As 10 cidades mais poluídas do mundo

Publicado em 19.12.2010

Você acha que sua cidade é sujinha? Então deve conferir a lista com as 10 cidades mais poluídas do mundo! Atualmente nenhuma cidade é limpa e completamente ecológica, mas sempre há como ficar pior.

1. Nova Déli, Índia

Lá a mortalidade infantil é muito alta – e a principal causa disso é a poluição. Em algumas áreas da cidade as pessoas convivem com o lixo e cerca de 3 mil toneladas de poluentes são despejadas no ar todos os dias.

2. Mumbai, Índia

Mumbai é conhecida pelo filme “Quem quer ser um milionário” e é uma das mais populosas do mundo. Não há a mínima conscientização por parte do governo em relação ao meio ambiente e estima-se que cerca de 1 bilhão de dólares precisaria ser gasto para recuperar minimamente a cidade.

3. Maputo, Moçambique

As 60 mil famílias residentes na capital do Moçambique despejam seu esgoto diretamente no Oceano Índico.

4. Moscou, Rússia

Pode até ser chocante para alguns ver Moscou nessa lista, mas a capital da Rússia é conhecida por muitos como a cidade com o maior índice de poluição atmosférica do mundo. Por causa disso, muitos de seus habitantes têm problemas pulmonares.

5. Cidade do México, México

Nos anos 40 a Cidade do México era uma cidade muito limpa – era possível ver 100 km a sua frente. Agora, por causa da poluição atmosférica, a visibilidade foi reduzida a 1,5 km. Há muito nitrogênio no ar, o que também dificulta uma respiração eficaz.

6. Lagos, Nigéria

Lagos é a casa de 8 milhões de pessoas e a sede de muitas indústrias. Desde o ar até as ruas – a cidade é completamente poluída.

7. Karachi, Paquistão

A poluição causada pelo aumento da concentração industrial na cidade, seja atmosférica, aquática ou sonora, faz com que 35% da população esteja com a saúde comprometida diretamente por esses problemas.

8. Dhaka, Bangladesh

Dhaka é uma cidade muito populosa que enfrenta sérios problemas de poluição aquática. A coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos (basicamente, o lixo) também são praticamente inexistentes. A água é grossa e contaminada por pesticidas e agrotóxicos.

9. Bandar Seri Begawan, Brunei Darussalam

Brunei Darussalan é um pequeno e próspero país da Ásia. O problema é que o ar de lá está comprometido, por causa da grande concentração de veículos.

10. Bagdá, Iraque

Por causa dos conflitos que o país enfrenta, a questão do meio-ambiente foi deixada de lado. A queima de combustíveis fósseis e a falta de coleta de lixo fazem com que Bagdá seja uma das cidades mais poluídas do mundo. [Most Interesting Facts]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

101 Comentários

  1. Acho de profundo mal gosto e racista a 1ª foto, de uma criança negra no meio do lixo. Duvido que alguém iria colocar uma criança loira de olhos claros na mesma condição.

    Thumb up 8
    • Primeiramente deveria haver uma maior busca por informacoes. A maior parte da populacao da Índia é constituida de pessoas com coloracao na pele denominada “oliva”, como é o caso da crianca representada. “criança loira de olhos claros ” – depois quem é o racista?

      Thumb up 22
    • A primeira foto representa uma cidade na Índia, racismo seria colocar a foto de uma crinça finlandesa.

      Thumb up 11
  2. Se vocês acham isso um lixo da uma olhada no Quarto
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 4
    • Duvido que haja crianças louras de olhos claros a viver em subúrbios das grandes cidades Indianas.
      A maioria dos Indianos tem uma descendência comum e são mulatos por natureza.
      Não vejo mal algum na foto, sinceramente.

      Thumb up 12
  3. Mas vamos ter calma e esclarecer. Enquanto o que predomina na maioria dessas cidades é lixo urbano, esgoto, restos orgânicos, esse tipo de coisa, na Cidade do México e em Moscou o problema está mais na poluição do ar e em dejetos indústriais, ou seja, a situação é diferente.

    E a Cidade do México vem tomando, há décadas, medidas extraordinárias e grande mudanças de hábitos para lidar com a situação, e já vem surtindo efeito.

