Vídeo: neurocirurgião faz cirurgia para salvar mulher de hematoma subdural

Por , em 17.11.2014

AVISO: Se você for sensível a conteúdo gráfico, não prossiga.

Quando uma mulher de 83 anos de idade caiu de uma altura de pouco mais de um metro, a queda causou danos potencialmente fatais para seu cérebro.

Uma tomografia revelou que o resultado do acidente foi um hematoma subdural agudo. Em outras palavras, um acúmulo de sangue na superfície do cérebro.

Essa lesão craniana é uma das graves possíveis. O sangue coagulou-se e depositou-se no espaço estreito entre a dura-máter – uma camada espessa que se situa diretamente abaixo do crânio – e a superfície do cérebro da paciente.

Este espaço – o chamado espaço subdural – é preenchido com fluido e veias, e se essas veias são rasgadas por lesão, o sangue começa a fluir, causando uma enorme quantidade de pressão dentro do crânio.

Esta pressão empurra para baixo tecido cerebral muito delicado, o que leva a enormes danos cerebrais – e morte – se a condição não for tratada rapidamente.

Para salvá-la, o neurocirurgião mexicano Carlos A. Rodríguez-Alverez precisou abrir seu crânio e limpar o sangue coagulado. Confira a cirurgia:

Caso você tenha gostado de assistir um neurocirurgião em ação, ou tenha se interessado para ver mais operações delicadas em detalhes, Rodríguez-Alverez tem um canal inteiro no YouTube dedicado a mostrar um pouco do incrível e difícil trabalho de um cirurgião que lida com a mais bonita das obras da natureza – o cérebro humano. [ScienceAlert]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!