WhatsApp adiciona recurso que permite fazer chamadas gratuitamente

Por , em 23.04.2015

O WhatsApp é um aplicativo para a troca de mensagens muito utilizado no mundo todo. Agora, ele adicionou um novo recurso de chamada de voz que permite que as pessoas liguem gratuitamente para seus amigos e parentes.

A empresa já havia lançado uma versão do recurso para Android, mas agora ele está disponível também para a plataforma do iPhone, o sistema iOS.

A chamada WhatsApp usa apenas a conexão com a internet para completar a ligação, de forma que quem possui o aplicativo poderá falar com qualquer pessoa em qualquer canto do mundo desde que tenha seu número de telefone e esteja online.

Como fazer ligações

No início, o recurso estava disponível apenas mediante o download de uma instalação e a ligação de um amigo que já possuía o recurso. Agora, isso não é mais necessário. O serviço de chamadas pode ser usado por todos os usuários Android a partir da versão 2.12.19 sem convite ou ligação de outra pessoa. Caso você não tenha essa versão, baixe-a aqui.

Já a versão do recurso para iOS será lançado “lentamente ao longo das próximas semanas”. A atualização 2.12.1 é que apresenta a nova funcionalidade do aplicativo. Pode ser que alguns usuários demorem para ter acesso à função, que deve chegar “aos poucos” para os donos de iPhones.

As pessoas que já têm as devidas atualizações nos seus sistemas podem conferir para ver se o menu do seu app já mostra a opção “Ligações”.

ligacao whatsapp

O recurso não pode ser usado para fazer ligações 191 e outros serviços de emergência.

No futuro

Alguns especialistas do setor acham que depois do recurso de chamadas de voz, a empresa pode se aventurar em chamadas de vídeo, algo como o aplicativo SnapChat já está experimentando.

Spam

Outro recurso interessante da última atualização do WhatsApp para Android é denunciar spam e bloquear o contato. Além de ajudar no combate às mensagens indesejadas, você para de receber qualquer coisa daquela pessoa.

spam whatsapp

Para isso, é preciso entrar na conversa que você gostaria de denunciar e escolher a opção “denunciar como spam e bloquear”. É importante que o contato não esteja adicionado à sua agenda, ou essa opção não deve aparecer. [BBC, AndroidPit, Terra, TechTudo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Denisss:

    Esse “TODOS” aí no título não tá meio errado?
    afinal Windows Phone tem Whatsapp mas não tem ainda chamada de voz…

Deixe seu comentário!