    Thumb up 0
  4. nossa e imprecionante vamos cuidar donosso planeta a bliblia nos diz que ‘”aquele que cuida dos animas e tudo do nosso planeta, vivera novamente”

    Thumb up 1
    • Sim, façamos alguma coisa: “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.”(Rm 8:19) A natureza clama pedindo socorro, que os que ainda se importam reajam e defendam-na, pois precisamos dela para nosso sustento! ” Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. (Rm 8:22) Sei que é difícil fazer alguma coisa, mas na condição d cidadãos podemos exercer influência mesmo indiretamente. Vamos incomodar as autoridades e apoiar órgãos envolvidos. Não podemos nos calar, ficar parados, conformados. Não somos os donos da Terra, mas fomos postos aki pra cuidar dela, servi-la.

      Thumb up 1
  5. imprecionante MOSCOU estar nesta lista ,por que tipo ne ,cidade da europa pelo menos devia ser limpa ! e percebam que a maioria das cidades são da india!

    Thumb up 1
  6. Em países desenvolvidos existe a preocupação com o assunto por parte de quem os governa.
    Se o governo se preocupa em trazer saneamento básico e um programa que conscientize a população provavelmente a realidade não seria assim.
    Pensem se nós não tivessemos à nossa disposição internet e uma rede aberta de televisão que mostra pelo menos um pouco de tudo isso, como seria? Não da pra culpa-los tanto por não se espelharem nos melhores.
    Se os países desenvolvidos fossem tão bons, não explorariam tanto essa gente, deixando-os na miséria e no lixo.

    Thumb up 4
  7. Em países desenvolvidos você não encontra isso.

    Por mais que chamem eles de arrogantes, pelo menos eles são educados.

    Thumb up 1
    • Sr. Rodrigo,
      Seu comentário é preconceituoso. E o lixo nuclear do Japão?

      Thumb up 7
  8. Que coisa!!!! Eu que pensei que só os Brasileiros que jogassem lixo no em qualquer lugar. Meu Deus!

    Thumb up 3
    • Quantas ingenuidade!!! Quem diz “meu Deus” sou eu.

      Thumb up 1
    • Dieu Merci,
      Se não consta na lista dos 10, por que se irá incluí-la?

      Thumb up 1
    • Sra. Sofia,
      Seu comentário nada acrescenta. Todo lixo minha senhora é porcaria.

      Thumb up 1
    • Sr. Odair,
      O senhor é ansioso. Consulte a lista em sua totalidade, os 300, e o senhor a encontrará.

      Thumb up 0
  9. a maioria das pessoas aki culpa os governos, eles podem ter uma pekena parte de culpa, mas kem polui em maioria somos nós.
    3. Maputo, Moçambique

    As 60 mil famílias residentes na capital do Moçambique despejam seu esgoto diretamente no Oceano Índico.

    “As 60 mil FAMÍLIAS”

    nós que poluimos.temos que respeitar nós mesmos o meio-ambiente, e incentivar outros a fazerem o mesmo.O governo pode até dar uma pekena força, mas somos nós que temos que cuidar do ambiente, nós: o povo.

    Thumb up 18
  10. O Brasil, não é muito melhor que isso, acontece que estão mostrando o pior de cada cidade, mostra o Brasil pobre desse jeito, ai tu vai ver.

    Thumb up 18
    • Senhor Ariel,
      Sugiro que o Senhor se mude para Moscou, ou quiçá Maputo, ou ainda Nova Deli, ou que sabe Munbai. E tudo de bom.

      Thumb up 1
  11. Baaah esse mundo tá um nojo , por isso eu queria ir morar na lua ‘ la ainda não tem poluição , nem nada .
    Mas o governo dessas cidades aí deveria investir em conscientização da população sobre o meio ambiente e receber ajuda de outros países mais desenvolvidos. E investir em coleta de lixo e descontaminação da agua lá. Com tanto dinheiro que o governo desperdiça com corrupção , armamento , esse dinheiro poderia ser usado pra isso .
    É , crianças de 15 anos sonha , né gente?

    Thumb up 10
    • Retificação
      Menina Layla,
      Com pouca idade e tão inteligente. Valeu!!!

      Thumb up 0
  12. Prezados vendo estas fotos, reflito que não precisamos ir tão longe, com nossas politicas públicas estamos nos aproximando deles

    Thumb up 10
    • Sr. Alexandre,
      Não é na Índia que as cousas estão piores. Será que não é na Suíça? ,ou em Fernando de Noronha?, ou nos lençóis Maranhense?, ou quem sabe em Florianópolis?. Oh, Meu Deus!

