AVISO IMPORTANTE: Sua inscrição para o newsletter será cancelada devido a atualizações no sistema. Por favor, recadastre-se clicando aqui.

       
Bem vindo! Aproveite e receba nossos novos artigos gratuitamente no seu email:
Compartilhe
Miguel Kramer em 3.09.2009 as 10:44 e atualizado em 9.09.2009 as 11:48

armas nucleares
Explosão Nuclear

Esqueça aquela história de inverno nuclear: os humanos sobreviveriam a isso. A pergunta é: quantas explosões nucleares seriam necessárias para destruir todos os seres humanos da Terra? A resposta é surpreendente!

Atualmente, os humanos ocupam apenas 12,5% da superfície da terra, que tem um total de 18.617.500 quilômetros quadrados. A bomba atômica mais poderosa no mundo é a B83, que tem o poder de destruição de duzentas bombas iguais à utilizada em Hiroshima. Isso significaria uma destruição de quase 15 quilômetros quadrados.

» Raios cósmicos podem varrer a vida da Terra

Agora, dividindo o número total de quilômetros habitado da Terra com o raio de destruição do B83, descobrimos o número de bombas necessárias para a aniquilação da raça humana. E, surpreendentemente, as 5.192 bombas russas, 4.075 estadunidenses e 300 francesas, somadas com as bombas existentes em todo o mundo, não seriam suficientes para isso. Atualmente, existem no mundo 10.227 bombas, e seriam necessárias 1.241.166 para varrer toda a humanidade da face da Terra.

armas nucleares
Comparação entre o poder nuclear necesssário para destruir toda a área do planeta coberta por humanos em compraração com o que existe atualmente no arsenal mundial.

Talvez isso seja bom, mas, por outro lado, seria melhor simplesmente ter bombas suficientes para acabar com tudo de uma vez do que termos que passar por um inverno nuclear… [Gizmodo]

» O lado belo das terríveis armas de destruição em massa


Creative Commons License
Alguns direitos reservados: Você pode copiar este, contanto que inclua dois links: O primeiro, exato para esta página em que está neste momento e outro para a página inicial do nosso site. Violadores destas serão legalmente acionados.

Mais artigos sobre: , , , , , ,

25 Comentários »

  1. Pergunta:

    [i] “Atualmente, os humano ocupam apenas 12,5% da superfície da terra, que tem um total de 18.617.500 quilômetros quadrados.” [/i]

    12,5% de 18.617.500 (Km²) = x

    [b]onde: [/b] x = 2 327 187,5 (Km²) (google e calculadora)

    Portanto [i] “dividindo o número total de quilômetros habitado da Terra com o raio de destruição do B83, descobrimos o número de bombas necessárias para a aniquilação da raça humana” [/i], que é:

    x / 15 => 2.327.187,5 / 15 = [b] 155.145,833 bombas [/b] .

    ainda é 15x mais do que o que temos disponível, mas é bem menos que o resultado apresentado…

    Se eu estiver errado, teria onde eu checar o raciocínio utilizado?

  2. Desculpe, mas acho que essa conta, apresentada no gráfico, está errada. Não foram levadas em consideração as consequencias das explosões nucleares, como a destruição da flora e da fauna, mudanças climáticas e o resultado disso tudo. Não é um 2+2=4.

  3. Será que sou fisicamente e mentalmente igual aos sêres que fabricam essas armas? Para não ter remorsos , e vergonha de minha raça,quisera eu ser uma animal irracional.

  4. A unica coisa que corrigiria nesse texto seria… “quantas bombas NÃO atomicas destruiriam a humanidade…”
    grande parte das portes não seria causada pela explosão, mas pela contaminação por radiação…
    precisaria bem menos do que os 15 milhoes calculados acima.

  5. Deixa ver, a superfície de uma esfera é calculada pela expressão S=πD². Usando D=12.756km, ficamos com S=511.185.932,52253

    12,5% desta superfície correspondem a 63.898.241 km². Só posso supor que se trata de 12,5% da área de terra, ou seja, 12,5% da área dos continentes: 148.647.000 km² é o total da área dos continentes, e 12,5% disto corresponde a 18.580.875 km². Neste caso fecha o número da superfície.

