Astrônomos investigam a “Idade das Trevas” do universo

Por , em 4.12.2011

O universo nasceu há cerca de 13,7 bilhões de anos. Cerca de 400 mil anos depois da explosão, as condições do cosmo permitiram que houvesse luz no espaço pela primeira vez. Logo após esse ponto, no entanto, os astrônomos não têm evidências do que aconteceu até o momento em que as galáxias realmente começaram a se formar. É a chamada “Idade das Trevas” do universo.

Em busca de respostas mais claras sobre esse período obscuro, cientistas da Universidade Harvard (Cambridge, Massachussets, EUA) dedicaram um estudo sobre o tema. O que mais causa dúvidas nos cientistas está relacionado ao tempo de cada processo universal, e quais os mecanismos físicos envolvidos.

Estimativas consolidadas até hoje afirmam que a luz demorou muito tempo para poder brilhar no espaço. Logo após o Big Bang, a temperatura dos compostos era alta a ponto de formar íons de carga negativa, que bloqueavam a passagem da luz. Apenas quando o universo esfriou o suficiente para que os íons livres se combinassem em átomos houve luz.

Mas a existência de raios luminosos não formava um universo complexo como o atual, com incontáveis galáxias. Se o Big Bang aconteceu há 13,7 bilhões de anos, e a luz demorou apenas 400 mil para surgir, porque as primeiras galáxias (conforme estimativas) só se formariam 100 milhões de anos depois? O que aconteceu nesse período que foi batizado de “Idade das Trevas”?

O segredo para descobrir mais, segundo os astrônomos de Harvard, é inverter o “caminho” das descobertas. A Idade das Trevas está entre a fase “iluminada” após o Big Bang e o surgimento das primeiras galáxias, e a maioria dos estudos concentra os esforços em saber o que aconteceu logo após o “antes” da Idade das Trevas. Os pesquisadores americanos preferiram investigar as origens do “depois”, ou seja, a gênese das primeiras galáxias.

Haverá, até 2020, um aparelho exclusivamente dedicado a essa tarefa. É o telescópio espacial James Webb, que vem sendo planejado desde 1996. A função desse telescópio será rastrear luz (ou os rastros da ausência dela) das estrelas mais antigas do universo, que foram extintas na primeira fase pós Idade das Trevas.

Segundo os cientistas, esse rastreamento de luz é a chave para entender a pré-história de nossas galáxias. Os buracos negros mais antigos, além da presença da misteriosa matéria escura (composta de partículas sem carga que não interagem com a luz, mas atuam de maneira gravitacional), que compõe 85% da massa do universo, podem dar pistas indiretas sobre a formação das primeiras galáxias.

O mapeamento desses primórdios de luz servirá para combinar os conhecimentos já existentes sobre buraco negro e matéria escura. Com essa medida, os astrônomos pretendem traçar uma linha cronológica da Idade das Trevas, construída no caminho inverso: dos tempos mais recentes para os mais antigos. [LiveScience]

• Arionaldo Carvalho da silva:

O que acontecer com o grande BIG, isso jamais será explicado. Viveremos somente com a teoria,o homem não será capaz de detalhar bilhões de anos…?

• nilto izidorio:

respeito a ciencia ;mas nodia do juizo de Deus as suas miseraveis mentes entenderao tudo:e atè quem sabe DEus lhes dira! vocês pensam que sao sabios mas na verdade pensam tão pequeno que ate meresem piedade.

• carlos:

Na busca de encontrar a menor particula, encontraram os neutrinos!Mas de q. sao feitos? de particulas menores ainda! fazendo isso alguns trilhoes de vezes, encontraremos a menor particula? encontraremos talves o planeta terra! e continuaria tudo denovo igual ao universo. segundoum prof. de fisica quantica, a fisica quantica, estuda fenomenos q. julgamos impossiveis, uns dizem q. e ciencia outros dizem q. e magia mas tudo isso pode ser comparado simplesmente com um pensamento.

• Adriano:

Estou cansado de ler sobre Deus nesse blog, quem quiser ver historinhas, que vá ler a Bíblia.

