Truques para evitar enjôo ao andar de carro

Publicado em 30.07.2008

enjoando

Fazer uma viagem de carro ou ônibus pode ser mais desafiador para pessoas que ficam com enjôo de movimento.

Quando a doença se instala não há paisagem que consiga superar os sintomas: náusea, suor, coração acelerado e dificuldade para respirar. Quem convive nesta condição entende o sofrimento que é fazer uma viagem sobre rodas.

O que ocorre basicamente é que todos os sentidos da pessoa são ativados ao mesmo tempo. Se houver algum ‘desalinhamento’ entre eles ocorre o que é chamado de desequilíbrio, ou enjôo do movimento. Seus olhos estão dizendo que você está parado e os ouvidos dizendo o oposto. E o mal estar é uma resposta do corpo dizendo “algo não está certo”.

Outras maneiras de ficar com o mal estar de movimento é em navios e barcos, certos brinquedos de parques de diversões, cinemas com telas muito grandes. Porque você sente-se que está se movendo quando está parado. Os olhos dão a impressão de que você está se movendo e o líquido dos ouvidos internos passa ao cérebro uma informação diferente.

Todas as pessoas são susceptíveis de apresentar os sintomas em ocasiões específicas, mas algumas são mais resistentes que outras. Pessoas com problemas de visão ou nos ouvidos internos têm mais possibilidade de apresentarem a dificuldade. Diabéticos às vezes ficam com os pés dormentes e podem apresentar os sintomas, já que não conseguem identificar pelo tato se estão se movendo. Alguns estudos mostram que se a sua mãe tem enjôo de movimento você terá mais chance de também ter, mas esta é uma associação bem fraca, geneticamente falando.

O Dr. Sanjay Gupta, da CNN, tem uma sensação paralisante. Mesmo depois de viagens relativamente curtas ele precisa de 30 a 40 minutos para se restabelecer. Ele fica suado, severamente nauseado ao ponto de sentir que irá vomitar, não consegue raciocinar bem, não consegue sequer falar ao telefone naquele instante, pois quaisquer tipos de estímulos podem fazê-lo piorar.

Deitar e fechar os olhos pode ajudar, pois isso “desliga” um dos sentidos conflitantes. Mas às vezes isso é uma faca de dos gumes, pois é necessário começar e parar o tempo todo e isso pode fazer as coisas piorarem demais.

Algumas vezes ele pede para seu motorista deixá-lo dirigir. Quando está dirigindo o Dr. Sanjay não fica com enjôo, pois todos os sentidos estão disparando no mesmo nível, segundo ele. Abrir a janela pode ajudar, mesmo no tempo frio, para pegar um ar fresco. Algumas vezes ele come algo antes da viagem para que a náusea de movimento não se associe ao estômago vazio.

Sentar-se no banco da frente ajuda, pois permite um campo de visão mais amplo e pode ver as coisas se movendo ao seu redor para que o sentido do equilíbrio do ouvido não conflite com a visão. Se o motorista pisa no freio a sensação no ouvido interno coincide com o que se está vendo. Se você estiver no banco de trás, a visão limitada não combina com o movimento do líquido do ouvido interno e o mal-estar no estômago começa, porque você não estava esperando aquela freada. Você sabe que o carro está freando, mas leva um momento até os olhos acompanharem e todo esse processo pode levar ao enjôo de movimento.

Sanjay é médico e paciente e afirma que não existe tratamento para enjôo de movimento. Os sintomas podem ser tratados com Dramin, ou outros medicamentos similares, mas evitar que efetivamente aconteça a sensação é muito difícil, especialmente através de treinamento. Mas ao entrevistar aviadores das forças especiais o Dr. Sanjay ouviu que o melhor é vomitar o mais cedo possível, pois o movimento de ficar evitando o vômito é exatamente o que parece deixar os pacientes tão mal e levar aos suores.

Outras dicas para tentar evitar o enjôo de movimento em viagens mais longas é olhar ao máximo a paisagem ao redor, pois ela se move junto com o ouvido interno. Evitar comidas apimentadas dando preferência para alimentos mais suaves e secos. As crianças e os idosos devem ir o máximo possível para terra firme de tempo em tempo. Em barcos ou navios é melhor ficar no convés do que em uma cabine, quando se está enjoado, pois a visão do horizonte se movimento combina com as variações da embarcação no ouvido interno.

Pesquisas recentes mostraram que cápsulas de gengibre são excelentes para evitar náuseas, melhores até do que medicamentos conhecidos e com a vantagem de alguns efeitos positivos ao invés de colaterais. [CNN.com, YBAM]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

177 Comentários

  1. tenho esse msm problema mais uso um remedio chamdo dramine b6 que ainda me permite sair um pouco mais a vida sem poder andar de carro onibus ou van nao e facil

    Thumb up 0
  2. eu tenho esse problema desde pequena, hoje tenho 24 anos, e pago maior mico no ônibus,todos olham para mim pensa até que vou morrer, o pior é que meu filho tem esse mesmo problema e não sei o que fazer quando saio com ele tenho que sair com um saquinho nas mãos para ele vomitar dentro preciso urgente de um remédio para ele.

    Thumb up 8
  3. Pelas barbas do profeta! Sofro desse transtorno desde criança, e só hoje fui pesquisar para saber se alguém mais tinha essa “quase morte” ao fazer simples viagens de carro, ônibus ou van. Me conforta um pouquinho saber que não sou o único, e saber um pouco mais sobre esse transtorno. Hoje fiz um percurso mediano de van, na ida eu fui muito bem, não senti nada, mas na volta… enjoo, vista escura, maxilar dormente, falta de ar e um enorme desespero! Geralmente passa meia hora após eu sair do veículo, mas dessa vez não passou… Estou há algumas horas nauseado, não consigo comer nada.

    Thumb up 6
    • nossa você é 100% igual eu então pq quando entro na van fico uns 20 minutos bom ai começa da uma enjoada ai bate um abafamento que fico sem ar ai vem a vontade de vomitar e cruel as turma que pega a van falam se você vomitar batemos em você kk. ja aconteceu de eu sair no meio do percurso e andar apé ate meu emprego pq ia vomitar ,o pior eu acho que e quando não vomito dai fico que nem vc enjoado o dia todo nao entra nada no estomago .

      Thumb up 5
  4. !! oi pessoal eu sou mais um então que não consigo andar de carro,vans,metro,onibus .Desde criança tenho 18 anos e isso me deixa louco hoje mesmo dia 09/08/2013 tinha acabado de sair do meu emprego , peguei uma van porque moro muito longe quando cheguei em casa já estava com a mão na boca segurando o vomito. Então estou a procura de uma cura ou remédios que posa me ajudar a controlar isso porque passo muita vergonha .Eu acho que tem uma solução , tirar minha carta e comprar uma moto e nunca mais vomito na minha vida ‘-‘ .

    Thumb up 6
  5. Pode parecer bobagem, mas sempre tive isso desde criança, hoje com 29 anos ainda sofro muito, é uma sensação de quase morte. Quando vou viajar resolvo o problema rapidinho, pego um pouquinho de cannabis, bem pouco mesmo apenas uma ou 2 tragadas, e posso viajar pra sempre em qualquer condição, ja fui de São Paulo até o Peru de Ônibus sem nenhum problema, e isso pra qualquer tipo de Nauseas. É uma pena que seja proibido, assim evito de usar quando vou andar de onibus na cidade voltando do trabalho.

    Thumb up 4
  6. Tenho isso desde sempre…
    – Processo químico: 1 plasil 12 antes da viagem, 1 plasil + 1 dramin + 1 escopolamina 1 hora antes da viagem. Se a viagem estender tomar o trio 8 horas depois.
    – Durante a viagem não leia, não se concentre em nada, apenas tente dormir. Respiração profunda e cadenciada. Não converse, pois isso lhe fará concentrar no rosto do interlocutor.
    – Processo físico: tente ficar com um pouco de frio, a vasocontrição associada ao frio melhora o estado.

    Isso é quase 40 anos de fisioterapia, acupuntura, remédios, neurologistas etc etc. Espero que ajude

    Thumb up 28
  7. Nossa! Isso é terrível eu tenho isso desde criança hoje tenho 30 anos e nada mudou já perdi até emprego por esse problema a sensação é de morte só me sinto bem quando estou no volante e ninguém entende isso e detalhe não tenho carro e assim fica ainda mais dificil!

    Thumb up 7
  8. eu enjoo desde criança tenho q andar com o motorista na frente pq enjoo muito de onibus. ando toda viagem em pé por que se me sentar enjoo.

    Thumb up 10
  9. fasso curso todos os sabados estou guaise desistino nao aquento mais passo muito mal quando estou no onibus,quando chego no curso o pior mesmo guando chego em casa parece que uma jamanta me pissotiou nao consigo fazer nada a nao ser dormir me sinto mal o dia todo o que fasso.

    Thumb up 11
  10. Eu sofro com isso desde criança, passei muita vergonha e continuo passando! Os únicos jeitos que encontrei de não vomitar são mesmo o banco da frente do carro e estar dirigindo. Atrás ou no busão eu já sei, vou vomitar!

    Thumb up 10
    • Eu fico em panico so de pensar em andar de onibus , mais aii descobrir e uso dramim ou dramavit é infalivel !

      Thumb up 9
  11. Herdei isso da minha mãe é algo terrível!Quando vamos ao centro de carro ou ônibus passo mal e a respiração é algo muito chato!valeu pela matéria!

    Thumb up 11
  12. o imcrivel e que quando eu viajava de trem nao acontecia nada, porque sera hein………………

    Thumb up 8
  13. Andar de ônibus pra mim é um desafio para não vomitar, o cheiro,movimento,freadas parace que meu estomago vai sair pra fora.Eu sempre achei que era por causa que eu comia e andava d ônibus daí vinha os enjoo. Muitos diziam que era psicologico,mas nada é certo. Ontem andei de ônibus ja veio tdos sintomas suei bastante e assim q coloquei o pé em terra firme ja veio a vontade vomitar e vomitei. Tentei me distrair olhando as paisagens,ouvindo musik e mexendo na internet mas não deu.

    Thumb up 4
    • Passo EXATAMENTE pela mesma coisa! O cheiro do busão já me enjoa, é cheiro forte de plástico com aquela textura do banco de tipo veludo, a aquela chacoalhação. Se eu não puder ficar na janela é ainda pior! E se a janela não abrir, qdo tem ar condicionado, é vômito na certa! Dá um pouco de claustrofobia tb!

      Thumb up 5
  14. eu so de pensar em viajar…fico 3 a 4dias sem comer e sem dormir ..eu fico muito mal..faco bastante vomito e fico tonta sem chao..eu odeio viajar..amanha farei uma viajem de 50 minutos..e ja nao qto mais de enjoar..o que eu faco…

    Thumb up 3
    • Tive enjoo de movimento durante mto tempo, várias vezes tinham que parar o carro pra eu vomitar. Um dia uma amiga me deu um palito de fósforo e me mandou chupar a parte da pólvora. Como eu já estava desesperada, aceitei. Milagre! Depois disso só saía de carro com uma caixa de fósforos que o enjoo passava imediatamente. Até que um dia não precisei mais. Parece brincadeira, mas não é.

      Thumb up 3
  15. eu odeio quando eu enjoou é muito ruim fico com uma sensacão ruim e sempre tomo drami8m ou então tenho que passar dois dias sem durmir para na viajem eu durmir!!!!!kkkkkkkk!!!!!

