Erupções vulcânicas podem ser responsáveis por desaparecimento de Neandertais

Por , em 7.02.2011

Uma nova descoberta indica que o reinado Neandertal de 300.000 anos sobre a Eurásia pode ter terminado em céu escuro. Pesquisadores encontraram camadas de cinza vulcânica que representam erupções ao redor da região do Cáucaso, no sudoeste da Rússia, cerca de 40.000 anos atrás – mais ou menos a época em que os números de Neandertais começaram a cair, permitindo o surgimento dos humanos modernos.

O estudo representa mais uma prova para os paleoantropólogos que acreditam que erupções catastróficas levaram a um inverno vulcânico e mudanças climáticas selvagens que paralisaram a população Neandertal na Eurásia do Norte. Em contrapartida, a teoria diz que os humanos modernos viviam mais ao sul na época, e não foram afetados pelos vulcões.

A teoria não é incontestada. Mas é um outro indício que pode ajudar a decifrar o desaparecimento pré-histórico do homem Neandertal. A descoberta ocorreu na gruta Mezmaiskaya, que mostra evidências desde a atividade do homem Neandertal até a camada de cinzas vulcânicas. Depois das cinzas vulcânicas, os habitantes antigos aparentemente desaparecem sem deixar vestígio. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Luiz Fernando Martins:

    Ao longo da sua existência nosso planeta passou por grandes e profundas transformações, predominando em cada era algum tipo de vida que sendo afetada pelos fenômenos climáticos, geológicos e extra-planetário como as chuvas de meteoros, etc. Portanto, qualquer nova transformação que venha a ocorrer, poderá afetar significativamente a espécie humana ou até mesmo destruí-la, assim como outros animais. Essas coisas já aconteciam muito antes do aparecimento do homem e continuarão a ocorrer.

  • cosme:

    Acredito que nós também vamos desaparecer da face da terra,assim como foi com esses neandertais,os maias,os dinossauros,etc…,apesar de tanta tecnologia,sabedoria e ciência.
    Deus precisa fazer uma faxina nesse atual mundo que vivemos e procurar povoar a Terra com outros tipos de seres humanos: mais inteligentes,sem preconceito e que todos falassem o mesmo idioma e que principalmente não existissem líderes religiosos,pois estes é que poluem o mundo com suas idéias preconceituosas,discriminativas…

    • Maria Emília:

      Cosme, não são os lideres religiosos que estragam o mundo, mas sim pessoas como você. Que querem interferir no direito de pensar e agir de cada um, chamando-os de preconceituosos.

  • rosangela de noronha:

    Acho muito interessante esse assunto mas bastante abrangente, para ser resumida aqui, num simples comentário, embora certos comentários sejam de fontes científicas, mas a verdade absoluta ,nós nunca saberemos, acredito. Também li sobre que os nossos ancestrais podem ter sido uma experiência dos nossos criadores, os extraterrestres”, que são nossos irmãos!? será? E assim fomos evoluindo com suas caracteristicas e a sua ajuda na surdina”, por isso não fazem contato conosco, pois não entenderiamos, não estamos preparados intelectualmente, e seria uma grande catastrofe nas religiões, e conseguentemente nos orgãos governamentais. por fim somos nós os extraterrestres trazidos para viver neste paraiso, pelo menos era para ser. SERÁ?

  • Eduardo:

    Tenho um livro antigo sobre antropologia que alega que uma ilha na costa de portugal ou espanha, não lembro ao certo, até os tempos mais modernos possuia duas populações, sendo uma delas, reclusa e arredia com feições bem antigas. Este povo bastante reduzido já se extinguiu à muito, mas o livro deixa bem claro que as feições cranianas destes habitantes muito se assemelhavam às feições cranianas dos neandertais. Sugeria que provavelmente fossem estes, descendentes diretos dos neandertais já misturados à humanos modernos.
    Acredito na semelhança citada pelo livro já que este se baseia em medições e comparações de ossos e crâneos e tenta recriar as rotas de migrações humanas através do globo seguindo a tipologia humana da época em que foi escrito. Apesar de bem antigo o livro é extremamente preciso e atual.
    (não cito a fonte porque não está comigo no momento).

  • Thiago Esteves Nogueira:

    A notícia não possui fonte (403 Forbidden)

  • vielmond:

    Se interessar, escrevi um artigo sobre paleoclimatologia no GRAMADOSITE em 2009.

  • vielmond:

    Na verdade, os vulcões representam as piores catástrofes para os seres vivos. Levantamentos de 400 milhões de anos (Estação Russa do polo sul) atestam o fato.

  • eduardo:

    Lisandro fez um comentário maior q a própria matéria… kkkkkkk…
    Mas é um bom comentário… e o último parágrafo me indiziu a pensar: será que ainda há humanos q carregam DNA de neandertal? Ou será que os filhos resultantes desses cruzamentos eram estéreis?…

Deixe seu comentário!