Os melhores vídeos e imagens da semana

Por , em 16.03.2013

Gosma alienígena, casas atingidas por coisas surpreendentes, “nó em pingo d’água”, vulcão cuspindo um relâmpago de lava… Reveja as melhores imagens e os melhores vídeos da semana de 11/03/13:

A misteriosa “gosma alienígena” encontrada em uma profunda caverna submersa

1

Nas cavernas submersas de Weebubbie, localizadas sob a planície de Nullarbor (Austrália), cientistas encontraram um estranho material biológico formado por diversos tipos de micróbios, que ganhou o apelido de “gosma alienígena”. “Outros estudos sugeriam que havia fenômenos químicos não usuais ocorrendo nas cavernas, mas nós não sabíamos como os micróbios sobreviviam no ambiente”, explica o pesquisador Ian Paulsen, da Universidade de Macquarie (Austrália).

Veja impressionantes fotos finalistas de um concurso fotográfico

2

Em seu 10º concurso anual de fotografia, a Smithsonian Magazine teve de selecionar apenas as 50 melhores entre mais de 37.600 fotografias enviadas por pessoas de 112 países. São belíssimas imagens finalistas do evento, entre as quais selecionamos algumas que achamos incríveis.

9 casas atingidas por coisas surpreendentes

3

Quem constrói uma casa, quer que ela dure, e quem mora dentro de uma delas, se acredita seguro. Mas, às vezes, contra todas as probabilidades, a casa é atingida e, algumas vezes, pelas coisas mais incríveis, como gruas, pedras, aviões e ônibus escolares. Confira imagens de nove coisas bizarras que já acertaram casas.

Impressionante experimento consegue “dar nó em pingo d’água”: vídeo

Esse vídeo mostra um truque muito interessante: em um momento, a água flui normalmente, e então, BOOM! Se curva em formas estranhas que você certamente nunca imaginou que a água poderia criar. O filme mostra o que acontece quando um fluxo de água é exposto a um alto-falante que produz uma onda senoidal de 24Hz. A taxa de quadros por segundo da câmera foi ajustada para coincidir com a vibração do alto-falante (24fps), criando assim a água mágica em ziguezague. Legal, não?

O impressionante movimento de estruturas em uma célula vegetal: vídeo

O vídeo acima é um timelapse microscópico que mostra o movimento das organelas dentro de uma célula vegetal. Organelas são pequenas unidades, órgãos, dentro de uma célula, e executam funções específicas como, por exemplo, construir proteínas. Elas são vistas no filme como pequenos corpos movendo-se ao longo de finos microtúbulos, que são parte do citoesqueleto da célula.

Ao sistema solar… e além: vídeo

Outros sistemas solares na nossa galáxia, com estrelas e planetas por toda a parte: uma realidade que sequer era imaginada há alguns séculos, hoje é representada em um vídeo, feito com base em dados coletados por sondas espaciais ao longo de décadas. Criado pelo Museu Americano de História Natural, o vídeo é um “acompanhamento” de um artigo publicado recentemente no periódico Astrophysical Journal sobre o Projeto 1640, desenvolvido no Observatório de Palomar em Pasadena (EUA). Por meio de uma técnica nova, os pesquisadores analisam o “espectro” de planetas que estão fora do nosso sistema solar (exoplanetas).

Um vulcão cuspindo um relâmpago de lava

7

Vulcões são poderosas e gigantescas armas de destruição do nosso planeta, cuspindo pedra derretida a impressionantes temperaturas, criando gigantescas explosões que atiram rochas enormes a quilômetros de distância e fluxos piroclásticos que podem incinerar cidades inteiras em segundos. Só faltava terem a capacidade de soltar relâmpagos para serem ainda mais amedrontadores.

Monstros espaciais: artista usa imagens da Nasa para suas criações estelares

8

Deitar na grama em uma tarde morna e ficar olhando para as nuvens passando nos permite imaginar inúmeras formas flutuantes metamorfas no céu. Mas o artista Chris Keegan foi mais longe — anos-luz mais distante — e usou nuvens de gás e poeira superaquecidos para criar seus próprios monstros espaciais. Keegan manipula imagens de telescópios espaciais que mostram nebulosas pelo espaço, que são o resultado de gigantescas explosões estelares.

1 comentário

  • José Santana:

    Mesmo assim com todo esse explendor de imagens, muitos ainda julgam importante diante dos demais. Precisamos conhecer o maximo que podemos, para não ser tão burro quando morremos.

Deixe seu comentário!