Abaixo os cabos: cientistas estudam transferência de energia sem fio

Publicado em 8.06.2011

Já imaginou poder carregar a bateria do seu celular, iPod, notebook ou outros aparelhos sem precisar de fios ou tomadas? Um pessoal da Universidade de Duke, EUA, já. O método ainda é pouco eficiente, mas os cientistas americanos querem mudar esse cenário.

Segundo eles, os “metamateriais”, termo usado para denominar materiais compostos com propriedades únicas e diferentes daquelas apresentadas naturalmente, poderiam facilitar a transferência de energia elétrica sem muito desperdício. Este materiais manteriam a corrente intacta durante a transferência.

Um exemplo de metamaterial, diz o estudo, seria um arranjo de cobre conduzindo em forma de laços. O usuário posicionaria o arranjo em um ponto entre o aparelho e a fonte de energia, que seria transmitida diretamente por ele. O professor Yaroslav Urzhumov diz que este tipo de material terá aplicações reais em dois anos. “Nós propomos uma extensão da indução magnética e da tecnologia de campos de proximidade”, diz Urzhumov. “Estamos nos baseando no mesmo princípio fundamental que as leis de indução de Faraday. Contudo, alavancamos a eficiência da transferência de energia aumentando a indução mútua entre o transmissor e o receptor”. Segundo ele, seria possível até carregar carros movidos à bateria.

O uso dos metamateriais traria outra vantagem: combate à corrosão. “Expor metais a ambientes agressivamente oxidantes leva a rápida corrosão e perda de contato”, diz ele. Mesmo com tantos pontos positivos, Urzhumov não acredita que a transferência será feita completamente sem fio. “Sabemos que a melhor maneira de transferir energia com mais eficiência é com o uso de um bom condutor”.[MSN]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

34 Comentários

  1. é difícil para as pessoas entenderem quando se trata de assuntos como esse estive vendo os comentários e percebi que a maioria não tão ce dando conta de que se trata de um aperfeiçoamento do que se tem,e outra a energia não tem dono para ela existir tem que ter trabalho, trabalho na qual esta relacionado de como vai se feito esse trabalho exemplo eu posso produzir energia para meu consumo sem eu ter que diretamente falando pagar uma concionária então não é dizer há é mas uma sabotagem, não ten nada haver com isso se trata de meios de transmissão da energia ser feita com cabos ou sem eles. há e so pra lembrar pra alguns ae que acha que campos magnéticos fazem mal; não é bem assim depende da frequência com que é transmitida ai sim a coisa começa a mudar de figura isso eu diria uma frequência de uns peta Hz alguém tem noção disso. tudo é energia gente até a bata que comemos e não morremos por conta disso brincadeirinha o que quero lhes dizer é que tudo depende de como e manobrado tal coisa vc não vai ao mercado de bicicleta compra uma dúzia de ovos e vem todo destranbelhado para casa né então é por ai que a coisa funciona outro exemplo sua tela de notebook pra ele acender o display e gerado uma tensão ai por volta de uns 1200 volts pergunta? a concionária lhe disponibiliza essa tensão pra vc ? claro que não. então pra tudo tem que se entender-se os meios.

    Thumb up 1
  2. Eu já li que esses metamateriais também utilizados em pesquisas de invisibilidade. Eles fazem a luz dar tantas voltas num corpo, que ele parece invisível.

    Thumb up 0
  3. Já havia pensado nisso, seria tipo carregar a bateria do carro como um download, é possível.

    Thumb up 0
  4. Esperamos que não lhes aconteça o mesmo que aconteceu a Nikola Tesla 100 anos atrás.

    Thumb up 3
  5. Já não somos suficiente bombardeados pelo caos eletromagnetico? Celulares, antenas celular, microondas, redes de alta tensão (comprovadamente causam danos a saude), redes wirelles, radio etc. O campo eletromagnetico gerado por um cabo percorrido por uma corrente eletrica é limitado ao seu entorno, mas e o wirelles como fica?
    Haja visto como as doenças demenciais tem aumentado exponencialmente,sem a devida explicação cientifica!
    Se o dano causado pelo mundo wireless for lento, que estudo validará seu uso se a pesquisa tiver de durar 10 anos? 20 anos?
    Quem avalia se determinado avanço tecnologico impoe risco de longo prazo?
    Essas questoes vão ficar sem resposta pois o que importa é produzir e consumir (facilidades).

