Uma imensa quantidade de gelo de água foi encontrada em Marte

Por , em 18.01.2024

A superfície de Marte pode parecer inóspita e desprovida de vida, mas o planeta vermelho esconde segredos fascinantes que desafiam nossa compreensão.

Com o avanço tecnológico, recentemente conseguimos realizar uma análise detalhada da Formação Medusae Fossae, localizada no equador marciano. Essa investigação revelou camadas extensas de gelo enterradas, com uma espessura que alcança vários quilômetros.

Este achado marca a maior quantidade de água já identificada na região central de Marte, desafiando a ideia anterior de que o planeta seria quase completamente árido.

A quantidade de água lá encontrada é comparável à do Mar Vermelho na Terra. Se esse gelo fosse extraído e derretido, poderia criar um oceano raso em Marte, com profundidade variando entre 1,5 a 2,7 metros.

Os primeiros indícios desses depósitos subterrâneos foram detectados em 2007, com profundidades de até 2,5 quilômetros. No entanto, a natureza exata desses depósitos era desconhecida na época. Novos dados e métodos de análise mais sofisticados nos permitiram entender melhor essas descobertas.

“Retornamos à Formação Medusae Fossae com dados mais recentes do radar MARSIS da Mars Express e descobrimos que os depósitos são ainda mais espessos do que imaginávamos, chegando a 3,7 quilômetros de espessura”, explica Thomas Watters, geólogo do Smithsonian Institution.

“O interessante é que os ecos do radar sugerem gelo em camadas, semelhantes aos sinais que recebemos das calotas polares de Marte, conhecidas por serem ricas em gelo.”

A Formação Medusae Fossae é composta por vastos depósitos que se estendem por cerca de 5.000 quilômetros ao longo do equador marciano. Ela separa as planícies do norte das terras altas craterizadas do sul.

A origem desses depósitos ainda é um mistério, mas eles são enormes, erguendo-se a vários quilômetros de altura e moldados pelos ventos intensos que varrem a superfície marciana.

Devido à natureza enigmática desta região, os cientistas estão ansiosos para aprender mais. Em 2007, Watters e sua equipe coletaram dados de radar que mostravam a presença clara de algo enterrado sob a superfície.

Não estava claro o que era esse “algo”. Poderia ter sido poeira acumulada, material vulcânico, sedimentos de eras mais úmidas ou, intrigantemente, gelo.

Para desvendar esse mistério, a equipe realizou novas observações de radar, analisou os resultados e conduziu simulações. Tudo indicava a presença de gelo.

Andrea Cicchetti, físico do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, observa: “Se a MFF fosse apenas um grande amontoado de poeira, esperaríamos que ela se compactasse sob seu próprio peso, criando uma densidade muito maior do que a observada com o MARSIS. Ao modelar diferentes materiais sem gelo, nenhum reproduziu as propriedades da MFF – o gelo é essencial.”

Nas últimas décadas, nossa percepção de Marte como um planeta árido e sem água mudou drasticamente. Por todo o planeta, encontramos evidências de água antiga, fluindo em rios ou acumulada em lagos e oceanos.

Atualmente, não há água líquida conhecida em Marte. O destino da água antiga é um enigma: evaporou-se no espaço ou está escondida dentro do planeta, fora de nosso alcance? A Formação Medusae Fossae pode oferecer pistas sobre esse mistério.

Entender onde encontrar água em Marte é crucial por razões práticas. Quando os humanos eventualmente viajarem para Marte, ter acesso à água será essencial para sua sobrevivência.

Contudo, acessar a água na Formação Medusae Fossae é um desafio, pois ela está enterrada sob centenas de metros de poeira marciana.

Ainda assim, essa descoberta alimenta a esperança de que mais reservas de água possam estar escondidas em Marte. Ela também ajuda os cientistas a montar o quebra-cabeça do passado enigmático do planeta e sua evolução para o estado atual.

Colin Wilson, cientista planetário da Agência Espacial Europeia, reflete: “Esta nova análise redefine nosso entendimento da Formação Medusae Fossae, levantando tantas questões quanto respostas. Determinar quando esses depósitos de gelo se formaram e como era Marte naquela época é vital. Se confirmado como gelo, essas vastas reservas poderiam revolucionar nossa compreensão da história climática de Marte. Qualquer reserva de água antiga seria um alvo fascinante para exploração humana ou robótica”.[Science Alert]