Cientistas desenvolvem possível “detector de bêbados”

Por , em 7.09.2012

Se você é daquelas pessoas que “enchem a cara” e conseguem disfarçar o excesso de álcool no sangue, cuidado: uma dupla de cientistas gregos está desenvolvendo um programa de computador capaz de identificar se uma pessoa está bêbada baseado em sua temperatura corporal.

Georgia Koukiou e Vassilis Anastassopoulos, do Laboratório de Eletrônica da Universidade de Patras (Grécia), explicam que o sistema poderá evitar julgamentos baseados apenas no comportamento da pessoa e dar evidências definitivas de embriaguez – o que facilitaria a aplicação de leis.

Uma das bases da pesquisa é o fato de que o álcool causa dilatação de vasos sanguíneos na superfície da pele, esquentando algumas áreas do rosto (como o nariz e as bochechas). Nem sempre isso é percebido apenas com o olhar. Uma câmera infravermelha, porém, consegue identificar essas áreas quentes com facilidade.

A dupla desenvolveu dois algoritmos, ambos capazes de identificar se uma pessoa bebeu demais com base em imagens “térmicas” de seu rosto. O primeiro basicamente analisa a cor (e, portanto, a temperatura) de áreas específicas do rosto e compara com uma base de dados contendo imagens de pessoas sóbrias ou bêbadas. Tecnologia similar já é usada em alguns aeroportos internacionais para identificar se uma pessoa está infectada por algum vírus que causa febre (como o da gripe, por exemplo).

Já o segundo algoritmo analisa todo o rosto da pessoa e identifica as diferenças de temperatura entre várias áreas – normalmente, quando a pessoa está bêbada, o nariz esquenta e a testa fica com uma temperatura mais baixa. Um dos desafios enfrentados pelos pesquisadores foi fazer com que os algoritmos fossem capazes de “reconhecer” as diversas partes do rosto da pessoa.

No futuro, é possível que os dois algoritmos sejam usados em conjunto para identificar em instantes quando uma pessoa entra embriagada em um local público e permitir uma ação preventiva para evitar que ela cause algum problema, por exemplo.[Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • jose ajosilaudo:

    bom se for motoqueiro, estiver de capacete e blusa de punho acho dificil detectar.

  • Falcone Big:

    So fã e muito de um choppe, mas sinceramente…. Tenho visto tantos problemas, que só aumentam, tantas vidas tiradas por causa do álcool, não só trânsito, em brigas de bar, confusões nas baladas!!! Fora isso mais MILHÕES MILHÕES MILHÕES e MILHÕES que governos gastam com prevenção, com Blitz, com bafômetros ALCOOLICOS ANOMIMOS, etc…

    Alguns vão dizer que vai virar mercado negro, etc, mas numa boa, não é mais fácil proibir a bebida alcoólica, já que está se tornando um mal a sociedade???? E como eu disse eu sou fã de um choppe, e também de um bom vinho….

  • Rubens Campos Pimentel Pimentel:

    …QUE ÓTIMO….AÍ É SÓ TIRAR A FOTO OU FILMAR NO ATO QUE A PROV ESTA NA MÃO !!!

  • Espirita:

    RÚSSIA -. Os russos não escondem que o chamado Planeta X ou Nibiru como outras abordagens da Terra e suas conseqüências podem ser catastróficas. no céu há um novo objeto, uma mancha avermelhada antes só observada por astrônomos, mas depois de maio 2012 pode ser visto a olho nu .
    Este seria o escuro planeta Nibiru, a probabilidade da existência deste planeta em nosso sistema solar apenas reconhecido pela NASA em 1982. Desde os sumérios de 5000 anos atrás, eles o chamavam de “disco alado” e argumentam que o aparecimento de Nibiru no céu ameaça causando problemas.
    “A Queda dos asteróides à Terra não é mais relevante, a humanidade espera mais grandes eventos, a abordagem para a Terra de outro planeta, Nibiru irá passar tão perto que terá consequências para toda a humanidade e será catastrófico e que o Planeta X é muito maior que a Terra, pois a atração gravitacional de Nibiru é muito maior.
    Esta abordagem irá ocorrer no final de 2012, quando os planetas vão estar no seu máximo, poderia mudar a rotação da Terra ou inverter pólos, uma nova era glacial, inundações, e o extermínio de toda a vida na superfície do solo 2/3 da humanidade morrerá ou, eventualmente, todos, de acordo com uma teoria do planeta Nibiru é o planeta dos Deuses, répteis nos textos antigos chamavam o Annunaki sumérios traduzido como os descendentes do céu.
    Uma vez a cada 3, 600 anos Nibiru está perto de nosso sistema solar, de acordo com os cálculos deste planeta será visível no final de 2012, um olhar no hemisfério Sudeste (Antártica) e 21 de dezembro de 2012, Nibiru de passagem perto da Terra e no Céu será semelhante a um segundo sol vermelho, coincidentemente ou não, neste dia, a era do calendário maia l esta sabia resumos, bem como a NASA sabe disso também, mas nas aulas de astronomia não dizer nada, nem uma palavra única, uma vez que estive aqui, é proibido de falar sobre a existência de um planeta desconhecido, Nibiru, lembre-se este nome porque está se aproximando, em 1972, Joseph Brady, da Universidade da Califórnia descrubriu que um planeta desconhecido causou perturbação gravitacional no cometa Halley.

    • Falcone Big:

      Bom esquece a proibição da bebida que citei no comentário….

      Bora beber cambada!!!!!!

  • jodeja:

    Para substituir o bafômetro ótimo, mas não pra bisbilhotar nossa vida. Quando tocava numa banda de música conheci um trompetista, que quando bêbado, fazia loucuras no trompete, já sóbrio,não era de nada.

  • Ana Brigatti:

    E no caso de alguém ficar ansioso com a situaçao, estiver estressado ou calor, ou ainda tenha acabado de fazer exercicios fisicos? esse aparelho vai dizer que ta todo mundo bebado?

  • Stéphano Freitas:

    Se der certo esse aparelho vai ter uma grande vantagem em relação ao bafômetro, já que será possível verificar se alguém está bêbado ou não mesmo que a pessoa não queira!

  • Paulo Cesar Höpner:

    Puxa, vou ficar longe das câmaras fotográficas!!

Deixe seu comentário!