Apple Watch: o relógio inteligente da Apple com tela de safira

Por , em 10.09.2014

Essa terça-feira, dia 9 de setembro, foi um dia cheio para a Apple e seus fãs de todo o mundo. Em um conferência, após anunciar o tão esperado iPhone 6, e o novo iPhone 6 Plus, a marca apresentou ao mundo o Apple Watch, o primeiro smartwatch da Apple.

Design

apple watch design

Considerando que a Apple vem fazendo uma quantidade considerável de contratações de pessoas do mundo da moda das mais variadas nacionalidades, não é nenhuma surpresa alguma que o Apple Watch tenha uma aparência realmente ótima.

Com o formato de um retângulo arredondado, sua alça pode ser trocada por opções de couro, metal ou plástico. É algo como a capinha dos iPhones. Ninguém precisa de uma bola de cristal para saber que isso vai se tornar uma febre em absolutamente todos os cantos do mundo.

E se você está preocupado com o fato de o relógio ser muito grande, não se preocupe. A Apple pensou em você. O Apple Watch tem opções de tamanhos menores tanto para o visor quanto para as pulseiras, que podem variar de mais sofisticadas a mais esportivas.

Há também uma versão Sport (com tela 60% mais forte e pulseiras de plástico menos elegantes, digamos assim) e, como não poderia faltar, a versão “ostentação”, que consiste em um Apple Watch de edição limitada em ouro.

E essa tela? Sim, é de safira e (quase) indestrutível.

Especificações e interface

apple watch relógio inteligente
Talvez a parte mais inteligente do design do Apple Watch está nas funcionalidades de como você pode controlá-lo. Em vez de depender de gestos multi-touch projetados para telas maiores, o Apple Watch pende sobre o uso da “coroa digital”, também conhecido como aquela coisa que você normalmente usa para ajustar o tempo nos relógios tradicionais. Ao clicar nela, você é direcionado para a tela inicial, e conforme você gira o botão, faz mais ou menos zoom na imagem mostrada.

E para que você nunca tenha que digitar em seu Apple Watch, o relógio da Apple vem com um menu de otimizado com as funcionalidades mais comuns, tais escrever uma mensagem de texto.

O Apple Watch também conta com uma série de sensores, incluindo um monitor de frequência cardíaca e um acelerômetro. Ele também tem Apple Pay para que você possa usá-lo para pagar suas compras com total segurança.

Duração da Bateria

Como o produto ainda não caiu no mercado, ainda não há muitas informações compartilhadas sobre a vida de sua bateria. Porém, Tim Cook garantiu que o relógio “dura o dia inteiro”.

A tela do Apple Watch

A tela do Apple Watch tem uma resposta à pressão de tato, usada para apoiar algo chamado “Toque Digital”, que é compartilhável com outros relógios da Apple (e pessoas que estiverem usando-os). Assim, ao invés de mensagens de texto, você pode apenas enviar um toque a alguém. Seria algo como um Hi5 digital?

Compatibilidade

O Apple Watch só funciona com o iPhone (mas é claro), só que não é um acessório exclusivo dos novos modelos iPhone 6 e iPhone 6 Plus. O Apple Watch é compatível com todos os modelos de iPhone 5 para cima.

Aplicativos e Notificações

O Apple Watch não requer aplicativos próprios (graças!), mas tem, claro, opções. Mas caso você não quiser usá-las, não precisa. Para facilitar sua vida, notificações de todos os seus aplicativos vão ser direcionadas para a tela do seu relógio Apple automaticamente. Por exemplo, quando você receber uma notificação do Facebook, seu relógio vai mostrá-la assim:
apple watch facebook notificação

Saúde e exercícios físicos

O Apple Watch usa um acelerômetro para medir o seu movimento, acompanhar o seu ritmo cardíaco, e também conta com um GPS e Wi-Fi em seu iPhone para rastrear seus movimentos em uma escala maior.

O aplicativo Activity para iWatch, uma das opção de aplicativo próprios para o dispositivo, puxa esses recursos para tentar incentivá-lo a ser mais ativo. Ele mede quanto tempo você está sentado, há quanto tempo você esteve parado, e quanto tempo você tem feito de energia “ativa”, utilizando uma gráfico como este que aparece a imagem. Assim, você tem uma visão geral sobre o seu dia, que inclusive pode incentivá-lo a bater as metas diárias de calorias gastas.

Preço e disponibilidade

Não pense que você pode colocar um Apple Watch na sua listinha de presentes de Natal. A previsão é que ele seja disponibilizado para venda apenas em 2015. E quando isso acontecer, ele vai custar algo em torno de U$ 350 – para começo de conversa. [Gizmodo]

Saiba mais sobre os últimos lançamentos da Apple:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Marte:

    Achei o Apple Watch um show de design. Design interior.
    Isso mesmo. Por dentro é uma revolução, mas por fora o design é bem quadradinho. Alguns designers fizeram exercícios bem melhores enquanto esse era o “iWatch”, basta dar uma busca na internet e você verá até onde a imaginação pode ir. Por outro lado, design também é funcionalidade e durabilidade, o que pode explicar o desenho conservador do relógio (?) da Apple.

    Sim, também quero um.

Deixe seu comentário!