• ANTONIO CARLOS:

DESEJO DE EINSTEIN:

“Quero saber COMO DEUS CRIOU O UNIVERSO. Não me interesso por este ou por aquele elemento. Nem pelo deste ou daquele elemento. Eu quero saber O QUE DEUS PENSA” ( Albert Einstein )

DESEJO RESPONDIDO: Em 1927, o PADRE CIENTISTA Georges Lemaitre, lhe deu a RESPOSTA: ” O UNIVERSO teve um começo. Tudo começou com a explosão de um ÁTOMO PRIMITIVO” ( PADRE LEMAITRE explicou a EINSTEIN sobre sua ideia de BIG BANG )

• francisco helio souza santos:

Porque será que a bíblia tem respostas exatas para todas estas duvidas? pq será que esta lá explicito de tal forma que assombra até as vezes..
    Será mesmo que DEUS é um refugio de nossa mente inconsciente para acharmos resposta para tudo que não se tem resposta? ou ele existe mesmo e fica rindo de todos nos cientistas em uma passagem bíblica que diz assim….
    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    1 Coríntios 1:27
    Sinceramente acho,,acho não tenho certeza que este ser existe que a bíblia fala,e ele existe de tal forma e com tanta magnitude que a muitos anos quando a bíblia foi criada e não existia telescópios potentíssimos para se estudar as estrelas nem buracos negros ele já informava em sua palavra que esta discussão entre nos existiria,,sem querer ser fanático religioso,,mais é de se assombrar como todas as coisas que não se acha resposta se colocam tão subitamente remediadas quando lemos a biblia,,é muito assustador mesmo,,e isso mim leva a ser redundante em crer na existência de um DEUS que ver tudo de cima e vê os vermezinhos de jacó dele lá embaixo com tamanhas duvidas que nunca serão sanadas,,só para mostrar que ele é DEUS,,E NOS NÃO SOMOS NADA,,REFLITAM CIENTISTAS!!

• MIchel:

Logo, “Deus” também foi feito pra confundir, pois para os sábios e os “não sábios” ele é uma coisa complicada, louca e etc… Nem um religioso sabe se explicar claramente ou de forma lógica sobre dogmas, sobre milagres, sobre a “trindade” ser três pessoas ao mesmo tempo e não ser as três oO’ isso é bem confuso, ou explicar qualquer outra coisa, só sabem seguir uma coisa cegamente.

• Geferson:

É bom lembrar que: “13,7 bilhões de anos” não é uma medida confiável.
      Cada ano é uma volta que a terra da em torno do sol.
      Se a Terra ainda nem existia, nem mesmo o Sol, como se poderia medir o esse tempo?
      Muito tempo depois do Big Bang – “cerca de 400 mil anos depois da explosão” é que o Sol se fez luz- Novamente , que tempo é esse?

• Michel Conrado:

400Mil anos ??? o SOl????? o Sol é um descendente de uma ou mais supernovas que ocorreram no espaço desde o Bigbang, Ele não é tão velho é uma estrela novinha.
      No caso de medir o tempo daquela época de acordo com a maneira que medimos agora, só porque não existia o Sol, lá não tem nada haver, pois medir o tempo é uma lógica e não depende de algo que venha só existir quando a humanidade vier existir, quer dizer que o tempo não uniforme antes da humanidade?, pode se usar qualquer coisa, mas usamos o nosso Sol e o Césio, mesmo o nosso Sol não existindo o tomamos como base de tempo no caso de anos, pq sabemos quanto a terra demora pra dar uma volta nele, agora veja, se mandássemos um viajante do tempo para essa época a “Idade das trevas”, hipoteticamente ele teria como medir quanto tempo levaria qualquer evento que ocorresse durante as “pesquisas”, e para completar “O segundo (uma medida de tempo) é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.” ou seja ele poderia levar Césio para sua viajem e passar a contar o tempo.

• Michel Conrado:

Meu caro, quando eu disse que ele é “novinho” eu me referia em comparação ao inicio no caso o Bigbang, que foi a pouco mais de 14Bilhões de anos, se ele tem 4, então veja, ele é novo, e de onde vc acha que vem essa “nuvem”? todas nebulosas, nuvem e etc, são restos de grandes explosões, no caso Supernovas, e alguns metais pesados que temos aqui na terra, como ouro, uranio e outros, só acontecem depois que uma supernova explode, existem várias sequencias de explosões de super novas que criam diferentes tipos de metais pesados ou elementos leves, toda variedade de elementos aqui na terra que são por volta de 90 e poucos, só existem porque houveram explosões estelares, Supernovas. estude mais sobre o assunto e vc pode juntar uma coisa com a outra, e ver se o que escrevi anteriormente tem lógica. obrigado.

