10 brilhantes mistérios estelares

Publicado em 26.12.2011

Para aqueles que não conhecem muito sobre o espaço, admirar o céu a noite pode não ser tão emocionante. Mal sabem essas pessoas que os bilhões de estrelas que preenchem o universo são extremamente variadas, e repletas de segredos tentadores. Das estrelas cadentes às explosões supernova, passando pelos buracos negros, os astrônomos estão gradualmente entendo essa grande experiência que é conhecer mais sobre as estrelas.

10 – Diamantes no céu

Quando uma estrela com a massa do sol usa seu combustível nuclear, ela expele a maior parte das suas camadas externas, sobrando apenas um núcleo quente, chamado de anão branco. Os cientistas já especularam que, no fundo de uma anã branca, com 50 quilômetros de diâmetro, há oxigênio e carbono cristalizado, similar a um diamante. E, em 2004, eles descobriram que uma estrela anã branca, perto da constelação de Centauro, era formada por carbono cristalizado, pesando 2,5 milhões de trilhões de trilhões de quilogramas. Não tem nem ideia de quanto isso significa? Nem eu… Mas, se convertermos para quilates, a pedrinha teria 10 bilhões de trilhões de trilhões de quilates. O suficiente para ficar rica.

9 – Corpos estelares

Magnestrelas são estrelas densas de nêutrons – um tipo de corpo estelar – com campos magnéticos bilhões de vezes mais fortes do que qualquer um na Terra. Elas liberam flashes de raios-X a cada 10 segundos, e ocasionais raios gama. Elas não eram classificadas com um tipo específico até 1998, quase duas décadas depois da primeira observação de sua luz: em março de 1979, uma nave observou radiação equivalente à energia liberada pelo sol em 1.000 anos, vindo da localização de uma supernova, a N49.

8 – Agrupamentos estelares

Os agrupamentos são compostos de muitas estrelas que se desenvolvem ao mesmo tempo. Uns contém dúzias, outros milhões de estrelas. Alguns deles podem ser vistos a olho nu, como a Plêiades, na constelação de Touro. Estrelas costumam se formar em uma mesma região, mas porque algumas continuam juntas, é um mistério.

7 – Estouros estelares

Pensa-se que um terremoto estelar é a fissura da superfície de uma estrela de nêutrons, parecido com um terremoto terrestre. Em 1999, astrônomos identificaram esses eventos como a causa de raios-X e gama vindos de estrelas desse tipo. A previsão desse tipo de acontecimento continua sem solução.

6 – Super estrelas

Uma estrela de nêutrons nasce após uma supernova, que comprime o núcleo da estrela (com uma massa maior do que a solar) moribunda até virar uma bola com o diâmetro de uma pequena cidade. A um passo de virar buraco negro, as estrelas de nêutrons são um dos objetos mais densos do universo. Uma colher de chá dela pesaria alguns bilhões de toneladas aqui na Terra.

Em 2005, cientistas da NASA descobriram a fonte de raios gama, que emite luz igual a 100 mil trilhões de sóis, e resolveram um mistério de 35 anos. Quando duas estrelas de nêutrons colidem, a uma velocidade de dezenas de milhares de quilômetros por segundo, elas emitem os raios.

5 – Raios estelares

Uma nova classe de estrelas, batizadas de rotating radio transients (RRATs), são muito volúveis. São estrelas de nêutrons muito comprimidas que emitem ondas de rádio que duram muito pouco tempo, em torno de dois milissegundos, com intervalos que podem chegar a três horas.

Para dificultar o estudo, elas não apenas têm vida curta, mas também os cientistas têm que separar as emissões delas das da Terra. Mas objetos não faltam: podem existir centenas de milhares delas, só na Via Láctea.

4 – Grupos estelares

As estrelas não são solitárias, como já deve ter pensado. Hoje, astrônomos afirmam que 85% das estrelas da nossa galáxia residem em grupos. Mais da metade de todas elas são binárias, ou estão atraídas pelo mesmo campo gravitacional. Quando três ou mais se unem, é dado o nome de sistema estelar múltiplo. Em 2005, astrônomos apresentaram evidências do primeiro planeta orbitando um sistema binário.

3 – Explosões enigmáticas

A catastrófica explosão de uma estrela emana ondas de choque que irradiam a 35 milhões de quilômetros por hora. A morte de algumas estrelas pode ser um evento espetacular. Quando a estrela tem mais do que oito vezes a massa do sol, sua explosão de matéria e luz tem o nome de supernova. Desde a supernova de Johannes Kepler, em 1604, os astrônomos nunca testemunharam uma em nossa galáxia.

