Aplicativo para smartphones criado por adolescente recebe investimento milionário

Publicado em 4.01.2012

A maioria dos adolescentes encontra diversas razões para não fazer a lição de casa ou estudar em dias de sol. Mas não Nick D’Aloisio, um adolescente de apenas 16 anos que vive em Londres. Ele desenvolveu um aplicativo que está ganhando manchetes pelo mundo e que atraiu um grande investimento de um bilionário de Hong Kong.

O aplicativo para smartphones criado pelo garoto é o Summly, que resume e simplifica o conteúdo de páginas e resultados de pesquisas, tornando a navegação pela internet mais ágil. E esse aplicativo que está se popularizando ainda tem potencial para ir muito mais longe.

O adolescente teve a ideia brilhante e milionária enquanto estava estudando. “Eu estava estudando para uma prova de história e utilizando o Google. Apareciam resultados de pesquisa irrelevantes, e isso me pareceu muito ineficiente. Se eu encontrava um site interessante que aparecia nos resultados, eu já estava lendo e perdendo tempo”, disse.

“Então eu pensei que era necessário uma maneira de simplificar e resumir essas pesquisas pela internet. O que eu queria era uma pré-visualização de conteúdo”, explicou Nick.

Quando o aplicativo alcançou a marca de 100 mil downloads, a empresa Horizons Ventures resolveu investir na ideia. A empresa é controlada por Li Ka-Shing, bilionário chinês classificado como a décima primeira pessoa mais rica do mundo, segundo a revista Forbes. Seus investimentos anteriores incluem Skype, Facebook e Spotify.

A empresa investiu aproximadamente 460 mil reais no projeto. Desde o relançamento do aplicativo, em meados de dezembro, ele já foi baixado milhares de vezes.

As realizações de Nick certamente mostram que ele não é como qualquer adolescente – além de tudo, ele é extremamente educado, altamente motivado e entusiasmado. Mas se engana quem pensa que ele se encaixa no conceito nerd.

O jovem gosta de esportes como críquete e rugby e nem sequer estuda computação na escola. Nick afirma que quer fazer faculdade de filosofia, e estuda chinês e russo.

O pequeno milionário tinha apenas nove anos quando ganhou seu primeiro laptop, e começou a aprender tudo sobre informática, por diversão. Ele afirma que nunca teve ideia de que faria isso com fins comerciais – o que é um pouco reconfortante dado a sua idade.

O blogueiro Om Malik foi o um dos primeiros jornalistas a entrevistar o adolescente e o descreveu como um “menino gênio”, comparando-o aos fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page.

Mas Nick, modesto, não aceitou o título de gênio e afirmou que aprender a criar o programa “não foi tão difícil”. Na verdade, ele conseguiu fazer isto sem abandonar as lições de casa. Quando o adolescente entregou seus trabalhos de início do semestre, os professores ficaram maravilhados pelo fato de que ele tinha sido capaz de codificar o Summly e ainda ter tempo de fazer os deveres.

Nick conseguiu arrumar tempo para viajar para San Francisco, nos Estados Unidos, em janeiro, para uma reunião com seus apoiadores da Horizon Ventures. Mesmo com a agenda cheia, Nick afirma que não pretende abandonar a escola. “Eu gosto, encontro meus amigos, gosto dos esportes, da coisa toda”, disse. [BBC]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

  1. oo inveja desse povo… ele esta de parabens.. deixem o garoto.. ele se garante.. vai nessa gurii.. vao fazer melhor..

    Thumb up 0
  2. Se o mundo fosse cheio de genios nao ia existir fome nem miseria ,por enquanto que ninguem resolva estes problemas, pra min o mundo sempre sera sem genios .

    sorry fand-boys

    Thumb up 0
    • eu tbm, mas sempre cheguei atrasado

      Thumb up 1
  3. E inventei um espeto que perfura o ovo para que esse, asse na churrasqueira com a casca …preciso de alguém que invista no meu espeto…..???

    Thumb up 12
  4. Não vejo ele como “genio”
    Apenas teve a idéia certa, na hora certa e muita sorte de alguem do dinheiro investir na sua idéia.

    Thumb up 4
    • Ter a idéia certa na hora certa e FAZER algo o torna um pessoa especial sim. E não foipor sorte, mas por capacidade, queele está sendo agenciado.

      Thumb up 11
    • Até concordo na parte da capacidade.
      Mas especial….., Genio como falam!!!!!!!!!
      Dai não tenho como concordar.

      Thumb up 3
    • INVEJA DETECTED

      Thumb up 5
  5. mas no ano passado eu vi uma noticia de um site de pesquisas que vai concorrer com o google que faz exatamente a msm coisa .-.

    Thumb up 0
  6. Noooossaaaaaaaaa, ele é um gênio! kk- ta bom entao u mundo esta cheio de gênios, vamos ver o que vai dar, se eu publicar meus docs aqui tenho ate medo do que vou ser!

    Thumb up 1
    • De fato o mundo está cheio de gênios, mas assim como você, a principio, eles não têm coragem ou não sabem como ou não tem interesse ou simplesmente não tem capacidade pra mostrar isso ao mundo e nos ajudar a evoluir.

      Sem ressentimentos.

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
FlorenceQCBest
Cristais “impossíveis” na natureza podem ter vindo do espaço

Os quasicristais que...

Fechar