Truques para evitar enjôo ao andar de carro
| Avalie: |

Quando a doença se instala não há paisagem que consiga superar os sintomas: náusea, suor, coração acelerado e dificuldade para respirar. Quem convive nesta condição entende o sofrimento que é fazer uma viagem sobre rodas.
O que ocorre basicamente é que todos os sentidos da pessoa são ativados ao mesmo tempo. Se houver algum ‘desalinhamento’ entre eles ocorre o que é chamado de desequilíbrio, ou enjôo do movimento. Seus olhos estão dizendo que você está parado e os ouvidos dizendo o oposto. E o mal estar é uma resposta do corpo dizendo “algo não está certo”.
Outras maneiras de ficar com o mal estar de movimento é em navios e barcos, certos brinquedos de parques de diversões, cinemas com telas muito grandes. Porque você sente-se que está se movendo quando está parado. Os olhos dão a impressão de que você está se movendo e o líquido dos ouvidos internos passa ao cérebro uma informação diferente.
Todas as pessoas são susceptíveis de apresentar os sintomas em ocasiões específicas, mas algumas são mais resistentes que outras. Pessoas com problemas de visão ou nos ouvidos internos têm mais possibilidade de apresentarem a dificuldade. Diabéticos às vezes ficam com os pés dormentes e podem apresentar os sintomas, já que não conseguem identificar pelo tato se estão se movendo. Alguns estudos mostram que se a sua mãe tem enjôo de movimento você terá mais chance de também ter, mas esta é uma associação bem fraca, geneticamente falando.
O Dr. Sanjay Gupta, da CNN, tem uma sensação paralisante. Mesmo depois de viagens relativamente curtas ele precisa de 30 a 40 minutos para se restabelecer. Ele fica suado, severamente nauseado ao ponto de sentir que irá vomitar, não consegue raciocinar bem, não consegue sequer falar ao telefone naquele instante, pois quaisquer tipos de estímulos podem fazê-lo piorar.
Deitar e fechar os olhos pode ajudar, pois isso “desliga” um dos sentidos conflitantes. Mas às vezes isso é uma faca de dos gumes, pois é necessário começar e parar o tempo todo e isso pode fazer as coisas piorarem demais.
Algumas vezes ele pede para seu motorista deixá-lo dirigir. Quando está dirigindo o Dr. Sanjay não fica com enjôo, pois todos os sentidos estão disparando no mesmo nível, segundo ele. Abrir a janela pode ajudar, mesmo no tempo frio, para pegar um ar fresco. Algumas vezes ele come algo antes da viagem para que a náusea de movimento não se associe ao estômago vazio.
Sentar-se no banco da frente ajuda, pois permite um campo de visão mais amplo e pode ver as coisas se movendo ao seu redor para que o sentido do equilíbrio do ouvido não conflite com a visão. Se o motorista pisa no freio a sensação no ouvido interno coincide com o que se está vendo. Se você estiver no banco de trás, a visão limitada não combina com o movimento do líquido do ouvido interno e o mal-estar no estômago começa, porque você não estava esperando aquela freada. Você sabe que o carro está freando, mas leva um momento até os olhos acompanharem e todo esse processo pode levar ao enjôo de movimento.
Sanjay é médico e paciente e afirma que não existe tratamento para enjôo de movimento. Os sintomas podem ser tratados com Dramin, ou outros medicamentos similares, mas evitar que efetivamente aconteça a sensação é muito difícil, especialmente através de treinamento. Mas ao entrevistar aviadores das forças especiais o Dr. Sanjay ouviu que o melhor é vomitar o mais cedo possível, pois o movimento de ficar evitando o vômito é exatamente o que parece deixar os pacientes tão mal e levar aos suores.
Outras dicas para tentar evitar o enjôo de movimento em viagens mais longas é olhar ao máximo a paisagem ao redor, pois ela se move junto com o ouvido interno. Evitar comidas apimentadas dando preferência para alimentos mais suaves e secos. As crianças e os idosos devem ir o máximo possível para terra firme de tempo em tempo. Em barcos ou navios é melhor ficar no convés do que em uma cabine, quando se está enjoado, pois a visão do horizonte se movimento combina com as variações da embarcação no ouvido interno.