    Agora, divide esta área por 14,9km²/bomba, e o resultado é 1.247.039 bombas. Ligeiramente maior que o número apresentado, mas é um erro mínimo…

  6. Na verdade a bomba mais forte testada é a Tsar Bomba, com 57 megatons. E é “os humanos” não “os humano”. Corrige.

  7. Hugo, acredito que os autores do estudo consideraram a dispersão da população sob a superfície do globo. Essa variável não foi mencionada no artigo, mas ele ficaria bastante impreciso sem ela (basta olhar uma imagem de satélite do planeta à noite para se ter uma ideia de que habitamos bem mais do que 12,5% de sua área). Creio que seja isso…

  8. …Bom, há duas soluções para o problema: primeiro, devemos contruir mais bombas para garantir a tal aniquilação de forma total e eficiente. Aliás, é uma indústria e tanto. Falta dar vazão a todo o potencial destrutivo da humanidade da Era Neo-Rave-Pós-Tudo. Segundo: desculpem os que estão preocupados com números. Ninguém parece levar em consideração que a radiotividade de metade desse arsenal seria suficiente para o aniquilamento de quase tudo que vive no planeta, com execeção de baratas e políticos. Abraços. Parabéns pelo espaço e artigos muito interessantes.

  9. a bomba de hiroshima foi suficiente para destruir 100.000 pessoas, se usarmos como referencia, pois é um fato histórico, teríamos a necessidade de 6 bilhoes / 100000. aproximadamente 60000 bombas necssárias, como cada dessas B83 valem 200 hiroshimas, teriamos uma necessidade de apenas 60000/200 = 300 bombinhas,
    em outras palavras nosso arsenalzinho de 10227 é suficiente para aproximadamente 34 vezes nossa destruição total, cuide-se, em uma dessas, eles pegarão você!

  10. O Texto tem alguns equivocos.

    A bomba mais poderosa já detonada foi a RDS-220 ou TSAR BOMBA, com potência de 57 megatons, ou mais de 5.000 vezes mais potente que a bomba de Hiroshima.

    Outro equivoco está em desconsiderar os efeitos da radiação. Em uma bomba nuclear, a explosão propriamente dita é só o impacto inicial, mas a radiação é sim fatal e abrange uma área muito superior à da explosão.

    A radiação mesmo quando não mata no momento do impacto, causa fatalidades durante anos por cancer e por mutações de fetos que deixam de ser férteis e impediriam a reprodução da espécie.

    Logo o texto não confere. Não sei se teríamos atualmente potencial para acabar com toda a humanidade, mas com certeza se não temos, não estamos tão longe assim…

  11. Só que a maioria das ogivas nucleares têm potência com menos de 1 megaton e acho que a pesquisa levou isso em conta.
    Além do mais, com dizia Stalin, milhões de mortes são apenas estatísticas.

  12. Curioso como um tema tão violento gera tantas visitas e comentários, enquanto outros muito mais culturais e de serventia para a humanidade permanecem esquecidos, de lado.

    O ser humano se une a outro apenas no lado ruim. Para xingar, falar mal do chefe, para reclamar do país.

    Mas para falar bem, ajudar ao próximo, dar exemplos de conduta, é cada um na sua e fazendo bem pouco, apenas o suficiente.

    Nós, jovens, somos o futuro da humanidade, e nossos filhos devem nascer num ambiente menos hostil possível, para que em poucos anos o mundo esteja vivendo uma fase mais tranquila e harmoniosa.

    Devemos ter em mente que não será um resultado imediato, como os políticos sempre prometem. Irá demorar gerações para que isso aconteça, mas como todo fim tem um começo, devemos pensar bem que tipo de futuro queremos dar aos nossos filhos.

    Um abraço a todos,
    Erich

  13. Discordo… Apenas 1 Bomba atômica é capaz de destruir a humanidade.

  14. Hugo como é que vc comseguiu esses resultados vc é muito inteligente

  15. O homem é capaz de construir e inventar verdadeiras maravilhas. Somos capazes de verdeiros milagres. Pena é que ainda não compreendemos que somos uma só família e que habitamos um só lar, nosso planeta e que a destruição de uma só parte dele por menor que seja acarretaria grandes consequências a todos os moradores.
    Quem sabe um dia possamos usar nossa razão e termos a grande preocupação de vivermos todos em paz em prol da preservação desse nosso tão lindo planeta Terra.

  16. Isso mostra que a tecnologia nuclear não é capaz de varrer a humanidade. Seria necessário que todas as potências direcionassem todas as suas economias para a fabricação de bombas por um bom tempo. É mais provável que uma pandemia acabe conosco.

