32 planetas são descobertos fora do Sistema Solar

Publicado em 25.10.2009

exoplaneta

A descoberta de 32 dos chamados “exoplanetas” – aqueles fora do nosso Sistema Solar – foi anunciada. A descoberta foi realizada através do uso de um instrumento de alta precisão instalado em um telescópio chileno. O instrumento, chamado de Harps, consegue detectar leves alterações nas estrelas, quando elas reagem à gravidade dos exoplanetas. Esta técnica, conhecida como método de velocidade radial, é o mais eficiente na procura por exoplanetas.

O Harps consegue detectar movimentos pequenos como alterações de velocidade de 3,5 quilômetros por hora e foi construído com a colaboração de 14 países europeus.

» Acidente cósmico é avistado: Uma colisão de planetas

Com a descoberta dos 32 novos planetas, o instrumento soma as suas descobertas a um incrível número de 75 exoplanetas de todos os 400 já conhecidos. Estes 75 planetas se encontram em 30 sistemas planetários diferentes.

“Harps é um instrumento único e de alta precisão, ideal para descobrir novos mundos”, afirmou Stephane Udry, da Universidade de Genebra, responsável pela declaração em nome do consórcio internacional que construiu o aparelho.

De acordo com Udry, Harps já cumpriu o seu papel durante o período de uso de cinco anos, e agora os pesquisadores esperam que o instrumento possa servir para encontrar planetas semelhantes à Terra, por exemplo.

Em declaração, Udry afirmou que a equipe já tem vários outros planetas que ainda têm que ser observados por mais tempo antes de serem formalmente anunciados e estudados.

“Estas observações ajudaram os astrônomos a compreender a diversidade dos sistemas planetários e ajudam-nos a entender como elas se formam”, afirma o pesquisador Nuno Santos.

O Harps também ajudou na descoberta de vários planetas chamados de super-Terras – planetas com uma massa pouco menor que a do nosso planeta. Das 28 super-Terras conhecidas, Harps facilitou a descoberta de 24.

» Imagens do início do universo

Outra importante contribuição do instrumento foi na descoberta da formação de três planetas em volta de estrelas com deficiência de metais – uma condição pouco comum, de acordo com Udry. [CNN]

Autor: Cezar Ribas

1. não sei por que sempre tive muito interesse sobre esses asuntos do nosso planeta.ja há muitas descobertas sobre o assunto mas acredito que muitas outras viram.
    no caso de existir vida em outro planeta,acredito que sim.
    um enorme beijo.acompanho as noticias!!!!!!

2. Muito interessante , acredito sim que haja vida em outros planetas , não só em um ,mas em milhares de outros planetas mesmo por que temos bilhões de outras constelações e todo o infinito do universo para abrigar milhares de de bilhões de planetas não é mesmo?

3. Àqueles que questionam a existência de vida inteligente extraterrestre, simplesmente por não terem feito contato conosco, digo que não fizeram contato exatamente por serem inteligentes.
    O que acrescentaria à alguma civilização, muito evoluída, pois somente assim teriam chegado até nós, se aqui observaram uma raça que mata o semelhante, polui o planeta onde vive, destrói o próprio ecosistema e dizima animais?
    Realmente eles são muito inteligentes e por isso mesmo desistiram de fazer contato.

4. gostei muito de saber que existem muitos mais planetas.
    sou uma menina muito curiosa.
    eu tenho uma amiga que queria saber se existia mais planetas fora do sistema solar.
    achei interessante
    meus parabens por esta descoberta
    muito obrigada pela atençao
    DE UMA MENINA CURIOSA

5. achei muito legal terem encontrado esses 32 planetas fora do sistema solar!!!!!!!!!!!!!!!

6. Uma tal de Ana ai colocou:divia ter mais de tres planetas no sistema solar.se tem 10 planetas e contando com osol e alua são 12.

7. Dizem por ai que encontraram mais 3 planetas fora do Sistema Solar . :) seria muito bom ter mais 3 planetas no Sistema Solar ^^

mulher-linda-grande
Como a mídia afeta a auto-estima das mulheres obesas ou magras?

Mulheres acima do pe...