Experimente o Avatar da vida real – ou quase

Por , em 16.05.2010

O que você acha de ser transportado para um outro corpo? Mais especificamente, para o corpo de uma menina de dez anos?

Graças à realidade virtual, você pode virar uma menina de 10 anos, usar saia e ser esbofeteado! Viva a tecnologia!

Mas parece que essa experiência, feita com um simulador de realidade virtual, é suficiente para que homens de 20 anos (ou pouco mais) reajam como se o corpo esbofeteado fosse deles.

As descobertas mostram como nossa consciência de nós mesmos pode ser manipulada. O estudo promete abrir o caminho para tratamentos contra doenças psicológicas, como a anorexia, que afeta como a pessoa vê o próprio corpo.

Isso é chamado pelos cientistas de “fenômeno de transferência de corpo” e, ao contrário do que você pode pensar, isso não depende de alta tecnologia e genética, como em Avatar, mas sim de nossa mente.

Há 10 anos atrás, um experimento ficou muito popular. O pesquisador colocava uma mão de borracha em cima de uma mesa com buracos, na frente de um voluntário. A mão de borracha aparecia, enquanto a mão do voluntário ficava escondida. Se a mão do voluntário fosse tocada da mesma forma que a mão de borracha, o voluntário passava a considerar a mão de borracha como a sua.

A indústria dos games pode lucrar com essas descobertas mas, mais importante que isso, a psicologia também poderá criar novos tratamentos para distúrbios como a anorexia. [New Scientist]

4 comentários

  • Tchuco:

    …que booomm

  • Jorge:

    Já ouvi falar de uma experiência parecida, a do membro fantasma, proposta e executada pelo neurocientista indiano V. Ramachandran.

    Mas, na moral, “nossa consciência de nós mesmos” é duro de aguentar… Que tal “nossa autoconsciência”?

  • Fernando Sávio:

    nossa consciência de nós mesmos????
    PQP.. essa foi braba..

  • eduardo:

    A indústria pornô tb pode se beneficiar disso…… aliás, essa tecnologia poderia ser empregada em muitos outros campos….. mas se eu não me engano, acho q isso já não é uma novidade…. há um tempo atrás eu vi uma matéria sobre simuladores de realidade virtual pra pessoas q sofrem de fobias de avião e altura…. e tb pra tratamento de pessoas com queimaduras…. não sei se é a mesma tecnologia, mas era com simulador de RV tb……..

Deixe seu comentário!