2 – Raios solares

A atmosfera solar, ou coroa, pode atingir espantosos dois milhões de graus Celsius, e pode disparar partículas altamente energizadas a quase a velocidade da luz. Esses grupos de partículas aceleram através dos campos magnéticos que circundam a Terra, podendo interromper comunicações, tecnologias de satélite, sistemas eletrônicos e até celulares. Algumas “tempestades solares” podem liberar milhões de bombas de hidrogênio em energia, o suficiente para iluminar os Estados Unidos por 100 mil anos. Os cientistas estão apenas começando a entender o funcionamento interno do Sol, e talvez no futuro vão conseguir prever essas “chamas”.

1 – Anjos da morte

Buracos negros são tão densos que nada escapa de seus campos gravitacionais. Uma vez que você entre no horizonte desse corpo, nem a luz consegue escapar. Agora, os astrônomos têm boas evidências para a existência de buracos negros estelares, formados após a morte de estrelas massivas, assim como buracos negros super massivos, com massas de cair o queixo, superiores a milhões de sóis.[Space]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

99 Comentários

  1. Meu *Deus; com tanto diamante na terra! porque não busbar aqui mesmo, muito menos perigoso! buscar tão com toda esta distamcia e cheio de perigos com esta metamórfose de tranformação, explosão, distância isto é bastante perigoso esta missão porque não aqui na terra? nós passamos com as mesmas metamórfoses de todo o *Universso. e isto é bastante prático é só olharmos e concentrarmos toda nossa viabilização nestes enigmas confrontante atual, bastante visivel, só cégo não vê; que convivemos com imensos perigos a nossa Existéncia;

    Thumb up 4
  2. eu qeria saber se quando o sol virar uma super nova ele ira em colir o sistema solar inteiro inclusive aterra?

    Thumb up 3
    • Concerteza

      Thumb up 0
    • Este no es el Cristiano que conocemos en este espacio. Alguien debe estar usando su nombre.

      Thumb up 0
    • Na verdade, o Sol nao ira se tornar uma supernova porq ele tem uma media de massa interestelar, precisa de mais para ser uma supernova. Aconteceu que o Sol vai aumentar 30 vezes de tamanho, se nao estou enganada, vai passar mercurio, passar venus e parar nuns 25% da Terra, ate ai todos os planetas ja “morrerao” queimados.

      Thumb up 3
    • Antes mesmo de alcançar Mercúrio, nós todos já estaremos ouro derretido e purificados. Não haverá um só pensante postando no HC.

      Thumb up 0
  3. eu adorei sou apaixonada alem da musica pelo estrelas e principalmente anjos da morte e as explosoes adorei a materia

    Thumb up 2
  4. Um topico tão bom e já estão metendo a religião pelo meio, cambada de religiosos politicos panascas. Religião é politica, astrofísica é sabedoria. Cambada de padres assasinos. Se não fosse a ciência ainda queimavam mulheres em fogueiras que sofriam de ataques epiletricos, pois estavam possuidas pelo diabo, e o mundo tem 4000 anos, kkkkkk. Podemos acreditar numa força inteligente criadora de todo o universo “Deus”, tudo bem, aceito, mas religiões!!! Bhaaaaaaaaaaa…….Sugar dinheiro e lavar cerebros não é para mim.

    Thumb up 8
  5. O mal da sociedade é isso, fala se muito do maldito dinheiro, prelcupa-se muito com poder, Deus não quer o seu dinheiro bota isso na sua cabeça de agora em diante, e não tira mais, que quer comer a sua grana é a ganancia mundana.

    Thumb up 2
    • Que que é isso!?… Para com isso!… Pois os pastores pedem em nome de Jesus e se não dermos o que pedem já somos amaldiçoados e encaminhados indiretamente para o inferno!…

      Thumb up 11
  6. Em 2005, cientistas da NASA descobriram a fonte de raios gama, que emite luz igual a 100 mil trilhões de sóis, me desculpem se eu estiver errado, mais segundo esta matéria, estão se referindo a uma fonte de energia trilhões de vezes superior ao brilho do nosso sol, não acredito que os cientistas tenham equipamentos capazes de medir tamanha grandiosidade, quem eles pensam que são…Deus?

    Thumb up 6
    • E a gramatura de uma estrela!
      Infelizmente não tenho inteligencia o suficiente para discutir isso, mais que é dificio de acreditar isso é, se não sabemos sequer a cadeia de DNA de nos mesmos que estamos aqui em carne e osso.

      Thumb up 0
    • parabéns, estudos estelares são uma farsa! mal sabe o que diz

      Thumb up 0
    • kk, obrigado, me fez ganhar a risada do dia

      Thumb up 0
    • Sobre a questão do dna, sim sabemos ‘-‘, existem equipamentos que sequenciam o genoma humano em dois ou trÊs dias, se não me engano, e por que tanto expanto em saber que o homem pode medir coisas bilhares de vezes mais intessas que o sol? É a coisa mais comum, ja que o nosso sol é uma estrela de médio porte, nem se compara as “gigantes do espaço”. E não, isso não é ser deus, isso é ser cientista, nunca vi um cientista ser adorado por um livro que escreveram em seu nome…

      Thumb up 0
  7. Isso é só uma estimativa aproximada os cálculos são feitos com base na quantidades de emissões e a distancia percorrida.

