Evitar o envelhecimento: Um truque que funciona

Publicado em 8.07.2008

antienvelhecimento rejuvenescimento

A busca pela busca da mítica Fonte da Juventude é infindável e infrutífera. Mas um método para aumentar a expectativa de vida e manter a sua aparência mais jovem é aceito entre os grandes pesquisadores.

A formula para evitar o envelhecimento é muito simples: Coma menos. Isto pode adicionar anos à sua vida, dizem vários especialistas. E se feito com moderação pode, no mínimo, ajudar você a viver uma vida mais saudável.

A questão é: As pessoas comuns farão isso para evitar o envelhecimento?

Enquanto cirurgias plásticas fazem você parecer mais jovem e sentir-se melhor consigo mesmo, a restrição calórica é a técnica mais próxima da Fonte da Juventude que já se teve notícia. Mesmo cientistas que são cautelosos sobre novidades antienvelhecimento dizem que funciona tanto para cortar o risco para algumas doenças (câncer, diabetes e doenças cardíacas) quanto para permitir que as células do corpo vivam mais tempo.

Os números

Coma apenas 15% menos à partir dos 25 anos e você ganha 4,5 anos de vida. Esta estimativa foi feita a partir de estudos com animais e pesquisas preliminares em humanos.

Talvez os medicamentos que estão sendo criados com base nestes estudos sobre restrição calórica sejam ainda mais promissores. Estas drogas têm o objetivo de levar os mesmos benefícios às células, desligando as coisas ruins e ligando as boas para estender a vida da célula.

Se você viver o suficiente para ver estes remédios promissores serem desenvolvidos, você poderá viver em um mundo onde a expectativa de vida vai aumentar entre 10 e 15 anos, de acordo com os pesquisadores.

Mistérios permanecem

Os cientistas não tem certeza sobre o que retarda o envelhecimento, mas estão próximos de um entendimento. As evidências apontam para o fato de que uma taxa metabólica mais baixa leva o corpo a gerar menos “radicais livres” danosos.

Uma das hipóteses é de que, se reduz a produção de um hormônio da tireóide chamado triodotironina (T3), o que retarda o metabolismo e o envelhecimento dos tecidos.

Você pode cortar entre 300 e 500 calorias simplesmente pulando a sobremesa ou substituindo o fast food por um sanduíche mais leve. Também não custa nada substituir refrigerantes e outras bebidas açucaradas pelos seus equivalentes sem calorias.

As evidências apontam para o fato de que a restrição calórica funciona em humanos assim como em animais.

Provas concretas

A evidência de que dietas de restrição calórica expandem a expectativa de vida é sólida em roedores. Um estudo de 2006 mostrou que comendo apenas 8% menos e fazendo um pouco mais exercícios, se pode reduzir, e até reverter, o envelhecimento celular e danos em órgãos.

Vários estudos mostraram que cortar entre 20 e 40% das calorias estende a vida e, com um pouco de exercício, deixa os animais velhos em melhor forma.

Ingerir menos calorias também reduz incidência de doenças crônicas como câncer, doença cardíaca e derrame. Isso é importante porque sugere maneiras não apenas de vivermos mais, mas de envelhecermos com mais saúde. Continua…

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. tento me equilibrar no que ingiro, mas não é fácil tem mais alimento que não presta do que presta e para realmente ter uma alimentação completamente saudável é preciso ter um poder aquisitivo um pouco melhor, mas existem muitas maneiras menos tendo pouquinho conseguir se cuidar bem, uma coisa leva a outra não é só a alimentação que nos ajuda a envelhecer mais rápido outros fatores também são importantes como usar protetor solar sempre no rosto e nas mãos e nos locais onde pega mais sol. hidratantes, cremes faciais, comer sempre frutas e verduras e legumes acho que todo mundo pode e moderar mais no sal para evitar reter liquido no corpo. coisas simples como essas acredito que ajudam e muito a envelhecer mantendo uma boa aparência além de estar e se sentir bem…

