Cientistas do Big Bang aproximam-se de partícula exótica

Publicado em 13.05.2010

Desde setembro de 2008, quando funcionou pela primeira vez em túneis instalados sob os Alpes Suíços, o Projeto Big Bang tem levantado expectativas sobre as descobertas que estão por vir. Pois bem, o acelerador de partículas de 10 bilhões de dólares (Grande Colisor de Hádrons, LHC em inglês), carro-chefe do projeto Big Bang, parece ter feito alguns registros importantes.

A pesquisa, segundo os cientistas, está muito perto de descobrir algo almejado há tempos: a partícula teórica chamada Boson de Higgs. Esta partícula, por enquanto, é apenas uma teoria, mas os pesquisadores afirmam que, uma vez descoberta em estado natural, poderia ser a chave para entender fatos sobre a massa do universo.

O objetivo primário pelo qual o Projeto Big Bang foi criado é justamente simulá-lo. As colisões de partículas têm como meta recriar, em miniatura, a colisão que ocorreu – estima-se – há 13,7 bilhões de anos, dando origem ao universo.

O colisor de partícula está confirmando algumas teorias criadas no século XX e refutando outras. A novidade da vez é que indícios levam a crer que o universo é basicamente composto por pequenos cordões vibratórios de matéria. [Reuters]

Autor: Rafael Alves

1. Realmente encontraram uma partícula. Agora, que esta partícula seja o boson de higgs, é outra coisa. Li um artigo da revista “Scientific Américan” de dezembro último que diz: “Não temos ainda, qualquer observação que indique a existência desta partícula. Caso exista o HLC irá encontrá-la”. Penúltimo paragrafo da pag.67 e na mesma revista, na pg. 73, no último parágrafo, ainda sobre o boson: “Denisov disse que a equipe de D-zero completara uma analise independente dos dados da CDF. Não vimos nada”. relatou em uma entrevista coletiva”. Esta é a última palavra sobre o boson de higgs. Foi portanto transferido para 2013.

2. Ninguém está mais ansioso do que eu para saber o que é esta partícula de Deus. Para mim não é uma partícula e sim uma energia. Para ser mais sintético sugiro que leiam o blog:”Olhando o Universo” no capítulo 8.

• Já encontraram a partícula, e faz uns 6 meses que isto foi anunciado…