    Thumb up 4
  8. Em 2005, cientistas da NASA descobriram a fonte de raios gama, que emite luz igual a 100 mil trilhões de sóis, vcs me desculpem, mais acho que não tem como alguém medir tanta energia, imaginem o brilho do nosso sol trilhões de vezes, esses caras pensam o que, que são Deus?

    Thumb up 2
    • Está desculpado, mas para quem não sabe nem escrever MAS, duvido que consiga compreender como os cientistas realizam tais medições e estimativas.

      Thumb up 0
  9. SE O BURACO NEGRO MAIS MASSIVO QUE EXISTE SUGASSE PARA SEU INTERIOR VARIAS ESTRELAS,QUASARES,PLANETAS A PERGUNTA É
    PARA ONDE FORAM AS ESTRELAS ,QUASARES E OS PLANETAS?

    Thumb up 4
    • A massa do que é absorvido pelo buraco negro é em parte transformada em energia(Dai a radiação X e gama) e outra parte é integrada na massa do buraco negro.

      Thumb up 4
    • também me faço a mesma pergunta, sempre???

      Thumb up 0
    • sempre me faço a mesma pergunta???

      Thumb up 0
    • Na teoria iriam para um universo paralelo … mais destroçados pela sua gravidade e apenas os “sortudos” iriam para o universo paralelo por causa de um anel temporário que o buraco negro abre em alguns estantes

      Thumb up 2
    • Estantes? Daquelas de colocar livros? Hahahaha.

      Thumb up 0
    • Acho que esse site não e feito para se discutir gramatica, ja que pessoas com uma gramatica menos “aprofundada” que a sua ja me mostraram idéias e um cerebro muito mais inteligentes e desenvolvidos.

      Thumb up 0
    • Douglas, em todos os postulados e artigos que li sobre esses gigantes negros, nunca ouvi falar desses “aneis temporarios”, por favor, poderia me enviar a sua fonte de pesquisa que obteve essa informação?

      Thumb up 0
    • Quasar é emitido por buraco negro, so se ele engolir um quasar emitido por outro buraco negro

      Thumb up 1
  10. depois da materia cresceu uma duvida enorme em mim… com tantos “gases” espalhados pelo universo e tantos misterios k o ser humano nao conseguiu desvendar… sera que realmente fomos a LUA? sera k é possivel mesmo sair do planeta terra? comeco a acreditar no documentario dos ILUMINATTI.

    Thumb up 3
    • ILUMINATTI ou não já fomos a lua sim… é possível sai da da zona de escape da terra ILUMINATTI é apenas uma organização que por meios de sua religião quer espalhar ao máximo a todos o seu “Deus” não não importando quando ou como

      Thumb up 0
    • se fores informar te bem vais saber k os ILUMINATTI nao tem DEUS eles apenas fazem nos ver o k tentam fazer passar por nos a vista grossa, sem maldade e sem tentarem ganhar nada em troca, nada tem a ver com religiao.

      Thumb up 1
    • Mas ignorância humana domina a maioria e sem ter conhecimento de coisas ou de causas saem ladrando suas imaginações ou, como papagaio de pirata, repetindo o que seus pastores difundem.

      Thumb up 1
  11. Meu post foi só pra zuar. No meu liquidificador pude colacar de tudo um pouquinho.
    Ah! Visitei um site evangélico e tentei postar algo cientifíco nalgumas coisas deles e fui xingado com todas palavras mais baixas que um ser meio culto jamais faria. Fui expulos ” ” como um cão vira-latas que entra numa casa comum.
    Entrei num site pornô e tentei, dando uma de religioso, converter algumas perversas e fui xingado com os mesmos vocàbulos que os crentes me xingaram.

    Sem mais comentários.
    Ser ou não ser, eis a questão.

    Thumb up 10
  12. Deus criou a estrela macho e a estrela fêmea e lhes dera a divina e livre-arbrietariedade. A estrela femêa descobriu que a estela macho tinha um raio gama e então isto lhe permitiria fazer-lhe gamado. Numa trepada celstial daquels que salta iónspra tudo quanto é canto, num canto meu estranho da escuridão começaram a surgir estrelinha entrelinhas. Deus, lá no seu trono onde não sabemos dizia eis que tudo será cria duma trepada e muitas outras trepadas. O raio gama enfezou-se se transformou numa cobra faminta por maçãs. Dai, vendo a maça partida penetroua-a como uma lagarta e daí a vida cresceu até explodirem as bolsas de valores e bolsas famílias.
    A ciência até hoje não sabe nada. Só Deus lá no trono pode ver a criação e contou só para alguns eleitos que nos proporciona esses conhecimentos neste site de Ciência cabulosa.