    Thumb up 2
  6. eu acho posivel ja fis aguns esperimentos e acredito ainda que no futuro proximo utilizaremos ate a energia das ondas magneticas que ja estao sendo transmitidas por emisoras de radio tv telefonia na verdade so teriamos que transformar os receptores em geradores na verdade teriao que ser pacivos isto ja eziste a avenida paulista em sao paulo seria um ecelente lugar para esta utilizacao

    Thumb up 0
    • ja um experimento desses… envolvia um equipamento eletronico com uma antena de 30 metros

      para gerar miseros 0,5 (meio) volt

      Thumb up 0
    • A IDEIA E ESTA MESMO 220 MICRO CELULAS DETECTORAS UTILISANDO A MESMA ANTENA DE NO MAXIMO CINCO METROS PODERIAO GERAR 110 VOLTS ISTO CUSTARIA MUTO POUCO E NAO UCUPARIA MAIS QUE MEIO METRO QUADRADO

      Thumb up 0
  7. Só não vai pra frente porque as grandes construtoras não vão
    ter como fazer mais “cachorro” nas licitações das linhas de trasmissão….a mais de cem anos ja tinha tecnologia, imagina hoje.

    Thumb up 1
  8. No youtube tem um documentário sobre o Tesla. Lá é citado o caso da transmissão de energia elétrica sem fio, que só não foi pra frente pois ele não queria cobrar dos usuários.

    Thumb up 4
    • nao sou muito conhecedor desse invento de tesla o maximo que sei é que ele conseguia ligar uma lampada com isso a distancia…

      mas pelo que entendi o metodo dele envolvia voltagens e correntes altissimas (com um analise profunda talvez gerasse muito desperdicio tambem)

      Thumb up 1
  9. Super atual esse conceito de fonte de energia móvel, com tantos equipamentos portáteis, que se tornaram indispensáveis, como celulares, notebooks, câmeras, gps…creio que essa tecnologia virá muito bem a calhar! [:-)

    Thumb up 2
  10. Em 1900, Nikola Tesla já havia pensado nisso e obteve duas patentes sobre transmissão de energia sem fio.

    Thumb up 7
    • E para variar nao teve ser reconhecimento…
      Na minha humilde opiniao o cara é um dos maiores genios da humanidade moderna…

      Thumb up 4
  11. mas ainda faz sentido, pra que grandes companhias elétricas, se todo mundo já tem seu aparelhinho produzindo energia em casa.

    Thumb up 3
    • errado.. ele nao produz energia.. somente transmite ela sem fio da sua tomada até o seu aparelho

      procurem no google ” ENERGIA POR INDUÇÃO”

      Thumb up 1
  12. os estados unidos pesquisou por tempo a transmissão de energia via microndas…não deu muito certo =X…espero que essa pesquisa de bons resultados =D a questão das companias de energia n existira a curto prazo as tensões maiores teriam de ser passadas pelos cabos essa pesquisa apenas se aplica a componentes menores como carregadores de celular ou lap top e para prevenir um problema que acontece muito nos EUA que é o incendio por curto circuito. além do mais ficaria muito caro colocar um sistema com metamateriais capar de passar tamanhã tensão de um cabo eletrico suporta.

    Thumb up 1
  13. Nunca vi tantos comentários ruins na mesma matéria.
    O Objetivo é transmitir Energia elétrica pelo ar a curtas distâncias, não tem nada haver com sabotar as companhias elétricas, tem haver com você poder usar seu notebook em qualquer lugar da casa ou do escritório, sem tomada, sem precisar de fio nenhum.
    Tesla criou coisas fantásticas e muito reconhecidas, todo nosso sistema da transmissão elétrica COM CABOS começou por ele, porem seu sistema SEM CABOS envolvia altíssimas tensões, um alto risco e uma grande perda no trajeto. O que os cientistas estão fazendo é aperfeiçoando o trabalho que Tesla começou.