      Thumb up 1
  13. Por estas alturas doi-me vir diante de vos e declarar-me mocambicano de corpo e alma. Mete-me vergonha, mas e realmente essa a realidade. E um pesadelo para muitas familias da periferia quando chove. E esgoto que rebenta e se mixtura com as aguas acumuladas (porque as valas de drenagem andam entupidas), e mesmo na regiao VIP (Central,Polana, Sommerschield) da cidade isto tambem acontece. E o drama do terceiro mundo.

    Esta cidade, e a semelhanca doutras cidades africanas, cresceu em numero de populacao e nao em infra-estruturas. outra factor para esta situacao e a corrupcao. Todo que sobe ao poder primeiro enche os bolsos, do partido e depois pensa no povo.

    Este problema sera dificil de resolver enquanto quem governar nao mostrar interesse..

    Com todos os pros e contras, essa m$%*% que voces vem nao tira a beleza de Maputo
    Abracos

    Thumb up 9
    • Sr. Flávio Aires,
      Sinto-me comovido com seu depoimento.

      Thumb up 0
  14. Se por A ou por B um um povo é desgraçado. Devem a isso a sua desgraça.
    É impossivel que entre ano e saia ano não nasçam pessoas melhores. Um líder ou alguém. Sociológico só não.
    lembro de uma frase biblica.
    “que os mortos sepultem seus mortos”.
    Se com todo o exemplo que há no mundo este povos ainda persistem com suas culturas animalescas e ralaxamento total.
    Que esperar?
    Que nasça açlguém de fundamento nestes lugares. que o povo saiba que eles podem.

    Thumb up 10
    • Sr. Nilvo Silveira,
      De todos os comentários que li, parece-me que o seu foi muito infeliz. Não se utilize da Bíblia, a fim de legitimar o seu relaxo de culpar um povo por uma situação complexa.

      Thumb up 2
  15. Resumindo em poucas palavras.
    Má administração pública, com pouca cultura dos habitantes, da nisso!
    Pré conceituando a matéria, fui o que pude notar.

    Thumb up 11
  16. É lamentável, é triste, é feio e é acima de tudo a maldita obra do ser mais “inteligente” do mundo, o homem, merecemos realmente este título?

    Márcio Fernandes de Souza
    Mulungu-Ce

    Thumb up 8
  17. Acho que devemos remover ou perceber nossa hipocrisia.
    Quem produz lixo urbano somos nós humanos.Quando nos “deliciamos” de uma coca cola para onde irá o vasilhame de plástico e quando vamos ao SM para onde irá a sacola de plástico e o que dizer dos celulares e seus carregadores Você sabe o fim deles depois que são discartados ? As suas garrafas de cerveja ou vodka ICE que irreponsavelmente vc descarta na via pública ? Ou o monte de LIXO que , impelido pela indústria, como : frascos de iogurtes, sucos de caixinha , seus “G@#torade” da vida, seus absorventes, camisinhas ou seu lixo da festa infantil, o filtro de óleo de seu carro, seus restos de comida após lavar seus pratos?
    Então ? Isso aí : na matéria foi vc que colocou lá porque pobre não produz lixo assim não….

    Thumb up 13
  18. A MINHA QUERIDA CIDADE,TAMBÉM NÃO FICA MUITO ATRAZ DESTAS SUJEIRAS.O NOSSO QUERIDO PREFEITO,RETIROU TODAS AS LIXEIRAS DA CIDADE,DIZENDO QUE IRA TROCA-LAS.JÁ SE PASSARAM 2 ANOS E ATÉ AGORA NADA.QUEM ENCONTRAR UMA LXEIRA GANHA UM CARRO 0KM.
    O PIOR DE TUDO,QUE NOSSA CIDADE É TURISTICA.CIDADE DAS AGUAS MINERAIS.MAS QUEM SABE PODERA SER CHAMADA DE CIDADE DOS LIXOS MINERAIS.
    SOU DE SÃO LOURENÇO MG!!!!!!!!!!!!ME AJUNDEMMMMMMM!

    Thumb up 15
  19. Essa foto dos RUSSOS Vcs viram NÈH? Foderam o MEIO AMBIENTE,MAS ,porque não puseram aquela do vazamento dos AMERICANOS? Qual foi o pior? Esqueceram ?