    Thumb up 5
    • Cara! Não sei o que você faz em meio a pessoas tão inteligentes que acessam este site?
      Quanta babaquice e asneira, eu acho que não é só no site evangélico ou pornográfico. em qualquer lugar em que você expressar suas opiniões, não espere mais do que isso!
      Fico imaginando você em meio aos seus colegas?

      Thumb up 3
  13. Lavos meu amigo,Porque te irritas tanto? Poupe a sua raiva caso não queiras morrer dela, saiba que quem atrai estas pessoas são os próprios argumentos do site, nada tem a ver com perseguição de ninguém sobre ninguém, aceita quem quiser de bom grado ou recusa quem quiser afinal Deus é pra todos, mas poucos são pra Deus, mas no que isso o afetas? Tens algum problema de dúvidas? Se não creres em Deus ou crer só terá resposta no dia do Juízo, pois mesmo que morra prestará contas? Se tiver é porque vc quer crer! e se quer realmente, então o faças, também a isso não existe impedimento pois tens o livre arbítrio, podes usar a vontade.

    Thumb up 2
    • Comentário repetitivo soa a lavagem cerebral, a técnica usada por estas FRANQUIAS RELIGIOSAS loucas por captar dízimos e ainda por cima isentas de pagamento de imposto de renda.

      Thumb up 2
  14. Subi no muro digital
    E vi uma transa
    Que não é normal
    E ninguém vai acreditar
    Eu ví Eva e Adão
    Botando cobra e aranha pra brigar…

    Aranha e cobra, cobra e aranha
    Aranha e cobra, cobra e aranha
    Vem cá Eva deixa de manha
    Minha cobra
    Quer comer sua aranha.

    Thumb up 7
  15. Chega a ser ridículo. TODOS os assuntos aqui abordados são bombardeados por pastores ou fiéis de alguma religião. Sinceramente, não vejo ligação nenhuma. Ás vezes assuntos interessantes tem comentários totalmente sem sentido de alguma passagem bíblica ou sei lá o que.
    Garanto que ninguém aqui está interessado em aderir a alguma religião, sendo assim, existem lugares mais propícios para arrebanharem suas ovelhas do que esse site.

    Thumb up 17
    • Disse tudo. Mas essa casta é inevitável. É pior que carrapicho em roça de baiano. (meu pai era baiano e dizia isto)

      Thumb up 9
    • Lavos meu amigo,Porque te irritas tanto? Poupe a sua raiva caso não queiras morrer dela…saiba que quem atrai estas pessoas são os próprios argumentos do site, nada tem a ver com perseguição de ninguém sobre ninguém, aceita quem quiser de bom grado ou recusa quem quiser afinal Deus é pra todos, mas poucos são pra Deus, mas no que isso o afetas? Tens algum problema de dúvidas? Se não creres em Deus ou crer só terá resposta no dia do Juízo, pois mesmo que morra prestará contas? Se tiver é porque vc quer crer! e se quer realmente, então o faças! também a isso não existe impedimento pois tens o livre arbítrio, podes usar a vontade.

      Thumb up 6
    • Gostei deste comentário ou não? NÃO!

      Thumb up 2
  16. A serpente original posteriormente Satanás, devido a habilidade de fazer um animal produzir sons e se comunicar, situação obrigatória usado pelos seres espirituais que estão vetados a se comunicar diretamente com humanos podem fazer uso de outro humano mesmo que este seja um falecido no qual este ser espiritual se passa por aquele que ja tenho morrido que seja um ente querido no qual ele quer projetar uma idéia por meio de diálogo e tambem um animal qualquer pode servir para tal e com habilidade de um ventriloquista, cituação propícia na era Adão e Eva casais recem colocados ali não tinham um pleno conhecimento do que os rodeavam, e isso não minimiza o erro fatal dos Dois por não seguir instruções de seu superior não reduzindo a centença do qual ja tinham ciencia de que seriam submetidos, Adão tendo condições de não violar um ordem podia ter se reservado de comer do fruto da árvore a qual Eva tinha esperimentado mas não o fez. Nas condções mais graves de que Deus foi colocado como mentiroso de acordo com os versículos em Gênesis satanás disse ao casal que se eles comessem do fruto os olhos deles se abririam e seriam semelhante a Deus, por isso Deus não queria que eles esperimentassem do fruto.

