Microssatélites DOVE da NASA sendo “cuspidos” ao espaço pela ISS: Vídeo

Por , em 25.08.2014

DOVE (em inglês, “pomba”) é uma série de microssatélites projetados para fornecer imagens rápidas da Terra, e ter uma boa aparência enquanto fazem isso.

Isso porque, além de serem máquinas científicas minúsculas e adoráveis, esses satélites também possuem arte gravada em seus painéis, apenas por ser algo bonito e, convenhamos, legal – é arte no espaço.

Na última terça-feira (19), os astronautas Alex Gerst e Reid Wiseman ejetaram dois desses pequenos satélites da Estação Espacial Internacional, que vão se juntar aos seus irmãos já em órbita.

Gerst despressurizou a câmara enquanto Wiseman documentou os objetos viajando para o espaço. O resultado foi mais uma visão espacial surreal, mais um timelapse científico incrível para nossa coleção.

microssatelites DOVE

Os primeiros satélites DOVE foram lançados em órbita em janeiro deste ano, todos desenvolvidos pelo laboratório Planet Labs.

Os satélites carregam obras de arte personalizadas como parte de um esforço para fundir arte e ciência de uma forma que pode sobreviver a ambientes hostis – a arte foi gravada a laser nos painéis para não se desintegrar no espaço.

Microssatélites DOVE da NASA, sendo “cuspidos” ao espaço