    Thumb up 1
  16. E eu então ,parque de diversão com aqueles brinquedos que giram jamais,viagens só se não tiver serra,mas o pior e o kart,dirijo bem e gosto de pilotar,quando começo tudo vai bem,faço uma boa classificação e algumas vezes ate lidero,mas não dura mais que 20 minutos,vou enjoando,ficando sem ar e quanto pior fico mais vou diminuindo a velocidade,ate que tomo duas voltas de todos os adversários inclusive meu sobrinho de 10 anos,aí é só encostar o kart 10 voltas antes do final da corrida,vomitar ate as tripas,esperar pelo menos 1 hora ate conseguir respirar melhor,pedir pra alguém voltar dirigindo meu carro e ficar bem quietinho e ainda assim no outro dia ainda não estou 100%,é dificílimo !

    Thumb up 6
  17. Hj fiquei muito assustada com minha filhinha de 10 anos porque desde bem pequena ela toma Dramin em liquido e mesmo assim vomita mais agora ela está tomando o dramin )(rosa) hj ela vomitou e chegou a desmaiara pressão estava muito baixa , já levei ela a varios medicos e tenho até receio de sair com ela para lugares longe .Será que não existe uma cura para esse problema? Eu era assim quando menina mais quando creci fiquei boa.Será que é hereditário?

    Thumb up 1
    • Eu acho que vai melhorar quando ela puder sentar no banco da frente e tiver visão ampla. Comigo funciona muito!

      Thumb up 1
  18. Eu não imaginava que tanta gente sofria desta desgraça que é passar mal em viagem…este final de semana fiz uma viagem de carro com meu marido e um casal, o mal estar foi tão grande que achei que fosse morrer. Comecei a tomar Dramim na 5a feira (não sabia que tinha que ser o rosa), não me deu sono e além disso parece que piorou, pois além do mal estar, vômito, pressão baixa ainda perdi os sentidos por 4 vezes…quase matei o pessoal de susto, fiquei morrendo de vergonha. Eles repetiam o tempo todo que estava tudo bem, mas só quem tem este problema é que sabe como é. O agravante no meu caso são as curvas, acho que meu cérebro só entende linha reta. Uma viagem que era para durar 5 horas se estendeu para 7. Vou tentar todas as dicas acima e tbm procurar um otorrino, vamos ver se dá resultado. Ninguém merece!!

    Thumb up 4
  19. Sempre achamos que o nosso problema é pior do que qualquer outro, mas se tivesse de classificar o meu seria severo, tomei dramim por muito tempo ao longo de minhas viagens,mas os efeitos colaterais é de arrebentar.Ao comentar o problema a um amigo farmacêutico,ele me relatou que tinha o mesmo sintoma ao viajar,e logo me indicou a solução o (DRAMIM B6),não confundam com o tradicional,esse só vende de caixa e tem cor de rose,viajo 600km toda semana a trabalho, graças a Deus e o amigo não sinto extremamente nada.Se possível indique a alguem que sofra com a mesma,nós portadora dessa doença é que sabe o quanto é ruim.Abraços…

    Thumb up 6
  20. eu gostaria de dizer pra quem entende do assunto o porque que quando eu viajo de trem eu nao passo mal nenhum, e tambem dizer que quando a gente sente aquela sensasao ruim e porque a pressao da gente cai muito

    Thumb up 0
    • amigos, tomem capsulas de GENGIBRE! eu sofri muuuito com isso mas depois q li o aqui q alguem deu esta dica meu sofrimento acabou! é natural e barato! mandei fazer 30 capsulas ficou 10.00. experimentem!!@! tomem uns 30 minutos antes de sairem de casa e de preferencia 2 capsulas!

      Thumb up 2
  21. Nossa que coisa desagradável sentir enjoos , parece que eu vou morrer, e o pior de tudo é ouvir as pessoas dizendo que é frescura. Na hora que estou viajando de carro eu não sei se me preoculpo com o enjoo ou com a vergonha que estou passando.Se eu não tomar o bendito dramim , o bicho pega.

    Thumb up 5
  22. Isso é uma coisa horrivel,eu sempre passei mal e hj estou com 27 anos e parece q vou ficando mais velha e vai piorando,é um suador fico com taquicardia,maos e pes gelados minha visao fica turva fico tonta e com uma vontade louca de vomitar ja tomei mt dramim mais hj em dia o que esta mais ou menos resolvendo é chupar uma bala halls preta e respirar pelo nariz e soltar pela boca.sem falar q eu ja entro no carro ou onibus ja comeco a passar mau é rapido que coisa horrivel!

    Thumb up 6
  23. Nossa esse problema é terrivel..passo muito mau qnd viajo de onibus…Qnd começa, fico em panico..pois a impressao que vc vai morrer,aquele suor gelado…a vista embaçada
    Só quem tem sabe o inconveniente que é a situaçao

    Thumb up 6
    • É horrível ter enjoo assim eu não posso entrar no carro que o enjoo já começa!!!

      Thumb up 1
  24. daqui a uma semana tenho uma viagem de aproximadamente 250km de onibus, era pra ser uma viagem legal mas parece que o enjoo não vai deixar.

    Thumb up 2
  25. putz amigos tamo ferrado maldito enjoo de viagem acaba comigo tbm tomo dramin tbm chego no trabalho fico morrendo de sono viajar pra longe nem penssa vamo fazer uma comunidade “eu odeio enjoo” e troca umas ideias blz

    Thumb up 7
  26. eu gostaria de dizer pra quem entende do assunto o porque que quando eu viajo de trem eu nao passo mal nenhum, e tambem dizer que quando a gente sente aquela sensasao ruim e porque a pressao da gente cai muito.

    Thumb up 3
  27. Quando dirijo não sinto enjôos,quando vou de passajeiro o bicho pega.
    Eu tomei agua de coco e me sentir muito bem tbm.li que a água de coco gelada hidrata e lava a mucosa do intestino. achei bem interessante,realmente não enjôei.obrigada a moça acima,que deu a ideia.

    Thumb up 3
  28. Gente, esta possibilidade dos enjoos em viagens serem genéticos creio que seja verdade. Quando era criança eu passava mal até naqueles brinquedos com balanços e redes. Hoje tenho um filho de 4 anos que é igual a mim. Até no carrocel a gente passa mal. Durante a gestação eu precisei de medicação venosa para suportar. Mas não sei se é psicológico, mas algo que me alivia é tomar muito refrigerante, o gás me dá uma sensação boa e é a única coisa da não me provoca nojo. Acredito que ao tomar o líquido meu cérebro se concentra no paladar, os outros sentidos ficam em segundo plano e param de ´´brigar entre si. ABRAÇOS.

    Thumb up 5
  29. eu passo a maior vergonha quando viajo de carro,van e onibus.imaginem eu sou a unica daquele meio que está sentindo enjoo e o meu enjôo começa 20 minutos depois que começa a viagem. todo mundo fica me olhando se perguntado o por que do vomito.é uma vergonha tudo isso, e para mim não adianta dramim. quando eu tomo guarámix ou agua de coco, até que resolve.uma vez fiz uma viagem de 4 horas;só tomando água de coco, de vinte em vinte minutos.resolveu muito,na volta eu não tomei nada e enjoei muito.
    essa é minha dica:
    água de coco gelada.

    Thumb up 9
  30. Oi gente, só para complementar o comentário que deixei abaixo, achei este texto que pode vir a ajudar. Olha, não sou profissional, então aconselho as pessoas a ler mais sobre o assunto e procurar um profissional capacitado pelo menos para ensinar melhor os exercícios, oK?

    “Segundo alguns médicos especialistas no assunto, bastam alguns exercícios para estimular a parte do labirinto que responde pelo equilíbrio e pronto — adeus enjôo! “O organismo se acostuma de tal forma com os movimentos dos exercícios que os enjôos de viagem viram apenas mais um deles e, assim, desaparecem para sempre”, garante a otorrinolaringologista Maria Cristina Cury, professora da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. A técnica, batizada de “reabilitação vestibular”, consiste em uma série de oito a 12 sessões de exercícios com os olhos, a cabeça e o corpo (como os que reproduzimos abaixo), com movimentos que simulam o balanço do mar. Mas a médica adverte: “Inicialmente, esses exercícios devem ser feitos no consultório de um otoneurologista, para o paciente aprender a fazê-los corretamente em casa depois”.

    A terapia faz todo o sentido. O problema de quem enjoa está no labirinto, que é o sensor da nossa cabeça, uma espécie de peça-chave no processo do mal-estar. Uma parte dele é relacionada com o equilíbrio e é responsável por enviar ao cérebro as informações sobre o movimento da cabeça e a velocidade dos movimentos. “Porém, em certas situações, como a bordo de um barco em movimento, os dados sobre o que é visto e o que é sentido tornam-se conflitantes e podem confundir o cérebro”, explica a médica. O resultado dessa confusão de dados é o enjôo. A reabilitação vestibular promete pôr o labirinto no eixo rapidamente. Detalhe: NÁUTICA testou essa técnica e o resultado foi bem animador. Mesmo que não suprima totalmente o mal-estar, dá um alívio e tanto aos enjoados.

    1. Com a cabeça fixa, movimente seguidamente, por dez vezes, os olhos para a direita e a esquerda. Depois, repita o exercício erguendo os olhos para cima e para baixo.

    2. Com um dos braços estendido para a frente, aproxime e afaste o dedo indicador do nariz, acompanhando o movimento com os olhos. Faça isso até que sinta um ligeiro desconforto, ou seja, quando seu braço começar a perder força e coordenação.

    3. Com um dos braços estendidos para a frente, acompanhe com os olhos e a cabeça fixa o dedo indicador (dobrado em 90 graus, para cima), em um movimento que descreva um grande círculo, nos sentidos horário e anti-horário.

    4. Movimente a cabeça alternadamente para a direita e para a esquerda, para cima e para baixo. Faça isso o mais rápido que conseguir.

    5. Dando uma de malabarista, jogue uma pequena bola de uma mão para a outra, fazendo-a passar por cima da cabeça. O mais importante é acompanhar os movimentos da bola com os olhos.

    6. Sentado, jogue uma bolinha para cima, pegando-a com a mesma mão.
    Acompanhe o movimento com os olhos. Faça isso 20 vezes. Depois repita o processo, só que, agora, em pé.

    7. Novamente de pé, jogue a bolinha na parede e pegue a de volta, sem desgrudar os olhos dela.

    8. Sente-se em uma cadeira e coloque seis objetos no chão, de seu lado esquerdo, formando um semicírculo. Depois, abaixe, pegue um objeto com a mão esquerda, levante e passe-o para a mão direita. Depois, repita o processo com o outro lado.

    9. Este é o exercício mais simples, porém, o mais cansativo. Sem pressa, sente e levante de uma cadeira por dez vezes seguidas.

    10. Fique descalço e ande em linha reta, tomando o cuidado de manter a cabeça erguida e olhando sempre para a frente, como uma modelo na passarela. Faça isso entre três e cinco minutos.

    11. Em seguida, sem parar, ande por mais alguns minutos em linha reta, olhando para os lados, alternadamente para a direita e a esquerda.

    12. Continue andando em linha reta, só que agora olhando para cima e para baixo, alternadamente.

    13. De pé, levante um dos joelhos e passe uma bolinha por baixo da coxa. Repita o movimento, com o lado oposto.

    14. Suba e desça os degraus de uma escada. Depois, faça a mesma coisa com os olhos, porém, tomando o cuidado de incumbir alguém de lhe observar, para não cair.