    Thumb up 24
  20. Se vc gosta de DEMOCRACIA chame os AMERICANOS para ajudar,mas, primeiro veja BAGDÁ,AFGANISTÃO,PAQUISTÃO,ETC:-que não pediu e veja como ficou.DEMOCRACIA na casa dos outros é bom Néh !!

    Thumb up 13
    • Gênio:

      Paquistão é aliado americano, os americanos inclusive fazem doam bilhões ao Paquistão. O Afeganistão está desse jeito desde que a URSS invadiu, foi derrotada e os extremistas assumiram. Iraque também nunca foi exemplo de desenvolvimento.

      Thumb up 1
  21. As questões que envolvem a poluição mundial possuem raízes profundas no processo de urbanização. No passado, algumas cidades sofreram muito, como Roma Antiga. O problema atual é alarmante, pois a sociedade consumista-capitalista ignora os efeitos no planeta. Concordo com alguns comentários sobre as cidades brasileiras, lixões a céu aberto são encontrados em todo território nacional.
    Políticas públicas são fundamentais, mas “educação ambiental” é um processo de conscientização individual. Penso que educar-se é o primeiro passo – consumir o necessário, escolher embalagens, destinar adequadamente os resíduos, etc. Pequenas ações executadas por milhares de pessoas mudariam este quadro. Pense nisso. Podemos mudar este quadro. Quando for às compras, lembre-se dos lixões. Certamente você irá escolher melhor e comprar menos. ”Sejamos nós a mudança que esperamos do mundo”.

    Thumb up 22
  22. Esqueceram de Brasília,com suas sujeirinhas e os deputados que garimpam esse lixo chamado corrupção…Falando sério,temos Cubatão Est.de São Paulo que é muito poluida com o ar irrespirável.É o preço do ‘PROGRESSO’…

    Thumb up 5
  23. o mundo presisa de pessoas com consiencia a natureza retribui toda agresao praticada exepro o lixo que as pesoas jogam na rua vem em forma de alagamentos nas cidades apoluisao dos caros em forma de efeito estufa e aquecimento global existe muito mais exeplo entao gente vamos diminuir mais a poluisao porque se nao sera o fim da nossa espesie

    Thumb up 1
  24. NÃO PRECISA IR MUITO LONGE NÃO.EM SÃO LOURENÇO MG N ÃO TEM UMA LXEIRA SE QUER NA CIDADE, O PREFEITO MANDOU RETIRAR, JÁ FAZ 2 ANOS,ATÉ AGRA NADA.ISTO É QUE É PREFEITO!!!!

    Thumb up 6
  25. UM DOS MAIORES MATERIAIS POLUIDORES QUE EXISTE E LEVA MUITOS ANOS PARA SE DECOMPOR NO MAR ,E OS PNEUS VELHOS, JA EXISTE TREZ RECICLADORAS ,QUE EU CONHEÇO MAS NÃO CONSEGUE DESTRUIR COM A IMENSA QUANTIDADE DE PNEUS VELHOS QUE EXISTE NO MERCADO,PORTANTO GOSTARIA DE SABER PORQUE A CETESB NÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA QUE OUTROS EMPRESARIOS INVISTAM NESSE MERCADO,POIS ELE É MUITO LUCRATIVO,A RECICLADORA NÃO PAGA NENHUM CENTAVO PELA SUA MATERIA PRIMA E OS PRINCIPAIS COMPRADORES SÃO A PETROBRAZ,ONDE USA O PÓ DOS PNEUS TRITURADO NA MITURA DO ASFALTO, AS EMPRESA METALURGICA QUE COMPRAM OS ARAMES DOS PNEUS E OUTRAS MUITAS UTILIDADE COMO POR EXEMPLO A BORRACHA GRANULADO QUE É COLOCADA NAS QUADRAS DE FUTEBOL SOCYAT DE GRAMA SINTETICAS E INUMERAS OUTRA ALGUEM PODE ME RESPONDE?

    Thumb up 8
  26. Cara, ao invés dos politicos se concederem aumentos astronomicos e irreais, deveriam pagar um salário digno para lixeiros e policiais.

