Direitos humanos para golfinhos e baleias

Publicado em 24.05.2010

Segundo especialistas em filosofia, ética e direito, golfinhos e baleias têm inteligência muito similar a dos humanos. Logo, esses animais deveriam ter direito à liberdade e à vida, assim como nós.

No entanto o Japão, a Noruega e a Islândia, países conhecidos por caçarem baleias, protestaram, dizendo que não há evidência de que esses animais possuam inteligência similar à nossa.

Tudo começou porque um estudo da Universidade de Helsinki mostrou que esses grandes mamíferos marinhos conseguem organizar sociedade de forma complexa, similar às sociedades de primatas evoluídos, como os chimpanzés e gorilas.

Outros estudos mostraram que golfinhos conseguem se reconhecer no espelho – habilidade muito rara mesmo entre mamíferos.

Alguns especialistas afirmam que baleias possuem senso de moral, já que seu sonar poderia ser usado como arma – se elas “gritarem” o mais alto que podem, conseguem ensurdecer e atordoar qualquer inimigo -, mas não o fazem.

Caçar esses animais seria eticamente inaceitável, assim como prendê-los em parques aquáticos, já que eles possuiriam um senso de si mesmos e um senso ético, como nós. E você, o que acha? [Reuters]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Digamos que nós, a atual espécie dominante do planeta, convivêssemos com outra espécie, não descendentes dos primatas, mas sim descendentes de uma espécie de cobra venenosa, mais especificamente a Cobra Rei, a maior das cobras venenosas e uma das mais agressivas dentre todas, e a evolução os mantivesse com a mesma agressividade e veneno, mas os dotasse de mãos e pés (com polegar opositor nas mãos, cauda preênsil como nos macacos e andariam em posição ereta, como nós), adicionados a um cérebro superior ao nosso em inteligência, com sentidos super aguçados de visão e olfato, combinados com o sexto sentido das serpentes venenosas: a fosseta loreal, um órgão localizado entre as narinas e os olhos, usado para caçar no escuro pela imagem em infravermelho dos animais de sangue quente!! Se não bastasse tudo isso, ainda teriam um tamanho de 3 metros de altura e 500 kg de puro músculo, com uma força física cinco vezes maior do que a de um gorila macho adulto!! Superiores intelectualmente, e consequentemente tecnologicamente, com maior força física, muito mais agressividade, visão infravermelha digna do Predador (filme) e ainda uma mordida peçonhenta fatal, não seríamos páreo para essa espécie! Teríamos que conviver com ela, não teríamos para onde fugir, apenas iríamos continuar a viver em conflitos, que perderíamos com toda a certeza, matando um deles de vez em nunca, o que não faria nem cócegas em sua superpopulação de 7 bilhões (ainda que a nossa não fosse pequena, pelo menos uns 3 bilhões, pois seríamos “criados” e “usados” por eles)!! Não seríamos extintos, com certeza, pois eles perceberiam como poderíamos ser úteis para eles: nos escravizariam, comeriam nossa carne (principalmente dos bebês humanos – lembram do baby beef ou vitela? -, que seriam muito tenros e fáceis de serem engolidos inteiros, após uma mordida venenosa que amaciaria ainda mais sua carne, pois descendem das serpentes), fariam “rinhas de humanos”, nos usariam como animais de estimação (imaginem uma versão “enfermeira Camila” dessa espécie, furiosa por que uma criança humana que ela havia comprado a pouco tempo, bagunçou a casa dela!!), e alguns pouquíssimos indivíduos, menos agressivos, até poderiam sentir algum afeto ou pena de nós, uma minoria absoluta até poderia levantar a bandeira dos nossos direitos, mas iriam contrariar os interesses de 99% da sua própria espécie e seus esforços seriam sufocados por essa maioria!! Pois fazemos com os animais exatamente o que essa espécie imaginária que eu criei faria conosco!!

    Thumb up 13
  2. SEM DÚVIDA, NÃO SÓ PARA ELES, MAS PARA QUALQUER ANIMAL.

    O ser humano deveria proteger os seres que convivem invés de excluí-los do mundo ou manipulá-los ao seu bel prazer

    Thumb up 7
  3. “no planeta Terra os homens sempre se consideraram mais
    inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa: a roda, Nova York, as guerras, etc., enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém, os golfinhos,
    por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens exatamente pelos mesmos motivos.” – Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias.

    Thumb up 10
    • Douglas Adams enfatiza os golfinhos como os verdadeiros herois inteligentes.

      Thumb up 1
  4. Sou totalmente a favor de se extinguir esse tipo de caça. É repugnante ver um barco de captura de baleias e golfinhos. Fico impressionado com o Japão, um país que abomina armas nucleares, que é uma covardia, mas que ao mesmo tempo estão exterminando as baleias do planeta, outra covardia. É muita falta de moral de um povo que se julga o máximo. Desculpem-me áqueles que se revoltarem com a colocação seguinte, mas prefiro um mundo cheio de orcas, baleias azuis, jubartes e outras baleias, do que um mundo com japoneses. Se pudesse escolher, escolheria as baleias com certeza. Se eu fosse um pirata do mar e tivesse um navio bem armado, afundaria todos os navios baleeiros que eu encontrasse, sem um pingo de preocupação nem remorso de seus tripulantes, que na verdade são o que há de pior na humanidade.

    Thumb up 16
  5. Nos temos que cuidar do mar nao poluir as baleais sao muito sabida para ser mautratada e Você Mario W . As baleias valem mas do que vc .
    Vamos fazer um churrasco de você ?

    Thumb up 5
  6. eu acho q eles devem ser tratados como seres livres,principalmente por sua inteligencia.Vamos todos defender os golfinhos!