    Thumb up 23
    • Pois é, estou impressionado com os comentários.

      As pessoas estão esquecendo de um detalhe básico: as empresas de produção de energia não ganham a energia “pelo cabo” que você usa, mas pela própria produção e distribuição de energia. As companhias elétricas vão continuar ganhando dinheiro, apenas vão passar a cobrar de outra forma.

      Afinal, a energia tem que ser produzida em *algum lugar* você está mudando o método de transmissão, e não produção. A orgiem da energia ainda virá de hidroelétricas, termoelétricas e etc. As empresas não cobram pelos cabos que existem em sua casa, mas pelo gasto de energia. E esse gasto ainda vai acontecer.

      Elas então obviamente vão cobrar por esse gasto seu. Se não houver nenhuma forma direta de medir o gasto pessoal em cada residência (o que é falso, mas vamos manter o raciocínio), elas passariam a cobrar uma taxa “média” por local. Afinal, sem elas, a energia não iria chegar de qualquer forma.

      Ao contrário, as empresas de energia poderiam ter ainda mais lucro do que já tem, porque poderiam usar essa justificativa para deixar a média de custo mais alta, ou cobrar mais dizendo que são os “gastos para a manutenção dessa tecnologia”.

      Thumb up 6
    • ok.. deu ponto positivo para voce… mas acho que de toda forma nao entendeu tambem

      isso dae é para uso dentro de um local, pequeno.. não é para transmissão de energia da sub estação para a sua casa

      Thumb up 1
    • Sei que não tem nada a ver mas acredite, eu descobri os segredos do número NOVE.
      Misterios do número nove

      Thumb up 0
  14. muitas pessoas deram comentários sobre o assunto porem muito poucas sabem a respeito.
    é óbvio que os conceitos são muito antigos na verdade é o mesmo princípio para geração de Eletricidade. no entanto elevar a esse nível é um processo complexo e que nunca irá funcionar tão bem quanto a transmissão via cabos, essa tecnologia também aumenta o consumo na rede e só poderia ser utilizada em pequenas escalas como carregar baterias etc.

    Thumb up 4
  15. Qualquer coisa que tire o excesso de cabo é válido, só aqui no gabinete é tanto cabo que dá até pra se perder.

    Thumb up 13
  16. Acredito que o ser humano nao deveria tentar onseguir coisas que desafiam a DEUS, só provoca sua ira

    Thumb up 0
    • que piada

      Thumb up 16
  17. Nunca vai chegar ao povo mesmo, é uma questão de interesses de grandes empresas e controle populacional por parte do governo, Nikola TEsla já havia formulado uma forma de distribuir energia elétrica sem fio e de graça há mais de 100 anos atrás, pena que muitos de seus projetos foram confiscados pelo governo norte-americano, mas ainda hoje a torre de tesla está lá na costa de nova york…

    Thumb up 6
    • O pior é que é verdade, vários trabalhos de tesla foram perdidos no tempo, mas em seus escritos ele mencionou vários trabalhos como o de energia sem fios, pulsos eletromagenticos que afetam a terra, etc..

      Thumb up 8
    • FALA BESTEIRA NAO

      Thumb up 2
  18. Fantástica tecnologia, mas temo nunca chegue nunca ao povo. Ela tem o mesmo problema do carro movido à agua, que ia contra os interesses das petrolíferas. Nesse caso, será contra as companhias de energia elétrica, já que não precisaríamos mais delas.

    Thumb up 5
    • Nada a ver. Pelo que eu entendi da noticia, a origem da eletricidade ainda viria das fontes normais, termoeletricas, etc. Apenas você iria ligar um carregador especial na tomada e esse carregador iria carregar seu celular por ondas magneticas ou coisa assim, igual uma rede wi-fi.

      Thumb up 13

Envie um comentário