Espécie de margarida se finge de mosca fêmea para atrair os insetos machos

Publicado em 27.09.2010

O mundo vegetal tem alguns exemplares mais espertos do que imaginamos. Na África do Sul, existe uma espécie de margarida (sim, uma flor) que engana os insetos para poder espalhar seu pólen com mais eficiência. A descoberta, feita por pesquisadores de duas diferentes universidades sul-africanas, mostra que a tal flor, Gorteria diffusa, usa um truque já conhecido pelas orquídeas: se faz passar por uma fêmea de determinado inseto, e o macho dessa espécie tenta copular com as pétalas da planta.

Com o contato prolongado, o inseto (que obviamente não atinge o seu objetivo sexual) espalha o pólen, passando de flor em flor. A margarida inteligente se disfarça da seguinte forma: suas pétalas mudam de cor, formato e textura, para assemelhar-se ao corpo de uma fêmea. O inseto macho, visualmente atraído, pousa na flor, acaba apenas alimentando-se do néctar, mas fica com o corpo impregnado do pólen por causa disso.

Quando finalmente “percebe” que foi iludido, e que aquela suposta mosca fêmea é apenas uma pétala de margarida, ele voa a procura de uma mosca verdadeira. No caminho, vai carregando o pólen, encontra outra dessas pétalas disfarçadas, vai até lá, e faz a mesma coisa. Assim, entretém o processo reprodutivo da flor por um longo tempo.

Os pesquisadores sul-africanos ainda fizeram uma experiência interessante: ao substituírem o pólen por um pó fluorescente eles perceberam um ímpeto ainda maior dos machos em avanças nas pétalas disfarçadas. Isso confirma a intensidade da atração visual que as pétalas exercem, e mostra que as flores procuram se aproveitar ao máximo dos insetos mais “ardentes”, digamos assim, que procuram a todo custo uma companheira para copular. [New Scientist]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Wilian,

    1º – Você citou minha comparação, e não a comparação do site;
    2°- Errado seu conceito. A Natureza não se transforma para evoluir. As espécies que sofrem mutações genéticas e conseguem se adaptar as mudanças do meio ambiente ou momento é que sobrevivem. Essa mutações são denominadas Evolução;
    3º- Imagino que tenha sido um descuido. Assim como você usar letras maiúsculas na internet. Tenho certeza de que você sabe que isso é extremamente grosseiro e demonstra conduta imprópria.
    4º- Sim! A notícia não menciona religião. Eu que mencionei propositadamente como está declarado no meu primeiro post. Esse seu discurso de “respeito a todos independente…” é papo-furado. Eu escolhi provocar, o que você fez com relação a isso?
    5º- Não sou o dono, mas em breve você vai ser banido dos comentários por agir dessa maneira. Não ignore o Tempo, apesar de ser uma ilusão criada pelo ser-humano.
    6º- Em nenhum momento eu disse que eu não era religioso ou que era. Mas, segundo as religiões ocidentais, porco não têm espírito;
    7º Eu poderia apelar para seu bom senso como ser-humano para tentar ser mais racional e responder minhas provocações de modo mais inteligente, mas como você não sabe que o Equinos (Equus) é um Gênero e não uma Classe, acredito que você não iria compreender.
    8º-Evolução 1 X 0 Educação

    Thumb up 5
  2. EVERTON,

    1°- PELO PLACAR IMPOSTO, É COMPARAÇÃO;
    2°- É MAIS UMA FORMA EM QUE A NATUREZA SE TRANSFORMA PARA EVOLUIR;
    3º- SEI QUE PALAVRAS OXÍTONAS TERMINADAS EM “L” NÃO SÃO ACENTUADAS, FOI UM DESCUIDO, MAS ISSO VOCÊ NÃO SABIA. SÓ DISSE QUE NÃO SE ACENTUA;
    4°- MEU ARGUMENTO É BEM CLARO, A NOTÍCIA É EDUCATIVA E NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO OU O ATO DE PROVOCAR OS RELIGIOSOS. NÃO OS DEFENDO, SÓ RESPEITO A TODOS INDEPENDENTE DA ESCOLHA DE CADA UM;
    5°- VC POR ACASO É O DONO DO SITE OU DA MATÉRIA?…ENTÃO FOD.-S. O TEMPO.
    6°- EM NENHUM MOMENTO DISSE QUE SOU RELIGIOSO, MAS SÓ O FATO DE VOCÊ QUERER PROVOCAR QUEM QUER QUE SEJA, MOSTRA SUA VERDADEIRA ÍNDOLE DE ESPÍRITO DE PORCO.

