Cientistas descobrem que conseguimos resolver equações matemáticas e ler subconscientemente

Por , em 17.11.2012

Seu cérebro pode ler e fazer contas de matemática sem você saber. Já era conhecido o fato que as pessoas podiam ler palavras isoladas mesmo enquanto a mente está em outro lugar. Agora, pesquisadores descobriram que somos capazes de ler e compreender frases inteiras e até mesmo solucionar equações matemáticas enquanto nossa mente consciente está ocupada pensando em outras coisas.

Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), liderados pelo professor Ran Hassin, fizeram uma série de experimentos e demonstraram que funções relacionadas com o pensamento humano, como leitura e resolução de equações, não exigem necessariamente consciência. Para os pesquisadores, há uma ligação indiscutível entre o consciente e o subconsciente, e os produtos da inteligência humana podem funcionar a partir do trabalho de ambos.

Para chegar a essas conclusões, a equipe usou uma técnica conhecida como Continues Flash Suppression (Supressão Contínua do Flash). Com ela, é possível apresentar informações para a parte subconsciente da mente dos indivíduos.

A técnica envolve a exibição de informações para um dos olhos da pessoa, enquanto, simultaneamente, o outro olho visualiza imagens coloridas. As imagens coloridas chamam tanto a atenção que as outras informações não são notadas. Bem, ao menos conscientemente.

Em um dos testes, os voluntários receberam imagens de frases curtas com sentido e sem sentido para um dos olhos. Depois, eles tinham que dizer as frases que lembravam. Os pesquisadores descobriram que os voluntários eram mais capazes de lembrar as frases sem sentido do que as outras, indicando que eles tinham as compreendido subconscientemente.

Em um segundo exercício, as informações mostradas aos voluntários foram equações matemáticas simples. Os pesquisadores perceberam que as pessoas davam respostas rápidas do resultado da equação que havia sido mostrada, enquanto eles viam imagens coloridas conjuntamente.

A pesquisa sugere que as pessoas podem não estar cientes da quantidade de informações que a mente subconsciente processa enquanto estamos com a cabeça em outro lugar. E também mostra que temos muito a aprender sobre o nosso próprio subconsciente. [MedicalXpress/Healthline]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • aguiarubra:

    Isso apenas confirma o que Jacob Bazarian escreveu em “O Problema da Verdade” (3ª ed., Alfa-Omega, São Paulo, 1988) no capítulo sobre “Intuição Heurística” (com regras comentadas) e Wilson Bryan Key que, em “A ERA DA MANIPULAÇÃO” (Scritta Editorial, 1993) detalhou ad nausean tais processos.

  • Emmanoel Scharf:

    Será foto do início foi uma piadinha de loira ;D

Deixe seu comentário!