    Thumb up 9
  31. Oi pessoal! Este negócio de enjoar em carro, ônibus e até balançando na rede é horrível, né? Costumo tomar 2 dramins para fazer efeito. E olha que não durmo com eles!Cada um é de um jeito. Estou agora fazendo alguns exercícios de reabilitação vestibular, para pessoas que tem labirintite (movimentos com a cabeça, os olhos etc. Tem várias dicas na internet. Você pode procurar orientação também com um fisioterapeuta). Ouvi dizer que é bom também para enjôo de viagem. Vou observar se vou ficar melhor, depois eu conto… Abraços!!!

    Thumb up 2
  32. Oi gente. Acho que seria interessante alguém que ler esses comentários e sabe e pode ajudar, nos orientar qual profissional procurarmos. Esse remédio que citam contém uma substância que causa sonolência e isso não é bom, pelo menos em mim não funciona. No meu caso preciso diariamente de ônibus para trabalhar e isso me prejudica muito por que além do mal estar, em seguida, vem uma tremenda de uma enxaqueca. As caronas são outro desafio. Nem sempre voce pega carona com alguém que “possa entender” esse problema. E aí, a vergonha é grande.

    Thumb up 5
  33. Caramba eu n sabia que tinha varias pessoas com os mesmo sintomas que eu, desde criança que fico assim enjoada com onibus carro trem nem posso ler uma propaganda no jornal quando estou em movimento, tb fico triste por saber q n tem curar , n sei mas o q fazer com tanta dor de cabeça e enjoo… :/

    Thumb up 2
  34. 20 minutos já são o suficiente para que eu comece a passar mal… principalmente no ônibus. O cheiro caractarístico, o movimento brusco nas freadas, ou até mesmo o barulho que ele faz, me fazem passar um mal danado. Sinto frio/calor, minhas mãos umedecem e, quando a boca começa a salivar, já sei que está quase na hora de vomitar.
    Tenho tomado dramim (branco), mas o maldito dá muito sono e, se tomado diariamente ou dia sim dia não(pelo menos no meu caso), perde o efeito, ou seja, não “segura” o enjoo.

    O que me ajuda um pouco é comer uma fruta ácida (por exemplo mexerica) durante a viagem.

    No mais, sofro desse mal…e por isso tento evitar ônibus e carro… Quanto mais eu puder andar de metro ou de trem, melhor, dadas as suas (bem) maiores estabilidades.

    É isso aí!

    Thumb up 6
  35. Então desde pequena passo muito mal nas viagens, independente se o carro é novo ou naum passo mal do msm jeito, a única solução que consegui ate hj foi tomar o dramin e dormir a viagem inteira pra não passar mal… Tem 2 tipos de dramin o branco (que da sono) e o rosa que é pra o enjoo. Já tentei varias maneiras que me falaram pra não passar mal uma delas é procurar comer alguma coisa salgada durante a viagem ameniza um pouco, bom se alguem tiver alguma dica que funcione me digam por favor, é muito ruim isso.

    Thumb up 1
  36. MEUS DEUS!!!
    ACHAVA TAMBEM QUE SÓ EU TINHA ESSE PROBLEMA, MAS VEJO QUE NÃO.
    EU NÃO POSSO NEM ENTRAR DENTRO DO CARRO COMO PASSAGEIRO, ASSIM QUE O CARRO ANDAR +/- UNS 10 METROS,PODE PARAR PARA EU DESCER QUE VOU LOGO VOMITAR. FICO AMARELO QUE NEM A CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA. MAS SE EU ESTIVER DIRIGINDO AI POSSO DIRIGIR DIA E NOITE QUE NÃO TENHO NADA. QUANDO SAIO AQUI COM MEUS IRMÃOS OU PARARENTES PARA IR A ALGUM LUGAR OU FAZER UMA VIAJEM, ELES JA SABEM E ME DEIXAM LOGO EU IR DIRIGINDO.

    Thumb up 3
    • Nossa , eu pensei tambm que eu era a única , a uma semana fiz uma viagem , fui no banco de trás do carro me senti tão enjoada que me provocou uma crise de enxaqueca , e não sei oq fazer , pois não gosto de tomar esse remédios de enjoo pq sei que alguns podem causar paralisia , então se alguém conhecer alguma receita que ajude , é bem vindo .

      Thumb up 2
  37. gente é simplesmente muito ruim a sensaçao, eu começei a sentir isso muito criança ainda. teve uma vez que eu fui viajar pra praia de onibus, e a viagem duraria umas 4 horas, mas logo nos primeiros 5 minutos começei a vomitar imaginem o resto da viagem. eu passei tanto mal que minha pressão foi parar nos péis,o meu braço esquerdo ficou pinicando todo . E quando nao tem mais nada no estomago e fica com aquela vontade de vomitar ainda, e simplismente horrivel. depois que chegamos eu tive que ser ajudado pelo meu pai a sair do onibus e caminhar pela praia uns 20 minutos para se recuperar desse sofrimento.

    Thumb up 3
  38. estou com vergonha pois vou fazer uma excursao com meus colegas e vomito em viagens, me ajudem ja tomei varios remedios e NADA adianta ,fiquei triste pois nao sabia que isso era uma doença e que nao tem cura.

    Thumb up 3
  39. Gente passo muito mal qndo ando de carro e de onubus. é muito ruim pq nao posso entrar no carro por muito tempo que ja começo a passar mal. so o cheio ja me deixa enjoada, e qnto mas o carro e novo mas me enjoa, qndo ando de onibus naqules fechados super confortaveis, parece que vou morrer é uma sensaçao horrivel. nao posso tomar dramim, minha pressao abaixa e tbm nao adianta pq continuo enjoada.

    Thumb up 2
  40. tome um dramin de cor rose 30 minutos antes da viagem com estômago cheio . E boa viagem…..

    Thumb up 1
  41. Muito esclarecedor, fiquei triste por que descobri que não há uma cura ou tratamento. Gente fico péssima…e acho que meu problema é até pior por que só de sentir cheiro de ônibus ou carro, eu já começo a passar mal. Bom, mas enfim, o jeito é ser adepta do tal Dramim a vida toda!

    Thumb up 6
    • gente,eu sinto exatamente tudo isto q li em todos esses comentários! nunca poderia imaginar q tantas pessoas sentissem essas coisas q eu sempre senti como quando anda de carro mto confortável.as pessoas acham q é FRESCURA minha, q é PSICOLOÓGICO,principalmente com essa história do carro confortável, mas o fato é q qdo era criança e meu pai tinha um daqeles fiat 147 q de confortavel nao tinha nada e chaqualhava pra caramba, esse era o unico q nao me fazia passar mal, pq qdo eu andava nos carros dos meus tios q eram carros macios,confortaveis e com cheiro de carro mais novo EU PASSAVA MUUUUITO MAL!!!!! Foi mto bom saber q isso faz parte dessa “doença” e nao é só coisa da minha cabeça!
      Eu nao aguento mais conviver com isso! sempre morei no interior e nunca precisei ficar pegando conduçao pra nada pois morava perto de tudo,mas agora me mudei para Sao Paulo e to sofrendo demais pra andar de onibus,metrô,etc. Essa semana perdi um dia se serviço pq nao consegui nem entrar no onibus pois ja tinha começado a passar mal no carro para chegar até o onibus e qdo cheguei para pegar o onibus nao consegui entrar dentro dele só de pensar no cheiro do onibus… Por isso resolvi procurar ne internet se tinha tratamento pra isso. uma amiga me falou q tem um tratamento q é feito com fonoaudiólogo, mas q é meio drástico, diz q eles ficam rodando a gente,fazem a gente vomitar…. mas se funcionar eu vou querer! temos q procurar uma soluçao pra isso amigos! POR FAVOR QUEM SOUBER DE ALGUM TRATAMENTO OU REMÉDION Q NAO SEJA O DRAMIN, POSTEM AQUI PELO AMOR DE DEUS!!!! BOA SORTE A TODOS.

      Thumb up 4
  42. Olha qdo falo que passo mal qdo ando de carro ou onibus as pessoas acha que estou mentido mais estou deixando um trabalho por não aguento mais andar mas de onibus só que tem um detalhe qdo estou dirigindo eu não tenho nada e eu acreditava que teria uma cura porque tomar dramim não da as reações são horrível.

    Thumb up 3
  43. caraca pensei q eram poucos, tbem sofro do mesmo problema as vezes, 10 min. no onibus ou no carro e eu ja estou mal, agora imaginem fazer uma viagem de 6 hs, rsrsrs, fiz isso no carnalval. Tomo Dramin mas como disse o erick costa, tbem qndo chego fico com muito sono. que sina rapaziada !!!

    Thumb up 3
  44. gengibre não funcionou para mim…minha tia pela parte de minha mãe, é quem tem essa sindrome…
    sofro com isso desde pequena. ganheie uma bolsa d estudo para fisioterapia e estou quase abandonando pois não estou bem, a cada dia fico pior…hoje mesmo não consegui ir.
    moravamos no interior (Aruanã) e agora estamos na capital(goiânia)-Goiás

    Thumb up 5
  45. Desde criança sofro com esse problema. Em excurssões enquanto todos se divertiam durante a viagem eu passava mal e vomitava muito, Era um horror. Na proxima semana vou ter q fazer uma viagem de 7 horas de onibus e só de lembrar ja fico em pânico. Tomo dramin mas fico muito sonolenta e me da dor de cabeça e ao chegar no destino não consigo fazer nada.

    Thumb up 9
  46. Nossa sempre enjôo em viajem desde pequena, não posso nem lembrar do carro q já passo mal, é terrível, queria um remédio eficaz, não aguento mais esse mal…

    Thumb up 8
  47. desde quando eu era pequena que eu enjou, quando eu vejo um ônibus já me dá gastura, eu tomo dramim, mas se eu não dormir a gastura aumenta, e eu sempre fico com uma vontade de deitar, me encostar em algum lugar.

    Thumb up 6
  48. Tenho uma filha de 6 anos que toda vez que anda de onibus fica muito enjoada ,vomita muita ,fica palida,suando e muito gelada,ela fica mal mesmo as vezes mesmo ja chegando no local desejado ela continua com o mal estar.

    Thumb up 7
  49. olha se eu andar 5 minutos de carro eu fico muito mal.e quando eu tomo dramin enquanto eu não dormir eu não melhoro nada bé a pior coisa que existe

    Thumb up 5
  50. Sempre tive este problema, desde criança. Houve um intervalo em que quase não sentia, era só em viagens mais longas e de ônibus. Agora está voltando tudo novamente. Quanto mais o carro mais confortável é pior. Quando andava num fusquinha era beleza. Já disse ao meu marido, “quero o fusca de volta”. E minha filha sofre do mesmo mal, só que começou agora por volta dos 19/20 anos. É bem desagradável, vou voltar a usar Dramin e ver se minha filha experimenta. Começando com meio comprimido pois ela nunca tomou, não sei as reações dela.

    Thumb up 4
  51. Eu so falto morrer durante a viagem de carro vomito tudo o que como e mais um pouco passo muito tempo pra me recuperar depois que chego nao presto pra nada so durmo durante muito tempo so assim me recupero é muito ruim.

    Thumb up 3
    • nossa o dramim não funcionaa para mim mesmo adiquirindo o remedio passo muito mau.todas as viajes nãoo a proveitoo nada delas sempree passando muito mau não sei mais oque fazer para isso não aconteçer mais me ajudem!’