• Michel Conrado:

Háa e acabei de lembrar que eu também não me expressei bem no primeiro comentário para “Geferson / 14.12.2011” quando eu questionei “400 mil anos só?” eu deveria ter completado com, ele não é tão novo e nem tão velho, afinal se ele tivesse aparecido como o Geferson deu a entender logo depois do Bigbang, ele teria o Sol a idade parecida com a do Bigbang, por isso argumente, o Sol é novo sim, em relação ao Bigbang.

• Michel Conrado:

Isso que vc “colou” ai são estudos de pouco antes de 2007, ou seja tem uns 4 anos e meio de velho, estou me baseando nas teorias que Brian Cox acredita, e tem divulgado, e sim o que ele diz é o que é de recente aceito pela comunidade cientifica.
      Continuando seu “raciocínio” se essa nuvem de gás e outros materiais não veio de uma supernova, certamente formou-se por causa da maior supernova que já aconteceu, o Bigbang, na teoria que Brian Cox menciona, diz que, certos materiais como carbono e outros são formados nas estrelas e somente lá, dependendo da temperatura, da força da gravidade e também de alguns fatores logo após a explosão, e que elas são liberadas no espaço quando a estrela morre, numa SUPERNOVA, uma SUPERNOVA, é quando uma estrela muda de um estado para outro resultando numa explosão estou resumindo a história da explosão, existem SUPERNOVAS que viram totalmente “NUVEM” interstelar e outras que deixam a estrela viver ou numa Gigante vermelha ou numa Anã branca mas com a “NUVEM” em volta, e por algum motivo, os blocos se unem nessa “Nuvem”. Por favor, traga mais educação para o debate, ou você está muito exaltado? não consegue ver de outro modo as coisas? acalme-se cara.

• Michel Conrado:

Não, eu não estou dizendo que o Bigbang veio de uma Supernova né, GOD!, estou dizendo que o Bigbang é como uma SUPERNOVA, pois criou muitos elementos e as “NUVENS” sacou??? mesmo que passando por vários processos gigantescos e brutais ou seja o Bigbang foi a primeira e unica extra-big-super-hiperNOVA, pq se vc for pesquisar mais sobre o assunto, vai perceber que as Supernovas são essenciais para os elementos raros, como os que são a “base” para a vida a base de carbono, e esse pensamento não é de Brian Cox, é antigo, ele só adotou. Nunca ouviu falar que “somos descendentes das estrelas”?

Jonatas
    Você tem muito mais embasamento ciestífico que eu. Na realidade, não tenho nenhum. Gostei de sua ideia. Legal! Ela bate, de certa forma, com o que tenho lido sobre o assunto.
    Com o próximo lançamento pela NASA do telescópio Webb (é esse o nome?) creio que algumas coisas poderão ser melhor esclarecidas. Naturalmente que teremos que esperar não apenas o lançamento como também o longo percurso do telescópio até sua órbita longínqua, como tbm o prazo de maturação do telescópio em órbita solar. Coisa para 4 a 5 anos, parece. O que acha?

Eu acho q esse telescópio nunca vai sair do chão.

Aí é uma questão astronáutica, geralmente o site da nasa apresenta essas informações superficiais, mas é em inglês.Dificilmente novos telescópios esclarecem questões, aliás, com suas descobertas, o que acontece é que levantam ainda mais questões, o Universo é vasto, e misterioso.

• Hernani Teixeira:

Vc não acha que são as perguntas, e não necessariamente as respostas, que movem a aquisição do conhecimento? Cada nova descoberta (resposta) costuma gerar uma série de novas perguntas em função dela.
      Piaget chamou isso de “Desequilibração”, ou seja, quando sua mente, em estado de equilíbrio (aparente), se confronta com um desafio, mobiliza-se para responde-lo (estuda, pensa, busca novas informações, etc) até que se equilibra novamente respondendo ao desafio (resposta). Mas essa mesma resposta gera novas perguntas, e assim por diante. Esse sequência sem fim de desequilibrios, mobilizações, equilíbrios configuram a maturação ou crescimento da mente.
      Q c axa?

Pensando, imagino que:

O que um Buraco Negro engole fica dentro dele mesmo, sem que ele cresça, só fica mais e mais denso, a matéria e a energia perdem todas as suas propriedades quando entra ali. Talvez algum buraco negro atinja um ponto crítico de singularidade, e exploda em novo bigbang, originando um novo universo dentro do atual, mas com suas próprias dimensões e próprios seres inteligentes ao longo de suas tranformações internas. Universos dentro de universos, sendo que os mais externos vão se dissipando com a expansão. É como bolhas de Sabão dentro de bolhas de sabão, os habitantes de uma estão isolados das outras por sua própria tensão superficial, sua própria realidade, existência. Quem sabe, os buracos negros sejam de fato embriões de universos, mas só os mais densos conseguirão atingir o ponto crítico.