    Thumb up 3
  17. Esperava Deus ja ciente da desobediencia que culminaria com os resultados que se deu dos casais Adão e Eva, mas como de praxe tem que permitir o curso natural de tudo, dava instruções aqueles dois o que devia ou não fazer mesmo ciente do que andava nos seus corações, mas o curso natural permite que vivamos relativamente o livre arbítrio pois colhemos o fruto das nossas ações deturpadas, mas não sem antes serem alertados das consequencias destas ações que perduram ate hoje no formato conhecido de muitos “A biblia”, para que não tropeçamos e acusamos impropriamente a Deus por tudo o que venhamos colher, assim Deus instruia as criaturas para que os laços fossem fortificado e a desobediencia por sua vez não fosse frequente, tentado justificar as falhas cometidas por mero descuido do criador por não prover de forma direta qual o caminho correto a seguir. assim viver e multiplicar era uma ordem, não escolha que deviam fazer, assim com o coração aberto e cientes que faziam a vontade Divina iam se relacionar e procriar, afinal seria da vontade de Deus cuidar tambem dos filhos de suas criaturas? visto que ja era da responsabilidade dele cuidar desses? Se ele os intruiu a procriar então ele cuidaria tambem.

    Thumb up 4
    • João Paulo, estou confuso. A partir de sua afirmação: “assim, com o coração aberto e cientes que faziam a vontade Divina, iam se relacionar e procriar”, conclui-se que Deus não considerava o sexo um pecado.
      Pergunto então: Quem determinou que Adão e Eva cometeram o famoso pecado original (esqueçamos a cobra) e por isso foram expulsos do Paraíso?
      Pelo que sei, esta informação consta da Bíblia (nunca a li), então aí está uma grande contradição em um livro que, como princípio, deveria respeitar um dos mandamentos: “Não Mentirás!”

      Thumb up 5
  18. Cada qual carrega dentro de si uma concepção alto confirmadora, para que essa concepção tenho um consenço e seja paupável dígna de se levar em consideração, é essencial que as bases desta, estejam fundamentadas, dizer algo apenas por dizer não credibiliza, antes é mais lógico pensar que anda em devaneios tais bases e pensamentos, as bases que sustentam a verdade biblica como fato mesmo tendo sido escrito por cerca de 44 pessoas de carne e osso, a história que a cerca junto com os relatos feitos por apóstulos de classes sociais diferentes em diversos lugares diferentes, as profecias que se cumpriram e ainda hoje se solidificam, as diversas partes desta biblia encontradas em outros lugares de escavações, e o confrontamento de uma escrita antiga com a atual, projetam dela uma segurança sobre quem falava através de meros mortais das intenções por trás de profetizar e manter sobre estrita vigilancia as escritas contida ali nestes livros destes 44 apóstulos, e mais meramente ir contra algo é preciso pesquisa detalhada para que se use de raciocinio lógico para dizer algo a favor ou contra não apenas dizer por dizer, pois nenhum mortal conscio, é ele dono absoluto da razão, quem disser que é ja peca por esta afirmação, no sentido de não poder sustentar sobre uma boa base este conceito.

    Thumb up 3
    • af,serio ? ninguem quer ouvir eses tipos de baboseiras nao !

      se quer pregar vai la pra universal.

      Thumb up 12
    • Porfavor, me ajudem, porque faço comentários sobre astronomia e ciência aqui e ninguém debate comigo, só o que debatem é religião x ateísmo.

      Thumb up 29
    • Ha, ha, vc gosta da pregação da universal? ou se desiludiu la?

      Thumb up 1
    • ENTÃO BURACOS NEGROS PODEM TER RELAÇÃO COM ESPAÇO TEMPO OU SEJA TELETRANSPORTAR MATERIA PELO ESPAÇO TEMPO.

      Thumb up 0
  19. Astronomia é uma área tão linda, com tantos assuntos para debater. Vocês realmente têm que discutir religião vs ciência em todos os posts?

    Thumb up 25
    • Concordo. Mas faser o quê se sempre aparecem pregadores aqui…

      Thumb up 19
  20. DEUS é o único ser incriado do cosmo. Ele, por ser a essência do verdadeiro amor, um dia, na eternidade, arquitetou e criou Seu infinito unverso. Criou também leis para regerem desde o menos dos átomos até a maior das estrêlas que existe. São conhecidas como leis da natureza. E não parou por aí; criou também seres belos e perfeitos para habitarem na vastidão da Sua criação.Em outras palavras, existem outros incontaveis mundos que são plenamente habitados. Onde essas criaturas moram não existe cemitérios porque ninguém nunca morre, não existe hospitais porque ninguém nunca adoece, não existe presídios porque não há crimes, e assim por diante.( Precisa que fique bem claro que não se trata de ovnis, não, jamais ). Um exemplo disso foi o que aconteceu aqui na terra; Com Suas próprias mãos, Ele criou Adão,Eva e os animais e os colocou no Jardim do Edem( Paraíso). A vida era real.Comiam, bebiam,brincavam com os animais e, acima de tudo, tinham um relacionamento direto (face-a-face)com Seu Eterno Criador.Não existe linguagem humana capaz de descrever a felicidade daquele casal.Até que um dia aconteceu a pior de todas as tragédias(Cairam em pecado).
    O espaço não me permite me alongar muito sobre o assunto, mas, quero que fique bem claro para todos vocês: DEUS não nos abandonou. Acredite, Ele tem um maravilhoso plano para você!. Ainda existe uma esperança.
    Já estamos vivendo em tempos emprestados, ou seja, praticamente não há mais tempo para nada.Só quem é cego é que não percebe o que esta acontecendo em nossos dias. Tudo isso está profetizado. Finalizo dizendo que DEUS não se deixa escarnecer. Lolo,logo Ele vira para destruir aqueles que estão destruindo a terra.
    ralcantarasantos@yahoo.com.br

