Site “Wikileaks” perde seu domínio, fundador é preso e acusado de estupro

Publicado em 14.12.2010

dono wikileaks julian assange

Há a solta na internet um site extremamente corajoso. Mas, como acontece em todos os cantos do mundo, mesmo a internet tem seu limite: não é possível ter liberdade de expressão sem irritar alguém, e já que um dos irritados é o governo dos Estados Unidos, podemos dizer que o Wikileaks selou seu cruel destino.

O site já havia exibido milhares de documentos secretos sobre as guerras no Iraque e Afeganistão, que foram roubados do Exército dos EUA. Inclusive exibiu um vídeo feito de um helicóptero de guerra estadunidense enquanto matava jornalistas e civis no Iraque. O Wikileaks também dividiu 250.000 documentos roubados do Departamento de Estado dos EUA com o The New York Times, jornal americano famoso, e outras organizações de notícias do mundo inteiro.

Certamente, os criadores do site irritaram os governos dos EUA, China, Grã-Bretanha e muitas outras instituições. Os atingidos reagiram: tentaram cortar o financiamento do site, primeiro convencendo a empresa Amazon a expulsar o site de sua plataforma de hospedagem, e depois abordando a empresa PayPal e MasterCard para romper sua principal fonte de financiamento.

Mas foi quando o Wikileaks publicou uma lista de alvos para ferir a segurança nacional dos EUA que terminou de se afundar. Sua conta bancária na Suíça foi fechada, e o site perdeu o dinheiro que tinha nela; o banco alegou que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, mentiu na papelada da conta, dizendo que residia na Suíça, sendo que não reside.

Mas o sistema de registro de nomes de domínio de site, a organização que dava ao Wikileaks o direito de usar o nome de domínio “wikileaks.org”, cessou a sua afiliação com o site. Isso significa que as tentativas de entrar no site com esse domínio já não dão certo.

O site também perdeu outro serviço de hospedagem, o EveryDNS.net, e agora se contenta com uma mistura de hospedagem suíça e francesa. Mas o governo da França já está trabalhando para proibir o site em seus servidores nacionais.

Atualmente, a única maneira de chegar ao Wikileaks é através de uma pesquisa do Google, que vem com seu endereço de IP direto, que ocasionalmente é acessível, dependendo do volume atual de visitação.

Diante da possibilidade da sua obra-prima ser tirada do ar e da perda total de seu financiamento, o fundador Julian Assange se entregou às autoridades na Grã-Bretanha sobre a acusação sueca de violência sexual, não relacionada com os vazamentos recentes do site.

Ele avisou a seus seguidores que, se alguma coisa acontecer com ele enquanto estiver preso, uma chave secreta será lançada e desbloqueará um arquivo que contém todos os segredos inéditos do site.

Um dos acusadores de Julian na Suécia, no julgamento por crimes sexuais, coincidentemente tem vínculos com a CIA. A fiança do fundador do site foi autorizada, mas ele continua preso enquanto as autoridades tentam reverter a decisão judicial. [DailyTech]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. TODOS QUEREMOS SABER O QUE SE OCULTA MAS TAMBEM SABEMOS QUE O OCULTO ESCONDE VERDADES QUE NINGUEM QUER MOSTRAR SO AS DOS OUTROS, PORQUE COMO DIZEM ALGUNS É MAIS GOSTOSO QUANDO MOSTRAMOS A NUDEZ DOS OUTROS NÃO AS NOSSAS.
    SE NOSSO MUNDO NÃO FOSSE HIPOCRITA ATE FAZER SEXO SERIA MAIS GOSTOSO, AFINAL UNS CHEGAM E DIZEM AS GAROTAS VAMOS FAZER SEXO E ELAS OOOOOO QUE MIMO, OUTROS CHEGAM NA MESMA CONDIÇÃO E É PRESO POR ATENTADO AO PUDOR, ESTUPRO, QUANDO NÃO AINDA DE CARONA PEGA UM DESACATO A AUTORIDADE.
    BOM NESTE MUNDO NEM TODO MUNDO FAZ SEXO, ALGUNS ESTUPRAM COMO NOSSO AMIGO QUE NÃO BOTOU A CAMISINHA. TA DIFICIL DE ENTENDER. AAAAAAA ENTENDI BOTAR COM CAMISINHA NÃO TA COMENDO É SO ENCOSTO FRATERNAL…. COMO SOU BURRO QUE NÃO ENTENDI ISSSSSSO ANTES.

    Thumb up 2
  2. Akemi, e são as leis suecas, reclame com os suecos.

    Hélder, liberdade de expressão é uma coisa, espionagem e vazamento documentos secretos do governo é outra.