    Thumb up 17
  27. Elizabeth:
    “Muita gente culpando os governos e esquecem que quem joga o lixo em rios, mares e nas ruas é o povo. Também é o povo que joga os esgotos nos rios e nas ruas ao invés de fazer fossas.
    Concordo que os governos precisam implementar políticas de saneamento, mas os governos não saem espalhando lixo pelo mundo.”
    ————————————————————-
    É claro que a população tem que ter consiencia, mas a culpa é do governo sim. Fazer fossas não é indicado se você quer uma consiencia ambiental, além de ser um tremendo incomodo, as fossas poluem a terra estragando plantações, e poluem também os lençóis freáticos. Em lugares que a população é muito pobre isso pode ser pior do que jogar o lixo na rua. E outra, você disse que o governo não sai espalhando lixo pelo mundo, mas se o governo não tem projetos de saneamento, o que é que o povo vai fazer com o lixo? Estocar em casa?
    ÓTIMA MATÉRIA HYPE SCIENCE!!!

    Thumb up 11
  28. Ver a realidade de países pobres é fácil, pois além da falta de infra-estrutura, há o descaso dos governantes e a falta de educação da população. Mesmo em cidades na qual é realizada a coleta de lixo, o destino deles são os famosos “lixões” que também poluem o meio ambiente, só que longe dos centros urbanos. É necessário que se reavalie a questão da geração de resíduos e se faça o máximo para incentivar a reciclagem, visto que grandes empresas já conseguem lucrar com a reciclagem de todo seu resíduo.

    Thumb up 6
  29. Na maior parte dos casos as cidades são poluidas não pela falta de infraestrutura ou descaso do governo local mas por desleixo da propria população que ali reside!

    Thumb up 7
  30. Esqueceram de citar a cidade de Cherepovets na Rússia, que é consagrada a cidade mais poluída do mundo..

    abraços!

    Thumb up 6
  31. .
    ENFIM. – A TURMA DO “MEIO AMBIENTE” ,
    GANHA FORTUNAS, PARA COMBATER OS “RESÍDUOS” E A POPULAÇÃO QUE NÃO TEM EM SUA CASA UMA INDÚSTRIA DE RECICLAGEM ! ! !
    .
    MAS, OS “AMBIENTALISTAS” , ESPECIALMENTE, GANHAM FORTUNAS, PARA NÃO COMBATER OS “FABRICANTES DE OBJETOS E PRODUTOS POLUENTES E NÃO RECICLÁVEIS ! ! !
    .
    VOCÊS JÁ VIRAM OS “ENERGÚMENOS” AMBIENTALISTAS , PROTESTAREM CONTRA A PETROBRÁS , QUE É A MAIOR POLUIDORA DESTE PAÍS ? ?
    .
    E QUANTOS “AMBIENTALISTAS” PROTESTAM CONTRA OS FABRICANTES DE PLÁSTICOS DESTE PAÍS ? ? ?
    .
    É MUITO MAIS “MOLE” AZUCRINAR A VIDA DO CIDADÃO, QUE NÃO TEM CULPA DE NADA , MAS PAGA, CARO, POR TUDO ISSO ! ! !

    Thumb up 5
  32. A maior sujeira nesta história é a corrupção, onde poucos ficam ricos as custas de um povo que vive na miséria… ou vcs acham que todos os Países listados são falidos?
    India: Faz parte do BRICS que vem desenvolvendo muito.

    Moçambique:Fatura muito com taxas alfandegárias por estar em uma área geograficamente favorável.

    Os demais tirando o mexico estão em uma faixa de desenvolvimento preocupante,mas não justifica…

    Thumb up 1
  33. Nao há como imagens assim n chocar, kem esta limpinho acessando seu lindo notbook.
    Ta certo pod ate ser inevitavel, mas uns colaboram mais p o fracasso doq para o sucesso assim é com tudo.
    Pau ki nasce torto………….mija fora do vaso. algumas coisas nunk vao mudar, e outras so n mudam pro pior pq ainda existem mtos ke estao sempre lutando p ke isso n ocorra ainda ki seja nos minimos detalhes.
    Manda negativo ai no comentario, Eu sei ki a vdd dói.

    Thumb up 2
  34. De que adianta os governantes se preocuparem… Se a população adora o lixo. Eles não são coitadinhos.

