AVISO IMPORTANTE: Sua inscrição para o newsletter será cancelada devido a atualizações no sistema. Por favor, recadastre-se clicando aqui.

       
Bem vindo! Aproveite e receba nossos novos artigos gratuitamente no seu email:
Compartilhe
Miguel Kramer em 27.10.2008 as 1:33 e atualizado em 30.10.2008 as 0:47

Fornalhas são comumente utilizadas para transformar água em vapor para gerar eletricidade ou para fazer hidrogênio combustível. Mas o poder desta fornalha solar vai ainda mais longe ao derreter aço quase instantaneamente.

Uma fornalha solar é uma estrutura de espelhos arranjados em uma concavidade, parecido com uma antena parabólica, para que apontem para um único ponto, chamado ponto focal.

Como é de se esperar as temperaturas no ponto focal chegam a até 2.400oC . A idéia não é nova, pois foi usada na Grécia antiga como uma arma conhecida como “raio da morte de Arquimedes” para incinerar navios inimigos à distância. Recentemente um projeto de alunos do MIT criou um equipamento que usa o mesmo princípio e pode aquecer a água de sua casa com muito pouco dinheiro.

Estes equipamentos altamente energéticos tem o potencial de reduzirem nossa dependência de combustíveis fóssseis no futuro.

Apesar desta fornalha solar não ser das maiores (que podem chegar a 3 mil graus Celsius) ela era calor suficiente para quase desintegrar uma salsicha. [Gizmodo]


Creative Commons License
Alguns direitos reservados: Você pode copiar este, contanto que inclua dois links: O primeiro, exato para esta página em que está neste momento e outro para a página inicial do nosso site. Violadores destas serão legalmente acionados.

Mais artigos sobre: ,

6 Comentários »

  1. É de impressionar MUITO.

  2. Os “espelhos da morte de Arquimedes” são mais um mito que outra coisa. Tentaram repetir o feito, acho que foi no MythBusters, e não deu muito certo… Eles conseguiram tocar fogo, mas foi usando espelhos, e muitos espelhos…

  3. Cesar, o Raio da Morte de arquimedes foi sim duplicado com eficácia, duas vezes: http://tecnocientista.info/hype.asp?cod=107

  4. Tenho muita pena Cesar, mas os caçadores de mito não é um programa que se possa dar muita credibilidade, todo o que eles fazem é há preça e sobre pressão é impossivel estudarem a fundo todos os mitos.

  5. Vcs tem que entederem que para que isso ocorra, como o derretimento do aço ou qualquer material, a distância entre o aparelho e o material tem que ser exatos, caso contrário perde se o fóco e a potência, porisso o aparelho tem que ser montado sobre alguma plataforma que se mova para que possa seguir o sol e o foco do objeto ao se queira atingir, e depois se aparecer algumas nuvens,isso ai não passará de um monte de lixo.

  6. de fato que essa invensão vai diminuir ou erradicar o uso das caldeiras convencionais ,porem como o homen tem a memte fertium os criadores dessa inovação não receiam o uso dela para o mal?

Deixe a sua opinião

Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:

ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.