15 premonições futurísticas que se tornaram realidade recentemente

Por , em 6.01.2015

2014 acabou de acabar, mas é um ano que vai deixar saudades. Ou pelo menos que vai entrar para a história como sendo um ano em que muitas premonições futurísticas se tornaram realidade.

Entre as coisas mais legais que deram passos largos ao longo do saudoso ano passado, estão conquistas tecnológicas, científicas e sociais, de comunicação de mente para mente e muito mais.

Todas essas inovações podem ainda não fazer parte do nosso dia a dia, mas ninguém duvida de que esse será o próximo grande passo.

15. Telepatia tecnologicamente assistida foi demonstrada com sucesso em humanos

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 15
Pela primeira vez na história, dois humanos trocaram pensamentos através da comunicação de mente para mente. O que há alguns anos era coisa de cinema, em 2014 de fato aconteceu!

O sistema, antes que você se preocupe com os participantes do experimento, é completamente não invasivo.

Usando eletroencefalograma ligado a internet e tecnologias de estimulação magnética transcranianas guiadas por imagem, uma equipe internacional de pesquisadores foi capaz de fazer duas pessoas – uma na Índia e outra na França – transmitirem mentalmente as palavras “oi” e “tchau”. Com esse avanço, já podemos pensar em desenvolver uma tecnologia de telepatia para o futuro.

E em um avanço semelhante, uma equipa diferente desenvolveu um sistema que permite que uma controle os movimentos de outra pessoa. Os pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apresentaram a tecnologia contando com colaboradores em um jogo de computador onde um “remetente” enviava instruções mentais a um “receptor” para controlar seus movimentos de sua mão.

14. NASA enviou uma chave inglesa para o espaço por e-mail

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 14
Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional usaram sua impressora 3D para fabricar uma chave inglesa. O que tem de tão extraordinário nisso? Bem… A chave de 20 partes foi projetada na Terra e enviada ao astronauta Barry Wilmore por e-mail, que a mandou para dentro da impressora. É um excelente exemplo de como a impressão 3D está prestes a mudar a viagem espacial, permitindo que os astronautas produzam equipamentos sob demanda e em situações de emergência.

Seguindo essa mesma ideia, caças britânicos já estão voando com peças impressas com tecnologia 3D, e alguns cirurgiões já foram capazes de reconstruir o rosto de um homem usando uma impressora 3D. Com certeza vem mais coisa boa por aí!

13. Cirurgiões começaram a usar animação suspensa

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 13
Essa tecnologia ainda está em fase de teste, mas já é indiscutível como ela é uma conquista notável para o mundo da medicina. A animação suspensa está sendo usada pelos cirurgiões do Hospital Presbiteriano UPMC, nos Estados Unidos, para esfriar drasticamente vítimas de trauma e mantê-las vivas durante operações mais críticas.

A técnica, que é utilizada apenas em doentes que de outra forma iriam provavelmente morrer, envolve arrefecimento interno em vez de externo. O sangue do paciente é substituído por uma solução salina fria, o que diminui as funções metabólicas do corpo e a necessidade de oxigênio.

12. A Marinha dos EUA implantou uma arma a laser funcional

O dispositivo, chamado de arma laser de alta energia, foi montado para o USS Ponce, que está atualmente em atividade no Golfo Pérsico.

Ele ainda está em fase de protótipo, mas está sendo usando em campo para avaliar as suas capacidades em um ambiente do mundo real – onde já demonstrou a sua eficácia na destruição de dois barcos e um drone.

11. Cientistas “carregaram” a mente de um verme em um robô


Pesquisadores do projeto OpenWorm estão tentando criar uma versão digital de um verme real em um computador. Eles ainda não chegaram lá, mas isso não impediu o membro da equipe Timothy Busbice de criar um software que imita os processos naturais de redes neurais do verme – e, em seguida, colocar esse conhecimento em um robô Lego Mindstorms EV3.

“Minha pesquisa usa o caminho do cérebro do verme como fio e o estende para um robô para a entrada sensorial e de saída do motor”, disse Buspice. Com isso, os pesquisadores descobriram que, ao invés de apenas aleatórios, os movimentos do robô passaram a responder ao ambiente da mesma forma que um verme responderia.

10. Um computador resolveu um problema matemático que não podemos verificar

O matemático Steven Strogatz uma vez previu que a ajuda de computadores para chegarmos a soluções para os problemas de matemática acabaria por se estender além da compreensão humana. Sua previsão parece ter finalmente ter se tornado realidade.

No início deste ano, um computador resolveu o problema de Erdős das distâncias distintas.

Infelizmente, os matemáticos humanos não podem ter certeza absoluta se a solução está certa ou não, porque ela tem o tamanho de todas as páginas da Wikipédia juntas. Calcule.

9. Um cromossomo artificial foi construído a partir do zero

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 9
Esse provavelmente foi o maior avanço da vida artificial do ano!

O feito foi conquistado por pesquisadores da Langone Medical Center da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Eles reconstruíram um cromossomo sintético de levedura, que ficou totalmente funcional. Por incrível que pareça, eles também foram capazes de inserir suas próprias adições especiais para o cromossomo, incluindo um interruptor químico que permite que os cientistas o dividam em milhares de variações diferentes para tornar a edição do gene subsequente ainda mais fácil. É uma importante prova de conceito que poderia levar a organismos “perfeitos” e cromossomos artificiais em seres humanos.