    Na verdade pessoas como essas são muito porcas, pois, não precisa ser rico para ser higiênico…

    Thumb up 10
  35. Muita gente culpando os governos e esquecem que quem joga o lixo em rios, mares e nas ruas é o povo. Também é o povo que joga os esgotos nos rios e nas ruas ao invés de fazer fossas.
    Concordo que os governos precisam implementar políticas de saneamento, mas os governos não saem espalhando lixo pelo mundo.

    Thumb up 5
  36. ASSIM COMO NO BRASIL OU EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, UM POVO TEM SEU GOVERNO QUE MERECE. NO BRASIL EXISTE LUGARES TANTO QUANTO POLUÍDOS.

    Thumb up 4
  37. que otimo exemplo como o governo desses lugares cuidao deles
    olha que papelao

    Thumb up 0
  38. Uma pena comprovar que os governantes nao pensam na população e nem se preocupam com o local onde vivem… Qualquer ação ambiental é apenas marketing nestes e em muitos casos.

    Thumb up 15
  39. Cadê o tietê? deveria constar nesta lista nossa linda capital SP… com seu límpido ar respirável.

    Thumb up 6
  40. Gostei do artigo, e gostaria de um com as 10 cidades MENOS poluídas do mundo e/ou do Brasil… seria interessante.

    Thumb up 6
  41. O QUE POLUI O AMBIENTE, SÃO OS RESÍDUOS DA “CIVILIZAÇÃO” !!!
    .
    DE QUALQUER MODO, A “POLUIÇÃO”, que as Fotos mostram, NÃO MATA NINGUÉM ! ! !
    .
    A TERRA SEMPRE, FOI MILENARMENTE, “SUJA” , MAS AS PESSOAS ERAM MAIS SAUDÁVEIS DO QUE HOJE, E MORRIAM DE VELHICE, PORQUE TINHAM ANTI-CORPUS .
    .
    ENFIM. – A TURMA DO “MEIO AMBIENTE” ,
    GHANHA FORTUNAS, PARA COMBATER OS “RESÍDUOS” ,
    MAS, ESPECIALMENTE, GANHAM FORTUNAS, PARA NÃO COMBATER OS “FABRICANTES DE OBJETOS NÃO RECICLÁVEIS ! ! !
    .
    VOCÊS JÁ VIRAM OS “ENERGÚMENOS” AMBIENTALISTAS , PROTESTAREM CONTRA A PETROBRÁS , QUE É A MAIOR POLUIDORA DESTE PAÍS ? ?

    Thumb up 2
  42. Quando olho os comentários que repetem uma e outra vez que a contaminação é inevitável, fico horrorizado pela catequização que fizeram.
    EXISTE SOLUÇÃO TECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL ou ideológica para tudo hoje.
    Simplesmente tomamos um caminho errado de “evolução”.
    Estamos vivendo para servir a corporações, não para servir à vida.
    Repensar quase tudo é e será doloroso, mais isso sim que é inevitável para quem quer viver.

    Thumb up 3
  43. o mais importante é quer nessa lista não tem nenhuma cidade brasileira

    Thumb up 5
  44. É tudo fruto da falta de politicas sociais, educação e saúde. Sem falar da corrupção e do consumismo desenfreado.
    Ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres.

    Thumb up 7
  45. Essas são apenas as piores das piores cidades poluídas do planeta. A cidade de São Paulo e outras cidades brasileiras, caso as autoridades, ou seja nossos governantes políticos, não adotem as medidas necessárias em breve estaremos figurando nessa lista negra.

    Thumb up 1
  46. Sinceramente, tem muitos comentarios aqui cujos autores acho que não saem de casa. Passem por perto de uma favela ou um corrego que normalmente passa no meio delas. É pura sujeira, montanhas de lixo.
    Querem mais? Passem em bairros que foram invadidos por sem tetos, garanto que os indianos ficarão orgulhosos das cidades deles.

    Thumb up 4
  47. O tema aqui abordado é complexo vai desde falta de vontade por parte das autoridades e governos , até investimentos em educação e preocupação com saúde do povo ,meio ambiente , é certo que se todo o material jogado fora no lixo ou por ai a fora fosse reciclado , diminuiria os custos ao meio ambiente em que vivemos ,despesas com limpeza urbana , luz, impostos seriam menores , o que tá pegando aqui é que muitos estão acomodados em relação ao meio em que vivem ,e são poucos os que realmente fazem , não estou criticando ninguém , afinal de contas , poluição , é um problema de todos sem exceção.