  17. Que interessante, só homens comentaram este artigo.

    Abstrato demais usar só a matemática e algumas variáveis para responder à questão de quantas bombas seriam necessárias para destruir o planeta.

    O calor excessivo iria causar outras explosões por aí, como postos de gasolina, gás e etc… Além da contaminação que isso poderia causar. Muito difícil, né? Mas o propósito é só esse mesmo? Demonstrar o poder de aniquilação e o desperdício que é investir em coisas destrutivas?

  18. sempre tive a curiosidade de saber se uma pessoa sentasse nesta tzar bomba tipo assim nú com a bunda mesmo, será que daria tempo em uma detonação a pessoa seria arremessada ou será que seria pulverizada ou daria para se mover alguns centímetros antes que o ato nuclear tomas conta de tudo e se tivesse numa caixa com outros materiais tipo assim bem revestido assim tipo pedras e mais pedras ou aço e mais aço tipo assim perto da bomba uns 200 metros mais estando a pessoa dentro da montanha ou então fora da montanha e a bomba dentro e tampada , será que teria um tipo de calculo para isso ??

  19. Não tinha conhecimento dos dados citados!

    Somando todas as bombas “cadastradas” dos outros paises, não daria o numero de bombas disponiveis na “falida” Russia!

    no link http://hypescience.com/reator-nuclear-domestico-ja-esta-em-producao/

    podemos abrir um pensamento que em breve teremos armas nucleares caseiras. Até que ponto a evolução desses estudos é benefica à humanidade?

    grande abraço a todos!

  20. OK, DESSA VEZ TENHO QUE DISCORDAR DO SITE, A CONTA FEITA ACIMA TEM A BASE LÓGICA DO RACIOCINIO DE UMA SALAMANDRA RETARDADA(nada contra as salamandras) A DADA ” EQUAÇÃO” NÃO CONSIDERA NEM AO MENOS UMA VARIANTE DE CONSEQUENCIA INICIAL, E SE REALMENTE QUISERMOS FABRICAR UMA FORMULA CAPAZ DE NOS FORNECER O NÚMERO NESCESSÁRIO DE BOMBAS NUCLEARES PARA EXTERMINAR O HUMANO DESSE PLANETINHA TEMOS DE NO MÍNIMO CONSIDERAR :
    AS CONTAMINAÇÕES POR RADIAÇÃO
    O COEFICIENTE DE ALASTRAMENTO DA NUVEM DE PARTICULAS RADIOATIVAS
    IMPACTOS NO SUPRIMENTO DE COMIDA E ÁGUA
    IMPACTOS NA ORDEM SOCIAL
    IMAPCTOS NA CAPACIDADE DA FLORA CONSEGUIR A VOLTAR A CRESCER APESAR DO SOLO, CINZAS E ATMOSFERA RADIOATIVAS , ALEM DE CONSIDERAR O RESFRIAMENTO CONSEQUENTE DO BLOQUEIO DOS RAIOS SOLARES NO PLANETA DEVIDO AO FENÔMENO CONHECIDO COM ”INVERNO NUCLEAR”.

  21. Nem sei pra quê se preocupar com isso. A humanidade já estará destruída antes mesmo de se precisar da metade dessas bombas.

  22. aff bomba nuclear ja era agora e bomba de hidrogenio quem nem em megatons e medidae sim quilotons

  23. O Cálculo apresentado na matéria trata a bomba nuclear como uma bomba convencional levando em conta apenas a explosão e desprezando a radiação.
    E desdes os anos oitenta os cientistas afirmavam que o arsenal nuclear era suficiente para exterminar a vida no planeta várias dezenas de vezes, pois na época eles levavam em conta os efeitos da radiação.

    Apenas para esclarecer o kiloton é uma medida inferior ao megaton.

  24. Primeiramente a Tsar Bomba (57 megatons) é capaz de provocar queimaduras de 3º até 160km do epicentro (101787 km²). Uma bomba de 15 megatons tem danos totais a um raio de 8km (40426 km²). A URSS chegou a ter em torno de 70.000 ogivas nucleares, o que não quer dizer que todas estivessem equipadas em mísseis. Se não me engano os EUA chegaram a ter 60.000. Vale ressaltar que as bombas de Hidrogênio são muito mais fortes que as lançadas no Japão.

  25. Quem participa em desenvolver armas nucleares é muito burro,pra que?Ele vai acabar morrendo com as armas que ele proprio construiu…

Deixe a sua opinião

Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:

ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.