Pesquisas recentes mostraram que cápsulas de gengibre são excelentes para evitar náuseas, melhores até do que medicamentos conhecidos e com a vantagem de alguns efeitos positivos ao invés de colaterais. [CNN.com, YBAM]
Envie por email
- Mustang 2010 é apresentado pela Ford
- Novo pneu a ‘prova de balas’ não usa ar
- Salvando os motoristas viciados em celular
- O ganho de tempo faz valer a impaciência no trânsito?
- O Mazda Kiyora recicla água da chuva [Fotos]
Para continuarmos sendo sempre um site gratuito, colabore compartilhando nossos artigos com seus amigos de maneira fácil e rápida. É só clicar no link
Compartilhe logo acima, à direita.
15 Comentários »
Deixe a sua opinião
Vai nos elogiar?
Então aproveite e mande este artigo por e-mail e assine agora nosso boletim diário?:
ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.






























Andei muitos milhares de km por este Brasil. Pessoalmente, nunca sofri de enjoô de carro, de avião ou de navio.
# de carro o que deu certo, por experiência, em estradas com muitas curvas:
## criança : evitar dar alimento ou bebida uma hora antés de viajar;
## adulto: 1) evitar sentar no assento trazeiro;
2) em caso de enjoô : bater no estomago até expelir o ar que comprima o figado (sempre funcionou).
Cordialmente.
Vielmond
Eu sofro muito com enjôo ao andar de carro…e descordo de uma afirmaçao da matéria acima (olhar ao máximo a paisagem ao redor, pois ela se move junto com o ouvido interno), porque olhar a paisagem passando causa uma serta tontura e piora os sintomas. Eu digo isso por experiência própria
….pelomenos comigo, essa dica de olhar a paisagem piora tudo
e parabéns pela matéria…tem muita coisa aí que pode me ajudar
Eu não entendo muito bem de “ouvido interno”; mas o que aconteceria se você colocasse fones com músicas bem altas, fechasse os olhos e relaxasse?
Da minha família quem se salva desse mal sou só eu e meu pai. Meu irmão (Lucas M. do comentário acima) e minha mãe não podem sair de busão sem uma sacolinha de emergência!
Outro dia minha mãe perguntou pro motorista:
- Posso deixar meu almoço ali no cantinho?
- Claro. Pode sim.
- Buáá!! - Vomitou até o café da manhã!!!
Mas eu queria finalizar deixando uma dica minha… se nada do que foi dito até o momento funcionar com você, faça como eu: compre uma bicicleta e seja feliz!
Adorei a matéria! Sofro disso desde que nasci e é terrível! Quem não tem, não imagina o sofrimento de quem fica enjoado em viagens…muita gente pensa que é besteira e tal…mas é muito desagradável! Já tentei de tudo. Me ensinaram 1001 maneiras de não enjoar…e nada deu resultado. O Dramim até me ajudou no início, pois me dava sono. Então eu dormia a viagem inteira. Mas foi passando o tempo e ele não fez mais efeito. Sobre sentar no banco da frente, concordo plenamente! Já percebi que quando sento no banco de trás ou nos ônibus, fico enjoada mais rapidamente. Qd sento na frente muitas vezes nem sinto nada. Tb concordo com o fato de não evitar o vômito e vomitar o mais rápido possível. Parabéns pela matéria!
Também concordo, talvez porque olhando para o horizonte ou para as estradas esse ‘desequilíbrio dos sentidos’ aumente.
Eu também sofro enjoo, mas a solução que consegui é nao comer alimentos pesados pelo menos uma hora e meia antes de viajar e uma hora antes tomar um comprimido de dramin… mas saiba que Dramin dá muito sono, o que pra mim também é ótimo pois durmo a viajem inteira e nem vejo passar.
Abraços.
Sobre olhar a passagem em volta, o que funciona é olhar a paisagem DISTANTE.. também pioro se fico conversando, lendo ou olhando para qualquer coisa dentro do carro, dá tontura… e abrir a janela do carro para sentir uma corrente de ar funciona, e muito bem! Sempre em viagens longas eu deixo a janela aberta, e parei de enjoar. Engraçado que o enjôo vem mais forte quando viajo de carro do que de ônibus…
e isso é um mal muito incômodo. As pessoas pensam que é frescura, mas não é! é uma coisa horrível passar horas com sensação de enjôo e não aproveitar a viagem!
