Fornalha solar derrete aço em segundos [Vídeo]

Publicado em 27.10.2008

Fornalhas são comumente utilizadas para transformar água em vapor para gerar eletricidade ou para fazer hidrogênio combustível. Mas o poder desta fornalha solar vai ainda mais longe ao derreter aço quase instantaneamente.

Uma fornalha solar é uma estrutura de espelhos arranjados em uma concavidade, parecido com uma antena parabólica, para que apontem para um único ponto, chamado ponto focal.

Como é de se esperar as temperaturas no ponto focal chegam a até 2.400oC . A idéia não é nova, pois foi usada na Grécia antiga como uma arma conhecida como “raio da morte de Arquimedes” para incinerar navios inimigos à distância. Recentemente um projeto de alunos do MIT criou um equipamento que usa o mesmo princípio e pode aquecer a água de sua casa com muito pouco dinheiro.

Estes equipamentos altamente energéticos tem o potencial de reduzirem nossa dependência de combustíveis fóssseis no futuro.

Apesar desta fornalha solar não ser das maiores (que podem chegar a 3 mil graus Celsius) ela era calor suficiente para quase desintegrar uma salsicha. [Gizmodo]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. de fato que essa invensão vai diminuir ou erradicar o uso das caldeiras convencionais ,porem como o homen tem a memte fertium os criadores dessa inovação não receiam o uso dela para o mal?

    Thumb up 0
  2. Vcs tem que entederem que para que isso ocorra, como o derretimento do aço ou qualquer material, a distância entre o aparelho e o material tem que ser exatos, caso contrário perde se o fóco e a potência, porisso o aparelho tem que ser montado sobre alguma plataforma que se mova para que possa seguir o sol e o foco do objeto ao se queira atingir, e depois se aparecer algumas nuvens,isso ai não passará de um monte de lixo.

    Thumb up 1
  3. Tenho muita pena Cesar, mas os caçadores de mito não é um programa que se possa dar muita credibilidade, todo o que eles fazem é há preça e sobre pressão é impossivel estudarem a fundo todos os mitos.

    Thumb up 0
  4. Os “espelhos da morte de Arquimedes” são mais um mito que outra coisa. Tentaram repetir o feito, acho que foi no MythBusters, e não deu muito certo… Eles conseguiram tocar fogo, mas foi usando espelhos, e muitos espelhos…

    Thumb up 0

Envie um comentário