• Fabrício:

Saindo complemente da discussão de momento; destaco para a definição de “Idade das Trevas”, que é o que os cientistas buscam saber o que ocorreu: entre o aparecimento da luz e a formação das galáxias.

Idade das Trevas é o como os intelectuais do Renascimento nomearam os cerca de 1000 anos entre o fim do Império Romano e o início (re)desenvolvimento comercial europeu.
    É a famosa Idade Média onde, apesar da pouca liberdade de expressão, muita cultura se fez presente!

Enfim, quando se descobrir, a “Idade das Trevas” do Universo se mostrará muito mais Luminosa que a expectativa.

É isso.

Fabrício

ps. Jonatas, ótimos coments.

• Jonatas Arruda:

Se substituir a palavra “Universo” pela palavra “Deus” a discurção não mudaria em nada.
    Esta na frente de voces, so vocês que não querem ver

Pessoal (Jônatas inclusive)!
    Tenho outra ideia maluca. Sabem o buraco negro? Pois é, imaginem agora um buraco branco (alguns cientistas consideram sua existência, me parece) que, em vez de engolir matéria, a expele. Por que o big bang não pode ter sido um imenso buraco branco que corresponderia, num outro universo próximo, a um buraco negro. Ou seja, cada buraco negro, que transforma matéria em energia corresponderia a um branco branco expelindo essa energia em algum outro lugar.
    Os dois buracos, o negro e o branco, estariam ligados por um caminho de minhoca, que é outra coisa imaginada pela ciência. Sei lá!

Buracos negros não existem. São só exercícios mentais.

Há tantas idéias, que é difícil ter uma só tua, amigo. Essa dos buracos brancos expelindo em outro ponto deste ou de outro universo a matéria engolida pelo buraco negro já tem um bom grupo de defensores, não quer dizer que não possa partilhar dela, também.

“Pois é, imaginem agora um buraco branco (alguns cientistas consideram sua existência, me parece) que, em vez de engolir matéria, a expele.”

Sim, eles existem e se chamam estrelas.

1 – O bigbang não ocorreu em algum lugar do espaço e nem “em algum momento”, já que ele orginou o próprio espaço e o tempo.
    2 – A radiação cósmica de fundo não é uma prova de que o bigbang ocorreu, só o seu indício mais forte.
    3 – Há outras teorias científicas para a origem do Universo, o BigBang é só a mais poplular e a mais aceita no meio científico dominante.
    4 – Entre teorias científicas, pseudocinetíficas e religiosas para o começo de tudo, deixo a minha favorita:

Vêmos ao vivo e a cores todos os dias o comportamento cíclico da natureza, dos elementos e da vida. Vêmos as estrelas evoluirem, morrerem e de seus restos se ascenderem outras. Porque o Universo não pode ser isso numa escala maior? Porque essa fixação por uma origem única? Será que o todo nada mais que um ciclo também? O Universo pode ser nada mais que o resultado de mudanças de um estado anterior do Todo, que foi o resultado de algo mais anterior ainda. Quando o ciclo desse Universo atual acabar, ele voltará ao seu estado anterior e começará tudo denovo. Nunca haverá começo e nem fim, só um grande ciclo.

4> Eu também acho que é por aí.

• anônimo:

Como a expansão do universo está destinada a acontecer pra sempre e cada vez mais rapido, devido a atuação da materia escura,como é possível que chegue um ponto num futuro inimaginável que o universo volte a se tornar o inicio de um ciclo quando tudo estara tao distante e frio?

Gostaria q me ajudassem, meu cachorro(um mastim napolitano)atacou um ladrão q pulou meu muro, e ele ta bem ferido, eu chamo oq, policia, ambulância?

• Thulio Moura:

ue, chama o veterinario para cuidar dele.

• felipe:

mais importante seria descobrir pq o homen é o ser pensante mais burro do universo, destroi o seu proprio mundo enquanto descobri outros PQP!

O ser humano pode destruir só a si próprio. O mundo permanecerá o mesmo.