    7°- ESSA É MINHA. PODERIA MUITO BEM TE CHAMAR DE BURRO, MAS ISSO OFENDERIA TODA A CLASSE DOS EQUINOS.

    EVOLUÇÃO 1000 X 0 EVERTON.

    Thumb up 0
  3. Wilian,

    1º -Não fiz comparação, eu fiz uma afirmação;
    2º – Se a notícia é educativa para você, o que você aprendeu? Exemplifique;
    3º – ‘imbecil’ não têm acento;
    4º – Se eu provoco e você não têm argumento contra, quer dizer que você não têm ou não quer ter a capacidade de aprendizagem, portanto, quem têm Oligofrenia é você;
    5º Reclamar de um comentário de 7 meses atrás é coisa de gente sem noção;
    6º – Evolucionismo 10 X 0 (Religião + Wilian);

    Thumb up 5
  4. EVERTON, para mim não importa essa sua comparação.Importa é a notícia que é muito bonita e educativa por si só. Só o fato de vc provocar quem quer que seja faz de vc um completo imbecíl e arrogante.

    Thumb up 0
  5. hey everton o que me dá raiva é vc provocar a religião. segundo o cristianismo Deus criou tudo em seus mínimos detalhes. desde as técnicas de mimetismo de alguns seres até as plantas poderem mudar de cor para confundir alguns animais

    Thumb up 2
  6. Caro colega Everton,

    Considero sua pesquisa e conhecimento. Mas a questão é que por mais que falemos, a questão da seleção natural é parte da teoria evolucionista, obviamente.

    Ou seja, partindo do pressuposto evolucionista… aí sim acrescento tudo o que você falou.

    Não discordo das evidências e raciocínios adotados (literalmente, adotados) pelos cientistas. Só não creio que foi assim a formação da vida.

    Já em evolução, não discordo em tudo. Creio em naquilo que pôde ser comprovado, como as alterações no DNA dentro de grupos de espécies. À origem da vida, todavia, penso haver um Criador.

    Um abraço e obrigado pela partilha.

    Thumb up 1
  7. ThiagoSperandio,

    Reafirmo minha afirmação que isso só demonstra a veracidade de Evolução das Espécies.
    Procure mais informações sobre outras flores como a prímula-da-tarde (Oenothera).

    A sua afirmação “A evolução não tem como argumentar o porquê de uma flor saber o que fazer, ou pior…” está totalmente equivocada.

    Essa espécie denominada Gorteria diffusa está bem definida no American Journal of Botany (http://www.amjbot.org), mostrando que ouve uma seleção natural através das moscas, assim como ocorreu com várias orquídeas e margaridas.
    As flores que melhor se adaptaram à formas e cores (muitas vezes não captadas pela retina do ser-humano) que atraem mais insetos e pássaros, possuem maior capacidade de transmitir seus genes através da polinização.

    Leia este texto da Universidade de Cambridge:

    http://www.research-horizons.cam.ac.uk/features/-p-all-abuzz-about-petals–p-.aspx

    Atente que estas flores tiveram 130 milhões de anos para evoluir.

    Outro texto esclarecedor da National Geographic:
    http://ngm.nationalgeographic.com/2009/09/orchids/pollan-text

    Thumb up 10
  8. Everton… pelo contrário! Não tem como dar ponto ao Evolucionismo e tirar do Criacionismo nesse caso.

    A evolução não tem como argumentar o porquê de uma flor saber o que fazer, ou pior, “existe um mosquito macho X tal que sua fêmea Y é dessa forma que eu vou fazer agora”. Não há absolutamente nada ainda que fale de “inteligência herbal”. Como sempre, apenas evidências, mas nenhuma prova científica, sem tendências a evolucionismo ou “qualquer-coisa-ismo”.

    Sendo assim, eu penso o contrário, pois sou religioso e creio na Criação. Penso que há um ser inteligente para criá-la (a tal flor), dando-lhe assim um algoritmo irracional (para ela mesma) a seguir para transmitir seus pólens.

    Obviamente, respeito sua opinião e sua “crença” (evolução), mas discordo da afirmação.

    Um abraço!

    Thumb up 3
  9. processo bastante interessante pois prova a esuberancia da natureza e a sabedoria da mesma em manter as especies distintas em varios lugares e com alteraçoes geneticas bem diversas

    Thumb up 0
  10. Coitadinho do macho desta “determinada espécie” que além de tonto é céguinho.
    Acho que aqui em terras Tupiniquis esses coitadinhos entrariam em extinção.
    (E a historia do feromônio não existe lá?)

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cancermamagde
Reposição hormonal pode aumentar os riscos de câncer de mama

Após um estudo de 20...

Fechar