Ficções científicas reais, espasmos no sono, natureza e inteligência… As 10 melhores matérias da semana

Por , em 21.12.2012

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 17/12/12:

Pequeno contato com a natureza pode turbinar seu cérebro em 50%

No mundo de hoje, muita gente se sente perdida sem tecnologia por perto. Contudo, se afastar de toda essa “praticidade” pode fazer muito bem. Um estudo recente nos Estados Unidos analisou os benefícios que alguns dias na natureza podem trazer ao cérebro humano, e concluiu que ficar longe dos computadores, tablets e smartphones pode florescer nossa criatividade.

Por que às vezes seu corpo tem um espasmo violento quando está quase pegando no sono?

Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, ou puxão mioclônico. Pouco sabemos sobre tal evento estranho, apenas que é muito comum e não representa nenhum perigo a nossa saúde.

Apertar os seios pode frear o crescimento de tumores

Um novo estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (ambos nos EUA) descobriu que o “aperto” ou “compressão” pode guiar células cancerosas malignas mamárias a um padrão de crescimento normal (ou seja, saudável).

Mas não é para comprimir os seios como um tratamento para o câncer de mama. A descoberta inédita de que forças mecânicas podem reverter e parar o crescimento descontrolado de células cancerosas é que pode ajudar os pesquisadores a rastrear as moléculas e estruturas que poderiam, eventualmente, ser alvo de terapias.

27 tecnologias de ficções científicas que se tornaram fatos científicos em 2012

Alguns itens recorrentes em ficções científicas, como carros voadores, realmente ainda não existem. Mas a quantidade de coisas que antes pareciam impossíveis e agora são fatos científicos é surpreendente. Confira 27 inovações da ciência em 2012, como braços robóticos controlados pela mente, folhas artificiais que geram eletricidade e robôs que sabem desviar de obstáculos.

Encontrada baleia que acreditava-se extinta há 2 milhões de anos

Segundo um estudo recente, a baleia-franca-pigmeia (Caperea marginata), que foi descrita e classificada em 1846 por John Edward Gray, pertence a um grupo de baleias que se acreditava extinto. A descoberta explica por que esta baleia enigmática é tão diferente de todas as outras baleias: relativamente pequena, com apenas 6,5 metros, tímida e com um focinho bem peculiar, ela é a última representante viva de uma linhagem extinta.

13 lagartas tóxicas que você não deve tocar

Na natureza, uma das coisas que os animais aprendem rapidinho é que se alguma coisa “aparece” muito – é muito colorida e chamativa -, provavelmente é tóxica ou de sabor desagradável (ou os dois). Estas lagartas são todas coloridas, e por uma boa razão: é o aviso que elas gentilmente lhe dão de que são tóxicas.

10 estranhas fontes de energia

A necessidade de encontrar fontes de energia alternativa tem motivado a comunidade científica a pensar um pouco mais “fora da caixa”. Além das opções mais comuns (painéis solares, turbinas eólicas, reatores nucleares, etc), algumas pesquisas têm focado em fontes bastante peculiares de energia – algumas já estão em uso, outras ainda em desenvolvimento. E algumas delas são totalmente inesperadas!

Aranha minúscula cria versão maior de si mesma para confundir predadores

Como nós podemos ver, essa não é uma aranha real. Para sorte da aranha real, no entanto, seus predadores não sabem disso. A “aranha falsa” é um chamariz, construído a partir de galhos, folhas, restos de insetos mortos, enfim, qualquer material disponível para criar um disfarce e proteger o animal verdadeiro. Mais impressionante ainda é que o chamariz de 2,5 centímetros foi feito por uma aranha de 5 milímetros.

Planeta similar a Terra está próximo de nós

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu que Tau Ceti, a estrela mais parecida com o sol mais próxima de nós, hospeda provavelmente cinco planetas em um sistema, assim como o nosso sistema solar. Um desses planetas orbita na zona habitável em torno da estrela – ou seja, aquela zona onde é possível a existência de vida como a conhecemos.

Mistura de moto e carro anda 320 km com uma carga de bateria

A empresa Lit Motors vai lançar um novo veículo elétrico, o C-1, uma espécie de “híbrido” entre carro e moto que tem o potencial de mudar o mercado automobilístico, principalmente direcionado a jovens. Isso porque é pequeno, compacto, seguro e barato – pode rodar até 320 quilômetros com uma única carga de bateria.

Veja ainda outros artigos populares, como “Mais um sucesso do programa espacial brasileiro em 2012”, “10 competições extremamente perigosas” e “Fim do Calendário Maia: 7 maneiras que o mundo pode ser destruído hoje”.