      Thumb up 3
    • tente toma-lo.

      Thumb up 1
  52. Ais nem me fale.. sofro muitoooooo com isso… mesmo com apenas 5 minutos de carro ja enjoo eh horrivel!

    Thumb up 4
  53. Olá, eu gostaría muito de saber o que fazer para evitar enjôos em viagens, mas nenhum remédio adianta. Se alguém souber de algo mais.

    Thumb up 6
  54. noossssa eu passo mal quando viajo e muito ruim!!!!!!!!tenho que tomar dramin toda vez funciona mas guando chego no destino fico morrendo de sono!!!!!e muito ruim!!!!!!!!!

    Thumb up 7
  55. Oi gente ^^ tbm passo mt mal msm viajando
    ée um caso serio ^^ Mais ai que tá , quando vo em parques de diverão eu vo em brinquedos q ficam de cabela pra baixo chacoalhando e nao passo mal , adoro viajar de barco e nunca passo mal , mais jáa no onibus eu passo mt mal msm -.-
    sempre tomo dramin , mais nao adianta nada , akilo e igual agua pra mim
    só de eu colocar o pé no onibus já começo a passar mal , pq so meio claustrofobica kkk’ pois é ,
    eu tento durmir , mais sempre viajo á tarde e sao 6 horas de viajem quase sempre ai eu passo mt mal msm ^^ kkk’
    Tenho 15 anos , passo mal em viajens desde q me intendo por gente

    Thumb up 1
  56. poxa desde q me dou por gente tmbm passo mal em viagens lembro da minha mae me carregando quando era criança , aff mas hj cm vinte anos da vergonha ñ faço uma viagem boa ,a ultima q era 12horas de viagem imaginam né aff quase morrooo rsr ,quand cheguei ainda mal cm dor de cabeça e sem fome , emagreci 2kg ta loco rsr 12h sem poder comer nada é fod rs tem q ter um remédio definitivo uma solução ! Deus do céu me cura !

    Thumb up 0
  57. olá galera também passo mal e já não aguento mais sentir isso o pior é que tem pessoas que não entende nada e que só sabe me criticar ao invés de ajudar. eu trabalho viajando e não sei mais oque fazer com tanto mal estar as vezes passo tanto mal que parece que vou morrer e nem mesmo dramim ajuda pois ele me dá sono e sensaçao de desmaio seja branco ou rosa fico muito mal e já estou cansada disso. uma vez no ônibus de viajem vomitei em uma pessoa e me senti pessima.

    Thumb up 6
    • Minha linda,tb tenho esse enjoo que quase me mata!! Trabalho distante e quase morro para poder chegar la,as vezes passo tanto mal que no meio do caminho volto pra casa. Mais recentemente começei a me tratar com a homeopatia,e esta dica eu recomendo para todos,pq em mim tem feito um verdadeiro milagre,além de não me sentir enjoada,tb não sinto dores de cabeça nem anciedade,eu recomendo a todos pois faz efeito e além de td é mt mais barato!! Um abraço fiquem com Deus!!!!

      Thumb up 1
  58. Ei, galera do vômito!
    Também sofro deste mal desde que nasci. Reza a lenda que quando tinha 2 anos de idade minha mãe resolveu viajar comigo de Juiz de Fora a Brasília, e eu quase desidratei de tanto vomitar.
    A solução pra mim é o DRAMIM ROSA B6 que não dá sono… Só que pra mim, o efeito passa em quatro horas, então tenho que ter uma cartela na mão para ir tomando.
    Qdo viajo à noite, tomo o branco mesmo, para dormir.

    Thumb up 3
  59. esse problema mim persegue desde de quando eu nasci.o medico falou q ia passar e até hoje sofro com issoo e pior que comecei a trabalhar é todo dia é sempre a mesma coisa enjoou,enjoou e sempre enjoou,outro dia quase q eu ia vomitando na frente de todo mundo antes de entrar no ônibus.ai atrasei a minha viagem fui correndo p o banheiro depois q vomitei conseguir viajar mais calma.mais ainda cheguei passando mal…é péssimo…

    Thumb up 4
  60. gentee do céu!!!!eu sofro disso desde que eu nasci
    hj tenho 12 anos e enjôo se eu ficar pelo omenos 1 horinha dentro de um um carro ou õnibus já começo passar mal é um terror
    eu e minha mãe sofremos disso e é com certeza muito ruim
    eu queria ser alguém que não enjoasse quando vijasse pois se eu fosse vivia viajando!!!!!mans o enjôo não deixaaaa socorroooooooooo!!!!!!

    Thumb up 0
  61. ai,ai,ai eu sou mais uma dessa turma e o pior de tudo é que eu já cheguei aos 30 anos e sofro disso desde que era muito pequena,quando eu era pequena não conseguia segurar e vomitava mesmo,agora tento de tudo para não acontecer isso,e a coisa fica feia eu tenho todos esses dilemas que os outros tem mais o fato é que até dor na barriga eu tenho,pois como não vomito aí a coisa fica no estômago me deixando bem pior,e agora que comecei a trabalhar a coisa não tá boa não,todo dia na ida para o serviço e retorno para casa eu fico terrivelmente péssima,tomo remédio,mas não adianta ,não aguento o movimento do carro,do ônibus nem se fala,perfume forte,movimento brusco,e aí vai,porque se eu for citar tudo ,é muita coisa,aí quem ficaria enjoados seriam vocês.

    Thumb up 6
  62. Eu tenho 19 anos, também tinha esse problema quando pequena hoje melhorou muito só sinto esses enjoos quando o balanço do veiculo se junta com fumaça (que sai do escapamento de carros, onibus etc..)ou cheiro de gasolina ai é náusea na certa, eu viajava muito de carro quando pequena e me lembro que uma das coisas que me ajudava era comer maça gelada, colocar maça na geladeira e comer antes de sair ou mesmo colocar dentro do isopor no carro e comer durante a viagem pra mim funcionava, não sei para vocês.. mais tentem né quem sabe da certo. :)

    Thumb up 2
  63. Olá!, eu sofro mt com isso… nem quero imaginar quando eu for começar a trabalhar e ter que andar de õnibus… cara ja da enjoouo so em pensar… espero comprar uma moto para n precisar enfrentar este inferno… nao sei oq fasso mesmo!..ando de carro e enjoou! e õnibus nem se fala.. qd xego em casa minha boca esta xeia de saliva com gosto de vomito… e minha cabeça confusa.. parece que o planeta esta balançando. ae eu vou dormir.. ja fiquei enjuado por 3 dias.. so de uma viagem ! imaginem…

    Thumb up 1
  64. Desde que me conheço por gente tenho isso.. Minha vida éra vomitar sempre que viajava de ônibus metropolitano, ônibus de viagem nunca senti nada..

    O problema começou a melhorar a base de Dramin, só que na vida adulta me vi obrigada a andar de ônibus todos os dias para trabalhar, tomar Dramin e trabalhar não combina muito por conta do sono que dá.

    Engraçado que depois de um tempo trabalhando esse problema sumiu… Só que recentemente ele voltou com força total, esses dias indo pro trabalho, achei até que estava desmaiando tenho 28 anos.

    Senti um mau estar horrível, um calor gigante, formigamento nas mãos, e muito muito enjôo… E ainda tem gente, que não quer abrir as janelas do onibus pra gente poder respirar melhor, fico arrepiada só de lembrar das janelas todas fechadas.

    É o tipo de coisa que assusta e que infelizmente vai nos acompanhar pela vida toda, não podemos curar, mas sim tratar para amenizar os sintomas.

    Thumb up 6
  65. Eu tenho 27 anos,e sofro com isso acho que desde q quando nasci,é horrivel,fico muito tonta minha visao fica turva um suor incontrolavel e um enjoo fora do normal e taquicardia,eu nao sei mais quando tenho que ir viajar eu ja entro em desespero ja sabendo que irei passar mau,e poir isso deixo de curtir a vida acabo deixando de ir nos lugares que eu quero por causa disso.as pessoas falam que eu sou muito velha pra sentir essas coisas eles falam que isso é coisa de criança.ate tomo o dramim,levo ele pra tudo quanto for lugar,nao vivo sem esse remedio estou viciada nele,tomara que um dia eu me livro desse terror.bjus

    Thumb up 0
  66. Bom gente eu sofro com isso também é muito ruim,eu tomo 2 dramim isso tem me ajudado muito espero q vocêis consigam pq muitas pessoas só sabem dizer q é bobagem eu acho errado pq é algo ruim ninguém gosta então vamos conseguir para com isso e se algum dia essas pessoas pedirem ajuda sobre isso fale assim “faça como eu procure pq ninguém quis me ajudar quando eu presizei”Obrigada

    Thumb up 1
  67. oie tbm sou assim tenho 17 anos sofro disso a muito tempo desde qe me conheço por gente RSRS
    muitas pessoas acham qe é brincadeira ou qe é exagero mais posso garantir que nao . Toda vez que viajo passo mau , mais nem sempre vomito , só quando eu tomo dramim . é horrivel tenho a sensação de qe minha boca fica com mais saliva e uma saliva salgada aain é muito ruim só de falar qe vou viajar ja fico ruim , fora os soluços tenho qe viajar sempre com um pano no rosto , e quando o busao esta com ar condicionado parece qe piora . ! Eu nao sabia que tinhaa tratamento fiquei feliz emsaber que tem !

    Thumb up 1
  68. Quando estou enjoada, sempre em ônibus e carro, começo a salivar e a bocejar. É uma sensação horrível.
    Sempre que eu vou viajar, levo sacolas plásticas para caso de enjôos.
    E acho que se deitar ou fechar os olhos piora, pois você vai se sentir girando. Então o melhor é olhar pra rua, tomar um ar e respirar fundo.

    Thumb up 5
    • Nossa, parece que fui eu que escrevi! Acontece EXATAMENTE a mesma coisa comigo! É uma vergonha encher a bolsa de sacolinhas plásticas. Eu até sei, comecei a salivar, suar frio e ter tontura, já posso tirar a sacolinha que o vômito chegará logo!

      Thumb up 0
  69. comigo é assim..eu vomito de qualquer modo..quando eu vou tomar dramim,ki é amargo,so o gosto dele ja mi faz vomitar..as fezes eu consigo segurar.mas na maioria..eu tenho mania de so pensar no meu mal estar,por isso tbm vomito..ate quando to indo para a praia eu costumo vomitar..eu,so de pensar em viajar,ja fiko com vontade de vomitar..estou tentando comecar a pensar so no meu bem estar,como por exemplo,quando vou a praia..vou comer ostra,caranguejo,lagosta..fikar nakeles hoteis maravilhosos,mi divertir..etc..eu msm..quando estou INDO eu vomito,mas qunado estou VOLTANDO para casa,nem presiso de dramim nem nada,,n passo mal de jeito nenhum..msm pensando no meu mal estar..acho ki é psicologico,mas vou seguir tudo ki vcs tao falando ai..eu msm,sento no banco de tras,ai eu costumo abrir a janela..ai o ar tira a vontade de vomitar,e a da minha mae tbm..com minha irma,so funciona si ela fikar olhando as paisagens..quando eu fui viajar(viajem de 5 dias de carro,mata qualquer 1 ki si enjoa facil) minha mae comprou 1 caixa de dramim….eu msm,quando fui acampar com meus amigos,eu n vomitei..pois eu fikei mi divertindo,pois a gente foi num caminhao,ai so ficavamos brincando..acho ki quando viajamos,devemos fikar distraidos,ou pensar so no bem ki a viajem nos fara..como por exemplo,algo que queremos mt so ta na outra cidade..