8. Uma empresa de capital de risco nomeou uma inteligência artificial para o conselho

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 8
Alguns dizem que foi um golpe de mídia, mas pode ser o início de uma tendência mais ampla. A empresa Deep Knowledge, de Hong Kong, nomeou uma máquina chamada VITAL para o conselho da diretoria.

Ao tomar essa decisão, os diretores da empresa deixaram claro que a inteligência artificial é um “membro igualitário”, que irá descobrir tendências “não imediatamente óbvias para os seres humanos”, a fim de fazer recomendações de investimento. O sistema irá derramar sobre grandes conjuntos de dados, aplicar aprendizado de máquina e, em seguida, prever quais empresas são os melhores investimentos.

E em notícias relacionadas, um robô “jornalista” foi o primeiro a apresentar um relatório sobre o terremoto de Los Angeles.

Se essa tendência for aderida em massa pelos mais diversos segmentos do mercado, a concorrência por empregos pode acabar ficando ainda maior – se não até desleal. Só nos resta esperar para ver os próximos capítulos.

7. Um cara que teve os dois braços amputados recebeu próteses mecânicas controladas por sua própria mente

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 7
Les Baugh se tornou o primeiro ser humano da história a receber dois braços mecânicos controlados por seus próprios pensamentos. As próteses não foram permanentes, mas os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos, estão fazendo as adaptações necessárias para que Baugh fique com elas para sempre.

Em outros grandes avanços cibernéticos, os pesquisadores criaram uma mão artificial que sente, e a primeira mão protética controlada pela mente.

6. Foi criado um dispositivo de camuflagem que esconde objetos no espectro visível

invisibilidade dispositivo torna possível

Vimos “capas da invisibilidade” antes, mas nada como esta. De verdade.

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Undios, desenvolveram um dispositivo de camuflagem barato e surpreendentemente eficaz que está sendo anunciado como o primeiro capaz de tornar um objeto invisível. Para ser tudo isso, eles combinaram quatro lentes ópticas padrão que mantém um objeto escondido – mesmo que o espectador se mova para os lados. O sistema poderia, eventualmente, ser usado para eliminar pontos cegos em veículos ou permitir que cirurgiões enxerguem através de suas mãos durante a cirurgia.

5. Pronomes de gêneros neutros foram incorporados na América do Norte

Close Up of Businesswoman
O conselho escolar de Vancouver, no Canadá, apresentou os pronomes neutros de gênero “xe”, “xem” e “xyr” em um esforço para facilitar a vida dos alunos em situações em que pronomes específicos de gênero não se encaixam ou são considerados inadequados, como em transexuais. O movimento é semelhante às medidas decretadas na Suécia e na Alemanha.

4. Um orangotango se tornou uma pessoa legalmente reconhecida

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 4
Um orangotango de 29 anos de idade de Sumatra que vive em um zoológico argentino recebeu o direto de habeas corpus, ou autonomia corporal. Como observado pelo advogado Paul Buompadre, “isso abre o caminho não apenas para outros grandes macacos, mas também para outros seres sencientes que são injusta e arbitrariamente privados de sua liberdade em jardins zoológicos, circos, parques aquáticos e laboratórios científicos”. O animal será transferido do zoológico para um santuário.

Esse é um importante precedente que tem potencial para influenciar a lei em outros lugares do mundo.

3. Um auto-orientador de balas se tornou realidade

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 3
O sistema, chamado EXACTO, conta com um franco-atirador de calibre .50 que pode ser opticamente guiado por meio de um laser. Incrivelmente, a bala pode acertar um alvo a até 1,9 km de distância.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Teledyne Scientific and Imaging, que divulgou praticamente nenhuma informação sobre a forma como bala faz manobras no meio da trajetória. Algum palpite de por que tanto sigilo?

2. Uma espécie de guerra cibernética entre os EUA e a Coréia do Norte se tornou realidade

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 2
Tudo começou por causa de um filme muito bobo, chamado A Entrevista, com o ator James Franco. Mas, como você já pode imaginar, as consequências de mais esse besteirol americano foram bastante sérias. Hackers invadiram a produtora da obra, Sony, e possivelmente estão diretamente ligados à Coreia do Norte (uma acusação que ainda está sendo investigada). O terror cibernético resultou no cancelamento temporário da versão do filme que ia para os cinemas. Pouco depois, toda a internet da Coreia do Norte foi tirada do ar, supostamente pelos Estados Unidos. O mundo pegou assim o seu primeiro vislumbre do que a guerra cibernética pode realmente ser, caso venha a se concretizar.

1. A humanidade conseguiu pousar um robô em um cometa

premonições futurísticas que se tornaram realidade em 2014 1
Essa provavelmente foi uma das minhas notícias preferidas de todo o ano! Nós não só pousamos em um cometa, que estava a uma velocidade muito alta, como também transmitimos todo o processo ao vivo, para qualquer pessoa do mundo ver.

Claro que já enviamos sondas robóticas a planetas antes, mas nunca a humanidade tinha feito nada parecido com isso.

O pouso no cometa 67P aconteceu no início de novembro e não foi perfeito, mas a missão está sendo saudada como um sucesso absoluto. Além de algumas imagens incríveis, estamos aprendendo sobre os compostos orgânicos do cometa e sua água, que potencialmente pode derrubar nossas teorias sobre de onde os nossos oceanos vieram. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Toni Cruz:

    Muito interessante saber-se o que virá pela frente na nossa vida cotidiana.*

  • Leo Braga:

    Curto falar sobre esses avanços com a velharada da minha família, me chamam de mentiroso até eu mostrar as notícias 😀

Deixe seu comentário!