    Thumb up 5
  48. Aos que comentaram sobre qualquer cidade brasileira, lamento,
    pois não temos nenhuma que chegue aos pés das que aparecem
    nessa reportagem.
    É bem verdade que as nossas cidades poderiam até servirem de
    exemplo, mas com os governos que temos e parte da população
    que não respeita nada…convivemos com uma certa poluição,
    mas volto a repetir…nada parecido com as aqui apresentadas.

    Thumb up 0
  49. O Brasil está bem longe de estar poluido como estes paises.

    Pelo menos temos saneamento básico apesar temos.

    Thumb up 6
  50. Esses paises deviam ser chamados à razão pela ONU
    e serem obrigados a mudar de atitude, são situções
    que desculpas nenhumas são aceitáveis, se o país
    não tem possibilidades para resolver, que peça
    ajuda internacional!!!

    Thumb up 0
  51. e uma vergonha dizer que temos seres – humanos pra poder produzir tanto lixo assim

    Thumb up 16
  52. para haver evolução terá que haver sempre poluição.No entanto,se os governantes se preocupassem mais com a limpeza do que em comprar armas,tavez o mundo estivesse um pouco menos poluido.

    Thumb up 9
  53. Obrigado por terem citado a cidade onde eu moro MAPUTO ,saibam que n é nada haver com a foto ,eu moro numa zona de classe media e alta onde nao ha vestigios de sujeira!NAO entendo porque,mas as pessoas insistem em falar da Africa como se fosse uma selva ,se ao menos soubessem que as melhores praias e pontos turisticos encontram se aqui .PARA TERMINAR ,digo que em nome do meu pais senti-me imensamente ofendida com esse artigo !

    Thumb up 1
  54. Onde eu moro não e muito poluído, e verdade q o rio já não tem mais tantos peixes, mas pelo menos ainda tem alguns. Eu costumava pescar la. Qdo era época de piracema podia se ver os peixe subindo a correnteza, havia pesca de dourados, e o pessoal ate nadava. Por mais q a poluição seja horrível ela e inevitável, para parar a poluição teremos de parar o mundo. Estamos caminhando pra um fim horrível, mas vc deixa de consumir, de comer, de tomar seu banho quente para ajudar o planeta? Temos q pensar, somos parte disso tb.

    Thumb up 18
  55. Pólímero domina os lixões.. eles podiam incentivar a reciclagem dessa porcariada.

    Mas não igual aqui que o piá rouba seu portão de alumínio pra vender. =S

    Thumb up 2
  56. Colocar moscow nessa lista, deve ser problema pessoal, pois quase todas as grandes cidades brasileiras os seus mercados publicos sao uma verdadeira possilga. ex: recife.

    Thumb up 22
  57. O QUE POLUI O AMBIENTE, SÃO OS RESÍDUOS DA “CIVILIZAÇÃO” ! ! !
    .
    DE QUALQUER MODO, A “POLUIÇÃO”, que as Fotos mostram, NÃO MATA NINGUÉM ! ! !
    .
    A TERRA SEMPRE, FOI MILENARMENTE, “SUJA” , MAS AS PESSOAS ERAM MAIS SAUDÁVEIS DO QUE HOJE, E MORRIAM DE VELHICE, PORQUE TINHAM ANTI-CORPUS .
    .

    ENFIM. – A TURMA DO “MEIO AMBIENTE” ,

    GHANHAM FORTUNAS, PARA COMBATER OS “RESÍDUOS” ,

    E, ESPECIALMENTE, NÃO COMBATER OS “FABRICANTES DE OBJETOS NÃO RECICLÁVEIS ! ! !

    Thumb up 2
  58. esqueceram do Brasil é só por os pés na rua e ser obrigado a respirar fumaça de caminhão….

    Thumb up 9
  59. Há um erro na 5, quando você diz: “Há muito nitrogênio no ar, o que também dificulta uma respiração eficaz.”, na verdade 78% do ar que respiramos é nitrogênio (N2), no caso o que você provavelmente queria dizer é “Há uma alta concentração de óxidos nitrosos no ar, o que também dificulta uma respiração eficaz.”.

    Tirando esse erro a lista é boa, belo post.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
saturno
Cientistas encontram uma explicação para os anéis de Saturno

A teoria diz que uma...

Fechar