Buraco negro da Via Láctea engolirá enorme nuvem espacial

Publicado em 5.07.2012

20 anos observando o buraco negro no centro de nossa galáxia, e o astrofísico Stefan Gillessen, do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, em Munique, Alemanha, só viu duas estrelas se aproximando do buraco negro em Sagitário A* (“sagitário a-estrela”), e mesmo assim elas escaparam ilesas, mas parece que desta vez será diferente.

Nos sete anos que tem observado esta nuvem de gás, que é gigantesca, se aproximando do buraco negro, Stefan notou que a velocidade dela dobrou. A nuvem já começou a apresentar deformações causadas pelas forças de maré da imensa gravidade do buraco negro, que tem massa equivalente a quatro milhões de sóis.

O buraco negro parece que gosta de pratos italianos, por que a nuvem de gás vai ser espichada como um espaguete antes de ser devorada. Acredita-se que a nuvem aqueça e comece a brilhar na faixa dos raios-X, o que vai fazer com que ela seja visível da Terra.

O centro da nossa galáxia está escondido de nós nuvens de gás e poeira, o que faz com que só consigamos observar alguma coisa usando telescópios que trabalham na faixa do raio-X, rádio e infravermelho. Além deste problema, tem a própria natureza dos buracos negros: eles não deixam escapar nenhuma luz, então só podem ser observados indiretamente. Mais precisamente, pelo que “comem”: gases, poeira, asteroides, planetas e estrelas brilham na faixa do raio-X antes de serem devorados. Examinando os flashes de raio-X, os astrônomos são capazes de averiguar como anda a dieta do buraco negro, se ele está se alimentando bem ou se está passando fome, caso do buraco negro central da nossa galáxia.

Acredita-se que a nuvem se aproximará a uma distância de “apenas” 36 horas-luz de distância do buraco negro, cerca de 40 bilhões de quilômetros, no meio do ano de 2013, quando deve começar o “lanche”. E a nuvem parece que está com pressa: já está na velocidade de 8 milhões de km/h. Vai ser uma oportunidade fantástica para os astrônomos observarem o que acontece quando alguma coisa cai num buraco negro.[LiveScience]

Autor: Cesar Grossmann

Formado em Engenharia Elétrica, é funcionário público, gosta de xadrez e fotografia. Apesar de se definir como "geek", não tem um smartphone, e usa uma câmera fotográfica com filme (além da digital).

1. É muito difícil compreender fenômenos cujo a ciência que os estudam ainda não possuem bases ainda sólidas e altamente confiáveis, todos esses dados podem ser evidências de acontecimentos que os pesquisadores ainda não levaram em conta, devemos sempre lembrar que a física moderna é ditada por tendencias de pesquisa que direcionam a comunidade científica em uma só direção, e que as vezes são equivocadas, apesar de haver muitas críticas sobre essa ciência essencialmente teórica e intuitiva (e até mesmo abstrata), ainda não há um caminho consensual que realmente esteja próximo de uma verdadeira compreensão do universo, acredito que o faremos, mas quando ainda é uma incerteza.

2. Eu estou meio confuso se seria possível ver um buraco negro,poque se ele “come” até a luz como seria possível ver algo que não reflete a luz?

• Dá para ver o brilho em raio-x da matéria que está para cair no horizonte de eventos do buraco negro. E tem também as emissões na faixa de frequência do rádio.

• Meu caro! Não é possível ver o buraco negro, só podemos observar o comportamento de corpos que o orbitam ou detectar radiações resultantes de partículas virtuais que surgem em pares, e um de seus componentes é sugado pelo buraco negro quando eles surgem no “vácuo” e o outro viaja pelo espaço ate ser detectado por sensores que o identificam como radiação proveniente de buraco negro, dessa forma é possível detectar um buraco negro.

3. Fico a pensar se toda a matéria da Via Láctea, incluído nosso pequetito sistema solar, irá um dia parar dentro deste assombroso ralo espacial, tendo em vista que os braços da nossa galáxia apontam para o buraco negro existente em seu centro! Medo!!!

Outro grande mistério é descobrir como a matéria se comporta dentro do buraco negro… na verdade, eu suspeito que a matéria seja totalmente aniquilada a tal ponto que só passará a exigir a gravidade, ou seja, a matéria é convertida em força, força gravitacional! A gravidade então passa a existir independentemente da matéria. Bem, matéria e gravidade são os dois lados da mesma moeda, mas eu acho que no fim, a última prevalecerá sobre a primeira. Bem é isso que eu penso. Mas ninguém até hoje conseguir dissecar a natureza gravidade e o que ela realmente é. Vivem repetindo que ela é uma força, mas ela é mais do que isso. Bem, vou parar por aí porque estou viajando muito na maionese hehehe

4. tem certeza glauco, nao vi seu diploma de astrofisica. prove que nao tem buraco negro la.

• Ih mano… já expliquei tanto isso que já deu. Vai no site do Prof. McCanney.

• Cara, tu só vive de uma fonte que é esse Prof. McCanney. Isso é tipo uma seita religiosa?

• esse “você”, é referente ao Glauco.

• falar que nao tem é facil

falar o que tem la tambem é facil (voce nem o fez)

provar que é o dificil (aposto que nem capacidade tem pra isso)

5. O Buraco Negro do centro da via lactea está a muitos anos-luz daqui, será que isso já não aconteceu e nós estamos vendo agora, por que só agora a luz chegou aqui?

• Sim, Lucas, esta nuvem foi devorada pelo buraco negro há coisa de 30.000 anos. Só que a informação deste evento só está chegando a nós agora. Além do mais, fica muito confuso colocar tudo no passado, quando estamos observando isto acontecer agora.

higgs-boson1