    Thumb up 5
    • Supondo que realmente existiram Adão, Eva, Paraíso e uma cobra astuta, existe aí uma contradição: quem deu a ordem “crescei e multiplicai-vos” sem a tragédia (palavra forte) do pecado original, desejava que a reprodução se desse por partenogênese, ou seja, reprodução assexuada?

      Thumb up 12
    • af desculpa fala mais, cala boca –‘ isso aqui e astronomia,nao igreja da fe de deus e os diabo4 –‘

      Thumb up 5
  21. A religião não refuta a ciencia e a ciencia não refuta a religião, e ambas estão em um único caminho o da descoberta, e ciencia busca provas passivas de teste a religião pela fé como diz o refrão da música a fé não costuma falhar a ciencia quanto mais intrigada com as suas descoberta mais e mais ela lança luz sobre a existencia de um único projetista do universo, ou defende o absurdo acaso com muito menos credibilidade devido a imensa complexidade miraculosa em se dão as coisa inclusive o fato de ainda estar-mos co- existindo no imenso cosmos, como se a vida nele fosse ambundante o que não é, tão frágeis dado aos colossais acontecimentos la fora, impossivel não aceitar que isso é fato assim como luz é claridade e escuridão é o oculto, a cegueira no qual navega a grande maioria é pelo simples fato de não aceitar a existencia de Deus ainda em silencio ou por querer questionar onde esta se de fato ele (Deus) existe, mas ele mesmo afirma existe um tempo para cada coisa, e prossegue dizendo: tempo para sorrir, tempo para chorar, tempo pra nascer tempo pra morrer etc. eu não o vejo, este é o argumento defendido por uma fração de pessoas, aquele que é paciente diligente espera sem ansiedade por aquele que não pode faltar com a promessa. E mais, sabemos que para algo existir não é preciso exatamente enxergar, ou seriamos tolos o bastante de fazer esta conjectura.

    Thumb up 4
    • Quase entendi a miscelância. Mas acabei me perdendo no chacoalhar dos assuntos.
      …(mas ele mesmo afirma existe um tempo para cada coisa)… É o que tem de gente falando em nome de Deus!… Deus nunca disse nada. O homem cheio de vontade de domínio é que andou expressando coisas próprias e dizendo-se ser Deus.

      Thumb up 9
  22. A cegueira espiritual é real ela existe, a prova cabal de sua existencia é aqui mesmo no HS. Jesus fez um feliz pronunciação fonte da sua infinita sabedoria, cegos, cegos, não cego por nascença, mas por não querer ver.

    Thumb up 3
  23. O entendimento atual das leis físicas do universo se presume que é bem avançado. Mas uma civilização com 6 mil anos de história e ciência escrita, o que é comparado aos mais de 13 bilhões do Universo. Toda grandeza do universo, é evidência de um Ser Supremo que criou tudo. Por mais que queiram dizer que o nosso universo nasceu de outro universo, sempre será necessário o ” primeiro “. Somos ainda ” bebês recém nascidos” em matéria de entendimento do Universo.

    Thumb up 5
    • Tudo bem, mas seu comentário pareceu depreciativo. Não fossem os cientistas não teríamos nada do que temos hoje em todos os campos da ciência: medicina, transporte, comunicação, construção, além dos objetos de necessidade e conforto de um lar moderno. Alguns acham que não deveríamos nos preocupar com energia atômica ou viagens espaciais enquanto não resolvêssemos todos os problemas da Terra, mas uma coisa tem relação direta com a outra, além de ser fascinante.

      Thumb up 9
  24. Imaginando td isso, td fica sem sentido deixar de fora a existencia de uma Divindade, o que explicaria a nossa existencia mediante colossais acontecimentos no cosmos onde fica a explicação de tamanha insignificancia, estar onde estamos protegidos de gigantescas forças?

    Thumb up 4
    • onde isso prova a existencia de alguma divindade?

      Thumb up 7
    • Não misture as coisas: Ciência é ciência e religião é religião. Uma não tem nada a ver com a outra. Religiões tem muitas. Todas se contradizem e ao mesmo tempo dizem que estão com a verdade. É realmente contraditório. Ciência e só uma e não diz ser a dona da Verdade Absoluta, mas do conhecimento atual sobre os assuntos. Muito diferente de religião. Por isso não se misturam.