    Thumb up 2
  70. Existe Tratamento, mas a cura não existe ainda (pelo menos por enquanto). O médico responsável pelo tratamento é o Otorrinolaringologista, o tratamento mais comum é o uso de emplastro na orelha ou no pescoço ou medicamentos para o equilíbrio. O seu médico verá qual tratamento será melhor para você.
    Por Enquanto vamos tentando o Dramin e, o mais importante, viajar com vidros abertos (nada de ar condicionado, isso só piora) e sempre com o rádio desligado. Procure olhar para um ponto fixo no horizonte sem perceber o movimento. Opte para viajar à noite pois é bem melhor e você dormirá com facilidade. Consultem um Otorrinolaringologista e veja um tratamento adequado para vocês!
    Tenho 15 anos e sempre sofri da Cinetose, porém já estou iniciando um tratamento.
    Obs: Cinetose não é a mesma coisa que labirintite.

    Boa sorte para Vocês e também para mim, que viajarei 300km depois de amanhã! :S

    Thumb up 2
  71. No meu caso não tenho naúsea, mas a sensação de que vou flutuar da cadeira e como se eu fosse parar de respirar quando o carro está em alta velocidade (devagar não)
    Estou usando óculos que o grau não é compatível (será isso?)
    Enfim uma sensação horrivel a ponto de não querer sair de carro.

    Thumb up 2
  72. tenho 13 anos e sofro com esse problema desde quando eu tinha 4 anos .Antes era muito pior mais com o passar do tempo foi melhorando. Tomo Dramin toda vez qe viajo e ele sempre funciona.Mas muita gnt fala que é frescura minha. Queria que eles estivessem no meu lugar e ia ver só.Fiquei muito triste em saber que não tem cura. Queria não ter esse problema.O bom é que não sou só eu que passo por isso .Espero um dia me curar e que essas pessoas tbm . Bjos

    Thumb up 6
  73. Oi tenho 34 anos e sofro desse martirio desde bem pequena.Enjoava do inicio ate o fim da viajem e ate meus 17 anos eram tao forte as crises q tinha q ser carregada nos bracos do meu pai de tao mal q passava.Hoje ainda sofro muito evito viajar e q sei q tenho q ir entro em panico pois tudo me faz vomitar perfume,combustivel d carro,qualquer alimento vou sem me mexer ate terminar a viajem.Fiquei triste em saber q nao ha cura.Mas feliz de certa forma em saber q outras pesoas me entendem p sofrerem o mesmo problema.

    Thumb up 2
  74. Minha mãe e minha filha também passam mal em viagens longas.Com a minha mãe chupar balas resolve mas minha filha só o Dramim mesmo.Tomar coca cola em temperatura ambiente tbm dizem q é bom.Nunca testei na minha filha pois morro de medo de ser pior pra ela, imaginem vomitar refrigerante com todo aquele gás!!!!

    Thumb up 1
  75. Bom, eu tenho 13 anos e nunca vomitei no ônibus ou outra coisa, mas eu já enjoei muitoo ! é muito ruim pois na hora que vem aquele horror de saliva na boca eu já fico preocupado e não penso em outra coisa a não ser passar vergonha e vomitar alí mesmo! Eu sofro com isso, mas isso é problema psicológico pois só acontece se você comer demais e viajar ou outro evento. Não é frescura, pois nenhum desses marmanjos estão na nossa pele pra saber a verdade! Quando eu fico enjoado, eu pego meu celular pra me distrair, chupo um chiclete ou como uma bolachinha de sal leve pra segurar o estomago pois se vomitar de estômago vazio dá um tal de BISS (não sei soletrar a palavra diireito) é um trem que estômago produz e você vomita isso e desidrata o estômago e tem que internar. Na Hora que você ficar enjoado procure ficar calmo e se distrair com outra coisa. NUNCA SENTE-SE NO FUNDÃO DO ONIBUS pois lá é o lugar que acontece maior movimento. RAFAEL GUIMARÃES VILANOVA – 13 ANOS MIRACEMA DO TOCANTINS. Ele mesmo que escreveu. Obrigado.

    Thumb up 1
  76. Passo muito por isso mais o remedio Dramim é muito ruim o que vou fazer para parar com isso minha mãe fala que é a comida e eu falo que não

    Thumb up 0
  77. Olá pessoal, tenho 21 anos e enfrento este problema há mtos anos, é mto difícil, mas procuro sempre acreditar q isso vai passar um dia… Só quem fica ansioso e enjoa sabe o qto isso é ruim, mas confesso q fiquei feliz em saber q não sou a única com esse problema, pois enfrentamos mta discriminação com isso, pois para quem não sofre deste problema é fácil falar. Já deixei d conhecer lugares lindos por causa disso e é sempre mto difícil, pq sou a única da família com esse problema. Mas qdo tnho q viajar, procuro sentar no banco da frente, fechar os olhos, me distrair ao máximo e ter sempre um remedinho à mão em caso de emergência. É o q a gente tenta, né?

    Thumb up 0
  78. Tenho 19 anos e tambem passo mal em viagens.
    Uma dicas que funcionam comigo, nem sempre eficazes, mas ajudam:
    *Evite freadas bruscas, pois isso balança ate a alma, imagina o estomago e sua cabeça então.
    *Prefira viajar a noite, pois vc dorme e nem vê a viagem e se for viajar de dia procure viajar com os olhos fechados e ficar o maximo de tempo possivel sem se movimentar.
    *Usem dramim, não sei se é verdade, mas me disseram que ja tem medicamento que nao te da sono!
    *Uma coisa importantissima é fator psicologico, não programe sua viagem com o tempo em que vc vai passar mal, tente pensar em qualquer outra coisa que nao seja o seu mal estar!
    É isso ae que eu faço pra tentar não passar mal e na maioria das vezes funciona!

    Thumb up 17
  79. eu passo muito mal com isso tem alguem que possa me ajudar ai por favor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 4
  80. eu também sofro com este mal! eu passei ter ele depois de grande! uma vez eu passei mal no ônibus quando estava me dirigindo para fazer uma prova no detran, coloquei a cabeça pra fora da janela do ônibus e vulmitei, as pessoas que estava no ônibus ficaram me olhando com cara de nojo! mas o incrível que pareça eu só enjôo quando eu ando de ônibus! em outros tipo de veículos não! eu só não testei andar de barco, por eu não ter a necessidade disto!

    Thumb up 0
  81. OLHA AI PESSOAL, ESSE NEGÓCIO DE CINETOSE, ESSA DISFUNÇÃO DO EQUILÍBRIO NÃO IRA NOS VENCER. TEMOS QUE ENCARAR DE FRENTE O PROBLEMA QUE TEMOS E, COM MUITA FORÇA E CORAGEM, BUSCAR SOLUÇÃO. E AQUELE QUE DESCOBRIR O TRATAMENTO PRIMEIRO, AVISEM OK?

    Thumb up 15
  82. oi eu sofro muito com esse problema desde pequeno mas com um tempo piorou so de saber que vou pegar o busão eu ja fico mal .com vontade de vomitar suando frio é triste sofrer com esse problema .ta cada dia pior agora quando eu fico ansioso ou quando corro e pratico esporte volta o problema por favor me ajuda

    Thumb up 3
  83. Não, ainda não tive vontade de vomitar mas os vexames quando ando nos carros de pessoas que não tenho intimidade, sofro bastante. Sábado foi um dia! Fui a uma reunião de trabalho, passei mal no carro do chefe e morri de vergonha. Ele apenas disse: Vc não pode viajar. E eu, além de está passando mal e morta de vergonha, ele nem perguntou se melhorei ou coisa parecida. Resultado: Fiquei com uma enxaqueca daquelas depois e só eu sei do estava sentindo. Gostaria de saber de algum especialista no assunto, se existe remédio ou tratamento pra essa coisa.
    P.S> Esse tal de Dramim não me ajuda.

    Thumb up 7
  84. Olá pessoal, sou Guarda Civil atualmente estou no pelotão de motos , pq trabalhar em viatura não dava mesmo,rsrs mas mesmo assim az vezes eu preciso andar em viaturas e por isso levo sempre comigo Dramim, é tiro e queda, agente fica meio sonolento mas é melhor que o vexame.
    Espero ter ajudado!

    Thumb up 5
  85. GENTE MINHA SITUAÇÃO É MUITO COMPLICADA, APESAR DE AINDA NÃO TER PROCURADO AJUDA MÉDICA, SEMPRE QUE TENHO DE ENTRAR EM UM ÔNIBUS OU EM UM BARCO, EU LITERALMENTE COMEÇO A ENJOAR. FUI CONTRATADO ATUALMENTE PARA TRABALHAR EM UMA AMBULÂNCIA DE RESGATE E NO MEU PRIMEIRO DIA DE RESGATE, ASSIM QUE COLOCAMOS A VITIMA NA AMBULÂNCIA, E EU FECHEI A PORTA, GENTE O BICHO PEGOU; EU NÃO SABIA SE PRESTAVA OS PRIMEIROS CUIDADOS À VITIMA OU SE EU TOMAVA O CUIDADO PARA NÃO VOMITAR EM CIMA DELA. TIVE QUE PEDIR AO MOTORISTA PARA PARAR E EU FUI PARA A CABINE. E AGORA O QUE FAÇO? NÃO POSSO PERDER ESSE EMPREGO, LEVO UM SAQUINHO E TODA VEZ QUE VIER O VÔMITO USO O SAQUINHO? SITUAÇÃO COMPLICADA EM……………

    Thumb up 5
  86. Oii eu queria saber se limão faz com que a pessoa não vomite pois odeio vomitar é muito ruim !

    Qnd dizem na escola que vai ter passeio , eu fico gelada com minhas mãos suando !

    e vai ter um passeio da escola !

    oq eu devo fazer levar limão ?

    Thumb up 6
  87. oi eu tenho 13 anos e sofro com este problema de enjoo em onibus fikei muito triste ao saber q ñ tem cura pro meu problema

    Thumb up 3
  88. otima materia, sou um cara portugues e tambem ja fiz milhares de km em portugal e tambem sofro muuito de cinetose, é a coisa mais AFF deste mundo acho ki num há pior, fico passando mesmo mal, acho qui ninguem sofre tanto como eu, basta andar de carro uns 5 minutos e fico logo passando mal, semanas antes de eu viajar e só de eu pensar fico logo com vomitos e enjoado, de onibus a mesma coisa, mas fico feliz por ter gente que tambem sofre desse problema porque eu pensava que era só eu que ficava passando mal, boa sorte para todos awee

    Thumb up 2
  89. minha mãe tambem tem esse problema, enjôa demais nas viagens, o otorrino dela falou que tem como resolver o problema, pediu uma série de exames, inclusive testes vestibulares, segundo ele depois desses exames ele vai descobrir a causa do enjôo dela e passar a medicação correta, ela ainda vai fazer os exames mas estou torcendo pra que ele esteja com razão pois minha mãe sofre muito com estes enjôos!

    Thumb up 3
  90. ja fiz de tudo mas nao adianta sempre passo mal so em pensar em entrar num onibus ou qualquer veiculo a alcool ou gasolina menos moto
    eu ja começo a cuspir me deem mais dicas do que tenho q fazer obrigado

    Thumb up 1
  91. Minhas viagens são divididas em “antes do vômito” e “depois do vômito”. Tem gente que só passa mal…eu vomito mesmo.;…um horror, e metrô então! pior ainda!!!