• Renys Kenys:

Eu nunca consegui tampouco qualquer outro homem no mundo conseguirá entender o Big Bang, se trilhões e trilhões de anos atrás o universo era uma dimensão vazia, escura e perpétua do nada surgir à 13,7 bilhões de anos uma grande explosão que formou tudo que podemos ver e imaginar fora da Terra, somos realmente menores que um grão de areia.

• HellBerg:

Na realidade, bem menores.
      A terra é um grão de areia perto do sol, que é um grão de areia perto de outras estrelas, ex W Cephei.
      Considerando que existam bilhões de galáxias, isto seria apenas uma pequena parte de uma galáxia.
      Nesse caso, podemos nos imaginar sendo menores que particulas sub-atomicas deste grão de areia que vc citou.
      É tanta insignificancia que eu nem consigo imaginar.

Se não dá prá entender, então não é científico. Se não é científico, então não existe.

Minha secretaria n consegue entender como as lagartas viram borboletas, isso significa q n existe?Gente ignorante n conseguem entender certas coisas complexas, isso n significa q n exista ou sejam teorias errôneas.

Todo mundo já viu uma lagarta se transformando em borboleta. Ninguém nunca viu uma explosão do Universo.

Foi bem irônico. : D

Eu respeito muito a cosmologia moderna e seus avanços, mas essa idade presumida do Universo me é uma afirmativa muito estranha. É que estamos muito limitados pra entender algo tão distante. A imagem dos quasares mais afastados levou 12 bilhões de anos pra chegar aqui, então como dizer simplesmente que são o universo em sua infância, se a luz de objetos mais distantes pode ainda nem ter tido tempo de chegar até aqui?
    O que garante que as imagens que achamos serem do Universo Jovem não seja o Universo adolecente ou na meia idade?

Essa Idade das Trevas é consequência de uma teoria errônea, que é o próprio Big Bang. Ou seja, nenhum dos dois nunca ocorreram.

• curioso:

Se o Big Bang não ocorreu? Como se explica a formação desse universo?

Sei lá. Mas o Big Bang não ocorreu pois não existem evidências de uma grande explosão ocorrida em lugar nenhum no espaço-tempo.

Mas os Bigbangologistas já têm resposta pra isso: Não ocorreu “em algum lugar do tempo e do espaço” porque ela própria originou o tempo e o espaço. É como se estivessemos dentro dela, o tempo e o espaço também. Agora se estão certos ou não, nem eles sabem.

• Eduardo Amaral:

Se vc não explica então não é científico, né grande sábio araruta?

• GENIO2012:

UNIVERSO PODE ESPANDIR COMO UMA BECHIGA. SE FOR COLOCADA EM FASE DE ECHIMENTO O ENCHIMENTO DO UNIVERSO E UMA GRANDE EXPLOSÃO.

MAIS TENHO UMA DUVIDA O UNIVERSO É IMFINITO, TUDO QUE TEM UM COMEÇO TEM QUE TER UM FIM.OU SERA QUE TEM VARIOS UNIVERSOS. COMO SE O NOSSO UNIVERSO FOSSE UM ATOMO DENTRO DE OUTRO UNIVERSO E ASSIM PORDIANTE…..

Ué, se o Big Bang realmente acorreu, as trevas já estavam ali antes do Big Bang. Já havia o espaço a ser preenchido. Se não houvesse nem o espaço a ser preenchido, toda a matéria iria se expandir para onde? Gostaria que alguém me explicasse como uma coisa pode se expandir sem que haja espaço para isso.

Só imaginar que o espaço expande junto com o universo.

“Só imaginar que o espaço expande junto com o universo”

Você não entendeu o que eu disse, como muitos
      também não.
      O ‘vazio’ é infinito. Não pode ser diferente. Não tem lógica dizer que este universo criou o espaço. Por exemplo, entre você e o seu PC existe um espaço vazio, que outra coisa pode preencher. Se quando o universo estava contido em um único ponto, como muitos dizem, o espaço vazio já existia, é infinito e eterno. Assim o universo foi ocupando este vazio.

Se não concorda, me explique como seria possível ser diferente.

• Toinho:

Vish… Chuck Norris está em dúvida, cientistas, apressem-se em resolver essa questão… Também nunca vi coisa mais bizarra, às vezes, as maiores bizarrices explicam as coisas.

Acho que o espaço expande mesmo com o universo, mas assim que criamos uma crença, assassinamos a ciência, então vamos continuar as pesquisas!

