5 itens estranhos sendo enviados hoje para a Estação Espacial Internacional

Por , em 14.04.2014

Acontece nesta terça-feira, 14 de abril, a terceira missão da cápsula não-tripulada Dragon, da companhia SpaceX, à Estação Espacial Internacional.

Com a missão de entregar na EEI cerca de 2,2 toneladas de carga, ela vai decolar no Cabo Canaveral às 20h58min UTC, ou 17h58min no horário de Brasília, carregando vários itens esquisitos.

Pernas robóticas

O robô humanoide da Nasa, Robonaut 2, vai receber um par de pernas pela primeira vez. Com sete juntas, elas serão testadas em junho, e devem dar mais flexibilidade ao robô para trabalhar dentro e fora da EEI.

Entretanto, por enquanto o Robonaut 2 só pode trabalhar dentro da EEI, para poder trabalhar do lado de fora, ele vai precisar de um upgrade, segundo engenheiros da Nasa

Laser

A EEI vai conduzir uma nova experiência de comunicação via laser. O novo laser, chamado de OPALS (Optical Payload for Lasercomm Science – Carga Óptica para Ciência de Comunicação Laser), o novo laser vai permitir transferência de dados muito mais rápida que os links de radio atuais.

Se der certo, a NASA pretende usar comunicação laser em suas sondas enviadas a outros planetas e para o espaço profundo. Atualmente estas sondas conseguem enviar entre 200 e 400 kilobits por segundo, e com o OPALS espera-se que as próximas missões consigam enviar 50 megabits por segundo.

Micróbios escolhidos por líderes de torcida

O Science Cheerleader (algo como “líderes de torcida pela ciência”), um grupo de líderes de torcida da NFL e NBA na ativa e aposentadas, ajudou a montar uma experiência que irá levar 48 amostras de micróbios de lugares históricos para o espaço.

O nome do projeto é MERCCURI (Microbial Ecology Research Combining Citizen and Universitiy Researches, ou Pesquisa de Ecologia Microbiana Combinando Cidadãos e Pesquisadores Universitários), e tem a finalidade de descobrir como se comportam os micróbios em microgravidade.

Um Satélite com um cérebro de Smartphone

Vai na carona também o PhoneSat 2.5, um cubesat feito de um smartphone. Cubesats são um tipo de microsatélite projetados para serem pequenos e baratos, sendo lançados na carona de missões como estas da EEI.

Dragon SpaceX 1

Apesar de ter sido feito a partir de um smartphone idêntico aos que você pode ter agora no seu bolso, o PhoneSat não se parece com um smartphone, por que depois de ter sido comprado, o smartphone foi desmontado e reempacotado no cubesat.

Verduras para a horta espacial

A experiência Veg-01 também está indo de carona neste Dragon, e a finalidade é fazer com que os astronautas plantem a própria alface em órbita, em vez de depender destas missões caríssimas.

Chamada de Veggie, a fazenda espacial miniatura por enquanto é só uma experiência, os cientistas querem ver se é seguro fazer crescer alimentos na EEI e se os alimentos que crescerem lá são saudáveis e próprios para o consumo humano, já de olho em uma missão para Marte. [FoxNews]