    Thumb up 0
  92. Eu tmbm sinto esses enjoos quando entro no carro e dou
    uma dica fique com algo na boca quando estiver andando de carro ou onibus é bom para isso bala para xupar
    ou colocar cravo na boca e ficar mordendo mais nao ingulir
    ou ir cheirando limao tmbm é otimo
    mais oque eu mais uso é o sal
    na boca certo na lingua mais tem q deixar ele la o tempo todo
    nao pode ingulir e nem deixalo derreter na boca é so pra a bocA sentir algo e nao ti dar enjoo vlw galera quem tiver twitter me siga

    http://www.twitter.com/paulomeiner

    Thumb up 1
  93. é só tomar 2 dramim de uma vez e 25 gotas de plasil q vc fica legal, dopado e com sono mais é melhor q passar maal comigo funciona…

    Thumb up 11
  94. eu estava indo pra casa do meu namorado e eu começei a ficar enjoada dentro do onibus na metade do caminho eu vomitei dentro da sacola que tava o presente dele ¬¬’ tive que jogar fora :/ é muito ruim isso, eu nao posso ficar 15 minuto dentro de um carro ou de um onibus que eu começo a passar mal.

    Thumb up 4
  95. pessoal
    eu também enjôo bastante,
    mais nesses dia eu estou aliviado
    pois eu viajo com o estomago um pouco vazio e como comida leves pois ajuda bastante
    ja tomei DRAMIN mais fuciona o q eu min dei foi NALZILON.
    tentar nunca é d+
    bom passei pessoal e até +
    Fuiiii
    até a proxima

    Thumb up 2
  96. MEU FILHO SÓ DE PASSEAR DE CARRO DENTRO DA CIDADE JÁ ENJOA EM POUCOS MINUTOS,PRA LONGE ENTÃO ATÉ IMAGINO A VIAGEM ISSO E DESDE PEQUENO, O QUE DEVO FAZER PRA NÃO OCORRER ESSE TRANSTORNO,POIS JA TENTEI ATÉ DRAMIN E NÃO DEU CERTO VOMITA DO MESMO JEITO, ELE TEM 4 ANOS. OBRIGADA…

    Thumb up 11
  97. Verdade.Enjoo muito, mas todo mundo acha que é frescura.Só de pensar em sair de casa já me dá arrepio.Queria que isso tivesse um tratamento, mas as pessoas não se importam muito com este assunto.

    Thumb up 14
  98. Ei Patrick, eu sinto a mesma coisa que você, a MESMA coisa e sei como é. Todos acham que é frescura também, mas ninguém sabe o que eu sinto. e pra complementar, até dentro de casa eu sinto isso, só de pensar em sair de casa eu ja fico enjoado, com falta de ar, com a sensação de que vou morrer.
    é difícil, e eu só queria uma cura, nada mais.

    Thumb up 8
  99. como previnir o enjoo do meu filho de 3 anos quando sai de õnibus ou carro qual o remédio. além de destrair ele como eu venho fazendo sem grandes resultados.

    Thumb up 0
  100. Enjoo bastante qdo de onibus, para evitar chupo chiclete e levo um limão caso venha enjoar chupo isso alivia bastante,pois dramin parei de tomar por baixar muito a pressão.

    Thumb up 4
  101. eu tenho 15 anos e enjôo desde sempre, e não é só em viagens ou quando há movimento. não sei o que acontece, mas antes de entrar no carro ou no ônibus, eu ja começo a enjoar, tremer, ficar tonto. E quando eu entro no ônibus/carro parece que eu vo morrer.
    Ninguém entende, todo mundo pensa que é frescura, mas é horrível ! eu queria me livrar disso logo, queria ser normal

    Thumb up 10
  102. eu sempre sofri disso é horrivel !!!
    dizem que é bestera , mas teve uma vez que sai com a minha namorada viajar com os pais dela . . . cara . . . eu tive que fala para o pai dela para toda hora o carro porque eu ia vomitar ! e os pais dela ficaram folgando em mim :/
    bah foi horrivel e é ruin vai da um rolé de carrro e tem q tomar o remedio , ou não toma e se enjoua , o ruin que não tem cura :S e qdo tomo o dramin durmo -.-‘

    Thumb up 0
  103. eu sempre sofri disso é horrivel !!!
    dizem que é bestera , mas teve uma vez que sai com a minha namorada viajar com os pais dela . . . cara . . . eu tive que fala para o pai dela para toda hora o carro porque eu ia vomitar ! e os pais dela ficaram folgando em mim :/
    bah foi horrivel e é ruin vai da um rolé de carrro e tem q tomar o remedio , ou não toma e se enjoua , o ruin que não tem cura :S

    Thumb up 0
  104. Gente, eu vou viajar no final do mês e estou um pouco preocupada, pois não viajo faz um bom tempo. Já comprei o Dramin B6, que dizem que dá menos sono que o Dramin “normal”; e estou pensando em comprar também o Meclin, que dizem que não dá sono. No mais é levar biscoitinhos de água e sal, um pedaço de gengibre pra mastigar e tomar uns golinhos de água ou soda limonada. Respirar lentamente e inflar a região abdominal como os bebês fazem, lentamente, também diminui a tensão. Quando começar a suadeira, tentem fazer isto e soltar o ar pela boca lentamente. Tapar um dos olhos eu ainda não tentei, mas dá pra dar uma disfarçada com um boné ou um lenço, né? E pedir a Deus que tudo dê certo e confiar!!! Abraços!

    Thumb up 0
  105. Eu também tenho sofrido muito com este mal. Para dizer a verdade, recusei a exercer a minha principal profissão devido a este tormento. Eu sou Piloto de avião e quando estou no comando
    do mesmo, tudo bem. Mas se de repente tenho de seguir como carona, aí começa o meu problema. Enjoo até chegar ao vômito.
    Enquanto atuando como membro tripulação, não devo fazer uso de nenhuma medicação, pois isto poderia alterar minhas condições físicas e psicológicas para o exercicio da profissão. Assim sendo, preferí abandonar a profissão e exercer outra profissão. Um abraço para todos…

    Thumb up 0
  106. Nossa como é horrível
    Sofro desse mal desde os 5 anos de idade. é só eu andar em algo que chacoalha muito,eu já começo a ficar com tontura,dor de cabeça,etc. Outra coisa que atrapalha muito é aquele cheiro desagradável de ônibus. E aqueles ônibus elétricos,nem se falam…Lotação,pior ainda,além de chacoalhar demais,cheira a peido,sei lá,mas infelismente,eu pego todo o dia pra ir á escola. E aqueles ônibus de passeio,me dá um mal estar danado,é muita tontura!!!
    Carro nem tanto porque todo dia pego carona com o sogro da minha irmã. Os carros que eu passo mal é o Fox que balança muito ,o fusca que além de ser lerdo,chacoalha que é uma beleza e fede que é uma beleza.é só vc passar por cima da lombada que vc quase bate a cabeça no teto. Aquelas piruas são iguaizinhas. Quando ando de ônibus,a unica coisa que evito é sentar no fundão e de carro só sento no banco da frente.

    Thumb up 0
  107. Adquiri esse mal a 7, 8 anos atrás. Não sei se é fobia de carro pequeno, apertado ou se a forma da pessoa dirigir. Mas a verdade é que me sinto mal com curvas e freios bruscos, lombadas e a questão da velocidade também influencia. Enfim, é um tormento. Muitas vezes evito de pegar caronas justamente por não conhecer a forma da pessoa de dirigir. Fico enjoada mesmo e não é frescura como muita gente pensa. O pavor que dá é sufocante e por incrivel possa parecer, estou feliz em saber que não estou só nessa, tem gente do mesmo jeito que eu…
    Espero obter mais informações para melhor lidar com esse problema. Obrigada.

    Thumb up 0
  108. Oi gente. Vcs não sabem o alívio q sentí qdo ví essa matéria. Fico tão nervosa qdo vou viajar q passo mal dias antes de entrar no carro. Já perdí emprego e passeios por causa disso. Dramin p mim não fuinciona. Bromoprida é bom, mas fico mto agitada. Tô tomando um calmante que tá ajudando, mas fico tão dopada q demora dias p melhorar. Vou tentar usar essa pulseira que estão falando aí. Vou viajar amanhã e to enjoada desde agora.
    Espero que todos melhorem , pq o maior desejo da minha vida é melhorar desse mal.
    Bjos

    Thumb up 0
  109. Não pensei que tanta gente sofresse desse mal e parece que o sintoma é o mesmo pra todos.
    Eu só não fico mal se dirijir.
    Carona, está cada vez pior, tem vezes que não consigo andar 5 km, que já começa um formigamento nas pernas, me dá suor e o estômago então, começa revolucionar, quando a estrada tem muitas curvas e lombadas, aí meu Deus.
    De ônibus se eu viajar de olhos fechados não tenho problemas, acredito que de carro seria a mesma coisa, o ruim é que quando você está de carona, se não conversar parece que fica estranho, acho que ser fechar os olhos e manter a boca fechada resolveria, vou tentar da próxima vez.

    Thumb up 0
  110. oiie gente concordo com esse site, eu vou viajar e estou com muito medo de enjoar. Vou tentar praticar os truques que aprendi, e tambem tomar um dramim, nunca enjoei (que eu me lembre ou que alguem me contou) mais sempre dá aquele frio na barriga, pois voce nunca sabe o que pode e vai acontecer durante a viajem. Estou indo pro rio de janeiro e dizem que dura 9 horas ou mais a viajem, estou tensa maiis vai passar. Concordo que se ficar olhando a paisagem passar pode piorar.
    É isso aew eu ja vou.
    Boa sorte para todos =))
    beijo

    Thumb up 0
  111. Adorei esta matéria, nem estou acreditando que existem outras pessoas com este mesmo problema.
    Tenho este problema desde a infância e é difícil. Passo mal em ônibus, carro, trem, metrô (acho que qualquer coisa que se mova) evito sentar de lado, de costas (nem pensar). ônibus elétrico também é um horror.
    Quando ando de carro tento sempre ir dirigindo, pois assim não sinto nada.

    Thumb up 0
  112. Descobri mais uma coisa: pulseira anti enjoo:
    A pulseira anti-enjoo pressiona um ponto especifico de dígito punctura (da medicina chinesa) no pulso (denominado Ponto Nei-Kuan) aliviando os sintomas do enjôo em poucos minutos.
    Procurem na internet, há vários comentários positivos..

    Thumb up 0
  113. Pessoal..a tal cinetose é fogo mesmo…só quem sente é que sabe como é . Eu já passei por crises terríveis..parece que o cara vai morrer.
    Alguns truques que uso :
    -Medicação: Dramin B6 – 1/2 hora antes da viagem- não dá tanto sono quanto o Dramin ” normal”…e se a viagem for longa, de 6 em 6 horas.
    Tem outro remédio – Vonau – conheço pessoas que usam e se sentem bem…eu nunca usei.
    -Não comer demais antes ou durante a viagem, mas estômago vazio é ruim também.
    -Sempre comer durante a viagem alguma coisa salgada_ tipo biscoitos…ou alguma coisa azedinha_ tipo maçã…
    – Balas azedinhas também ajudam.
    – Refri : uma coca-cola geladinha de vez em qdo tem o seu valor- é muito bom prá consertar um estômago em crise :)
    – Não ler, nem ficar olhando para detalhes dentro do veículo;
    – Banco de trás é um veneno e ficar vendo a paisagem lateral é a morte :)
    – Eu quando viajo de carro prefiro dirigir…podem ser 3000km que vou dirigindo :)…porém, dirigir por muito tempo a noite para mim também é ruim.
    -Antes de viajar, tenha uma boa noite de sono.
    -Se começar a sentir estranho e puder parar um pouco, pare,tome um ar, beba uma coca-cola e reze para não piorar.
    Se puder vomitar, vomite o qto antes e reze para não continuar….eu quando começo, para parar é um sufoco.
    – Manter um bom astral tambem é muito bom..pois ajuda a enganar o cerébro :)
    Boa sorte para todos.