Aconteceu o que acontece até hoje, o espaço está em expansão. O Big Bang é a expansão do espaço, não da matéria. Em outras palavras, o Universo está ficando maior. E para isto ele não precisa ocupar nada, por que o espaço do Universo não está conectado com nada. Assim, o Universo poderia expandir trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de vezes, com liberdade total, por que o “fora” do Universo não está conectado com o “dentro”, então o Universo não está “ocupando mais espaço do lado de fora”.

“O Big Bang é a expansão do espaço, não da matéria”

“O Universo poderia expandir trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de vezes, com liberdade total”

Mas em quê?
      Ele tem que estar se expandindo em um espaço. O “Lá Fora” seria alguma coisa, um espaço que este universo estaria ocupando, não tem como ser diferente.

Tempo e Espaço também foram originados no bigbang, logo pertencem só ao nosso universo. Fora do nosso universo, só as imaginações mais loucas e teorias abstratas podem descrever. A quem teorizou um “espaço” interuniversal, onde existe o nosso e outros universos evoluindo em suas próprias dimensões de tempo e espaço. Um vazio com um universo aqui outro lá… Não sei porque a astronomia se preocupa tanto com esses aléns, não passamos nem da Lua e não sabemos nem quem somos e de onde viemos.

• Ricardo Luiz:

De onde veio a MATÉRIA para o BigBang?
      Donde veio a ENERGIA para o BigBang?
      Quem deu o “start” da EXPLOSÃO?

• Gui Melo:

Essa é exatamente a maior dúvida com relação a teoria, que pra mim por opinião pessoal ta ficando ultrapassada, mesmo ainda sendo a mais eficaz

E qual seria o proposito de tudo isso?

ou sera q ele surgiu (o universo) simplesmente porque quis… estranho isso não…

• Michel Conrado:

Olha, quando uma arma dispara acidentalmente no bolço de um individuo, de quem é a culpa? do fabricante, do Ferro usado, do idiota com a arma, da gravidade ou de quê?
      Quando uma bala perdida, acerta a cabeça de uma criança numa escola do Rio de Janeiro as 13:35 da tarde, a culpa é de quem? do governo, do Diretor da escola, do Idiota com a arma, da Mira do Idiota que sabia que ia pegar na cabeça da criança a uns 1700 metros dele, do preço barato do projetil ou o que?
      Se alguém começou essa poha de vida, esse alguém é um desequilibrado, pois se nada for por acaso, ele é uma criança brincando com uma Colonia de formigas e uma Lupa na mão.
      Deus pra mim, é como Einstein mencionou, e eu sou Deísta aproposito.

• erick:

chega a um ponto que todas as teorias empacam, porque sempre vai ter aquela pergunta “o que existia antes do big bang?” “o que o universo era antes dele existir?” “como,quando,onde tudo que existe hoje se fez?” “como deus nasceu?” pois não somos capazes de entender que somos nada no universo, somo um nada de tamanho, e vamos durar pouco tempo,então nao conseguimos entender o infinito, que o universo sempre existiu e sempre vai existir, pois isso implica de que isso é só um pedaço de algo muito maior, porq

Alguém poderia apontar as coordenada do marco zero do Universo?
    Afinal, uma explosão sempre tem seu ponto zero.

• Toinho:

O Big Bang não foi uma explosão, dize-se do evento (hipotético, ainda é uma teoria) de criação do Universo. Cientistas estão arduamente tentando descobrir como se deu esse evento, através de experiências com o LHC (Large Hadron Collider, em tradução livre, grande colisor de hádrons).

Não se sabe se foi uma explosão realmente, mas acredito que não foi.

Jorginho, o “ponto zero” do Universo é o próprio Universo. Todo ele estava encolhido ao tamanho de um ponto. E este ponto entrou em expansão.

E o Big Bang não foi uma explosão. Foi uma expansão. E que continua até os dias de hoje.

• Ricardo Luiz:

Se o “ponto zero” do Universo é o próprio Universo, de onde veio o Universo?
      E mais: quem deu o ‘pontapé’ inicial na expansão do Universo?
      O que ocorria ANTES?

• Viktor:

Bom, o universo não foi criado pois é um vácuo.

Sobre o ponta pé inicial, foi por reações químicas que de algum modo tornou aquela partícula instável.

• Luiz Felipe:

o universo foi sim criado caso contrário o que haveria antes dele?

• Davi:

incrível,o período de treva é impressionante,e achei legal o novo telescópio para 2020 ;), a astronomia é sempre muito bacana!!