    Thumb up 2
  2. O problema das anorexas é psicológico. Na vida temos que manter o IMC (Índice de Massa Corpórea) nos níves normais (18 A 25)
    Para saber seu IMC (http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html).
    Com certeza os gordinhos viverão menos. Você já viu alguém com 80 anos gordo.
    Luiz não se Indigne com a lei que proíbe dirigir embriagado. Nem todos tem a sua consciência.
    Michel, é muito pessoal. O que você considera uma vida proveitosa, pode não ser considerada por outra pessoa.
    Acredito que não comer carne evita diversos problemas. Talvez o homem não tenha sido feito para comer carne. Mas teria que passar muito tempo comendo outras coisas para compensar.
    A vontade de comer depende muito do que você tem à disposição. Se você é criado com uma mesa farta e sem educação e informação será um obeso. Talvez chegue um tempo
    Em que somente ingerindo uma cápsula passemos o dia com nossas necessidades supridas e não precisemos comer. Atualmente a regra é coma de tudo que você gosta moderamente e o que você não gosta, que faça bem à saúde, de vez em quando, sempre mantendo seu IMC na média.

    Thumb up 4
  3. Concordo com o Michel Aparecido. Já que a morte chega para todo mundo, e através de várias maneiras, o que vale mesmo é aproveitar a vida intensamente. Comer é uma das principais delícias da vida e mais importante, que pensar em dimininuir a quantidade, é se preocupar com a qualidade do que é ingerido com bom senso e sem radicalismos.

    Thumb up 2
  4. não sou gordo, mas tenho alguns quesitos:
    é dificil moderar a vontade de comer
    comer, principalmente aquilo que gostamos, é ótimo, volta ao primeiro item
    hoje, temos de tudo a nossa disposição, vota ao topo
    não inventaram algo que realmente sacie e não faça mal.
    talvez cmc em cápsula, alguem pode falar sobre isto. saldaçoes a todos

    Thumb up 0
  5. Concordo , que uma dieta balanceada, aumenta a espectativa de vida! Há 7 anos não como carne vermelha, e me sinto muito bem! ja fui mas radical com a alimentação hoje estou mais relaxada, mas sei que o ser humano se acostuma com tudo, inclusive se alimentar direito sem comer porcarias e fast food!Com o tempo nem sentimos mais tanta falta, e os beneficios são tantos na aparência, na qualidade de vida enfim!!!!!!!

    Thumb up 2
  6. Difícil entender o que deve ser mais valorizado: Uma vida mais prolongada cheia de restrições, ou uma mais proveitosa de tempo mais curto. Colocando na balança prefiro seguir a segunda opinião já que a morte pode vir de todo canto. não só com o envelhecimento.

    Thumb up 0
  7. Concordo que comer menos trás mais saúde. Eu (71 anos) por ex., à noite tomo apenas uma sopa ou um lanche leve. Em casa não abro mão da minha dose de uisque. Quando não trabalho na minha chacrinha, cortando lenha, limpando os tanques, etc. faço uma caminhada de mm uma hora. Bebo moderadamente e estou indignado com a lei seca. 50 anos de volante sem nunca ter causado um acidente a não ser uma pequena esbarradinha no portão ao sair de manhã após o café matinal. 2 multas na vida: uma por ultrapassar um caminhão (pista única) em velocidade acima da permitida, para nossa própria segurança, outra num radar de Curitiba ao exceder a velocidade de 40 kmh, eu estava a 50 kmh. Quando vou com a esposa a jantares em restaurantes ou casa de amigos, como moderadamente, tomo vinho ou cerveja e muita água. Continuo sóbrio e consciente, tanto que procuro dirigir na velocidade mínima permitida.

    Thumb up 2
  8. Interessante…
    Mas tenho uma pergunta. Significa que, talvez de alguma forma, os “gordinhos” tem espectativa de vida Menor que a dos “magrinhos”?

    Thumb up 0
  9. Só tem um problema: as anoréxicas ganharam mais munição para suas dietas malucas.

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
amamentar
‘Junk food’ da mãe ‘prejudica a criança’

Uma grávida ou mãe q...

Fechar