    Thumb up 5
  7. Nem precisa se preocupar. Do jeito que nós, os inteligentes, estamos poluindo os mares e alterando o clima, no futuro o mar será um charco salgado e as baratas mandarão nos restos do mundo. GOSTARIA DE SABER COMO SERIA A TERRA E O MAR SE OS ÍNDIOS TIVESSEM CONTINUADO NO COMANDO.

    Thumb up 3
  8. Eu tambem axo que aos golfinho e as baleias nao servem para comer e muito menos para viver em cativeiro deviam ficar livres e nao preso em parques aquaticos por que eles ficam estressados nao estao acostumados a viver em cativeiro.E bem mais bonito as baleias e os golfinhos darem show no mar do que em uma piscina,depois que acontece algum tipo de acidente a os coitados dos bichinhos que ficam sendo culpados.

    Thumb up 6
  9. Engraçado… Se a India lançar uma campanha contra a matança indiscriminada e exploração das vacas, o mundo todo ficará contra.

    A cultura dos países contra essa “declaração de direitos humanos a golfinhos e baleias” não é a favor disso e por isso vamos crucificá-los.

    Isso aí, vamos acabar com tudo o que é diferente. Vamos trucidá-los. Assim só restarão os bons de coração que são a favor dos pobres animaizinhos.

    Vamos pensar, pessoal. Não conseguimos nem nos respeitar como seres humanos, como queremos conseguir respeitar outros seres?

    Thumb up 3
  10. Ahh, qual é, a maioria pensa que inteligencia é sair por ai falando, construindo coisas…
    Por isso dizem que os animais não são inteligentes…

    Thumb up 6
  11. nao eh pq nao existem metodos totalmente eficazes para avaliação de inteligencia, que ela deixa de existir, nao eh verdade?

    abraços

    Thumb up 3
  12. Apoio totalmente a iniciativa. Já tá óbvio a muito tempo que esses mamíferos são sapientes, a única coisa que nos impede de descobrirmos mais sobre sua inteligência é o fato de não conhecermos direito sua língua.

    Pois a realidade é que eles falam em frequências que não captamos, então boa parte de sua comunicação fica oculta aos nossos ouvidos. É uma pena isso! Aposto que eles devem rir pra caramba da nossa cara quando não estamos olhando.

    Thumb up 8
  13. A inteligência é um fator muito relativo para se decidir que animais devem ter o direito à vida e que outras espécies não.

    Ainda não conseguimos avaliar quantitativamente nem qualitativamente sequer a inteligência humana. Com que bases avaliaremos os OUTROS ANIMAIS?

    De fato, toda a vida tem valor intrínseco, não importa se ela é capaz de criar sociedades complexas ou se reconhecer no espelho. Assim sendo, toda forma de vida deve ser respeitada e preservada, deixando de lado os gostos culinários da humanidade pelo repugnante churrasco e outros pratos que tantos banhos de sangue têm causado neste mundo.

    TES

    Thumb up 3
  14. É um absurdo verdadeiro caçar estes animais, não como paizes ditos evoluidos ainda o fazem, telvez porque no fundo são e continuam sendo Barbaros com a vida de tais animais. porque estes cidadãos não empreitam numa mata na asia ou africa pra caçar leões ou tigres, no seu habitat natural, eu digo porque, porque la a balança estaria equilibrada e com ceteza seriam janta ou almoço

    vale a pena lembrar Star Trek, de volta pra casa, quando não tiver mais o que faram vão comer dinheiro, ou fazer oleo dele, não acho que não, vamos apenas definhar como estupidos animais que na verdade somos……e por causa de poucos todos pagam.

    Thumb up 2
  15. Pois é. E faz-me confusão como, desde os nossos mais antigos antepassados, percorremos as diversas existências a caçar e a ver as restantes espécies caçarem e caçar-se uns aos outros. O que será, então a inteligência universal? Para onde será que evoluímos?
    Quanto aos japoneses, islandeses ou outras espécies, é tempo de estudá-los, também, para entender tanta complexidade. Afinal eles são inteligentes, também…

    Thumb up 0
  16. A grande questão que se vê é a linguagem e a comparação em termos humanos… devemos pensar que esses animais talvez decidiram ou evoluiram para ter esse tipo de sociedade… a ficção mostra sempre que se algum dia formos visitados, talvez sejamos tratados como insetos… pelo simples falto de não entender ou ser como os alienígenas… se já foi provado que eles são inteligentes, então deveriamos cuidar e procurar entender o que eles falam, pensam e fazem… concordo que não se devem mata-los e muito menos prende-los

    Thumb up 0
  17. kkkk Luiz Carlos…essa foi boa.
    Engraçado que os países que “não aceitam” essas pesquisas são justamente aqueles que matam esses animais indiscriminadamente.

    Thumb up 5
  18. Acho q esse e um bom criterio, inteligencia. So espero q não venham com essa em relação as vacas pq não vou aceitar ficar sem churrasco!

    Thumb up 2
  19. deveria ser assim para qualquer membro do reino animalia e não apenas humanos ou golfinhos\baleia

    Thumb up 2
  20. eu vi o filme esses dias ,acho q eh The Cove,onde mostra o que esses filha da puta dos japoneses fazem com os golfinhos,matam eles e vendem no mercado,muitas pessoas compra pensando que eh um peixe,pra mim tinha que solta mais umas 3 bombas la,porq o governo sabe do que acontece e nao dao bola,eles matam 23mil golfinhos por ano.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
beltju
Júpiter perdeu um cinto… de novo!

Cientistas não sabem...

Fechar