      Thumb up 6
    • Religiões são necessidades dos seres humanos, cada um adota a que quer ou nenhuma tambem se quiser…Mas cuidado! Existem espertalhões vivendo num paraíso aí à custa de trouxas, que alem disso, se prestam a ficar arrebanhando incautos para financiar este paraíso, que é para poucos, como eles mesmo dizem…

      Thumb up 0
    • A ciencia mesmo ja entendeu que a existencia por si só aqui ja é um milagre, ninguem pode prever ou defender a terra de um catacrisma nem tecnologia e nenhum outro recurso o homem poderá criar, imaginam fazer uma nave para migrar a outros planetas, pura perda de tempo la não pode existir condiçao semelhante a terra, pois o perigo la fora é ainda maior, por isso é besteira imaginar que alguem não olha por nós frageis mortais. Quem criou todas essas forças sabe perfeitamente o que as controla.

      Thumb up 0
    • João Paulo, concordo que “o perigo lá fora é ainda maior,” mas isso não nos permite concluir que “por isso é besteira imaginar que alguem não olha por nós”; uma coisa não nos leva necessariamente à outra.
      Além disso, historicamente, estamos sozinhos. Inúmeras catástrofes naturais sempre ocorreram e continuam ocorrendo, e não há evidência de ação sobrenatural intercedendo em nosso favor.

      Thumb up 3
    • Todo argumento sobre de que catástrofes é habitual, foi defendido em muitos meios principalmente o geólogos, mas se verificar de maneira mais clara, saberá que não é verdadeiro esta afirmação, e as catástrofes não é única em nos mostrar que estamos próximos do dia do juízo, para que alcance um bom entendimento é preciso pesquisar mais a fundo as escrituras, o exemplo disso são os terremotos não aconteciam com as frequencias de hoje, existe uma tentativa de cegar o nosso entendimento são articulações aparentemente sutís, mas tudo é passivo de análize.

      Thumb up 1
    • SE houvesse esta tão almejada certeza da proteção de Deus sobre humanos percebida e cáptada por todos, saberiamos perfeitamente a quem recorrer, e com certeza o fariamos unidos de mãos dadas todos em só corrente, mas a salvação esta oculta ao homem desde que ele não se alimenta de busca-la com toda fome do mundo, do contrário veriamos Deus apenas como aquele que pode nos fornecer garantias, isso somente, e é o que ele não quer, que o recorramos apenas nas aflições, e sim que entendamos as ações de forma sana e não destorcida como se nos apresenta o mundo e apenas aceitamos os fatos e não debruçamos as convicções apenas nas falácias de meros mortais que tem como único objetivo servir ao malígno e com ele recebará da parte de Deus td que lhe é devido, por isso afirmo convícto de que a grande maioria é cega pelo simples fato de não querer enxergar, esta afirmação não é pessoal é obra de notoriedade, que muitos não é capaz de focar.

      Thumb up 0
  25. PARABÉNS PELO…….. ESPETACULAR.
    PARABÉNS PELO ……. DIFERENTE
    PARABÉNS PELO…….. DIVINO EXITÊNCIA DO SER SUPREMO-DEUS

    Thumb up 5
    • Os supermassivos são buracos negros de centros galácticos, que não surgem de estrelas. Acredita-se que podem ser corpos primordiais, mais antigos que as galáxias.

      Thumb up 20
  26. 10 – presumindo que o carbono é o terceiro elemento das reações nucleares da estrela gigante vermelha de massa aproximada da solar, o diamante deve ser de fato comum nas anãs brancas, depois de dissipada a nebulosa planetária.

    Thumb up 12
  27. 10 – presumindo que o carbono é o terceiro elemento das reações nucleares da estrela gigante vermelha de massa aproximada da solar, o diamante deve ser de fato comum nas anãs brancas, depois de dissipada a nebulosa planetária.

    9 e 7 – Magnetares são estrelas de nêutrons especiais por sua intencidade magnética. Podem ter tremores de 30° na escala richter, que seria um valor absurdamente grande, porque a escala é logarítima de base 10. Um terremoto de 2° é 10 vezes maior que o de 1°.

    8 – A foto mostra as Plêiades, da constelação de touro, que podemos ver a olho nu nas noites de verão, contando algo como 7 estrelinhas juntas. Na verdade, é um Aglomerado Aberto com centenas de estrelas.

    4 – A estrela mais próxima após o Sol pertence a um sistema estelar triplo, a anã vermelha Próxima-Centauro, que gira ao redor do baricentro da dupla de Alfa Centauro A e B, uma amarela e uma laranja. O trio fica a 4,3 anos luz. Em Gêmios, a estrela beta chama-se Castor, e é na verdade um sistema com seis estrelas.

    Thumb up 27
    • É isso aí, Jonatas. Comentar astronomia em um artigo sobre astronomia.