    Thumb up 1
  3. Em fim…mais uma prova daquilo que os EUA são capazes de fazer quando confrontados.
    A maior potência mundial vai contra tudo e contra todos, incluindo estadunidenses quando necessario, sem olhar a meios e de uma forma cada vez mais ás claras. Toda a gente percebe e que se passa! Mesmo assim, os senhores empoleirados nas cátedras do poder mundial continuam a tentar encher-nos os olhos de terra.
    Os EUA são, depois da Alemanha nazi, a pior merda, desculpando o termo, que se formou à face da terra.

    FORÇA ASSANGE.

    Thumb up 10
  4. Concordo com os comentáros dos colegas em gênero,número e grau.O que estão fazendo com Julian Assenge é uma verdadeira vergonha,é inadimissível que paises dito de primeiro mundo utilizem um ardil vil e infame,para podar o direito de se saber a verdade.Que examplo esses paises estão dando ao mundo,coisa fêia,a máscara caiu.

    Thumb up 6
  5. pra min isso e uma falta de respeito a liberdade de imprensa mundial, sendo liderado pelos EUA que sao os chefoes do “mundo moderno” mergulhado em guerras que por coincidencias tem tropas norte americanas envolvidas.

    esse e o legado dos EUA, “se nao for por nos, sera contra nos” e nesse caso eles sempre tem a razao pois afinal como eles mesmos dizem “deus salve a america”, nao sei que Deus, mais concerteza o meu e que nao e.

    Thumb up 11
  6. Sinceramente o que mais me impressionou foi o fato do cara estar sendo processado por estupro porque fez sexo sem camisinha, ah pelo amor de deus, isso é o fim das picada, realmente não tem mais o que inventar! E como nascem as crianças na Suécia?

    Que os EUA são os “donos do mundo” e fazem com ele o que bem entendem a gente já sabe, mas a cara de pau não tem limites mesmo viu?

    Thumb up 19
  7. Cada vez mais fica evidente que esses ditos países de primeiro mundo, na realidade não passam da quinta categoria.
    Os USA ferraram o mundo em 2008 com seu capitalismo selvagem, antropofágico e ganância imoral sem limites.
    Esse velho mundo que arroga para si, ser o centro da cultura não passam de pobres diabos imbecis que viviam na mais deprimente escassez de alimentos, guerras, peste, fascismo, comunismo, nazismo e outros que tais… vieram para cá, no novo mundo repleto de índios, macacos e cobras gigantes para escapar da morte.
    Livram-se daquilo que os oprimia e como paga por tudo, hoje prendem brasileiros, ainda deslumbrados com essa falácia européia, como delinquentes. Simplesmente cospem no prato em que comeram.
    Resultado dessa imbecilidade que reina mundo afora é essa babaquice sueca que relaciona estupro a sexo sem camisinha.
    É a vez da babaquice sueca provocar risos e nada mais…

    Thumb up 21
  8. Nova Ordem Mundial
    Bomba atômica Hiroshima e Nagasaki
    Guerra do Vietnam
    Guerra das Coréias
    Guerra do Iraq
    Afeganistão
    Somália
    11 de Setembro uma grande farsa
    Guantanamo em Cuba
    Fora o que a gente não sabe ainda porque um cidadão resolveu mostrar ao Mundo quem é o estado Terrorista
    os EUA não vão parar , e quando alguém resolve pisar no calo deles , o que acontece , destroem as pessoas , isso é coisa de uma nação que prega a violência , imperialismo e isso ai .

    EUA Estados Unidos da América do Norte = Estado terrorista

    Thumb up 14
  9. Para os EUA o resto do mundo é apenas um detalhe, a verdadeira intenção de George W. Bush e da America é controlar toda a riqueza existente no resto do mundo saquiar sua riqueza em detrimento próprio para ostentar o padrão de vida americano sempre nas alturas, ainda que para tal eles tenham que usar a máquina de guerra americana, quando a diplomacia não resolve, e aproveitam para dessa forma invadir toda e quaiquer nação com o unico objetivo de saquiar a sua riquesa seja mineral cutural ou pólitica.

    Thumb up 11
  10. Irresponsavel, mau-carater, devasso e leviano. As informacoes que ele soltou nao eram de crimes e sim confidenciais. Quem nao tem assuntos confidenciais? Violou direitos dos outros e ainda teem mau-carater que acha graca no que ele fez. Como a humanidade esta devassa. nao pode ter uma chance que se manifesta!!! Da tristeza.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
casalbrig
Casais neuróticos são mais felizes quando fazem mais sexo

Casais que têm traço...

Fechar