Vídeo: Pela primeira vez na HISTÓRIA, cientistas filmam baleira de Omura

Por , em 3.11.2015

A baleia de Omura desafia a compreensão científica e durante anos os cientistas estavam confusos sobre a espécie – especialmente por conta de sua similaridade com as baleias Bryde.

As Omura só ganharam o status de espécie em 2003 (o que é relativamente recente) e elas foram observadas pela PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA há apenas algumas SEMANAS.

A equipe que fez estas observações – liderada por Salvatore Cerchio do New England Aquarium e Woods Hole Oceanographic Institution – também conseguiu gravar esse vídeo (que também é O PRIMEIRO DA HISTÓRIA) de baleia de Omura nadando calmamente no Oceano Índico, ao largo da ilha de Madagascar.

A equipe está retornando este mês para estudar mais vocalizações, comportamento e características populacionais das baleias.

A baleia de Omura

Muito pouco se sabe sobre esta espécie. Elas são um membro do grupo de baleias chamado rorquals, que inclui a baleia azul. Em comparação, elas são pequenas, medindo entre 10 e 11,5 metros de comprimento. A gama de seu habitat também permanece incerta, embora tenha havido relatos de que elas ficaram encalhadas na Austrália e no Japão.

De acordo com Salvatore Cerchio, esta é a primeira evidência definitiva com descrições detalhadas de baleias de Omura em estado selvagem. O que justamente torna este vídeo tão emocionante. [iflscience]