Abaixo os cabos: cientistas estudam transferência de energia sem fio

Publicado em 8.06.2011

Já imaginou poder carregar a bateria do seu celular, iPod, notebook ou outros aparelhos sem precisar de fios ou tomadas? Um pessoal da Universidade de Duke, EUA, já. O método ainda é pouco eficiente, mas os cientistas americanos querem mudar esse cenário.

Segundo eles, os “metamateriais”, termo usado para denominar materiais compostos com propriedades únicas e diferentes daquelas apresentadas naturalmente, poderiam facilitar a transferência de energia elétrica sem muito desperdício. Este materiais manteriam a corrente intacta durante a transferência.

Um exemplo de metamaterial, diz o estudo, seria um arranjo de cobre conduzindo em forma de laços. O usuário posicionaria o arranjo em um ponto entre o aparelho e a fonte de energia, que seria transmitida diretamente por ele. O professor Yaroslav Urzhumov diz que este tipo de material terá aplicações reais em dois anos. “Nós propomos uma extensão da indução magnética e da tecnologia de campos de proximidade”, diz Urzhumov. “Estamos nos baseando no mesmo princípio fundamental que as leis de indução de Faraday. Contudo, alavancamos a eficiência da transferência de energia aumentando a indução mútua entre o transmissor e o receptor”. Segundo ele, seria possível até carregar carros movidos à bateria.

O uso dos metamateriais traria outra vantagem: combate à corrosão. “Expor metais a ambientes agressivamente oxidantes leva a rápida corrosão e perda de contato”, diz ele. Mesmo com tantos pontos positivos, Urzhumov não acredita que a transferência será feita completamente sem fio. “Sabemos que a melhor maneira de transferir energia com mais eficiência é com o uso de um bom condutor”.[MSN]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

34 Comentários

  1. é difícil para as pessoas entenderem quando se trata de assuntos como esse estive vendo os comentários e percebi que a maioria não tão ce dando conta de que se trata de um aperfeiçoamento do que se tem,e outra a energia não tem dono para ela existir tem que ter trabalho, trabalho na qual esta relacionado de como vai se feito esse trabalho exemplo eu posso produzir energia para meu consumo sem eu ter que diretamente falando pagar uma concionária então não é dizer há é mas uma sabotagem, não ten nada haver com isso se trata de meios de transmissão da energia ser feita com cabos ou sem eles. há e so pra lembrar pra alguns ae que acha que campos magnéticos fazem mal; não é bem assim depende da frequência com que é transmitida ai sim a coisa começa a mudar de figura isso eu diria uma frequência de uns peta Hz alguém tem noção disso. tudo é energia gente até a bata que comemos e não morremos por conta disso brincadeirinha o que quero lhes dizer é que tudo depende de como e manobrado tal coisa vc não vai ao mercado de bicicleta compra uma dúzia de ovos e vem todo destranbelhado para casa né então é por ai que a coisa funciona outro exemplo sua tela de notebook pra ele acender o display e gerado uma tensão ai por volta de uns 1200 volts pergunta? a concionária lhe disponibiliza essa tensão pra vc ? claro que não. então pra tudo tem que se entender-se os meios.

    Thumb up 1
  2. Eu já li que esses metamateriais também utilizados em pesquisas de invisibilidade. Eles fazem a luz dar tantas voltas num corpo, que ele parece invisível.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
tedio
Entediado? Talvez essa seja uma coisa boa

Peter Toohey, autor ...

Fechar