    Thumb up 2
  114. concordo com o Caio, realmente ficar pensando que vai enjoar, que vai passar mal, isso só piora ainda mais a situação do viajante.
    Então a dica bem interessante a fazer é pensar em outra coisa
    (menos pensar em comida)

    Thumb up 1
  115. CONFEÇO Q FIQUEI MUITO TRISTE AGORA POR DESCOBRIR Q ESSE MAL NÃO TEM CURA,JÁ TENTEI D TUDO E NADA RESOLVE,PELO CONTRÁRIO STÁ FICANDO PIOR ,POIS AGORA TBM SINTO DOR D CABEÇA…SÓ D LER AS INFORMAÇÕES ACIMA JÁ STOU ENJOADA COMO SE ESTIVESSE DENTRO D UM CARRO,QUERO TER UMA AJUDA MÉDICA POIS VOU VIAJAR DAQUI UMA SEMANA,QUAL MÉDICO PROCURO?

    Thumb up 0
  116. Matéria muito bem feita! Parabéns!
    Eu sofro de enjoo desde muito pequena e é horrível, eu acho que piora olhar a paisagem..
    O que ameniza meu mal estar é o Dramin ou deitar de olhos fechados e ficar quieta, porque se eu converso, leio, fixo meus olhos em algo no carro meu enjoo fica muito pior.
    Meu pior inimigo é o carro, mas eu também sofro até em elevadores, por incrível que pareça :S
    Enfim, tem pessoas que acham que é psicológico ou frescura mas não é! Só quem sente, sabe como é.

    Thumb up 0
  117. eu tbm sofro muito de enjoo, isso é fim de carreira pq eu gosto muito de viajar.
    eu tenho carteira de habilitaçao mas nem sempre sou eu q estou pilotando, quando vc esta dirijindo realmente vc nao sente enjoo nenhum. até mesmo quando si vai ao banco da frente, ajuda bastante mesmo.
    tentei viajar no bancao de tras e quase morri de tanto enjjooo.

    olha para tras tbm AFF…
    ENJOA na hora, olhar pro lado tbm.

    eu pensava q tinhaa algum tratamento pra isso , mas infelizmente nao tem….

    Thumb up 0
  118. interessante essa materia só que eu ja fico enjoada só de imaginar uma viagem… c viajar sem tomar dramim qse morro me da vomito dor horrivel de dor de cabeça é muito ruim tenho isso desde cça. ouvi uma vez c alguem puder me ajudar que é problema de ouvido e existe um medico o qual esqueci o nome que trata esses sintomas… e como diz num dos comentarios da sonolencia e muita tomar o dramim….

    Thumb up 0
  119. PARABENS PELA MATERIA SO Q O MEU CASO JA FAZ ANOS Q SOFRO DESTE MAL E SO FUNCIONA TOAMNDO MEDICAÇAO SO Q O DRAMIM ME DA MUITA SOLOLENCIA E EU FICO QUASE CAINDO E EH UMA SENSAÇAO HORRIVEL POREM NAO TAO HORRIVEL QUANTO A DO ENJOO ALGUEM SABE OUTRA MEDICAÇAO ?

    Thumb up 0
  120. Oi, me chamo caio, tenho 17 anos, e sofro muito com isso. na ultima viagem q fiz, passei mal. cheguei a pedi pra minha avó pra dirigir o carro no lugar dela, melhorei muito mesmo, dirigi por uns 15 min e nao senti mais enjoo algum a viagem toda. eu axo que pensar muito nisso, pode piorar as coisas. axar q estar com enjoo ou que vai passar mal nao é uma boa dica. sempre procurar ocupar a mente com alguma coisa, tomar um pouco de ar, sempre abrir a janela do carro tbm é otimo. eu adoro viajar a noite, o ar frio me ajuda muito, e dormir faz com que o tempo passe rapido.

    Thumb up 0
  121. Durante a minha vida toda tenho tido esse problema.Fiquei até meio traumatizada,pois é só eu ver um carro ou um outro veículo e já sinto um mal estar forte.Já tomei todo tipo de medicamento contra náuseas,mas além de me causarem terríveis reações adversas,não resolveram absolutamente nada.Consultei vários médicos,mas nenhum conseguiu me ajudar até o momento.Já tentei sentar no banco da frente,fechar os olhos e mais uma infinidade de coisas,mas nada está adiantando.
    Não sei até quando passarei mal toda vez que viajo.

    Thumb up 0
  122. Parabéns pela materia… concordo com tudo,tudo mesmo.Eu sofro disso,todos falam que é frescura, que é coisa da cabeça, mas só quem passa por isso pode afirmar alguma coisa, é HORRIVEL

    Thumb up 0
  123. Há!!! Duvido que alguém tenha sofrido mais do que eu em razão dessa horrível doença. Desde criança sofro disso. É a família de minha mãe toda. Já tenho 53 anos e nunca encontrei remédio que resolvesse o problema. Quando tomei dramin por apenas duas vezes, não vomitei, mas foi pior, pois fiquei em total sonolência, com agonia, com os mesmos sintomas. Quando pequeno morava no interior, onde existiam poucos carros. Quando mudei para a cidade grande, mesmo andando de pé, só com o movimento do trânsito ficava enjoado. Quando viajo de ônibus passo cerca de um mês enjoado. Não posso passar nem perto de uma rodoviária. Meu olfato fica super sensível aos odores que provocam o enjôo. Banheiro de ônibus, avião e aqueles móveis, fico com agonia só em lembrar. Antes, só em pensar de viajar, mesmo antes de entrar no carro, já sentia os sintomas, já fica com uma tensão na garganta..Fico com a pior agonia, suo muito, fico totalmente pálido, sem equilíbrio. Ensinaram-se cheirar limão. Cheirei, esfreguei no nariz, chupei.. que os dentes ficaram domentes por mais de um mês e não evitou. Mas concordo que melhora um pouco. Também no banco da frente ajuda. Boa visão também alivia. Carro sem odor é menos prejudicial. Quanto menos salavanco, melhor. Há perfumes que agravam. Comer alguma coisa salgada que gosta ajuda muito. Tomar líquido, principalmente um suco que você gosta, ajuda. Sinto-me melhor com qualquer refrigerante ou suco que provoca arroto. Dirigindo, praticamente não sinto. Se for por longo trecho, apenas a falta de equilíbrio. No banco dianteiro melhora sensivelmente. Também acho que vomitar logo, é melhor. Pois quando administro a situação, sem vomitar, os sintamos ficam por vários dias. Sempre após cada vômito, vem um intervalo de bem-estar. Já perdi muitos passeios excelentes. Praticamente, só ando dirigindo.Uma coisa que passei também a observar, que considero, talvez, a mais eficiente, é em viajem longa, que se tem várias paradas, deve-se sempre escovar os dentes/língua, pois também o enjôo provoca um ácido diferente em minha boca. Mas não tem problema comer após encovar, aquilo que você gosta, com moderação. Quando você está muito bem fisicamente e psicologimente os efeitos são menores. Viajar de ressaca, nem pensar. Quando consigo me animar e esquecer um pouco que estou viajando, também é bem melhor. PODE PARECER BRINCADEIRA, MAS O PROBLEMA É SÉRIO.

    Thumb up 0
  124. Perfeito esse site, agradeço a preocupação em abordar esse tema, pois esse mal é sofrido por muitos..pena que eu não tenho nenhuma experiência no assunto pra ajudar…
    Parabéns

    Thumb up 0
  125. adorei esta matéria, qundo viajo enjoo muito, mas eu sempre como antes carne de sol assada ou bife com iame ou macacheira. deixa minha presão normal e me sinto bem forte.

    Thumb up 0
  126. Eu também passo muito mal andando de onibus e viagens com curvas tenho que andar na frente e as pessoas pensam que invento para andar na frente minha sogra principalmente quer que eu ande atras pra ela andar na frente com o filhinho dela mal sabe ela como é horrível evito comer antes de viajar e se eu tiver com dor de cabeça piora ainda mais ai eu vomito mesmo.

    Thumb up 0
  127. Sofro com a cinetose desde criança. Um remédio que não deixa enjoar é o digesan (bromoprida), mas em mim provocou um efeito colatral terrível, que foi uma sensação de tristeza profunda, depressão (que durava quase o dia inteiro) e inquietação. Mas tem gente que não sente esse efeito, então o remédio é excelente para essas pessoas, pois não causa a sonolência que o Dramin causa…
    larissafg21@hotmail.com

    Thumb up 0
  128. nossa! orrivel sensaçao de quem enjoa quando viaja, sofro muito disso tem pessoas que melhoram, concordo com muitas coisas que o doutor disse acima, ando de moto e nao passo mal percenbo que que afirma com o que ele disse acima, sobre o centido de tato e sençao que o veiculo esta em movimento no carro quando somos passageiros estamos livres sem segurar em nada… pense nisso ai galera.

    Thumb up 0
  129. Olá! Desde de criança eu padeci de mal:MAL DE ENJOO. O que me fez melhorar e nunca mais ter enjoo em viagem foi um longo tratamento que fiz para a doença chamada de Labirintite. Mesmo que não fosse viajar. Eu fiz o tratamento completo. Isso significa repetir o tratamento mais de duas vezez.
    Dá certo.

    Thumb up 0
  130. Eu sofria muito com enjôo em qualquer viagem de carro. Eu não dirijo, então sempre sou o carona. Olhar a paisagem ao lado piora e muito! Certamente isso deve variar de pessoa pra pessoa.
    Curvas acentuadas, principalmente subindo serras, onde o ar é mais puro, me deixavam gelada, pálida e suando.
    Descobri algumas coisas que me ajudaram e encarar melhor esse problema: não comer nada gorduroso antes de fazer longos percursos. Ficar em jejum não ajuda, pelo contrário. Leites e derivados devem ser evitados, porque o nosso organismo, pra digerir o cálcio, dispensa mais ácido no estômago e isso causa gases que geram refluxo. Ah! De medicamentos já tentei bromoprida, plasil e dramin. Claro que nunca juntos. O melhor resultado foi a bromoprida, pq não dá sonolência.
    Cheguei a um ponto de sentir enjôo em viagens de 5 minutos de carro. Procurei um gastro que me passou um tratamento com domperidona, que incentiva o aparelho digestivo a trabalhar. Foram 3 meses com a medicação e evitando refrigerantes, condimentos pesados, junk food e outras porcarias que eu adoro comer: pastel, salgadinhos, batata frita, cachorro quente, hamburger, pizza… Evitar não quer dizer deixar de comer. Eu comia, mas de forma moderada.
    Posso dizer que desde então não me lembro do que é sentir enjôo em viagens de carro, ônibus, avião, trem… Sou outra pessoa e até tomei gosto por conhecer novos lugares. Eu ainda tomo precauções, como não viajar de estômago vazio, evito refrigerantes e derivados de leite antes de viagens longas, e mesmo que ame um ovo frito com gema mole no café da manhã, tenho que me abster desse capricho se sair de casa nas próximas 5 horas.
    Minha sugestão para os que compartilham desse sofrimento é: observem o que comem antes de viajar e quando ficam enjoados e procurem um gastro. Essas informações vão ajudá-lo a identificar um tratamento adequado para si.

