEM QUEM NÃO, AGENTE SIMPLESMENTE SE AJOELHA E DIZ AMÉM; JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS A ADORAR PEDÓFILOS QUE VIVERAM UMA VIDA DE CRIMES SENDO CHAMADOS DE PAI, E DEPOIS DE SUA MORTE OS ADORAMOS CHAMANDO-OS DE SANTOS. SEM CONTAR QUE NA MAÇONARIA O PAPAI NOEL É O SEGUNDO GUARDIÃO DO LOCAL DE RITUAIS, E TEM ATÉ A SUA IMAGEM JUNTO AO PÚLPITO: AHHHH!!! AGORA ENTENDI; AS PESSOAS DIZEM QUE O NATAL É UM ANIVERSÁRIO SEM ANIVERSARIANTE, MAS NÃO É VERDADE O ANIVERSÁRIO É DO GLORIOSO NICLAU. AHHHHHHH!!!! SEI, AGORA ENTENDI PORQUE CRISTO DESAPARECEU DO NATAL.

  • MARCOS:

    será que ia aguentar carregar o saco

  • phelipe:

    para o alberto barros…

    voce pode nao acreditar em papai noel mais voce acredita em deus?
    e como o filme milagre na rua 34 diz: se na moeda dos EUA mostra que nao e a prova fisica que importa e sim a fe no que acreditamos…(na moeda dos EUA(dolar)esta escrito em deus nos confiamos).

    bom por filmes e etc existe uma explicaçao de como papai noel desce numa chaminé mais ele ser magro explica isso melhor XD.brincadeira

    mais bem legal e complexa essa imformaçao hype science continue fazendo este otimo trabalho trazendo tantas informaçoes boas e discutiveis

  • claudemir da silva:

    ele pra se mais simpatíco tem quer ser gordinho

  • VILMA LIMA SOUSA:

    QUE PENA QUE O CAPITALISMO TRANSFORMO O BONDOSO NICOLAU EM UMA FIGURA BARREGUDA DE TANTO COMER, COMER, COMER..VENDER, VENDER,COMPRAR,COMPRAR,COMPRAR..

  • David Quirino dos Santos:

    Que nem que o conde Crápula… digo, Drácula, né? …que para o seu povo foi um herói, mas pros inimigos de seu povo, foi uma peste… até que Bran Stocker resolveu transformar o empalador em nosfertatu e metamorfoseá-lo em um cão, que depois foi substituido por um morcego, pelos que resolveram tirar uma casquinha escrevendo estórias de dráculas e vampiros de todos os tipos e gêneros… tem até o chupa cabra, é mole?

  • Nina:

    O mais lamentável é que na própria terra do São Nicoleau o prefeito colocou uma estátua (idiota) do Papai Noel versão Coca-Cola… o verdadeiro representante da caridade cristã do Natal acabou sendo o garoto-propaganda dos predadores ianques… triste, muito triste

  • alberto barros:

    papai noel é pura imaginação de pessoas de cabeça fraca, nos no seculo XXI ficamos acreditando em fantasmas,mula sem cabeça,coelinho da pascoa pé grande, pô pessoal vamos sair do seculo XIX e ficar no seculo XXI vamos evoluir NATAL É PURO ESPECULAÇÃO PARA O COMERCIO so isto

  • Deep:

    Essa da coca é amplamente conhecida, ao menos por publicitários e outros seres com neurônios!

    A confusão e mistura entre Coca-Cola, Capitalismo/Consumismo, presentes e Natal é tamanha que mesmo uma pessoa sensata e esclarecida tem próblemas sérios para propagar a versão correta dos fatos.

    Incrível, não?

    Do Magrela São Nicolau, ao gordinho Santa Claus, passando pela Lapônia, adicionando renas, (uma de nariz vermelho,Rudolf), acrescentando-se duendes e mesmo uma mamãe Noel, afinal o velhote é vermelho, e não rosa, haha a confusão só aumenta!!!

  • carlos eduardo chaiben:

    Eu deveria ter sabido disto antes, agora é tarde ja engordei, rsrs… gosto muito das curiosidades que recebo de vcs. a todoa sucessos 1.000- em 2011.

  • Plebeu:

    “…viveu na Ásia Menor…”

    Esta é nova. É de conhecimento comum que viveu na Lapónia, na Finlândia.

  • ShadowsAV:

    E o Papai Noel era representado nas cores vermelho, verde e azul mas depois da Coca-Cola ele começou a ser representado apenas pelo vermelho, Coca-Cola WINS!1!!

Deixe seu comentário!