Sofrer por antecipação só aumenta a dor

Publicado em 26.08.2010

Quantas vezes já não ouvimos as sábias palavras: “Não adianta sofrer por antecipação”? Pois agradeça à sua vó e à sua BFF, porque elas estão certas. Uma pesquisa demonstrou que a antecipação da dor faz doer mais, mesmo dias depois. Essa descoberta comprova que a tática de tranquilizar os pacientes (com o famoso “Não vai doer nada…”) é eficiente.

A equipe da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, chefiada por Arne May, aplicou calor nos braços de 38 voluntários por seis dias. À metade deles, foi dito que o calor ficaria mais intenso, e eles relataram níveis de dor constante. O resto, com o passar dos dias, relatou ter sentido menos dor – o que comprova que eles se acostumaram com a sensação. O primeiro grupo também apresentou aumento da atividade na área do cérebro envolvida na percepção da dor.

“Eu não esperava que dar uma informação negativa durante cinco minutos ainda teria efeito uma semana depois”, relata May. [New Scientist]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Eu sempre sofro por antecipação, esse e meu pior defeiito to sempre esperando que venha o pior pela frente o que eu faço?

    Thumb up 0
  2. É o famoso ditado: “Não adianta chorar o leite derramado”. E como diz a música: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

    Thumb up 6
  3. Gente, sabemos que é realmente difícil não se preocupar com o futuro, mas tem pessoas que fazem muito drama!

    Pensar tão negativamente é ruim para a saúde sim! A palavra mágica é DESAPEGO. Quem não desapega sofre muito mais.

    Mostre confiança no futuro e principalmente em si mesmo. Se está fazendo o que acha certo e com sentimento, se não está prejudicando ninguem, relaxe e entregue para o universo.

    Se não conseguir desapegar, vá ler um livro, ver um bom filme ou visite um hospital. Então vai perceber que tem gente com motivos de sobra para sofrer, e o incrivel é que algumas dessas pessoas ainda conseguem sorrir. :)

    Thumb up 11
  4. A razão para o sofrimento por antecipação é uma parte da mente humana chamada mente reativa. Quem quiser eliminar o mal pela raiz, e definitivamente, deve se informar no livro Dianética: O Poder da Mente Sobre o Corpo de L. Ron Hubbard.

    Thumb up 0
  5. eu acedito que as pessõas deveriam ocupar o seu tempo com coisas boas, penssar positivo sempre para frente para cima e não ficar se torturando gente vá na pinacoteca nos museus, teatros , nas oficinas da caixa cultural no ccbb no masp, na casa das rosas , no mis ou no mube, sei la na verdade há tantas coisa boas para se fazer. menos ficar se torturando vamos ser feliz.

    att: miguel angelo lopes. sp

    Thumb up 1
  6. Desculpem o uso de outra lingua: You worry, you die, you don’t worry, you still die! So why worry? – preocupado vais morrer, sem preocupação vais morrer na mesma. Porquê andar preocupado?

    Se a coisa tem que te acontecer (não sou fatalista!) veja o lado positivo. Nunca digas (ou penses) “se eu não tivesse feito isto ou aquilo, ou se eu tivesse feito isto ou aquiloutro”, diga: “Já que isto está assim…, o que é que eu faço?”

    Thumb up 5
  7. E verdade, Sofrer por antecipacao so aumenta a dor.E isso nao vale apenas pra dor fisica, vale para as dores da alma tambem.E so observar.Quando sofremos com uma preocupacao ou mesmo com uma magoa/se observarmos percebemos que ela dimuminue sua intensidade quando a ignoramos/torna-se menos importante pra nosso estado emocional e sofremos menos.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
kimbe
Quebrado o Recorde Mundial de fóssil mais antigo

Pesquisadores da Uni...

Fechar