Truques para evitar enjôo ao andar de carro

Publicado em 30.07.2008

enjoando

Fazer uma viagem de carro ou ônibus pode ser mais desafiador para pessoas que ficam com enjôo de movimento.

Quando a doença se instala não há paisagem que consiga superar os sintomas: náusea, suor, coração acelerado e dificuldade para respirar. Quem convive nesta condição entende o sofrimento que é fazer uma viagem sobre rodas.

O que ocorre basicamente é que todos os sentidos da pessoa são ativados ao mesmo tempo. Se houver algum ‘desalinhamento’ entre eles ocorre o que é chamado de desequilíbrio, ou enjôo do movimento. Seus olhos estão dizendo que você está parado e os ouvidos dizendo o oposto. E o mal estar é uma resposta do corpo dizendo “algo não está certo”.

Outras maneiras de ficar com o mal estar de movimento é em navios e barcos, certos brinquedos de parques de diversões, cinemas com telas muito grandes. Porque você sente-se que está se movendo quando está parado. Os olhos dão a impressão de que você está se movendo e o líquido dos ouvidos internos passa ao cérebro uma informação diferente.

Todas as pessoas são susceptíveis de apresentar os sintomas em ocasiões específicas, mas algumas são mais resistentes que outras. Pessoas com problemas de visão ou nos ouvidos internos têm mais possibilidade de apresentarem a dificuldade. Diabéticos às vezes ficam com os pés dormentes e podem apresentar os sintomas, já que não conseguem identificar pelo tato se estão se movendo. Alguns estudos mostram que se a sua mãe tem enjôo de movimento você terá mais chance de também ter, mas esta é uma associação bem fraca, geneticamente falando.

O Dr. Sanjay Gupta, da CNN, tem uma sensação paralisante. Mesmo depois de viagens relativamente curtas ele precisa de 30 a 40 minutos para se restabelecer. Ele fica suado, severamente nauseado ao ponto de sentir que irá vomitar, não consegue raciocinar bem, não consegue sequer falar ao telefone naquele instante, pois quaisquer tipos de estímulos podem fazê-lo piorar.

Deitar e fechar os olhos pode ajudar, pois isso “desliga” um dos sentidos conflitantes. Mas às vezes isso é uma faca de dos gumes, pois é necessário começar e parar o tempo todo e isso pode fazer as coisas piorarem demais.

Algumas vezes ele pede para seu motorista deixá-lo dirigir. Quando está dirigindo o Dr. Sanjay não fica com enjôo, pois todos os sentidos estão disparando no mesmo nível, segundo ele. Abrir a janela pode ajudar, mesmo no tempo frio, para pegar um ar fresco. Algumas vezes ele come algo antes da viagem para que a náusea de movimento não se associe ao estômago vazio.

Sentar-se no banco da frente ajuda, pois permite um campo de visão mais amplo e pode ver as coisas se movendo ao seu redor para que o sentido do equilíbrio do ouvido não conflite com a visão. Se o motorista pisa no freio a sensação no ouvido interno coincide com o que se está vendo. Se você estiver no banco de trás, a visão limitada não combina com o movimento do líquido do ouvido interno e o mal-estar no estômago começa, porque você não estava esperando aquela freada. Você sabe que o carro está freando, mas leva um momento até os olhos acompanharem e todo esse processo pode levar ao enjôo de movimento.

Sanjay é médico e paciente e afirma que não existe tratamento para enjôo de movimento. Os sintomas podem ser tratados com Dramin, ou outros medicamentos similares, mas evitar que efetivamente aconteça a sensação é muito difícil, especialmente através de treinamento. Mas ao entrevistar aviadores das forças especiais o Dr. Sanjay ouviu que o melhor é vomitar o mais cedo possível, pois o movimento de ficar evitando o vômito é exatamente o que parece deixar os pacientes tão mal e levar aos suores.

Outras dicas para tentar evitar o enjôo de movimento em viagens mais longas é olhar ao máximo a paisagem ao redor, pois ela se move junto com o ouvido interno. Evitar comidas apimentadas dando preferência para alimentos mais suaves e secos. As crianças e os idosos devem ir o máximo possível para terra firme de tempo em tempo. Em barcos ou navios é melhor ficar no convés do que em uma cabine, quando se está enjoado, pois a visão do horizonte se movimento combina com as variações da embarcação no ouvido interno.

Pesquisas recentes mostraram que cápsulas de gengibre são excelentes para evitar náuseas, melhores até do que medicamentos conhecidos e com a vantagem de alguns efeitos positivos ao invés de colaterais. [CNN.com, YBAM]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

176 Comentários

  1. eu tenho esse problema desde pequena, hoje tenho 24 anos, e pago maior mico no ônibus,todos olham para mim pensa até que vou morrer, o pior é que meu filho tem esse mesmo problema e não sei o que fazer quando saio com ele tenho que sair com um saquinho nas mãos para ele vomitar dentro preciso urgente de um remédio para ele.

    Thumb up 7
  2. Pelas barbas do profeta! Sofro desse transtorno desde criança, e só hoje fui pesquisar para saber se alguém mais tinha essa “quase morte” ao fazer simples viagens de carro, ônibus ou van. Me conforta um pouquinho saber que não sou o único, e saber um pouco mais sobre esse transtorno. Hoje fiz um percurso mediano de van, na ida eu fui muito bem, não senti nada, mas na volta… enjoo, vista escura, maxilar dormente, falta de ar e um enorme desespero! Geralmente passa meia hora após eu sair do veículo, mas dessa vez não passou… Estou há algumas horas nauseado, não consigo comer nada.

    Thumb up 6
    • nossa você é 100% igual eu então pq quando entro na van fico uns 20 minutos bom ai começa da uma enjoada ai bate um abafamento que fico sem ar ai vem a vontade de vomitar e cruel as turma que pega a van falam se você vomitar batemos em você kk. ja aconteceu de eu sair no meio do percurso e andar apé ate meu emprego pq ia vomitar ,o pior eu acho que e quando não vomito dai fico que nem vc enjoado o dia todo nao entra nada no estomago .

      Thumb up 5
  3. !! oi pessoal eu sou mais um então que não consigo andar de carro,vans,metro,onibus .Desde criança tenho 18 anos e isso me deixa louco hoje mesmo dia 09/08/2013 tinha acabado de sair do meu emprego , peguei uma van porque moro muito longe quando cheguei em casa já estava com a mão na boca segurando o vomito. Então estou a procura de uma cura ou remédios que posa me ajudar a controlar isso porque passo muita vergonha .Eu acho que tem uma solução , tirar minha carta e comprar uma moto e nunca mais vomito na minha vida ‘-’ .

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
white-knight-two-eve-t
Nave mãe da SpaceShipTwo é revelada

O magnata britânico ...

Fechar