Parabéns matéria muito interessante…sofre dessa tal doença e minha filha coitada também.
Mas agora com todas essas dicas, já me sinto até melhor, pois já comecei a praticar algumas delas.
Parabéns…
Ótima matéria! Sofro deste mal faz um tempão e o pior é que não é só em viagens . Posso ficar tonta em elevadores muito rápidos ou mesmo parada no meio de uma avenida barulhenta com carros passando em sentidos contrários. Dramin ajuda , vomitar também mas o que melhora mesmo , estando em crise, é sentar em um ambiente acolhedor e silencioso. E ficar o mais calma possível porque esta doença dá uma sensação de desamparo, insegurança e pode até levar as pessoas a uma vida muito restrita.A unica saída, já que não tem cura, é combater este sofrimento com equilíbrio, por mais contraditório que possa parecer.Abraços e parabéns pelo ótimo site.
Ótima matéria!!! Infelizmente precisamos viajar e sempre algumas dicas servirão para amenizar este sofrimento. Dentre essas dicas vou passar uma meio nojenta que infelizmente tive que fazer, pois em uma certa ocasião estava desprovido de sacola. Bom se você acabou de vomitar mas o vômito ficou armazenado na boca, então a solução é devolver ao estômogado, ou seja, engolir seu próprio vômito, até que a ânsia pare, engula quantas vezes for necessário.
olha, gostei da materia, sofro desse problema tambem. poucas pessoAS conhecem o nome. é um problema otoneurologico chamado cinetose, passa se eu tapar um olho, os piratas que ficavam marejados faziam isso tamb em, é por isso que os piratas tem um olho tapado, é por causa da cinetose, estou gravida e quando tiver meu filho vou correndo fazer a fisioterapia para curar este problema, pois a gravidez não me deixará fazer todos os exercicios da fisioterapia, se eu me curar faço questão de divulgar, abracos
Eu tenho enjoô as vezes, por causa do movimento (buracos também) eu me sinto mal, mas ai tem uma coisa que não fala que eu fico pior quando sinto cheiro de gasolina…Hmm Nunca aconselharia alguem a comer antes de ir passar de carro, isso faz eu piorar…Deve ser bom pra ele mas deve variar os resultados com pessoas diferentes.
eu concordo com a matéria sobre olhar a paisagem
porq uma vez quando eu estava quase vomitando no onibus a mulher q estava sentada do meu lado disse q a filha dela tem a msm coisa e q o medico disse pra ela fazer isso, aí ela falou q era pra eu olhar o meis longe possivel e deu certo, ñ eliminou os sintomas mas aliviou em uns 80%
Bom dia!!
tenho esse problema de enjoo..desde pequena..lembro que tinha uma prima que tbm tinha..quando eu era pequena eu chupava limão a viagem toda e dava resultado mais fui crescendo e nao faz mais efeito…hj tenho 23 anos e ta pior..evito sair de casa pois quando entro em carro..trem..metro..onibus..nao consigo ficar 15 minutos sem ter enjoo..ja teve dia que tive que sair ..e entrando no onibus eu senti um cheiro de perfume que nem sabia de quem era e começou o nervoso..doi o estomago,da uma dor forte na cabeça.. e começo a ficar com mao suada..ja tentei durmi..e viajar de olhos fechados e nao olhar paissagem nenhuma,ja tentei de tudo e nada da jeito..agora tenho que viajar de avião e nao sei o que fazer por favor alguem ter alguma dica se tiver mande para meu e-mail JANAINA.LIMA23@HOTMAIL.COM
há anos descobri umas pulseirinhas anti-náuseas nos EUA. Têm uma bolinha inserida que deve ser colocada na altura de 4 dedos a partir da prega mão/punho…são de cor cinza e são vendidas numa caixa plática, um par. É encontrada em lojas que vendem material de mergulho. Funcionam mesmo.
Bem.. eu sofria muito com isso… até no dia que uma amiga minha falar que os netos dela viajam com limão na mão. ai tentei fazer isso e deu certo.. quando to começando a fica com enjouo eu começo a discascar o limão e de vez quando ponho na boca pq eh azedo ai ajuda a inibir o enjouo. =P