    Thumb up 0
  131. Olá pessoal…
    Este artigo é muito interessante e, sem dúvida, as dicas podem ajudar muita gente que sofre desse mal como eu. No meu caso só tomando Dramin mesmo para resolver. O problema é que viajo a trabalho e geralmente chego exausto e sonolento por causa do efeito do comprimido. Assim, não posso descansar até o efeito da sonolência passar. Mas pelo menos aqueles enjoos horríveis dentro do ônibus consigo evitar. Por favor, se alguem souber de um outro comprimido que possa substituir o Dramin e que não dê muita sonôlência me avise. Serei grato.

    Abraços a todos

    Thumb up 0
  132. Sempre passo muito mal ao andar de carro e concordo com o Lucas M… olhar a paisagem em volta piora o enjôo, quando é viagem longa tento ir dormindo e em viagens curtas tento ir conversando, em outras palavras bagunçando no carro ou onibus, a sem esquecer que sempre levo algo mais salgado tipo uma batata da onda pra comer e limão pra quando começar o enjôo chupar um pouco o limão que faz o enjoo passar um pouco

    Thumb up 0
  133. Bom gente!!!Tb sofro com esse mal terrivel,e vejo q a cada dia q se passa vem se agravando cada vez mais!!!Concordo com a materia,umas dicas q sempre fucionam pra miim é viajar cheirando limão,tomar um comprimidoo de plasil,sempre chupo bala nas viagem isso tudo retarda esse mal!!mas o principal é prourar nao ficar pensando q vai passar mal e tal,pois o nosso lado psicologico manda mtuu,o ideal e tentar relaxar e esquecer…embora isso seje impossivel!!

    Thumb up 0
  134. Tambem sofro muito com enjôos, e como diz a materia, a unica coisa que evita que eu me sinta mal é viajar no banco da frente ou dirigindo. Quando viajo de onibus e uma briga com os idosos, pq mesmo que a minha cadeira seja no meio do onibus eu me sento no primeiro banco, quando eles entram ficam falando que gente jovem acha que nunca vai envelhecer, e eu tenho que fingir que não to nem ouvindo né? Mas não é por desrespeito a eles não, e so por causa deste pequeno e TERRIVEL probleminha.

    Thumb up 0
  135. Olá pessoal! Sofro de cinetose desde de que nasci.Na minha família é hereditário. Hoje, já passei dos cinquenta anos e, o problema evoluiu muito. Antes, quando me sentia mal, apenas descia do carro, tomava água, um pouco de ar e já ficava melhor. Agora, não consigo sequer descrever o que sinto,é pânico, horror e, simplismente não consigo melhorar e, o que é pior, não posso retornar ao carro e prosseguir, nem ao menos voltar para casa consigo.Meu estado fica tão grave que penso que vou morrer. Preciso de ajuda URGENTE. Se alguém puder me ajudar serei eternamente grata. Um beijo a todos!

    Thumb up 0
  136. Bem.. eu sofria muito com isso… até no dia que uma amiga minha falar que os netos dela viajam com limão na mão. ai tentei fazer isso e deu certo.. quando to começando a fica com enjouo eu começo a discascar o limão e de vez quando ponho na boca pq eh azedo ai ajuda a inibir o enjouo. =P

    Thumb up 0
  137. há anos descobri umas pulseirinhas anti-náuseas nos EUA. Têm uma bolinha inserida que deve ser colocada na altura de 4 dedos a partir da prega mão/punho…são de cor cinza e são vendidas numa caixa plática, um par. É encontrada em lojas que vendem material de mergulho. Funcionam mesmo.

    Thumb up 0
  138. Bom dia!!
    tenho esse problema de enjoo..desde pequena..lembro que tinha uma prima que tbm tinha..quando eu era pequena eu chupava limão a viagem toda e dava resultado mais fui crescendo e nao faz mais efeito…hj tenho 23 anos e ta pior..evito sair de casa pois quando entro em carro..trem..metro..onibus..nao consigo ficar 15 minutos sem ter enjoo..ja teve dia que tive que sair ..e entrando no onibus eu senti um cheiro de perfume que nem sabia de quem era e começou o nervoso..doi o estomago,da uma dor forte na cabeça.. e começo a ficar com mao suada..ja tentei durmi..e viajar de olhos fechados e nao olhar paissagem nenhuma,ja tentei de tudo e nada da jeito..agora tenho que viajar de avião e nao sei o que fazer por favor alguem ter alguma dica se tiver mande para meu e-mail JANAINA.LIMA23@HOTMAIL.COM

    Thumb up 0
  139. eu concordo com a matéria sobre olhar a paisagem
    porq uma vez quando eu estava quase vomitando no onibus a mulher q estava sentada do meu lado disse q a filha dela tem a msm coisa e q o medico disse pra ela fazer isso, aí ela falou q era pra eu olhar o meis longe possivel e deu certo, ñ eliminou os sintomas mas aliviou em uns 80%

    Thumb up 0
  140. Eu tenho enjoô as vezes, por causa do movimento (buracos também) eu me sinto mal, mas ai tem uma coisa que não fala que eu fico pior quando sinto cheiro de gasolina…Hmm Nunca aconselharia alguem a comer antes de ir passar de carro, isso faz eu piorar…Deve ser bom pra ele mas deve variar os resultados com pessoas diferentes.

    Thumb up 0
  141. olha, gostei da materia, sofro desse problema tambem. poucas pessoAS conhecem o nome. é um problema otoneurologico chamado cinetose, passa se eu tapar um olho, os piratas que ficavam marejados faziam isso tamb em, é por isso que os piratas tem um olho tapado, é por causa da cinetose, estou gravida e quando tiver meu filho vou correndo fazer a fisioterapia para curar este problema, pois a gravidez não me deixará fazer todos os exercicios da fisioterapia, se eu me curar faço questão de divulgar, abracos

    Thumb up 0
  142. Ótima matéria!!! Infelizmente precisamos viajar e sempre algumas dicas servirão para amenizar este sofrimento. Dentre essas dicas vou passar uma meio nojenta que infelizmente tive que fazer, pois em uma certa ocasião estava desprovido de sacola. Bom se você acabou de vomitar mas o vômito ficou armazenado na boca, então a solução é devolver ao estômogado, ou seja, engolir seu próprio vômito, até que a ânsia pare, engula quantas vezes for necessário.

    Thumb up 0
  143. Ótima matéria! Sofro deste mal faz um tempão e o pior é que não é só em viagens . Posso ficar tonta em elevadores muito rápidos ou mesmo parada no meio de uma avenida barulhenta com carros passando em sentidos contrários. Dramin ajuda , vomitar também mas o que melhora mesmo , estando em crise, é sentar em um ambiente acolhedor e silencioso. E ficar o mais calma possível porque esta doença dá uma sensação de desamparo, insegurança e pode até levar as pessoas a uma vida muito restrita.A unica saída, já que não tem cura, é combater este sofrimento com equilíbrio, por mais contraditório que possa parecer.Abraços e parabéns pelo ótimo site.

    Thumb up 0
  144. Parabéns matéria muito interessante…sofre dessa tal doença e minha filha coitada também.
    Mas agora com todas essas dicas, já me sinto até melhor, pois já comecei a praticar algumas delas.
    Parabéns…

    Thumb up 0
  145. Sobre olhar a passagem em volta, o que funciona é olhar a paisagem DISTANTE.. também pioro se fico conversando, lendo ou olhando para qualquer coisa dentro do carro, dá tontura… e abrir a janela do carro para sentir uma corrente de ar funciona, e muito bem! Sempre em viagens longas eu deixo a janela aberta, e parei de enjoar. Engraçado que o enjôo vem mais forte quando viajo de carro do que de ônibus…
    e isso é um mal muito incômodo. As pessoas pensam que é frescura, mas não é! é uma coisa horrível passar horas com sensação de enjôo e não aproveitar a viagem!

    Thumb up 0
  146. Também concordo, talvez porque olhando para o horizonte ou para as estradas esse ‘desequilíbrio dos sentidos’ aumente.
    Eu também sofro enjoo, mas a solução que consegui é nao comer alimentos pesados pelo menos uma hora e meia antes de viajar e uma hora antes tomar um comprimido de dramin… mas saiba que Dramin dá muito sono, o que pra mim também é ótimo pois durmo a viajem inteira e nem vejo passar.
    Abraços.

    Thumb up 0
  147. Adorei a matéria! Sofro disso desde que nasci e é terrível! Quem não tem, não imagina o sofrimento de quem fica enjoado em viagens…muita gente pensa que é besteira e tal…mas é muito desagradável! Já tentei de tudo. Me ensinaram 1001 maneiras de não enjoar…e nada deu resultado. O Dramim até me ajudou no início, pois me dava sono. Então eu dormia a viagem inteira. Mas foi passando o tempo e ele não fez mais efeito. Sobre sentar no banco da frente, concordo plenamente! Já percebi que quando sento no banco de trás ou nos ônibus, fico enjoada mais rapidamente. Qd sento na frente muitas vezes nem sinto nada. Tb concordo com o fato de não evitar o vômito e vomitar o mais rápido possível. Parabéns pela matéria!

    Thumb up 0
  148. Eu não entendo muito bem de “ouvido interno”; mas o que aconteceria se você colocasse fones com músicas bem altas, fechasse os olhos e relaxasse?
    Da minha família quem se salva desse mal sou só eu e meu pai. Meu irmão (Lucas M. do comentário acima) e minha mãe não podem sair de busão sem uma sacolinha de emergência!
    Outro dia minha mãe perguntou pro motorista:
    – Posso deixar meu almoço ali no cantinho?
    – Claro. Pode sim.
    – Buáá!! – Vomitou até o café da manhã!!!

    Mas eu queria finalizar deixando uma dica minha… se nada do que foi dito até o momento funcionar com você, faça como eu: compre uma bicicleta e seja feliz!

    Thumb up 0
  149. Eu sofro muito com enjôo ao andar de carro…e descordo de uma afirmaçao da matéria acima (olhar ao máximo a paisagem ao redor, pois ela se move junto com o ouvido interno), porque olhar a paisagem passando causa uma serta tontura e piora os sintomas. Eu digo isso por experiência própria
    ….pelomenos comigo, essa dica de olhar a paisagem piora tudo
    e parabéns pela matéria…tem muita coisa aí que pode me ajudar

    Thumb up 0
  150. Andei muitos milhares de km por este Brasil. Pessoalmente, nunca sofri de enjoô de carro, de avião ou de navio.
    # de carro o que deu certo, por experiência, em estradas com muitas curvas:
    ## criança : evitar dar alimento ou bebida uma hora antés de viajar;
    ## adulto: 1) evitar sentar no assento trazeiro;
    2) em caso de enjoô : bater no estomago até expelir o ar que comprima o figado (sempre funcionou).
    Cordialmente.
    Vielmond

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
white-knight-two-eve-t
Nave mãe da SpaceShipTwo é revelada

O magnata britânico ...

Fechar