      Thumb up 6
    • Caro Jonatas, você sabe me dizer se existe algum sistema de classificação das estrelas observadas? Se existe, quais são as características utilizadas para tal classificação? Obrigado.

      Thumb up 2
    • Ainda não há uma forma exata de classificação de estrelas de nêutrons, mas quanto ao seu comportamento podem ser Pulsares (que emitem pulsos regulares de ondas de rádio e quando foram detectadas pela primeira vez pensou-se ser uma mensagem alienígena), podem ser Magnetares (Desenvolvem um campo magnético intenso e avassalador) e agora as RRATs, citadas na reportagem. Nada impede uma estrela de nêutrons de apresentar todos os comportamentos ao mesmo tempo, ou então mudarem de uma para o outro.
      Quanto a classificação geral das estrelas, sequencia principal, anã, gigante vermelha, super gigante vermelha, hiper gigantes, wolf royets (estrelas do tipo O com um vendaval estelar) encontrarás bastante informação no grande Diagrama de Hertzsprung-Russell, uma espécie de “tabela periódica das estrelas”.

      Thumb up 6
  28. Em falando de Estrêla, como está o nosso Sol?
    Vcs perceberam a estranha quietude? Erupções Solaes estão ocorrendo muito abaixo do previsto para esta época do ciclo.
    Será que ela está tomando folêgo. para uma erupção grandiosa?
    Ou será que estamos entrando num ciclo da pequena era Glacial?
    No Site da Apolo 11 mostra o gŕafico de erupções, é impressionante como está abaixo do normal, já faz algum tempo. Cientistas já se pronunciaram a respeito e demonstraram estranheza ao fato.

    Thumb up 6
    • Grande observação! estes eventos não são cíclicos e não dá pra se prever, mas assim como depois da tempestade vem a bonança, depois da bonança vem a tempestade. Vamos esperar.

      Thumb up 2
  29. Em falando de Estrêla, como está o nosso Sol?
    Vcs perceberam a estranha quietude? Erupções Solaes estão ocorrendo muito abaixo do previsto para esta época do ciclo.
    Será que ela está tomando folêgo. para uma erupção grandiosa?
    Ou será que estamos entrando num cilo da pequena era Glacial?
    No Site da Apolo 11 mostra o gŕafico de erupções, é impressionante como está abaixo do normal, já faz algum tempo. Cientistas já se pronunciaram a respeito e demosntraram estranheza ao fato.

    Thumb up 3
  30. O homem tem que aprender a viver fora da terra, acredito que por volta do ano 2.500 estaremos viajando à velocidade da luz e assim moraremos no espaço e nossas férias passaremos neste planeta espetacular “Terra”, é claro, se não o destruirmos.

    Thumb up 4
    • Você realmente acredita no que está falando? Se nós viajarmos na velocidade da luz, viramos energia, além de que se formos morar no espaço certamente a Terra seria apenas um depósito de recursos, afinal, comida e água não surgem do nada, e a Terra tem aos montes (óbviamente neste ponto já extrairiamos recursos de outros corpos celestes)

      Thumb up 3
    • askdopksapkdpoa, impossível nós viajarmos a velocidade da luz!
      Pelo menos neste milênio :S
      Além do mais, se atingíssemos essa velocidade, quanto tempo demoraríamos para parar?!
      Meses..se não a nave (ou na qual viajaríamos) iria se desintegrar!

      Thumb up 3
    • Você está falando de viagem espacial transportando massa. Realmente seria impossível, mas através do teletransporte seria possível. Não sei se neste século, mas do jeito que a ciência e a tecnologia andam aceleradas, quem sabe? Mas você está totalmente certo, por enquanto. Gostei muito do seu comentário. Um abraço e feliz Ano Novo!!

      Thumb up 0
    • E as hypernovas… Supernovas em estrelas hypergigantes de 100 massas solares.

      Thumb up 6
  31. Benardo está de parabéns. Apesar de ter cara de maloqueiro, seus artigos são OUTSTANDING! Continue o bom trabalho! ;-)

    Thumb up 1
  32. Se uma colher de chá de uma estrela de neutrôns pesa bilhões de quilogramas…. Preciso de uma colher de sopa prá por na mochila do meu primo! kkk

    Thumb up 3
  33. “Os ideais são como as estrelas você não conseguirá tocá-las com suas mãos. Mas como os marinheiros nas águas desertas, elas podem guiá-lo, e, seguindo as estrelas, você chegará ao seu destino” (Carl Sagan)

    Thumb up 25
    • Belchior, Melchior e Baltazar foram guiados por um planeta que na época, para eles, era estrela. Não deixa de ser um guia desde que no céu reluza-se.

      Thumb up 6
    • Tem informações mais detalhadas?

      Thumb up 11
    • otimo, otimo

      Thumb up 0

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!