Webcam entrega ladrão de laptop

Por , em 5.06.2011

Acredite se quiser: um homem californiano conseguiu rastrear o ladrão que havia roubado seu laptop através de um software de espionagem que tirou fotos do criminoso usando o computador.

Joshua Kaufman decidiu liderar as investigações sobre o furto de seu próprio computador depois que a polícia local pouco se esforçou para recuperar o seu MacBook da Apple, roubado de sua casa.

Lembrando que havia instalado um programa de segurança chamado “Hidden” (oculto) na webcam de seu computador, ele ativou o software em uma tentativa de encontrar seu laptop – e o ladrão. O “Oculto” não só permitiu a Kauffman enxergar para onde o ladrão tinha levado o seu laptop, como também mostrou uma série de fotografias do homem enquanto ele usava a máquina roubada e quando estava deitado no sofá ao lado.

Munido dessas informações, Kaufman foi capaz de descobrir o trabalho do ladrão e seu paradeiro. Porém, mesmo após apresentar as provas à polícia, os agentes não fizeram nada a respeito – novamente.

Como último recurso, Kaufman publicou as informações on-line utilizando o blog “Esse cara está com o meu MacBook” e sua conta no Twitter – rapidamente atraindo milhares de seguidores. As palavras de Kaufman: ele sentiu “o poder da internet” jogando a seu favor.

Por meio dos sites de redes sociais, a mídia dos EUA se compadeceu da missão de Kaufman e entrou em contato com a polícia em seu favor, pedindo-lhes para dar uma segunda olhada no caso com as novas informações.

Dois meses após ignorar o caso de Kaufman, considerando-o de “baixa prioridade”, a força policial de Oakland, Califórnia, enfim foi capaz de capturar o homem revelado pelo software.

“PRESO! Um oficial da polícia de Oakland me chamou para me comunicar que eles prenderam o cara das minhas fotos! Uhuu!”, tuitou Kaufman ao saber que a polícia havia rastreado e prendido o ladrão.[TheTelegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • A.Nelson Murata:

    Essa polícia americana tá parecendo a mesma de um país que eu conheco.
    🙂

  • Vitor:

    Só assim pra saber como funciona a polícia deles para eles mesmos. Imagine um brasileiro fazendo esse tipo de reclamação, iriam dar altas gargalhadas na cara do infeliz..hahahaa.

  • Gray:

    Do jeito que as coisas são nos EUA, é capaz do ladrão processar o dono do notebook por invasão de privacidade… E ganhar…

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    É bom ser informático, na minha casa tb é assim…camera por todos os lados, uso 3 laptops em casa, todos eles têm software de webcam oculta, têm keyloggers que registram td o q se escreve no computador, e tudo está conectado a internet graças a minha boa rede local wireless, no total em minha casa, tenho 7 cameras e todas elas ligadas a internet, portanto, posso estar por dentro de tudo q rola em casa, seja de qualquer país, e até consigo ouvir o som tb. E o melhor na fita, é o meu iPhone, tem o sistema de Rastreio por GPS em caso de roubo, e posso bloqueá-lo a distancia, e apagar todos os dados, e ainda o meu carro tb tem equipado 1 sistema de rastreamento por GPS, sensor de combustível, etc. VIVA A TECNOLOGIA!

    • Lucy Paiola:

      Que sorte a sua, poder dispor de toda essa tecnologia!
      Sou brasileira, se roubarem o meu só me restará chorar…. rs….

  • Guilherme Euripedes:

    Nerd Power!

  • Dr. Laboceta:

    Ladrão Burro demais!!!

  • Pancha:

    pq nao formatou, mas e burro

    • Doidêra:

      Amigo, computadores da Apple contam com o recurso de senha do firmware.

      Se alguém colocar um CD/DVD de um sistema operacional, o computador só irá iniciar por ele se o usuário pressionar uma combinação de teclas.

      Muito bem, coisa fácil de descobrir a combinação de teclas, mas a senha de firmware não permite que esse sistema do CD/DVD seja iniciado a menos que se saiba dessa senha,

      Se o cara teve o conhecimento e a precaução de instalar um aplicativo “antifurto”, é provável que tenha habilitado a senha de firmware.

  • Rodrigo:

    Essa notícia ta saindo em diversos blogs. Esse cara vai ficar com a imagem queimada pelo resto da vida, fato!

    Imagino pra ele arrumar um emprego. Ter passagem na polícia já deve tornar isso bem difícil, agora, ter passagem na polícia e em diversos blogs como ladrão, com várias fotos da cara do indivíduo, melhor fazer logo uma plástica e mudar de nome.

    Imaginem vocês lá no McDonals, você olha pra cara do atendente e fala pro seu colega do lado: “Caraca mano, esse é o cara do Mac roubado!!”

Deixe seu comentário!